Auditor da Garantia da Qualidade



Baixar 26.3 Kb.
Encontro27.02.2018
Tamanho26.3 Kb.

Ao consultar todos os editais de convocação de aprovados para o concurso de 2014 na NUCLEP, não identifiquei a convocação de nenhum Auditor da Garantia da Qualidade até o presente momento.
Ao analisarmos o site da NUCLEP, no tópico servidores, no link: http://www.nuclep.gov.br/info#servidores, temos outro link para o portal da transparência do governo federal: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/, lá, após análise criteriosa e prolongada, podemos identificar três funcionários alocados na [Gerência de Gestão de QSMS], que é o setor responsável por alocar os auditores da garantia da qualidade, e esses funcionários não são auditores, conforme vemos nas informações do próprio site de transparência:
JONATANS RAMOS LORENCIO: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/OrgaoExercicio-DetalhaServidor.asp?IdServidor=1242210&CodOrgao=20302

    Funcionário aprovado no concurso de 2014 para o cargo de Engenheiro (Controle da Qualidade), conforme vemos na lista de aprovados em: http://www.nuclep.gov.br/sites/default/files/ATT00040.pdf.

    A descrição do cargo de Engenheiro (Controle da Qualidade) para este concurso NÃO contempla as atividades previstas para a gerência de gestão de QSMS, como fica claro no item 2.1.9 do edital: http://www.nuclep.gov.br/sites/default/files/Manual_retificado_160414.pdf

LUCIANO DA SILVA SILVEIRA: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/OrgaoExercicio-DetalhaServidor.asp?IdServidor=1754961&CodOrgao=20302

Funcionário aprovado no concurso de 2010 para o cargo de Engenheiro Mecânico, conforme vemos na lista de aprovados em: http://www.ibam.org.br/media/arquivos/listagens-concurso/nuclep-classfinal.pdf. A descrição do cargo de Engenheiro Mecânico para este concurso NÃO contempla as atividades previstas para a gerência de gestão de QSMS, como fica claro na tabela de descrições dos cargos no anexo I do edital: http://www.nuclep.gov.br/sites/default/files/edital_nuclep_2010_0.pdf


BRUNO CESAR DE MORAES: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/OrgaoExercicio-DetalhaServidor.asp?IdServidor=1622890&CodOrgao=20302

Funcionário aprovado no concurso de 2006 para o cargo de Engenheiro Metalúrgico, que era o único cargo disponível para a formação que o profissional possuía na época. Conforme vemos no currículo em: http://lattes.cnpq.br/0269855084043518 e na descrição prevista no anexo I do Edital daquele concurso: http://www.vestcon.com.br/ft/conc/845.pdf (edital); http://www.vestcon.com.br/ft/conc/854.pdf (anexoI); http://www.vestcon.com.br/ft/conc/855.pdf (Anexo II) e 



Após ler a descrição do cargo de Auditor de Garantia da Qualidade, que está prevista no Manual do Candidato para o concurso de 2014 ( http://www.nuclep.gov.br/sites/default/files/Manual_retificado_160414.pdf ), notamos que difere totalmente das atribuições previstas para os cargos de engenheiros citados anteriormente.
Analisemos:
 - Edital concurso 2014:
"2. DOS EMPREGOS
2.1. Os empregos que compõe o quadro de Vagas do Anexo I deste edital serão preenchidos de acordo com a necessidade da NUCLEP, a saber:
2.1.7. Auditor de Garantia da Qualidade: Qualificar Fornecedores; Elaborar Planos de Ação de Auditorias; Executar Auditorias em atendimento às certificações da NUCLEP e aos Sistemas de SMS; Elaborar Manuais, Planos e Procedimentos da Qualidade e de SMS; Verificar o cumprimento do Sistema da Qualidade e de SMS em todos os processos e nas diversas frentes de trabalho de fabricação do produto. Preparar e/ou revisar manuais, planos e procedimentos de SMS de acordo com as normas de sistema de Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS. Executar auditorias internas e de qualificação de fornecedores. Verificar o cumprimento e a implementação do sistema de gestão de SMS em todas as áreas da empresa. Supervisionar as atividades de gestão de SMS em obras específicas da empresa.
2.1.9. Engenheiro (Controle da Qualidade): Elaborar planos de inspeção e testes, Registros de Qualificação de Procedimentos de Soldagem, procedimentos e relatórios de inspeção de soldagem e especificações técnicas; Coordenar as atividades do controle da qualidade nas obras da NUCLEP; Responder pelos laboratórios de controle da qualidade; Contatar fornecedores de equipamentos e instrumentos de ensaios e testes; Treinar e qualificar inspetores e técnicos de controle da qualidade."
 - Edital concurso 2010, Anexo I:
"Engenheiro Mecânico: Desenvolver atividades de engenharia relacionadas com projeto (dimensionamento de equipamentos e estruturas, seleção de materiais), fabricação (corte, conformação, soldagem, montagem, movimentação de carga, pintura, tratamento térmico), controle da qualidade (ensaios não destrutivos, testes, calibração), planejamento, orçamentação e manutenção."
 - Edital concurso 2006:
O item 1.3 do edital informa que a descrição sumária dos cargos encontra-se nos anexos II e III, o que temos são o quadro demonstrativo das provas objetivas e conteúdo programático das provas para concorrer as vagas. No entanto, tal conteúdo programático, e o próprio nome das funções muito divergem.
Vejamos Auditor da Garantia da Qualidade e Engenheiro Metalúrgico (Ensaio de Materiais, Soldagem e Tratamento Térmico):
Engenheiro Metalúrgico (Ensaios de Materiais, Soldagem e Tratamento Térmico)

1. Metalurgia. Conceitos fundamentais de estrutura atômica. Estrutura de sólidos cristalinos. Imperfeição em sólidos: defeitos pontuais, imperfeições diversas. Processos de conformação. Diagrama de fases em condições de equilíbrio. Deformação de materiais. Mecanismos de difusão dos materiais. Tratamentos térmicos. Transformação de fase de metais: desenvolvimento de microestrutura e alteração das propriedades mecânicas. Comportamento mecânico de polímeros e cerâmicos. Corrosão.

2. Ensaios Mecânicos. Ruptura dos materiais sob tensão. Propriedades mecânicas dos materiais. Diagramas tensão-deformação. Características dos ensaios mecânicos destrutivos: ensaio de tração, compressão, dureza, fluência, dobramento e flexão, fadiga e de impacto. Características dos ensaios mecânicos não destrutivos. Noções de normas técnicas de ensaios mecânicos em geral.

3. Soldagem. Conceitos fundamentais dos processos de soldagem. Fundamentos sobre arco elétrico aplicados à soldagem. Fontes de energia para soldagem a arco elétrico. Representação de simbologia para preparação de juntas soldadas. Normalização usada para especificação de eletrodos revestidos. Conceitos de processos de soldagem MIG/ MAG, TIG, arco submerso e arco de eletrodo tubular.
Auditor de Garantia da Qualidade

(ISO 14000)

1. Fundamentos legais, normas e conceitos. 1.1. Breve histórico. 1.2. Conceitos da legislação de segurança, meio ambiente e saúde. 1.2.1. Responsabilidade legal. 1.2.2. Legislação de SMS: a) Legislação ambiental; b) Legislação de segurança e saúde; c) Legislação previdenciária. 1.3. Órgãos governamentais relacionados com SMS. 1.3.1. Ministério do Trabalho e Emprego. 1.3.2. Ministério do Meio Ambiente. 1.3.3. Ministério da Saúde. 1.3.4. Ministério da Previdência e Assistência Social. 1.4. Conceitos técnicos. 1.4.1. Segurança. 1.4.2. Meio Ambiente. 1.4.3. Saúde. 1.5. Permissão para Trabalho. 1.5.1. Definições. 1.5.2. Condições gerais: a) Requisição da PT; b) Emissão da PT; c) Execução do trabalho; d) Etiquetas de advertência; e) Término do trabalho e encerramento da PT; f) Cancelamento da PT; g) Recomendações. 1.5.3. Condições específicas. 1.5.4. Liberação da área.

2. Segurança. 2.1. Objetivo. 2.2. Acidente do trabalho. 2.2.1. Por que ocorrem os acidentes. 2.3. Processo de trabalhos dos acidentes, desvios e anomalias. 2.4. Execução segura das atividades. 2.4.1. Modelo de causalidade de perdas: a) Causas imediatas; b) Causas básicas; c) Causas administrativas. Pág. 9 2.5. Como promover a segurança do trabalho. 2.5.1. As empresas e os riscos. 2.5.2. Avaliação e gerenciamento do risco. 2.5.3. Formas de trabalho seguras.

3. Meio Ambiente. 3.1. Objetivo. 3.2. Impactos ambientais. 3.2.1. A qualidade do ar. 3.2.2. A qualidade da água. 3.2.3. A qualidade do solo. 3.2.4. Conseqüências e impactos. 3.3. Como funciona a natureza. 3.4. Como prevenir impactos ambientais. 3.4.1. A operação em situações normais. 3.4.2. Programas de economia de energia. 3.4.3. A operação em situações de emergência. 3.4.4. A educação e a informação.

4. Saúde. 4.1. Objetivo. 4.2. Lesões agudas e doenças relacionadas ao trabalho. 4.3. Como funciona o corpo humano. 4.3.1. Aparelho circulatório. 4.3.2. Aparelho respiratório. 4.3.3. Aparelho digestivo. 4.3.4. Aparelho urinário. 4.3.5. Pele. 4.4. Como prevenir as doenças relacionadas ao trabalho. 4.4.1. A prevenção de doenças causadas por agentes químicos: a) Formas de apresentação dos agentes químicos; b) Comportamento dos agentes químicos no ambiente; c) Interação agentes químicos–corpo humano; d) Medidas preventivas das intoxicações ocupacionais. 4.4.2. A prevenção de doenças causadas por agentes físicos: a) Ruído; b) Radiações; c) Temperaturas anormais. 4.4.3. A prevenção de doenças causadas por agentes biológicos. 4.4.4. A prevenção de doenças causadas por agentes ergonômicos: a) Levantamento, transporte e descarga individual de materiais; b) Condições ambientais de trabalho; c) Prevenções de lesões por esforço repetitivo (LER). 4.5. Como prevenir doenças não relacionadas ao trabalho. 4.5.1. Saúde oral. 4.5.2. Alimentação saudável. 4.5.3. Atividades físicas para viver melhor. 4.5.4. Tabagismos – Melhor é não fumar. 4.5.5. Álcool e drogas. 4.5.6. Como evitar as verminoses. 4.5.7. Uso correto de medicamentos. 4.5.8. Prevenção de estresse. 4.5.9. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). 4.5.10. Vacinação de toda a família. 4.5.11. Intoxicação ou envenenamentos. 4.6. Primeiros socorros. 

(ISO 9000) 

Premissas para implementação do SGQ. Conceitos e vocabulário. Documentação do SGQ: elaboração e controle. Medições do SGQ: bases factuais. O processo de melhoria segundo a ABNT ISO 9001:2000. Enfoque de processo. Capacitação e competência dos profissionais. Controle dos equipamentos de medição. Foco no cliente: atendimento aos requisitos e satisfação do cliente. Comprometimento da direção. Processo de realização. Auditoria do SGQ. Análise crítica do SGQ. Recurso necessário à implementação do SGQ.
Em posse dessas informações, pode-se notar que foram convocados para aquela gerência profissionais habilitados em outras áreas de conhecimento para ocupar o cargo de Auditor da Garantia da Qualidade, deixando assim de convocar os aprovados no concurso do ano de 2014.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal