10. Informações referentes a recursos físicos disponíveis Descrição de salas de aula



Baixar 30.35 Kb.
Encontro26.12.2017
Tamanho30.35 Kb.

10. Informações referentes a recursos físicos disponíveis

    1. Descrição de salas de aula.

      1. Número de salas, localização, ambiência e dimensionamento em termos de número de estudantes.

      2. Disponibilidade de recursos tecnológicos de utilização didático-pedagógica.

    2. Descrição de laboratórios.

      1. Objetivos de utilização.

O Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF) desenvolve pesquisa na área de transformação de fase, tratamentos térmicos e desenvolvimento de novos materiais metálicos. As suas instalações de ensino para graduação são utilizadas somente para ensino de estudantes de engenharia metalúrgica e tem por objetivos o ensino aplicado das diferentes técnicas de caracterização mecânico metalografica de materiais ferrosos.


O Laboratório de Fundição (LAFUN) desenvolve pesquisas nas áreas de processos de fundição e fenômenos de solidificação. Possibilita a estudantes, pesquisadores e profissionais da área, desenvolverem trabalhos aplicados em problemas de interesse acadêmico e industrial. Focaliza em suas atividades a otimização de processos valendo-se da maximização da produção acoplado a redução de insumos energéticos e o respeito ao meio ambiente.

Oferece oportunidades de estágios profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e extensão especializados para o setor industrial. O LAFUN atua junto ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais (PPGEM) colaborando na formação de mão de obra especializada e de qualidade.


LEAMET - Laboratório de Estudos Ambientais para a Metalurgia se dispõe a auxiliar a indústria a caracterizar e indicar soluções possíveis e viáveis para resíduos oriundos de processos produtivos industriais, atendendo também a pesquisas realizadas nesta área.
O LEAMET visa atender as indústrias na área de análise para a indústria metal-mecânica, com ênfase no controle da qualidade de materiais metálicos, carvões, resíduos sólidos e efluentes líquidos. Objetiva a avaliação dos materiais para reciclagem dentro do próprio processo ou o re-uso em outras atividades, através da realização de análises químicas em materiais metálicos, carvões, resíduos e águas industriais.
O LASID é uma oportunidade de qualificação para estudantes e profissionais que atuam em áreas afins. Os trabalhos de pesquisa básica e aplicada são realizados visando não só o interesse do setor acadêmico, mas também do setor empresarial envolvido.

A pós-graduação, em nível de mestrado acadêmico ou profissional e doutorado, é cursada dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais -PPGEM- da UFRGS (nota 7-CAPES, programa com nível de excelência).

O Laboratório de Siderurgia atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão formando recursos humanos. São oferecidas disciplinas de Siderurgia no curso de Engenharia Metalúrgica e no PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os projetos de pesquisa são desenvolvidos em temas relacionados às necessidades do setor siderúrgico brasileiro. Eles contam com a participação de alunos, pois as atividades de pesquisa são complementares aos conhecimentos de sala de aula e fazem parte, evidentemente, da formação dos mestres e doutores. Sempre que possível, busca-se a participação das indústrias interessadas tanto no financiamento dos projetos, quanto na qualificação dos seus engenheiros. Muitos projetos são desenvolvidos em colaboração com outros laboratórios, dado ao caráter multidisciplinar das atividades. São parceiros tanto laboratórios da UFRGS como de outras instituições do Brasil e do exterior.



      1. Descrição de equipamentos.

O LAMEF conta com diferentes equipamentos para preparação metalografica – cortadeira, politrizes, embutidoras. Para a análise metalográfica o laboratório consta com 6 microscopio ópticos. Sendo dois constando com sistema de aquisição de imagens digitais.


Para caracterização mecânica o laboratório consta com dois durometros e um microdurômetro. Para ensaios mecânicos temos disponíveis para aulas práticas uma maquina Instron de 25 toneladas de capacidade.
O LAFUN se encontra dividido em 7 áreas de atuação, sendo cada composta por equipamentos que permitam o estudo do processamento de fundidos nas áreas:

Área de Microfusão (Forno deceragem, 7 kW; Injetora de cera; 2 Misturadores rotativos para cerâmicas; Chuveiro para refratários granulares secos; Forno resistivo tipo poço, 3,5 kW para fabricação de ceras); Área de Areias (Misturador de mós; Misturador vibratório; Homogeinização de solução; Elutriador; Martelete; Reatômetro; Secador de Infra-Vermelho; Moldabilidade; Equipamento p/a ensaio de argila ativa; Agitador Ultra-sônico; Máquina p/a resistência à tração a úmido (RTU); Resistência ao cizalhamento a quente; Resistência à compressão a quente; Estufa; Conjunto de peneiras com agitador; Balança mecânica; Resistência à tração a quente (shell)); Área de Metais Puros (Sistema para purificação por fusão zonal; Equipamento Bridgman p/a solidificação unidirecional); Área de Simulação e Solidificação; Área de Eletrônica e Controle; Área Metalográfica completa com sistema de embutimento, polimento ataque e visualização em microscópios; Área de Ensaios Mecânicos. Além destes equipamentos possui também: Espectrômetro de emissão ótica - Spectrolab LAVMB08B, utilizado para análise química de ligas metálicas; Forno de Indução, 25 kVA, 9,8 MHz, cadinho com capacidade de 3 litros; Máquina universal de ensaio para cerâmica.


O LEAMET encontra-se dividido em duas áreas de atuação, sendo uma com ênfase em análise ambiental e outra em análise metalúrgica.
1) Análise ambiental: espectrômetro de absorção atômica de chama, espectrofotômetro na faixa do visível com bloco digestor, digestor para análise de demanda química de oxigênio, condutivímetro, turbidímetro, pH metro, jar-test, estufa, chapa de aquecimento, forno mufla, balança analítica e balança semi-analítica.
2) Análise metalúrgica: espectrômetro de absorção atômica de chama, espectrofotômetro na faixa do visível com bloco digestor, analisador de carbono e enxofre (equipamento LECO CS 244); analisador de nitrogênio e oxigênio (equipamento LECO TC 436); analisador de enxofre total (equipamento LECO SC 432), estufa, chapa de aquecimento, forno mufla, balança analítica e balança semi-analítica.


      1. Localização, ambiência e dimensionamento em termos de número de estudantes.

O laboratório de ensino de graduação do LAMEF esta situado junto ao Campus do Vale – prédio XXXX . O laboratório conta com duas salas de ensino. Uma contando com equipamentos para preparação e ataque metalografico e outra contando com 6 microscópios ópticos para caracterização. O laboratório de ensino do LAMEF tem capacidade para até doze alunos por turma.


O LAFUN se encontra dividido em 7 áreas:

Área de Microfusão,

Área de Areias,

Área de Metais Puros,

Área de Simulação e Solidificação,

Área de Eletrônica e Controle,

Área Metalográfico,

Área de Ensaios Mecânicos,


Alunos de Graduação: 12;
Localização:

O LEAMET encontra-se no Campus do Vale da UFRGS- Endereço:


Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Centro de Tecnologia/Escola de Engenharia

Av. Bento Gonçalves, 9500/Cx.P. 15.021

CEP 91.501-970 – Porto Alegre- RS/Brasil


Ambiência:

1 sala para estudantes

1 sala para professor

1 sala de estudos

1 laboratório p/ análise via úmida

1 laboratório para análise instrumental


O LASID possui uma infra-estrutura que vem sendo montada e apoiada pelo CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –, FINEP – Financiadora Nacional de Estudos e Projetos -, FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul -, CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- como também pelas empresas parceiras nos projetos.

As linhas de pesquisa e respectivos equipamentos disponíveis no Lasid são as seguintes:




  1. Tecnologia do Aço:

  • Estudos de escoamento e de tempos de mistura e residência em modelos físicos de panelas, distribuidores e moldes de lingotamento contínuo, monitoramento e controle de perdas térmicas em processos na aciaria equipamentos: modelos físicos e fonte de laser




  • Modelagem numérica de fenômenos de escoamento, transferência de calor e eletromagnetismo aplicados ao processo de fabricação de aços equipamentos: estações de trabalho para simulação numérica




  • Modelamento termodinâmico de reações metal/escória equipamento: Forno HT-2100-Vac-Graphit-Special da LINN High Therm.

Temperaturas de trabalho: máx. 2100 / 1700 °C Potência: 15 kVA (380 V, 60 Hz)


  1. Tecnologia do Ferro e do Carvão :

- Avaliação de carvões para coqueificação e para injeção em altos-fornos (PCI)
- Estudo das propriedades e estruturas de coques para alto-forno

- Avaliação das propriedades de carvão para geração termelétrica



- Estudo das propriedades de calcários na combustão de carvão

- Caracterização do ferro-esponja (DRI) oriundo do processo de redução direta HyL
Equipamentos:

- Fornos elétricos

- Microscópio Eletrônico de Varredura

- Termobalança Netzsch Mod. STA 409 composto de forno resistivo, balança analítica, painel de controle e sistema de aquisição de dados computadorizado.


O Lasid está situado no Centro de Tecnologia da UFRGS que ocupa uma área de aproximadamente

4.200 m2 (divididos entre 6 laboratórios -aprox. 500 m2 por laboratório-, salas de aula, saguão, secretaria , biblioteca e banheiros).

- Localização:

Laboratório de Siderurgia - UFRGS / Centro de TecnologiaAv. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 6 – Prédio n0 43807 Cx Postal 15021 CEP 91501-970 - Porto Alegre – RS - Brasil

Fones: 0 ++ 51 3308 7073/7100/7074/7117 Fax: 0 ++ 51 3308 7116 Site: http://www.ct.ufrgs.br/lasid





      1. Adequação a normas de utilização e segurança.

O Laboratório de ensino do LAMEF conta com capelas apropriadas para preparação de reagentes e ataques metalograficos.
O LAFUN cumpre com toda a exigência de segurança em trabalho.
No LEAMET dispomos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para a lida no laboratório, como luvas, jalecos, botinas, óculos, máscaras, protetor facial e luvas de amianto. Também dispomos, em conjunto com o CT, de lavador de olhos e chuveiro de segurança.
Os fornos elétricos do LASID estão conectados a sistemas de exaustão de gases.

O laboratório possui extintores à base de pó químico e água.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal