Angra dos reis conteúdos programáticos



Baixar 0.65 Mb.
Página1/13
Encontro29.11.2017
Tamanho0.65 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13

ANGRA DOS REIS - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
NÍVEL SUPERIOR
- PORTUGUÊS (para todos os cargos)
Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação. Coesão e coerência. Níveis de linguagem. Variedades da língua A norma culta. Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Pontuação. Flexões nominais e verbais. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Polissemia. Denotação e conotação.
Sugestões Bibliográficas:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 19 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto. 1 ed. São Paulo: Ática, 1990.


- SUS (para a Área de Saúde)
BRASIL. Constituição Federal de 1988 - capítulo II, Seção II, artigos 196 a 200.

BRASIL. Emenda Constitucional Nº 29.

BRASIL. Lei Federal 8.080, de 19/09/1990. Dispõe sobre o Sistema Único de Saúde.

BRASIL. Lei Federal 8.142, de 28/12/1990. Dispõe sobre o controle social e define critérios de repasse financeiro nos Sistema Único de Saúde.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria n.º 2.203/96. Institui a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, NOB – SUS 01/96. Brasília: Ministério da Saúde, 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria n.º 373/02. Institui a Norma Operacional de Assistência à Saúde do Sistema Único de Saúde, NOAS – SUS 01/2002. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 399/GM de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto.

- ADMINISTRADOR HOSPITALAR - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Princípios básicos de administração aplicados a hospitais – Planejamento estratégico em hospitais; estrutura física do hospital; eficiência da gestão; gerência de manutenção de equipamentos; sistema de informação hospitalar; indicadores e padrões de qualidade da assistência; o papel do administrador; as responsabilidades da administração. Administração de Recursos Humanos em hospitais – Introdução à moderna gestão de pessoas; os processos da gestão de pessoas; recrutamento de pessoas; seleção de pessoas; avaliação de desempenho; treinamento de pessoas; qualidade de vida no trabalho. Administração do Serviço de Enfermagem – Papel da gerência de enfermagem; elaboração de políticas de contratação de funcionários; elaboração de horários de trabalho; controle de qualidade através de auditoria; gerenciamento de casos; o treinamento como forma de ensino. Administração financeira em hospitais – A função da administração financeira; conceitos financeiros básicos; administração do fluxo de caixa; decisões de financiamento e curto prazo; decisões de financiamento a longo prazo; técnicas para administração de estoques. Marketing dos serviços de saúde – O marketing de serviço9s profissionais; obtenção e utilização de informações de marketing; segmentação, seleção e atração de mercados; mix de serviços; ciclo de vida de serviços; estratégias de produto, preço, ponto de venda e propaganda. Hotelaria hospitalar – papel do funcionário de hotelaria hospitalar; administração da rouparia; gerência de abastecimento e fornecimento; sistemas de compras; contratação de serviços terceirizados; padronização e codificação de materiais.

Sugestões Bibliográficas:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 1. ed. Campos, 1999.

DRUCKER, Peter. Prática da Administração de Empresas. 1. ed. Thomson Pioneira, 2003.

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de Administração Financeira. 7. ed. Harbra, 2002.

HUSTON & MARQUISE. Administração e Liderança em Enfermagem. 2. ed. Artmed, 1999.

KPTLER, Philip. Marketing de Serviços Profissionais. 2. ed. Manole, 2002.

LONDANO, Gustavo Malagon. Administração Hospitalar. 2. ed. Guanabara Koogan, 2003.

TARABOULSI, Fadi Antoine. Administração de Hotelaria Hospitalar. 1. ed. Atlas, 2003.


- AUDITOR ENFERMEIRO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI): relatórios e mecanismos de análise. Auditoria Operativa: hospitalar e ambulatorial. Cálculo de impugnação. Conta Hospitalar. Ferramentas Usadas para a Análise das Contas. Resoluções dos Conselhos Profissionais. Tipos de Auditoria. Legislação aplicável à auditoria do sistema público de saúde.
Sugestões Bibliográficas:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Orientações Técnicas sobre Auditoria na Assistência Ambulatorial e Hospitalar no SUS. Brasília: 2005.

de 15/6/98.

MOTTA. Ana Letícia Carnevalli. Auditoria de Enfermagem - nos Hospitais e Operadoras de Planos de Saúde. 3ª ed. 2003.

PORTARIA MS/GM N.º 1.376, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1993. Normatiza técnicas para coleta, processamento e transfusão de sangue e derivados, modificando a PT MS/SAS n.º 21, de 9/8/89.

PORTARIA MS/GM N.º 1.737/2004, DE 19 DE AGOSTO DE 2004. Disciplina a utilização de sangue e hemocomponentes obtidos pelo SUS, diretamente nos serviços públicos ou em serviços privados contratados, bem como o funcionamento dos serviços públicos de hemoterapia do SUS.

PORTARIA MS/GM N.º 2.048, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2002. Aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência.

PORTARIA MS/GM N.º 373/2005, DE 10 DE MARÇO DE 2005. Disciplina contratação pelo SUS de serviços de hemoterapia privados.

PORTARIA MS/GM N.º 479 , DE 16 DE ABRIL DE 1999 . Cria mecanismo para a implantação dos Sistemas Estaduais de Referência Hospitalar em Atendimento de Urgências e Emergências e dá outras providências. Revoga a PT MS/GM n.º 2.925, de 9/6/98 – DOU n.º 111,

PORTARIA MS/GM N.º 570, DE 1.º DE JUNHO DE 2000. Institui o Componente I do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento – Incentivo à Assistência Pré-Natal no âmbito do Sistema Único de Saúde.

PORTARIA MS/SAS N.º 096, DE 14 DE JUNHO DE 199 4. Dispõe sobre material da sala de parto e dá outras providências.

PORTARIA MS/SAS N.º 113, DE 5 DE SETEMBRO DE 1999 . Estabelece que a abertura de qualquer Serviço de Radioterapia e/ou Quimioterapia, isolado, deverá ser precedida de consulta ao gestor do SUS, em nível local e estadual, sobre as normas vigentes, a necessidade da sua criação e a possibilidade de cadastramento do mesmo, sem o qual o SUS não se obriga ao cadastramento.

PORTARIA MS/SAS N.º 146, DE 14 DE OUTUBRO DE 199 3. Estabelece diretrizes gerais para a concessão de próteses e órteses pela assistência ambulatorial.

PORTARIA MS/SE/SAS N.º 47, DE 13 DE AGOSTO DE 2001. Estabelece os critérios técnicos para a indicação da Litotripsia Extracorpórea no SIH/SUS e SIA/SUS, de acordo com a orientação do Departamento de Endourologia da Sociedade Brasileira de Urologia.

PORTARIA MS/SPS/SAS N.º 029, DE 22 DE JUNHO DE 2001. Estabelece as normas para o processo de credenciamento e de descredenciamento dos Hospitais “Amigo da Criança” no País, constantes do Anexo desta Portaria e que dela é parte integrante.

RESOLUÇÃO CFM N.º 1.638, DE 10 DE JULHO DE 2002. Define prontuário médico e torna obrigatória a criação da Comissão de Prontuário nas instituições de saúde.

RESOLUÇÃO COFEN N.º 159, DE 19 DE ABRIL DE 199 3. Dispõe sobre a consulta de enfermagem.

RESOLUÇÃO RDC ANVISA N.º 153, DE 14 DE JUNHO DE 2004. Determina o Regulamento Técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue, e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea.

RESOLUÇÃO RDC ANVISA N.º 154, DE 14 DE JUNHO DE 2004. Estabelece o Regulamento Técnico para o funcionamento dos serviços de diálise.



- AUDITOR MÉDICO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Aspectos éticos da auditoria médica, Princípios básicos de auditoria médica, O processo da auditoria, Conhecimentos administrativos exigidos do auditor, Sistema de informações e indicadores gerenciais, Efeitos do processo de auditoria, Instrumentos de analise da auditoria,

A prática diária do auditor, Gerenciamento de custos assistenciais, O essencial e o acessório em auditoria, Efeitos do processo de auditoria, A analise do prontuário médico, Auditoria para avaliação do risco, Principais materiais e medicamentos usados em cirurgias


Sugestões Bibliográficas:
JUNQUEIRA, Walter Ney. Auditoria Médica em Perspectiva: Presente e Futuro de uma Nova Especialidade. Abril 2001, Editoração Independente - walter@cyber.com.br

MOTTA, Ana Leticia Carnevalli. Auditoria Médica no Sistema Privado : Abordagem Prática para Organizações de Saúde, 2005, Editora Iatria



- AUDITOR CIRURGIÃO DENTISTA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Noções básicas das Especialidades Odontológicas, evolução das operadores de Planos em Odontologia, princípios de administração e marketing, código de ética, terminologia, princípios da gestão, utilização de indicadores em saúde, diretrizes clinicas, perfil do auditor, clientes internos e externos, atividades, processos de auditoria, auditoria técnica, auditoria clínica, classificação das não conformidades observadas, controle das não conformidades e reclamações, rede externa de auditoria, análise de auditorias.
Sugestões Bibliográficas:
ABO. Odontologia Integrada. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

Manual de detecção de lesões suspeitas

BARATIERI, Luiz N./ et al. Odontologia Restauradora- Fundamentos e Possibilidades. São Paulo: Ed Santos, 2003

COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução Edson Jorge Lima Moreira. 7. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000

JUHAS, Regina. Auditoria em Odontologia. 2 ed. Ed. Clássica, 2007.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 10. ed., 2000.

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MELLO, Paula B. Odontologia do Trabalho. Ed Rubio, 1 ed, 2006.

PASLER, Friedrich A , VISSER, H. Radiologia Odontológica, 2 ed. Ed Artmed, 2006

Mazzilli, Luiz E. N. Odontologia do Trabalho. Ed Santos. 1 ed, 2003

NEVILLE, Brad W. et al. Patologia Oral & Maxilofacial. 2. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

PASLER, Friedrich A , VISSER, H. Radiologia Odontológica, 2 ed. Ed Artmed, 2006

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

PETERSON, Larry J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.


- CIRURGIÃO DENTISTA (BUCO-MAXILO-FACIAL) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Avaliação do estado de saúde pré-operatório, prevenção e tratamento das Emergências Médicas, princípios de cirurgia, reparação das feridas, controle de infecção, equipamentos e instrumentos usados em cirurgia oral básica, princípios de exodontia, princípios do tratamento de dentes impactados, controle pós operatório da paciente, prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas, cirurgia pré protética, implantes em odontologia, princípios de prevenção e tratamento das infecções odontogênicas, princípios de cirurgia endodôntica, abordagem do pacientesubmetido à radioterapia ou quimioterapia, doenças odontogênicas do seio maxilar, desordens das glândulas salivares, biópsia, tratamento cirúrgico das lesões patológicas orais, traumatismo dentoalveolar e de tecidos moles, tratamento das fraturas faciais, correção das deformidades dentofaciais, cirurgia estética facial, tratamento de pacientes com fissuras orofaciais, reconstrução cirúrgica dos defeitos dos maxilares, neuropatologia facial, controle das desordens temporomandibulares, avaliação do estado de saúde pré operatório, diagnósticos diferenciais de doenças bucais.

Sugestões Bibliográficas:
CHIAPASCO, Matteo. Cirurgia Oral. São Paulo: Ed Santos, 2006

HOWE, Geoffrey. Cirurgia Oral Menor. 3 ed. São Paulo: Ed Santos, 1995

MALAMED, Stanley F; QUINN, Christine L. Manual de anestesia local. 3. ed. Rio TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001

de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

NEIDLE, Enid Anne; YAGIELA, John A. Farmacologia e terapêutica para dentista. Tradução Cláudia Lucia Caetano Araujo. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

NEVILLE, Brad W. et al. Oral & Maxillofacial pathology. 1. ed Philadelphia: W. B. Saunders, 1995.

PETERSON, Larry J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

REGEZI, J.; SCIUBBA, J. Oral Pathology. Clinical-pathologic correlations. Philadelphia: WB SAUNDERS, 2. ed., 1993.



TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001
- CIRURGIÃO DENTISTA (CLÍNICO) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Anatomia: pares cranianos, vascularização e músculos da face, embriologia. Anestesia: drogas; equipamento; técnicas de anestesia regional em Odontologia; Complicações. Biossegurança: conceitos usados em biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPI), métodos de esterilização, classificação de Spaulding de objetos e áreas segundo os níveis de desinfecção e esterilização, infecção cruzada, descarte do lixo; PGRSS. Cirurgia: princípios da cirurgia; princípios da exodontia; infecções; tratamento das lesões patológicas orais; traumatologia oral e maxilofacial; deformidades dentofaciais; desordens temporomandibulares e dor facial; tratamento do paciente hospitalizado. Dentística: uso do flúor; carie dental; nomenclatura das cavidades, instrumentos, preparo e isolamento do campo operatório, materiais restauradores, proteção do complexo dentina / polpa, restaurações diretas, restaurações indiretas, oclusão. Endodontia: procedimentos para o diagnóstico; emergência em dor orofacial de natureza odontogênica: diagnóstico e tratamento endodôntico; endodontia e dor facial de natureza não-odontogênica; seleção de casos e plano de tratamento; morfologia dentária e cavidades de acesso; desenvolvimento, estrutura e função da polpa; patologia periapical; microbiologia e imunologia; instrumentos, materiais e aparelho; resposta da polpa à cárie e aos procedimentos odontológicos; traumatismo dentário; farmacologia em endodontia; cirurgia em endodontia; controle da dor e da ansiedade; clareamento de dentes vitais e não vitais; restauração do dente tratado endodonticamente. Farmacologia: princípios e macanismos da antibioticoterapia e prescrição de antibióticos, interações medicamentosas, controle da dor e da inflamação,utilização de medicamentos em pacientes medicamente comprometidos e em Odontopediatria. Imunologia: sistema imune; inflamação; resposta imunológica aos micróbios; reações de hipersensibilidade; auto-imunidade; imunodeficiências. Histologia: desenvolvimento, estrutura e função dos dentes e tecidos associados. Odontopediatria: cronologia da erupção, métodos preventivos e restauradores. Periodontia: anatomia do periodonto; anatomia; etiologia e patogênese das doenças periodontais; microbiologia; efeitos das condições sistêmicas sobre o periodonto; tratamento das infecções periodontais; interelação entre periodontia e outras especialidades. Patologia: lesões pulpoperiapicais, alterações de desenvolvimento dos dentes, manifestações bucais de doenças sistêmicas, cistos e tumores odontogênicos, lesões de tecidos moles, patologia óssea. Saúde Coletiva: caracterização e hierarquização de problemas, epidemiologia aplicada à odontologia, índices e indicadores, promoção de saúde e prevenção das doenças bucais, políticas públicas em saúde bucal, diretrizes e normas para organização da atenção básica para o PSF e o PACS, CAPS – atenção a pessoas portadoras de transtornos mentais, Norma Operacional de Assistência a Saúde. PGRSS
Sugestões Bibliográficas:
ABO. Odontologia Integrada. Rio de Janeiro: Medsi, 2003

ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica medicamentosa em odontologia: procedimentos clínicos e uso de medicamentos nas principais situações da prática Odontológica. 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1999.

BARATIERI, Luiz N./ et al. Odontologia Restauradora- Fundamentos e Possibilidades. São Paulo: Ed Santos, 2003.

BARCELLOS, Pablo ( Org). Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos. Brasília: Ministério da Saúde. ANVISA.Vários colaboradores. ISBN 84 334-1050-6. 2006

BRASIL. Portaria GM/MS nº 648, de 28 de março de 2006.

Aprova Normas e Diretrizes do PACS e do PSF. Publicado em D.O de 28/03/06. Brasília, DF. 2006

BRASIL. RDC 306 de 07/12/2004. Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Publicada em Diário Oficial da União (DOU) de 07/12/2004. Brasília, DF.

_______. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Câncer de boca. Manual de Detecção de Lesões suspeitas. 2 ed. Rio de Janeiro:INCA/Pro Onco, 1996.

CATE, Richard Ten. Histologia bucal desenvolvimento estrutura e função. São Paulo: Guanabara Koogan, 5 Ed, 2001.

COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução Edson Jorge Lima Moreira. 7. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000

FONSECA, Antonio Salazar e cols. Odontologia Integrada – Atualização Multidisciplinar para o clínico e o Especialista. 3 v. Rio de Janeiro:Medsi, 2003.

FRAGA, Ricardo C; LUCA-FRAGA, Lucíola R. Dentística: bases biológicas e aspectos clínicos. 2. ed . Rio de Janeiro:MEDSI, 2001.

GENCO, Robert J.; COHEN, D. Walter; GOLDMAN, Henry M.. Periodontia Contemporânea. 3 ed. São Paulo: Ed. Santos, 1999.

GORCZYNSKY, Reginald; STANLEY, Jaqueline.Imunologia Clínica. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso Ed., 2001.

GUIMARÃES, Jayro Jr. Biossegurança e controle de infecção cruzada em consultórios. 1. ed. São Paulo:Ed Santos, 2001.

ISSAO, Myaki; PINTO, Antonio C. G. Manual de Odontopediatria. 9 ed. Ed Pancast, 1994.

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LOPES, Helio P.; JUNIOR, José F. S. Endodontia. Biologia e Técnica. 1 ed. Rio de Janeiro: ED Medsi, 1999

MALAMED, Stanley F; QUINN, Christine L. Manual de anestesia local. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

.MCDONALD, Ralph E.; AVERY, David R. Odontopediatria. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Condutas . Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de AIDS. Brasília-DF, 2000.

NEIDLE, Enid Anne; YAGIELA, John A. Farmacologia e terapêutica para dentista. Tradução Cláudia Lucia Caetano Araujo. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

NEVILLE, Brad W. et al. Oral & Maxillofacial pathology. 1. ed Philadelphia: W. B. Saunders, 1995.

PASLER, Friedrich A , VISSER, H. Radiologia Odontológica, 2 ed. Ed Artmed, 2006

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

PETERSON, Larry J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

PINTO Antônio Carlos G. Odontopediatria clínica. APCD vol 11. 1 ed. Artes Médicas, 1998.

PINTO, Victor G. Saúde Bucal Coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000.

REGEZI, J.; SCIUBBA, J. Oral Pathology. Clinical-pathologic correlations. Philadelphia: WB SAUNDERS, 2. ed., 1993.

SICHER, Harry. Anatomia oral. 8. ed São Paulo: Artes Médicas, 1991.

TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001
- CIRURGIÃO DENTISTA (DO TRABALHO) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Saúde Ocupacional, bases e princípios fundamentais da odontologia do trabalho, promoção de saúde em ambiente de trabalho, prontuários odontológicos para odontologia do trabalho, influência dos agentes químicos na saúde do trabalhador, patologia oral e a saúde do trabalhador, relação entre odontologia do trabalho e outras ciências, aplicabilidade, campo de atuação, noções básicas das especialidades odontológicas.
Sugestões Bibliográficas:
ABO. Odontologia Integrada. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

BARATIERI, Luiz N./ et al. Odontologia Restauradora- Fundamentos e Possibilidades. São Paulo: Ed Santos, 2003

COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução Edson Jorge Lima Moreira. 7. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MELLO, Paula B. Odontologia do Trabalho. Ed Rubio, 1 ed, 2006.

MAZILLI, Luiz E. N. Odontologia do Trabalho. Ed Santos. 1 ed, 2003

NEVILLE, Brad W. et al. Oral & Maxillofacial pathology. 1. ed Philadelphia: W. B. Saunders, 1995.

PASLER, Friedrich A , VISSER, H. Radiologia Odontológica, 2 ed. Ed Artmed, 2006

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

PETERSON, Larry J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

REGEZI, J.; SCIUBBA, J. Oral Pathology. Clinical-pathologic correlations. Philadelphia: WB SAUNDERS, 2. ed., 1993.
- CIRURGIÃO DENTISTA (ENDODONTIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Biologia Pulpar, complexo dentino-pulpar, diagnóstico endodôntico, tratamento da polpa dentária inflamada, aspectos microbiológicos em endodontia, patologias pulpares e perirradiculares, controle de infecção em endodontia, isolamento do campo operatório, anestesia em endodontia, infecção em endodontia, anatomia interna e preparo coronário, preparo químico e mecânico dos canais radiculares, tratamento de dentes polpados e despolpados, instrumentos endodônticos, medicação intra canal e materiais obturadores, obturação do sistema de canais radiculares, cirurgia paraendodôntica, lesões traumáticas, reparação tecidual após tratamento endodôntico, reabsorção interna, abordagem contemporânea da terapia pulpar em dentes decíduos, farmacologia e terapeutica, manejo de pacientes com necessidades especiais, inter-relação entre endodontia e outras especialidades, terapêutica, manejo do paciente portador de necessidades especiais
Sugestões Bibliográficas:
COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução Edson Jorge Lima Moreira. 7. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ESTRELA, Carlos. Ciência Endodôntica. 1 ed. Ed Arters Medicas, 2004

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LOPES, Helio P.; JUNIOR, José F. S. Endodontia. Biologia e Técnica. 1 ed. Rio de Janeiro: ED Medsi, 1999.



NEIDLE, E.A.; YAGIELA, J. A.; DOWD, F. J. Farmacologia e terapêutica para dentistas Ed. Guanabara, 4. ed, 2000.

TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001

VARELLIS, Maria L. Z. O Paciente com Necessidades Especiais. 1 ed. São Paulo: Ed Santos, 2005
- CIRURGIÃO DENTISTA (ESTOMATOLOGIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Anatomia e embriologia: esqueleto cefálico, crânio, músculos da cabeça e do pescoço, sistema vásculo-sanguíneo da cabeça e da porção cervical superior, sistema linfático da cabeça e do pescoço, nervos da face, anatomia topográfica das anestesias, anatomia topográfica das hemorragias e ligaduras arteriais, vias de difusão das inflamações de origem dentária, crescimento da forma externa da face, crescimento do palato, crescimento da língua, fissuras da face, gênese do esqueleto facial; cirurgia e estomatologia: princípios de cirurgia; avaliação do estado de saúde pré-operatório; prevenção e tratamento das emergências medicas; princípios de cirurgia; reparação das feridas; controle de infecção na prática cirúrgica, equipamentos e instrumentos usados em cirurgia oral básica, controle pós-operatório do paciente; prevenção e tratamento das complicações cirúrgicas, abordagem do paciente submetido a radioterapia ou a quimioterapia, biópsia; tratamento cirúrgico das lesões patológicas orais, tratamento do paciente hospitalizado, exames complementares, defeitos de desenvolvimento das regiões oral e maxilofacial, anomalias dentárias, doenças da polpa, do periápice e do periodonto, infecções, injúrias físicas e químicas, doenças alérgicas, dermatológicas e imunológicas, manifestações orais de doenças sistêmicas, doenças hematopoiéticas e linforreticulares, patologia das glândulas salivares, lesões dos tecidos moles e intraósseas, distúrbios do osso, diagnósticos diferenciais, princípios de imunologia; farmacologia e terapêutica: princípios de farmacologia, farmacologia de grupos específicos de drogas, anestésicos locais, princípios de anestesia geral, analgésicos e antagonistas opióides, histamina e antagonistas da histamina, drogas antianginosas, diuréticas, anti-hipertensivas, hipolipidêmicas, antianêmicas, drogas que atuam sobre o sistema respiratório, hormônios da homeostasia, antibióticos antibacterianos, imunoterapia, controle da dor e da ansiedade, farmacologia geriátrica, drogas para emergências médicas, elaboração da prescrição e regulamentos das drogas, manejo do paciente portador de necessidades especiais.

Sugestões Bibliográficas:
ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica Medicamentosa em Odontologia.  2. ed. :Artes Médicas, 2006.

CAWSON, R. A.; BINNIE, W. H.;EVESON, J.W. Atlas Colorido de enfermidades da boca – correlações clínicas e patológicas. São Paulo:Artes Médicas, 2. ed., 1995.

MALAMED, Stanley F. Manual de anestesia local. Rio de Janeiro: Elsevier, 5. ed., 2005.



NEIDLE, E.A.; YAGIELA, J. A.; DOWD, F. J. Farmacologia e terapêutica para dentistas Ed. Guanabara, 4. ed, 2000.

NEVILLE, B. W.; DAMM, D. D. ; WHITE, D. K. Atlas colorido de patologia oral clínica Ed Guanabara, 2. ed, 2001.

PETERSON, Larry J. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. Rio de Janeiro: Elsevier, 4. ed., 2005.



REGEZI, J. A.; SCIUBBA, J.J.; POGREL, M. A. Atlas de patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2. ed., 2000.

SCIUBBA, J. J.; REGEZI, J. A.; POGREL, M. A. Atlas de patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan. 1. ed., 2002



SICHER, TANDLER. Anatomia para dentistas. São Paulo: Ed. Atheneu, 1. ed., 1981.
TEN CATE, A. R.
Histologia Bucal. Desenvolvimento, Estruturas e Função Ed. Guanabara Koogan, 5. ed, 2001.

VARELLIS, M. L. Z. O paciente com necessidades especiais. Manual prático. Ed. Santos, 1. ed., 2005.

- CIRURGIÃO DENTISTA (NECESSIDADES ESPECIAIS) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Embriogênese e desenvolvimento orofacial, diagnóstico clínico na região facial, anomalias morfológicas do complexo buço maxilo facial, fissuras labiopalatais e seu desenvolvimento nas síndromes, síndromes de maior incidência no atendimento estomatológico, síndromes teratogênicas, protocolo de atendimento a crianças sindrômicas, aspectos periodontais em pacientes sindrômicos, tratamento endodôntico , ortodôntico, periodontal prevenção e cariologia relacionados à pacientes com necessidades especiais, exames complementares, pacientes com necessidades especiais e ato cirúrgico, técnicas radiográficas e imaginologia aplicada a pacientes com necessidades especiais, doenças sistêmicas crônicas e suas abordagens odontológicas, infecção pelo HIV, pacientes oncológicos, normas de biossegurança.
Sugestões Bibliográficas:
ABO. Odontologia Integrada. Rio de Janeiro: Medsi, 2003

ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica medicamentosa em odontologia: procedimentos clínicos e uso de medicamentos nas principais situações da prática Odontológica. 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1999.

GORCZYNSKY, Reginald; STANLEY, Jaqueline. Imunologia Clínica. Rio de Janeiro: Reichman & Affonso Ed., 2001.

HADDAD, Aida S. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Ed Santos, 1 ed, 2007

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MALAMED, Stanley F; QUINN, Christine L. Manual de anestesia local. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Condutas . Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de AIDS. Brasília-DF, 2000.

NEIDLE, E.A.; YAGIELA, J. A.; DOWD, F. J. Farmacologia e terapêutica para dentistas Ed. Guanabara, 4. ed, 2000.

NEVILLE, Brad W. et al. Oral & Maxillofacial pathology. 1. ed Philadelphia: W. B. Saunders, 1995.

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

ROSE, L. E. et al. Medicina Periodontal. 1 ed. São Paulo: Ed Santos, 2002



TEN CATE, A. R. Histologia Bucal. Desenvolvimento, Estruturas e Função Ed. Guanabara Koogan, 5. ed, 2001.

VARELLIS, Maria L. Z. O Paciente com Necessidades Especiais. 1 ed. São Paulo: Ed Santos, 2005



- CIRURGIÃO DENTISTA (ODONTOGERIATRIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Funções do sistema mastigatório e sua importância no processo digestivo, nutrição na terceira idade, aspectos psicológicos no atendimento ao idoso, distúrbios bucais na terceira idade, interação entre a medicina e a odontologia, efeitos bucais das drogas, plano de tratamento integrado em odontogeriatria, alterações periodontais na terceira idade, cirurgia oral para o idoso, endodontia na terceira idade, enfoque restaurador, prótese dentária, implantes como terapia reabilitadora, higienização com reabilitações bucais, atendimento específico para o idoso dependente, farmacologia e terapêutica, exames complementatres.
Sugestões Bibliográficas:
ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica medicamentosa em odontologia: procedimentos clínicos e uso de medicamentos nas principais situações da prática Odontológica. 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1999.

COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução Edson Jorge Lima Moreira. 7. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000

BRUNETTI. Odontogeriatria. Noções de Interesse Clínico. 1 ed. Ed Artes Médicas, 2002.

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

ROSE, L. E. et al. Medicina Periodontal. 1 ed. São Paulo: Ed Santos, 2002

NEIDLE, Enid Anne; YAGIELA, John A. Farmacologia e terapêutica para dentista. Tradução Cláudia Lucia Caetano Araujo. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

NEVILLE, Brad W. et al. Oral & Maxillofacial pathology. 1. ed Philadelphia: W. B. Saunders, 1995.

TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001

VARELLIS, Maria L. Z. O Paciente com Necessidades Especiais. 1 ed. São Paulo: Ed Santos, 2005



- CIRURGIÃO DENTISTA (ODONTOPEDIATRIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Estudo das dentições, odontogênese, erupção dentária, risólise, morfologia dos dentes decíduos, desenvolvimento e características da dentição decídua e mista, psicologia, diagnóstico e patologia bucal, exame diagnóstico e plano de tratamento, radiologia, cárie dentária, doenças periodontais na infância e adolocência, afecções estomatológicas, farmacologia em odontopediatria, prevenção, utilização do flúor, hábitos alimentares, anestesia local, cirurgia em odontopediatria, tratamento endodôntico em dentes decíduos e permanentes jovens, dentística operatória e restauradora, materiais dentários, lesões traumáticas em dentes decíduos e permanentes jovens
Sugestões Bibliográficas:
ABOPREV, Promoção de saúde bucal. Léo Kringer (org.) 2 ed. São Paulo: Artes Médicas, 1999

ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica medicamentosa em odontologia: procedimentos clínicos e uso de medicamentos nas principais situações da prática Odontológica. 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1999.

COHEN, Stephen; BURNS, Richard C.. Caminhos da polpa. Tradução Edson Jorge Lima Moreira. 6. ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

ISSAO, Myaki; PINTO, Antonio C. G. Manual de Odontopediatria. 9 ed. Ed Pancast, 1994.

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MALAMED, Stanley F; QUINN, Christine L. Manual de anestesia local. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

MCDONALD, Ralph E.; AVERY, David R. Odontopediatria. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

NEVILLE, Brad W. et al. Patologia Oral & Maxilofacial. 2. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

PEREIRA A C. et al. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 1 ed. Porto Alegre: Artmes, 2003.

PINTO Antônio Carlos G. Odontopediatria. 7 ed. São Paulo. Editora Santos, 2001.

PINTO Antônio Carlos G. Odontopediatria clínica. APCD vol 11. 1 ed. Artes Médicas, 1998.

PINTO, Victor G. Saúde Bucal Coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000

SICHER, Harry. Anatomia oral. 8. ed São Paulo: Artes Médicas, 1991.

TEN CATE, A. R. Histologia Bucal. Desenvolvimento, Estruturas e Função Ed. Guanabara Koogan, 5. ed, 2001.

TORTAMANO, Nicolau; ARMONIA, Paschoal L. Guia Terapêutico Odontológico. 14 ed. São Paulo: Ed Santos, 2001


- CIRURGIÃO DENTISTA (ORTODONTIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Fundamentos biológicos básicos em ortodontia, crescimento e desenvolvimento dento-crânio-facial, fisiologia do sistema estomtognático, desenvolvimento da dentição, posicionamento e oclusão dental, oclusão normal na dentição temporária, mista e permanente, seis chaves de oclusão de Andrews, cefalometria, radiografia de mão e punho, análise facial, confecção e análise de modelos, classificação das maloclusões, etiologia das maloclusões, maloclusões na dentição temporária, mista e permanente, diagnóstico,planejamento e técnicas ortodônticas, prevenção, interceptação e tratamento ortodôntico, hábitos em ortodontia, avaliação fonoaudiológica, fisiologia do movimento ortodôntico, bases biológicas da terapia ortodôntica, biomecânica ortodôntica, aparatologia ortodôntica fixa e removível, aparatologia ortodôntica auxiliar ao aparelho fixo, tratamento ortodôntico das maloclusões de classe I, II e III, tratamento ortodôntico com extração, tratamento ortodôntico sem extrações, extrações seriadas, verticalização de molares, expansão rápida da maxila, tratamento ortocirúrgico, materiais dentários em ortodontia, ancoragem, reabsorções dentárias
Sugestões Bibliográficas:
CONSOLARO, A. Reabsorções dentárias, 2ª. Ed. Dental press, 2005.

EDGAR, J. O. Biomecanica básica para ortodontistas. 2ª. Ed. Guanabara Koogan, 1996.

ENLOW, D.H. Manual sobre crescimento facial. InterMédica 1982.
GRABER, T.M. Ortodontia Princípios e tecnicas atuais, 1ª. Ed. Santos, 1999.

GREGORET, J. Tratamento ortodôntico com arco reto. 1ª. Ed. Tota, 2005.

GREGORET, J Ortodontia e Cirurgia Ortognática 1ª. Ed. Panam., 1999.

INTERLANDI, Ortodontia, bases para inicialização, 1ª. Ed. Artes Mádicas, 2001.


MAC DONALD, R.E. Odontopediatria. 2. ed. Guanabara Koogan, 1977.
MOYERS, Robert S. Ortodontia. 4. ed. Guanabara Koogan, 1991.
MUCHA, J.N. Grampos e placas ortodônticas: introdução à técnica básica de laboratório. Guanabara Koogan, 1997.

OKERSON, J. P. Fundamentos de oclusão e desordens temporo-mandibulares. 2ª. edição Artes Médicas 1992.


PROFFIT, W.R. Ortodontia contemporânea. 2. ed. Guanabara Koogan, 1995.

VELLINI, F. F Ortodontia: Diagnóstico e Planejamento Clínico. 5ª ed. Artes Médicas, 2002.


VILELLA, O.V. Manual de cefalometria. Guanabara Koogan, 1998.
- CIRURGIÃO DENTISTA (PATOLOGIA BUCAL) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Embriologia e Histologia Bucal: gênese do esqueleto facial estrutura dos tecidos bucais, formação e destruição dos tecidos duros, desenvolvimento do dente e seus tecidos de suporte, complexo dentina – polpa, movimentação fisiológica do dente, glândulas salivares, mucosa bucal, articulação temporomandibular, reparo e regeneração do tecido dentário, crescimento e desenvolvimento facial na infância; Patologia Geral e Bucal: princípios de patologia geral, inflamação e reparo, lesão e adaptação celulares, defeitos de desenvolvimento das regiões oral e maxilofacial, anomalias dentárias, doenças da polpa, do periápice e do periodonto, doenças infecciosas, injúrias físicas e químicas, doenças alérgicas, dermatológicas e imunológicas, manifestações orais de doenças sistêmicas, doenças hematopoiéticas e linforreticulares, patologia das glândulas salivares, lesões dos tecidos moles e intraósseas, distúrbios do osso, correlações clínico-patológicas, princípios de imunologia, diagnósticos diferenciais; Técnica Histológica: conceito, definição e divisão da histologia e da histotécnica, ambiente, material e equipamento mínimo do laboratório de histologia, técnica de microscopia, técnica histológica geral, técnica histológica especial, artefatos e defeitos ocasionais decorrentes da técnica e de outras causas, colorações de rotina e especiais, miroscopia eletrônica, citopatologia, imunopatologia.
Sugestões Bibliográficas:



CAWSON, R. A.; BINNIE, W. H.; EVESON, J.W. Atlas Colorido de enfermidades da boca – correlações clínicas e patológicas. São Paulo:Artes Médicas, 2. ed., 1995.

ISHIKAWA, G.; WALDRON, C. A. Atlas de patologia oral. São Paulo: Santos,1. ed., 1989.

KÜHNEL, W. Citologia, Histologia e Anatomia microscópica – Texto e Atlas. Porto alere:Artmed, 11. ed., 2005.

MAIA, Técnica histológica. São Paulo:Ed. Atheneu, 2. ed, 1979.

NEVILLE, B. W.; DAMM, D. D. ; WHITE, D. K. Atlas colorido de patologia oral clínica Ed Guanabara, 2. ed, 2001.

REGEZI, J. A.; SCIUBBA, J.J.; POGREL, M. A. Atlas de patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2. ed., 2000.

ROBBINS, COTRAN, KUMAR. Patologia estrutural e funcional. Rio de Janeiro:Interamericana. 3. ed., 1986.

SCIUBBA, J. J.; REGEZI, J. A.; POGREL, M. A. Atlas de patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan. 1. ed., 2002

TEN CATE, A. R. Histologia Bucal. Desenvolvimento, Estrutura e Função Ed. Guanabara Koogan, 5. ed, 2001.

VAN NOORDEN, S.; POLAK, J. M. Introduction to imunocytochemistry. New York:Springer. 2. ed., 1997.
- CIRURGIÃO DENTISTA (PERIODONTIA) - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Anatomia do periodonto, doenças periodontais, etiologia, patogênese, microbiologia e diagnostico das doenças periodontais, influência das condições sistêmicas sobre as doenças periodontais e destas sobre as condições sistêmicas, tratamento das infecções periodontais, interrelação entre periodontia e outras especialidades, lesões de furca, medicina periodontal, regeneração tecidual guiada, estética em periodontia, halitose, antibióticos e antinflamatórios em periodontia, fatores genéticos e imunológicos das doenças periodontais.

Sugestões Bibliográficas:
BORGHETTI, A., MONNET- CORTI, V. Cirurgia Plástica Periodontal. Porto Alegre: Artmed, 2002

CARRANZA, F. A., NEWMAN, M. G. Periodontia Clínica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997

DUARTE, C. A. Cirurgia periodontal pré-protética e estética. 1 ed. São Paulo: Editora Santos,2002



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal