AtuaçÃo extensionista do laboratório de geotecnia e concreto da furg em obras de infraestrutura na região sul do estado



Baixar 18.92 Kb.
Encontro05.12.2017
Tamanho18.92 Kb.




.

Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.



ATUAÇÃO EXTENSIONISTA DO LABORATÓRIO DE GEOTECNIA E CONCRETO DA FURG EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA NA REGIÃO SUL DO ESTADO

MARIA, Régis Pinheiro; SILVA, Bruno Mariano Cerqueira; OLIVEIRA, Julio Cesar Pinto de; MENDONÇA, Celço; SILVEIRA, Alessandro Lopes; ARAUJO, Barthira Leston; VALÉRIO, Bruna Sá Britto; JUNGES, Carlos Augusto; LONDERO, Cristian; ALBUQUERQUE; Franklin Willians Ramos Cavalcanti; FUMACO, Lara; AGUIAR, Larissa Macedo; LIMA, Lisiane Ferreira de; FABRIS, Lucas Luiz; FARIA, Luis Eduardo; SILVA, Maicon Lopes da; GARCIA, Marcelo Muller; DINIZ, Maria Teresa Josephina de Bonna; COSTA, Mariana Barbosa da; VIEGAS, Matheus Rossi; FERREIRA, Matheus Wanglon; RODRIGUES, Paulo Antonio; BRANDÃO, Pedro Henrique de Souza Farias; PEDONE, Robin de Araújo; VITICOSKI, Roger Lopes; DANELUZ, Simone; ÁVILA, Vanderson Oliveira de; PINTO, Vinicius Torres (autores)

BASTOS, Cezar Augusto Burkert Bastos; RUVER, Cesar Alberto; ALVES, Antonio Marcos de Lima (orientadores)

regis.pinheiro@furg.br
Evento: Seminário de Extensão

Área do conhecimento: Engenharias

Palavras-chave: Engenharia Civil; Ensaios; Tecnologia
1 INTRODUÇÃO
Este artigo visa relatar as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Geotecnia e Concreto da Escola de Engenharia da FURG no período 2012-2013. O Laboratório tem atuado em várias obras de infraestrutura da região, no controle tecnológico de materiais e serviços de Engenharia Civil, sob demanda das empresas executoras e fiscalizadoras de tais obras.

As atividades envolvem ensaios de laboratório em solos, concreto, agregados e aglomerantes, assim como ensaios de campo e consultorias. Dentre as obras podem ser citadas as duplicações das BRs 392 e 116, os parques eólicos do Cassino e Geribatu e obras diversas no Pólo Naval de Rio Grande e na FURG.

A atuação do Laboratório é caracterizada e registrada na FURG como atividade extensionista na área tecnológica, envolvendo docentes, técnicos e principalmente alunos dos cursos de Engenharia Civil da Universidade, permitindo a estes agregar conhecimentos sobre materiais e técnicas empregados em diferentes obras civis e, sobretudo, contribuir no desenvolvimento regional.

2 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Os ensaios e/ou serviços são demandados ao Laboratório que formaliza a prestação dos serviços por meio de projetos de extensão devidamente aprovados e cadastrados no ambiente SIG-PROJ.

Os alunos envolvidos recebem treinamento para as atividades por parte dos docentes e técnicos e são certificados pela participação nos projetos. Estes bolsistas pertencem aos diferentes programas de bolsas da Universidade: Permanência, EPEM e PQA, assim como alguns têm bolsas da FAURG, financiados por recursos próprios gerados pelos projetos.



Os ensaios de laboratório e campo são realizados segundo normas técnicas nacionais, em particular da ABNT e do DNIT, e na ausência destas, em ensaios mais específicos, são utilizadas como referência normas internacionais.

3 RESULTADOS e DISCUSSÃO
A tabela 1 relaciona alguns dos principais ensaios de laboratório e campo realizados pelo Laboratório de Geotecnia e Concreto do período.
Tabela 1 – Ensaios de laboratório e campo realizados pelo Laboratório (2012-2013)

Laboratório/Campo

Material

Ensaios

Laboratório

Solos

Análise granulométrica

Limites de Atterberg

Ensaio de compactação

Ensaio CBR

Cisalhamento Direto

Adensamento

Permeabilidade

Agregados

Análise granulométrica

Determinação da massa específica unitária

Determinação da massa específica absoluta

Determinação da absorção d´água

Determinação do teor de matéria orgânica

Determinação do teor de material pulverulento

Ensaio em lameralidade

Aglomerantes

Ensaio de pasta de consistência normal

Determinação do tempo de pega

Determinação da finura

Determinação da massa específica

Resistência a compressão

Concreto e argamassa

Resistência a compressão

Resistência a tração na compressão

Pavers

Resistência a compressão

Blocos cerâmicos

Resistência a compressão

Campo

Solos

Determinação da massa específica aparente

Determinação do teor de umidade

Prova de carga em placa

Ensaio de penetração DPL

Concreto

Esclerometria



4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto de prestação de serviços desta natureza propicia uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão universitária. Os ensaios e serviços realizados permitem o aprendizado prático a alunos bolsistas, além de dar aos docentes subsídio ilustrativo e demonstrativo para aulas das disciplinas afim.

No âmbito da extensão universitária, o projeto permite que a Universidade cumpra seu papel de transferir tecnologia e de contribuir no processo de desenvolvimento regional, e, por conseqüência, para o bem estar da sociedade.



©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal