2 – Atividades Desenvolvidas



Baixar 162.08 Kb.
Página1/6
Encontro27.01.2018
Tamanho162.08 Kb.
  1   2   3   4   5   6





UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Relatório de Estágio Curricular III

Período 15/05/2006 à 08/09/2006
Graduando: Luiz Gustavo Ecco

Orientador: Amauri Pontes



Concordamos com o conteúdo do relatório

.........................................................................

08/09/2006

Florianópolis, setembro de 2006.




Indústria de Artefatos de Borrachas Wolf Ltda.

Rua Henrique Piazera, 194

Fone: (47) 3371-7000 – Fax: (47) 3371-3142

CEP: 89252-060 – Jaraguá do Sul

e-mail: wolf@wolf.ind.br – Site: www.borrachaswolf.ind.br



AGRADECIMENTOS
Aos que, realmente, tornaram possível a realização deste estágio, quando ao avaliar a viabilidade da permanência da vaga para os alunos da UFSC concordam com ela, seguem os sinceros agradecimentos. Primeiramente à empresa Indústria de Artefatos de Borracha Wolf, representada por seu superintendente o Sr. Paulo André Hufenüssler, seguido do Sr. Amauri Pontes, este que sempre encontrava tempo para orientar da melhor maneira a realização do estágio.

Após o início do período de estágio, os agradecimentos vão àqueles que contribuíram diretamente para o seu progresso. Em especial ao amigo Miguel Bartilotti Neto fica uma imensa gratidão e toda sorte para continuar a exercer seu trabalho, representando um seleto grupo de profissionais muito profissionais.

Todo apoio oriundo da universidade desde a incansável batalha pelo curso cooperativo até a busca do sucesso de seus alunos. Os agradecimentos merecidos ao professores Germano Riffel e Berend Snöijer.

SUMÁRIO


1 – INTRODUÇÃO 5

2- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 6

2.1 – Ensaios Laboratoriais 6

2.1.1 - Teste de Resistência à Tração 6

2.1.2 - Curva Reométrica: Vulcanização Utilizando Reômetro de Disco Oscilante – ODR 7

2.1.3 - Medidas do Reômetro 8

2.1.4 - Determinação das Durezas Shore A e Shore D 9

2.1.5 - Deformação Permanente à Compressão - DPC 10

2.1.6 - Efeito dos Líquidos nas Propriedades da Borracha 10

2.1.7 – Envelhecimento Acelerado em Estufa 10

2.2 – Testes de Matérias-Primas 11

2.2.1 - Teste da Sílica da Glasven/Fragon 11

2.3 - Tamboreamento Criogênico – Projeto de Redução de Custo 14

2.3.1 - Objetivo 15

2.3.2 - Descrição do Processo 15

2.3.3 - Desenvolvimento 16

2.3.4 – Resultados 18

2.3.5 - Temperatura de Transição Vítrea 19

2.4 - Acompanhamento Ensaio Espele 20

2.4.1 - Objetivo 20

2.4.2 - Procedimento 20

2.5 - Avaliação da Dureza no Dedo Depenador 23

2.5.1 - Objetivo 23

2.5.2 - Procedimento 23

2.5.3 - Resultados 24

2.5.4 – Borracha Natural 26

2.6 - Acompanhamento no Setor Trafilados 26

2.7 - Atualização de OF’s Referentes ao Processo de Mistura 28

3 – CONCLUSÃO 29

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30

ANEXO A – HISTÓRICO DA EMPRESA 31

ANEXO B - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 4

1 – INTRODUÇÃO

As atividades desenvolvidas durante o período de estágio na Indústria de Artefatos de Borrachas Wolf, serão descritas sucintamente nas próximas páginas. O enfoque principal dessas escrituras é com base no aprendizado que as atividades proporcionaram ao estagiário, assim serão abordados assuntos em diversos setores da empresa, não se contendo somente ao trabalho realizado no laboratório, setor destinado ao estágio.

Como o primeiro contato com a empresa se passou justamente no laboratório, serão apresentados os ensaios e testes que fazem parte da rotina da empresa, de uma forma resumida, mas abordando com detalhes os ensaios considerados mais proveitosos para o aprendizado de quem o fez.

Um projeto visando redução de custo, com redução na quantidade de nitrogênio líquido consumido pela empresa, está descrito. Nele há uma forte relação entre os assuntos estudados em sala de aula, com a situação sendo vivenciada.

Alguns testes de matérias-primas, que envolvem todo o fluxograma da empresa, e que foram acompanhados de perto serão mostrados devido a importância considerada. Detalhes desde a formulação ao processo final estão inclusos.

Mais ao fim do documento estará citado um interessante trabalho realizado no setor dos trafilados. Neste período a dedicação foi integral para entender e passar a atuar na área.

Além dos supracitados, diversas situações vivenciadas cotidianamente estão descritas.

2- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A apresentação ao processo fabril e à empresa de uma maneira geral se deu com os testes de acompanhamento realizados no laboratório. Sendo nesse setor que se desenvolveu o estágio. Mesmo durante a realização de outros projetos feitos no chão de fábrica, os testes necessários para a complementação destes, eram finalizados no laboratório. Portanto houve uma conexão diária entre os demais setores e àquele destinado à realização do estágio.

Após a formulação, pesagem dos componentes e mistura para formação do composto, este é encaminhado ao laboratório físico-químico, que avalia as propriedades reológicas de cada manta e junto com a dureza, libera para a produção o devido composto.

Devido à grande variedade de peças e compostos fabricados na empresa, a estrutura física do laboratório faz ensaios de tração, deformação permanente à compressão (DPC), abrasão e resistência química, além de testes de teor de umidade, ensaio reológico, envelhecimento em estufa e imersão em líquidos. Para a realização destes testes utilizam-se aparelhos como o reômetro, durômetro, dinamômetro, prensa hidráulica, abrasímetro e estufas. O setor dispõe ainda de um equipamento para teste de espele, utilizado para verificar a eficácia das guarnições das panelas de pressão.

A seguir serão descritos alguns testes que foram considerados de grande valia para o aprendizado do aluno, e principalmente através destes um entrosamento mais rápido com a empresa ocorreu.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal