A embaixada do brasil em roma



Baixar 75.5 Kb.
Encontro05.12.2017
Tamanho75.5 Kb.

EMBAIXADA DO BRASIL EM ROMA


CINEMA BRASILEIRO NA PIAZZA NAVONA
MOSTRA
CINEMA & LITERATURA
12 de março a 27 de junho/2008
12 a 14 de março
19h – MACUNAÍMA


Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Ele vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os matizes. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparecerá como viveu - antropofagicamente.
Ano: 1969 – 108 min

Direção: Joaquim Pedro de Andrade

Elenco: Grande Otelo,

Paulo José, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Rodolfo Arena, Joana Fomm, Maria do Rosário, Hugo Carvana, Wilza Carla, Zezé Macedo, Maria Lúcia Dahl, Myriam Muniz.



19 e 20 de março

19h – MEMÓRIAS PÓSTUMAS



Após morrer, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.
Ano 2001 – 101 min

Direção: André Klotzel

Elenco: Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Marcos Caruso, Stepan Nercessian, Viétia Rocha, Débora Duboc, Otávio Muller, Walmor Chagas, Sônia Braga, Nilda Spencer, Joana Schnitman, Viétia Rocha.

26 a 28 de março

19h – DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

Bahia, carnaval de 1943. Vadinho, um mulherengo e jogador inveterado, morre. Sua mulher, Flor, fica inconsolável, pois, apesar dos vários defeitos, ele era um bom amante. Ela, então, se casa com o farmacêutico Teodoro, que é o oposto do primeiro marido. Ela tem uma vida estável e tranqüila, mas tediosa. E de tanto "chamar" pelo finado marido, ele um dia aparece nu na sua cama, tentando seduzi-la. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado.
Ano – 1976120 min

Direção: Bruno Barreto

Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Deborah Brillanti,

Nélson Xavier, Rui Resende, Mário Gusmão, Nelson Dantas, Haydil Linhares, Nilda Spencer, Betty Lago, Betty Faria, Cláudio Mamberti, Arthur Costa Filho Mara Rubia, Marta Anderson.




2 a 4 de abril

19h – TIETA DO AGRESTE

Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população e fizeram com que seu pai, Zé Esteves, a expulsasse da cidade. Afastada de sua família e amigos, Tieta manteve contato através de cartas, enviando ainda ajuda financeira a seu pai e suas duas irmãs, Tonha e Perpétua. Até que, 26 anos após ser expulsa, Tieta retorna à cidade de Santana do Agreste.
Ano: 1996 – 140 min

Direção: Cacá Diegues

Elenco: Sônia Braga, Marília Pera, Chico Anysio, Cláudia Abreu, Zezé Motta, Jece Valadão, Leon Goes, Patrícia França, Anna Cotrim, Flora Diegues, Heitor Martinez, Noélia Montanhas, Rita Santanna, Débora Adorno, Caco Monteiro, André Valli, Frank Menezes, Jurandyr Ferreira, Daniel Filho, André Torreta, Jorge Amado.

9 a 11 de abril

19h – O HOMEM NU



Sílvio Proença precisa embarcar a contragosto para São Paulo, a fim de divulgar seu novo livro. No aeroporto, encontra um grupo de velhos companheiros. Com o embarque cancelado devido a uma forte tempestade, o grupo segue para o apartamento de Marialva, filha de um dos amigos de Proença, onde o grupo dá continuidade à reunião. Seduzido pela música e pelos encantos de Marialva, Proença passa a noite ali mesmo, onde desperta no dia seguinte, completamente nu. Ainda zonzo da ressaca, vai apanhar o pão deixado à porta do apartamento. É quando o vento fecha a porta e deixa-o completamente nu do lado de fora.
Ano 1997 – 75 min

Direção: Hugo Carvana

Elenco: Cláudio Marzo, Lúcia Veríssimo, Daniel Dantas, Isabel Fillardis, Maria Zilda Bethlem, Mílton Gonçalves, David Pinheiro, Anselmo Vasconcelos, Joel Barcellos, Antônio Pedro, Denise Bandeira, Adriana Garamboni, Henrique Pires, Hugo Carvana, Luiz Varlos Miéle, Thelma Reston.

16 a 18 de abril
19h – O AUTO DA COMPADECIDA
As aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem.
Ano: 2000 – 104 min

Direção: Guel Arraes

Elenco: Matheus Natchergaele, Selton Mello, Diogo Vilela, Rogério Cardoso, Lima Duarte, Marco Nanini, Enrique Diaz, Aramis Trindade, Bruno Garcia, Luís Melo, Maurício Gonçalves, Fernanda Montenegro, Paulo Goulart.


23 e 24 de abril

19h – TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA


Em uma família tradicional, Herculano, um homem puritano que só tinha tido uma mulher na vida, prometeu para seu filho, enquanto a esposa agonizava, que jamais teria outra mulher. Já seu irmão, Patrício, vive às custas de Herculano e faz de tudo para que este dependa cada vez mais dele e assim possa explorá-lo cada vez mais. Aproveitando uma crise de desespero do irmão, ele coloca junto à mesa de Herculano uma fotografia de Geni, uma cantora de inferninho e meretriz. Após se embebedar, Herculano vai ao bordel, onde encontra Geni e passa a noite com ela. Porém, depois renega a ligação, mas ele e Geni já estão apaixonados.
Ano: 1973 – 107 min

Direção: Arnaldo Jabor

Elenco: Paulo Porto, Darlene Glória, Paulo Sacks, Paulo César Pereio, Isabel Ribeiro, Hugo Carvana, Orlando Bonfim, Henrique Pires, Elza Gomes, Sérgio Mamberti.


30 de abril

19h – A OSTRA E O VENTO

A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel numa ilha. O único contato da menina com o mundo exterior se dá por meio de uma embarcação com 4 marinheiros que regularmente vai levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa.
Ano: 1998 – 118 min

Direção: Walter Lima Jr.

Elenco: Lima Duarte, Leandra Leal, Fernando Torres, Castrinho, Floriano Peixoto, Débora Bloch, Rodrigo Santoro, Charles Paraventi.

7 a 9 de maio
19h – ESTORVO

Depois de uma noite mal-dormida, o protagonista acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. Pelo olho mágico, vê um desconhecido de terno e gravata, barba e cabelos longos, que lhe lembra alguém que não consegue identificar. Não sabe o porquê de aquele homem estar ali nem quem ele é, mas tem uma certeza imediata: ele representa uma ameaça à sua vida. Veste-se às pressas, aproveita uma distração do visitante e escapa de sua própria casa. Com a certeza de que o desconhecido está em seu percalço pela da cidade, ele passa a desconfiar de tudo e de todos numa fuga sem destino, que penetra cada vez mais fundo no seu próprio mundo.


Ano: 2000 – 95 min

Direção: Ruy Guerra

Elenco: Jorge Perrugoría, Bianca Byington, Leonor Arocha, Tonico Oliveira, Xando Graça, Susana Ribeiro, Ataíde Arcoverde, Aurora Basnuevo, Cândido Damm, Manuel Romero, José Antônio Rodriguez,

Verônica Lynn.



14 a 16 de maio

19h – LAMARCA

Crônica dos últimos anos da vida do capitão do exército Carlos Lamarca, que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
Ano: 1994 – 129 min

Direção: Sérgio Rezende

Elenco: Paulo Betti, Camilo Beviláqua, Roberto Bomtempo, Carla Camurati, Anna Cotrim, Nelson Dantas, José de Abreu, Eliezer de Almeida, Jurandir de Oliveira, Enrique Díaz, Marcelo Escorel, Deborah Evelyn, Luiz Maçãs, Selton Mello, Ernani Moraes, Patrícia Perrone, Orlando Vieira, Nelson Xavier, Carlos Zara.

21 a 23 de maio

19h – DOM


Bento, cujos pais são apreciadores do escritor Machado de Assis, foi batizado com esse nome em homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro. Tantas vezes justificada a razão da homenagem, que Bento cresceu com a idéia fixa de que seria o próprio Bento, destinado a viver, exatamente, aquela história. Até chamava sua amiga de infância no Rio de Janeiro, Ana, de Capitu. Seus amigos, sabedores do seu sentimento de predestinação, lhe apelidaram, Dom. Bento e Ana separaram-se quando a família do menino se transfere para São Paulo. Já adulto, Bento trabalha como engenheiro de produção, e vai freqüentemente ao Rio. Ele reencontra a sua Capitu, e dali renasce o romance da infância. Só que, agora, avassalador.
Ano: 2003 – 91 min

Direção: Moacyr Góes

Elenco: Marcos Palmeira, Bruno Garcia, Thiago Farias, Leon Góes, Walter Rosa, Nilvan Santos, Gustavo Ottoni, Ivan Gradin, Maria Fernanda Cândido, Luciana Braga, Malu Galli, Isa Shering, Claudia Ventura, Ana Abott.
28 a 30 de maio

19h – DESMUNDO

Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela, é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão se vê obrigada a casar com Francisco de Albuquerque, que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem, e ele praticamente a violenta.
Ano 2003 – 100 min

Direção: Alain Fresnot

Elenco: Simone Spoladore, Osmar Prado, Caco Ciocler, Berta Zemei, Beatriz Segall, José Eduardo, Débora Olivieri, José Rubens Chachá, Cacá Rosset, Giovanna Borghi, Laís Marques, Arrigo Barnabé.


4 a 6 de junho

19h – BENJAMIN

Benjamim conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.
Ano 2004 – 97 min

Direção: Monique Gardenberg

Elenco: Paulo José, Cleo Pires, Danton Mello, Chico Diaz, Guilherme Leme, Rodolfo Botino, Ernesto Piccolo, Mauro Mendonça, Nelson Xavier, Miguel Lunardi, Pablo Padilha, Dada Maia, Micaela Góes, Ana Kutner, Ivone Hoffman, Zeca Pagodinho, Wando.

11 a 13 de junho

19h – A PAIXÃO DE JACOBINA

Em 1871, na cidade de São Leopoldo, uma colônia de imigrantes alemães luta para sobreviver em uma região marcada pelos efeitos da Guerra do Paraguai. É lá que vive Jacobina Mentz, líder de uma seita religiosa dissidente do protestantismo que é conhecida como "os Mucker". Jacobina tem visões e recebe mensagens que acredita serem de Jesus Cristo, passando então a cuidar dos pobres e desvalidos. Com o passar do tempo, a comunidade de seguidores dos Mucker vai aumentando, fazendo com que os líderes da sociedade local passem a discutir meios de anular o poder cada vez maior que Jacobina possui sobre a população.
Ano 2002 – 100 min

Direção: Fábio Barreto

Elenco: Letícia Spiller, Alexandre Paternost, Thiago Lacerda, Caco Ciocler, Talita Castro, Leon Góes, Felipe Camargo, Antônio Calloni, Felipe Kannemberg, Werner Schünemann, Fernanda Carvalho Leite.

18 a 20 de junho

19h – FELIZ ANO VELHO

Mário, de 20 anos, que teve o pai seqüestrado e morto durante a ditadura militar, fica tetraplégico ao bater com a cabeça no fundo de um lago durante um mergulho. Para sobreviver, começa a rememorar fatos do seu passado, gerando um livro, que se torna best-seller.
Ano 1988 – 105 min

Direção: Roberto Gervitz

Elenco: Marcos Breda, Malu Mader, Marco Nanini, Eva Wilma, Odilon Wagner, Isabel Ribeiro, Carlos Loffler, Alfredo Damiano, Betty Goffman, Augusto Pompeo, Júlio Levy, Flávio Santiago, Gabriela Oliveira, Vicente Barcellos, Marcos Kaloi, Leopoldo Pacheco, Mauro Almeida, Miguel Magno, Alexandra Correia, Geisa Gama, Paulo Gorgulho, Nelson Veiga, Nelson Baskerville, Gabriel L. de Mello, Rodrigo A. Fonseca, André Mifano, Jacques Jover, Lizandra Souto, Leila Sanches.

25 a 27 de junho

19h – A MÁQUINA



Em Nordestina, cidadezinha perdida no sertão, "Karina da rua de baixo" sonha em ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, "Antônio de Dona Nazaré" adianta-se numa cruzada kamikaze para trazer o mundo até Karina. Uma história em que os sonhos contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador
Ano: 2005 – 90 min

Direção: João Falcão

Elenco: Paulo Autran, Gustavo Falcão, Euclides Pegado, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Cristiane Ferreira, Fabiana Karla, Fernanda Beling, Fabrício Boliveira, Val Perré, Mariz, Osvaldo Mil, Prazeres Barbosa, Wagner Moura, Aldri Anunciação, Jorge Caethano, Renion Tun Jen, Karina Falcão, Ed Oliveira, Felipe Koury, Marcelo Flores, Doidos do hospício: Lázaro Ramos, Aramis Trindade, André Arteche, Danilo Moreno, Edmílson Barros, Wendell Bandeleck, Zeo Brito, Emílio Dante, Luiz Estellita Lins, Márcio Machado, Miguel Oniga, Rodrigo Fagundes, Banda “The Sconhecidos”: Diogo Brown, Ricco Vianna, Daniel Mattos, Rick de La Torre, Antônio Van Ahn.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

29 de março de 2008 (sábado)

16h – CASTELO RÁ-TIM-BUM


Nino é um aprendiz de feiticeiro que vive com seus tios, Morgana e Victor, há 300 anos. Ansiando ter uma vida normal como todos os demais garotos, ele acaba participando, involuntariamente, de uma trama orquestrada por sua tia Losângela, que pretende roubar o livro de magias de Morgana.


Ano: 2000 – 108 min

Direção: Cao Hamburger

Elenco: Diegho Kozievitch, Marieta Severo, Sérgio Mamberti, Rosi Campos, Matheus Natchergaele, Pascoal da Conceição, Mayara Constantino, Leandro Léo, Oscar Neto.


26 de abril de 2008 (sábado)

16h – O GRILO FELIZ



O Grilo Feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado da Floresta Amazônica, que se destaca dos demais por ser sensível, sábio e protetor. Além disso, o Grilo Feliz é músico e gosta de compor novas músicas com sua companheira, Estrela Linda, que é a estrela mais brilhante do céu e é o alvo de Maledeto, um lagarto ambicioso, que acredita que ela seja, na verdade, um diamante.
Ano: 2001 – 80 min

Direção: Walbercy Ribas

31 de maio de 2008 (sábado)

16h – TAINÁ – UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA

Tainá, uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo fas garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho, um menino de dez anos que mora a contragosto na selva.
Ano: 2000 – 90 min

Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch

Elenco: Eunice Baía, Caio Romei, Rui Polanah, Branca Camargo, Luiz Carlos Tourinho, Charles Paraventi, Betty Erthal.

28 de junho de 2008 (sábado)

16h – TAINÁ 2 – AVENTURA CONTINUA

Agora uma pré-adolescente, a indiazinha se divide entre o enfrentamento dos bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de seis anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente. A garotinha sonha encontrar seu xerimbabo, bichinho de estimação.
Ano: 2004 – 8 min

Direção: Mauro Lima

Elenco: Eunice Baía, Vitor Morosini, Arilene Rodrigues, Kadu Moliterno, Chris Couto, Aramis Trindade, Leandro Hassun, Roney Villela, Daniel Munduruku.

ENTRADA GRATUITA


– HAVERÁ DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS PARA AS CRIANÇAS –
Os interessados em receber a programação cultural da Embaixada do Brasil em Roma devem escrever para o endereço eletrônico centrostudi@ambrasile.it ou telefonar para 06 6839 8284


PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Projeções de DVDs musicais

sempre de quarta a sexta-feira, às 16h

12 a 14 de março



Toquinho – Tributo à Bossa Nova
19 a 11 de março

Adriana Calcanhoto – Adriana Partimpim: O Show
26 a 28 de março

Chico Buarque – Saltimbancos
2 a 4 de abril

Beth Carvalho – Canta O Samba Da Bahia
9 a 11 de abril

Paulinho da Viola – Acústico
16 a 18 de abril

Ney Matogrosso – Um Brasileiro (Interpreta Chico Buarque)
23 e 24 de abril

Martinho da Vila – Conexões Ao Vivo
30 de abril

Milton Nascimento – Acústico Na Suíça
7 a 9 de maio

Nara Leão – Ensaio 1973
14 a 16 de maio

Ivete Sangalo – Ivete no Maracanã
21 a 23 de maio

Caetano Veloso – Noites do Norte (Ao Vivo)
28 a 30 de maio

Ed Motta em DVD
4 a 6 de junho

Zé Ramalho – Canta Raul Seixas
11 a 13 de junho

Fagner – Me Leve (ao Vivo)
18 a 20 de junho

Alcione – Faz Uma Loucura Por Mim
25 a 27 de junho

Os Melhores do Samba (vários cantores)

O Projeto CINEMA BRASILEIRO NA PIAZZA NAVONA

reiniciará sua programação a partir de 10/09/2008.
BOAS FÉRIAS!

VISITAS AO PALÁCIO PAMPHILJ
Os cidadãos brasileiros, residentes ou de passagem por Roma, que desejarem visitar o Palácio Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil, poderão fazê-lo mediante inscrição, “on line”, em formulário disponível na página eletrônica www.ambasciatadelbrasile.it ou diretamente na sede do Centro de Estudos Brasileiros (CEB), Piazza Navona, 18 – tel.: 06 6839 8284.

As visitas ao Palazzo Pamphilj são realizadas todas as quintas-feiras às 15h.

As visitas poderão ser canceladas e ter suas datas alteradas. Nestes casos, a Embaixada do Brasil comunicará com antecedência as alterações aos inscritos, por telefone ou e-mail.

Previamente ao início da visita, será solicitada identificação na sede do Centro de Estudos Brasileiros.

As visitas terão duração média de 40 minutos, e serão precedidas por uma introdução de 15 minutos no auditório do CEB.

Não haverá visitas ao Palazzo Pamphilj durante o mês de agosto. Outras eventuais pausas no calendário de visitas de 2008 serão publicadas na página eletrônica da Embaixada.

As visitas são GRATUITAS. A Embaixada não tem corretores ou agenciadores de visitas, a não ser o Centro de Estudos Brasileiros.

O idioma a ser utilizado pelo guia das visitas é o português.


ATIVIDADE ESPECIAL PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS NO CEB
O Centro de Estudos Brasileiros de Roma desenvolve uma série de atividades para crianças brasileiras de 5 a 13 anos de idade, no intuito de mantê-las em contato com a língua portuguesa e com a cultura brasileira.

Contar histórias, promover leituras coletivas e projetar filmes e programas televisivos em DVD, são alguns exemplos dessa iniciativa. Além de jogos e brincadeiras.

Os encontros se dão sempre às quartas-feiras das 16h às 18h30, podendo os interessados se apresentarem a qualquer momento dentro desse horário.

As atividades são gratuitas, bastando somente preencher formulário de inscrição à disposição na home page da Embaixada do Brasil em Roma www.ambasciatadelbrasile.it (acessar o link CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS – OUTROS CURSOS).



CURSOS DE PORTUGUÊS
O Centro de Estudos Brasileiros de Roma promove cursos de língua portuguesa para estrangeiros em cinco níveis, além de cursos especiais avançados, que envolvem literatura, conversação, história etc. Informações na página eletrônica www.ambasciatadelbrasile.it


SAMBA
Em três níveis de aprendizado, os cursos de dança brasileira (samba) do CEB têm duração de dois meses, com duas aulas semanais. Informações e inscrições no link CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS (outros cursos) da home page

www.ambasciatadelbrasile.it


LIVROS
O Centro de Estudos Brasileiros de Roma promove lançamentos e apresentações de livros. A programação para o ano de 2008 está publicada na página eletrônica www.ambasciatadelbrasile.it
No mesmo endereço, poderá ser acessada a biblioteca da Embaixada do Brasil, com de cerca de nove mil volumes à disposição de estudantes e pesquisadores. Além de cidadãos brasileiros.
O empréstimo de livros se dará por meio de prévio cadastro dos interessados diretamente na biblioteca (Piazza Navona 10) ou no CEB.

CORO AQUARELA DO BRASIL
O maestro Giorgio Monari, em convênio com o CEB, dirige o coro “Aquarela do Brasil” desde 1992. O coro dedica-se à interpretação da música popular brasileira. Mas não é necessário falar português para participar. Os ensaios ocorrem geralmente às quartas-feiras, das 19h às 21h, no CEB. Os interessados em tomar parte nesse projeto devem enviar e-mail para aquarelabrasil@libero.it



©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal