Bingo beneficente celebra aniversário do padre Pedro Rubens



Baixar 47.11 Kb.
Encontro29.05.2018
Tamanho47.11 Kb.

Recife, 10 de setembro de 2008 Ano 7

Secretário de Desenvolvimento Econômico faz palestra na Católica


Por Cecília Pinho
(COM FOTOS)

Z:\Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2008\SETEMBRO 2008\Fernando Bezerra Coelho


O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, participou das comemorações do Dia do Administrador, 9 de setembro, ministrando palestra na Católica sobre “Investimentos estruturadores em Pernambuco”. A grande maioria dos alunos de Administração e outros interessados lotaram o auditório G2 para assistir à palestra, promovida pela coordenação do curso de Administração.
“O objetivo é destacar a importância do administrador como gestor organizacional público, privado e do terceiro setor. E o nosso convidado está à frente de um vigoroso sistema de investimentos em Pernambuco e vai mostrar isso aos estudantes”, comentou o coordenador do curso de Administração, professor Sales Vidal. “É uma forma de destacar a identidade dos alunos com a profissão que escolheram”, completou o coordenador.
Na palestra, o secretário, que é formado em Administração pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, falou sobre a face da economia pernambucana e o atual quadro de oportunidades de emprego para os jovens, com um enfoque especial no Complexo Portuário de Suape. Bezerra Coelho ainda expôs um panorama dos investimentos estruturadores do Estado.
“A economia de Pernambuco mudou. Vamos ter uma outra economia onde muitas oportunidades de empregos irão surgir. Não só nos empreendimentos, mas no que eles acabam gerando”, afirmou. Por meio de data show, ele mostrou dados sobre investimentos, infra-estrutura, território estratégico, preservação ambiental e planejamento do Complexo Portuário.
“E não está acontecendo só isso em Pernambuco, temos também o Pólo Farmacoquímico, a Perdigão, a Sadia, a Transposição. Portanto, eu não tenho medo de afirmar que estamos iniciando um longo período de desenvolvimento sustentável”, concluiu Bezerra Coelho, que se colocou à disposição para responder perguntas do público. Ao final do evento, o professor Sales entregou ao secretário uma placa em homenagem ao Dia do Administrador.
O aluno do 6º período de Administração Marcos Paulo Lima elogiou a palestra. “Foi muito boa. É muito importante ter conhecimento sobre o desenvolvimento de Suape e todas as oportunidades que o complexo está trazendo para o Estado”. Mas o evento não atraiu somente administradores. A aluna do 4º período do curso de Serviço Social Izabelle Carvalho definiu como “importante a contextualização do que está acontecendo na economia do Estado. O desenvolvimento é coletivo, e não isolado”.
Além disso, nesta terça-feira a Jornada Sebrae foi concluída. Dessa vez, os participantes tiveram três minicursos: “Administrando seu negócio”, Qualidade no atendimento” e “Iniciando um pequeno grande negócio”. Nas palestras os temas abordados foram “Empreendedorismo Cultural” e “Como identificar oportunidades de negócios”.


Católica promove I Congresso Pernambucano de Direito Civil


Por Cecília Pinho
Em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB/PE, a Universidade Católica de Pernambuco promove, de 25 a 27 de setembro, no auditório G1, o I Congresso Pernambucano de Direito Civil. O evento é uma homenagem ao professor Sílvio Neves Baptista e propõe fazer um balanço geral de meia década de vigência do novo Código Civil, criado em 2003.
“O congresso traz a discussão dos principais temas atuais de Direito Civil como uma forma de homenagear um professor nosso da casa. Ele é um grande nome, uma referência em Direito Civil, como membro do Instituto Brasileiro do Direito da Família e por todos os outros feitos acadêmicos”, afirmou Marcelo Labanca, professor e coordenador do curso de Direito da Católica.
Na coordenação científica do evento estão o Prof. Dr. Torquato Castro Jr., o Prof. Msc. Marcus Venceslau (Esa-PE/Focca/UFPE) e a Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE). Na comissão organizadora Prof. Dr. Marcelo Labanca (Unicap), Profa. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap), Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE) e Prof. Msc. Ronnie Duarte (Esa-PE).
“É uma oportunidade de chamar a atenção para pontos específicos da atualidade que estão sendo discutidos e, na verdade, é uma atividade complementar a da sala de aula. Só pelos nomes dos professores que estão participando já vale a pena”, destaca Labanca sobre a importância da participação dos estudantes de Direito.
Entre advogados, estudantes e interessados em participar do congresso, estão abertas 300 vagas. As inscrições podem ser feitas no Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica ou na Esa-PE.
Informações: Telefones: 3224 7282 / 3224 2425. Email: secretariaesa@smartsat.com.br. Site: www.oabpe.org.br
PROGRAMAÇÃO:
25/09

Solenidade de instalação dos trabalhos da Jornada

Conferência de Abertura


Presidente da mesa: Profa. Miriam de Sá Pereira (Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap)

19h30 – A indignidade como causa de exclusão do dever de prestar alimentos

Profa. Dra. Giselda Hironaka (Usp)


26/09

Parte Geral:

8h – A vinculação das entidades privadas aos direitos fundamentais

Mestranda Tatiane Goldhar (UFPE)



8h40 – Validade e eficácia dos negócios jurídicos no Código Civil de 2002

Prof. Msc. Blecaute Oliveira (Ufal)



9h20 – A problemática do início da personalidade: células tronco, anencefalia e outros casos difíceis

Prof. Msc. Pablo Falcão (Asces)


Relações jurídicas patrimoniais:

9h40 – Elementos para uma teoria da boa fé objetiva na posse

Prof. Msc. Venceslau Tavares (Esa-PE/Focca/UFPE)



10h10 – Função social do dano moral

Prof. Dr. Carlos Andrade (Focca/Facipe)



10h50 – Adimplemento Substancial

Prof. Msc. Marcus Ehrhardt (Ufal)



11h40 – Direito de superfície: entre as coisas e os contratos

Prof. Msc. Roberto Paulino (Faculdade Marista/ Fasne)


2ª Conferência

14h30 – Perspectivas dogmáticas do Estatuto Proprietário: Uma análise crítica

Prof. Dr. Eroulths Cortiano Jr. (UFPE)



Direito de Família:

16h – Afetividade nas relações familiares

Profa. Msc. Catarina Oliveira (Unicap/Asces)



16h40 – Guarda compartilhada

Prof. Msc. Maria Rita de Holanda (Unicap)



17h20 – O parto anônimo

Profa. Dra. Fabíola Albuquerque (UFPE)



27/09
Direito das Sucessões:

9h – O embrião no Direito das Sucessões

Prof. Msc. Sílvio Romero Beltrão (UFPE)



9h40 – Perspectiva da Sucessão Legítima

Prof. Dr. Torquato Castro Jr. (UFPE)



10h20 – O Testamento no Direito Civil brasileiro atual

Prof. Msc. Ivanildo Figueiredo (UFPE)



11h – Saudação de Ex-aluno

Profa. Isabel da Câmara Lima (Procuradora da República)


Conferência de encerramento:

11h20 – Dos regimes de bens: estudo comparativo

Prof. Msc. Sílvio Neves Baptista (UFPE/Unicap)



Inscrições abertas para Curso de Catequese Bíblico-Simbólica

Por Cecília Pinho
Durante os próximos dois meses, o Pe. Cláudio Sartori, ex-professor da Universidade Católica de Pernambuco, estará ministrando o Curso de Catequese Bíblico-Simbólica. As aulas estão marcadas para as sextas-feiras, no período de 26 de setembro a 28 de novembro, no auditório CTCH da Católica. O curso se divide em módulo I (14h-16h) e II (16h-18h), cada um com 20 horas/aula. O objetivo é promover um retorno à Bíblia como livro fundamental da catequese e atualizar a metodologia de leitura dos padres da igreja. O público-alvo são animadores de catequese de comunidades e paróquias e os demais interessados. Estão abertas 40 vagas. O investimento é de R$ 60 por módulo e as inscrições podem ser feitas no 1º andar do Bloco B. Outras informações pelo telefone 2119.4171.


Nova diretoria da Unicap Junior se apresenta nesta quinta-feira
Por Anne Mendes

Após a reformulação, a nova diretoria da Unicap Junior se apresentará aos alunos da Católica nesta quinta-feira (11), a partir das 11h30, no auditório da sede. Sandro Medeiros, Thiago Alves, Rawel Veras e Carlos Gilberto compõem a nova equipe que administrará a empresa.


Desde maio, quando aconteceu a última reformulação, a Unicap Junior elabora planos para a reestruturação da empresa. As novas idéias, visão e metas serão os assuntos abordados durante o encontro proposto pelos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda e Administração; que ocupam a diretoria no momento.
Sandro é o novo presidente, e coordena as atividades do diretor de marketing, Thiago; do diretor de projeto, Rawel, e do diretor administrativo financeiro, Carlos.
A Unicap Junior é uma consultoria onde estudantes, sob a supervisão de professores, prestam serviços a pequenas, médias e grandes empresas públicas ou privadas e a organizações não-governamentais.
SERVIÇO

Informações:



unicapjunior@gmail.com
unicapjr@unicap.br

Telefone: 2119.4365



Curso sobre Foucault encerrou atividade nesta quarta-feira

Por Anne Mendes


COM FOTOS

E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2008\AGOSTO 2008\CURSO FOUCAULT 1º DIA
As aulas da segunda turma de “Michel Foucault e o Cuidado de Si”, curso promovido pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da Católica, encerraram nesta quarta-feira (10).
“A trajetória intelectual do filósofo”, “O sujeito como eixo central” e “Contextos do aparecimento do imperativo socrático do cuidado de si” foram alguns dos temas trabalhados pela mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, Profª Ângela Fernandes Baía, durante os três dias de atividades.
O curso foi aberto ao público e pessoas de diversas instituições participaram. “O curso foi muito bom. Consegui descobrir quem foi Foucault e o que ele propunha: preocupar-se em cuidar de si”, afirmou a estudante de Psicologia da Faintvisa Fabiana Albuquerque.
A diretora de produção de TV e ex-aluna da Federal Fernanda Souza se interessou pelo curso após ter estudado Foucault numa pós-graduação. “Foi muito interessante. Tinha curiosidade de assistir outro olhar sobre o estudioso e fiquei muito satisfeita com o resultado”, disse.
O procurador de justiça Ivan Porto elogiou as explanações da professora. “Ela é brilhante, domina o pensamento de Foucault. Fiquei convencido da importância do cuidado de si, afinal hoje vivemos na correria e esquecemos de nos cuidar”, concluiu.

Orientações sobre currículo lates foram tema de oficina na Católica

Por Anne Mendes


Os alunos que participaram da oficina de Currículo Lates, oferecida pela Biblioteca Central da Católica, nesta quarta-feira (10) aprenderam como preparar um documento de apresentação onde constem todas suas realizações.
As bibliotecárias Neide Maria e Ana Cristina Figueiredo foram responsáveis pela aula e explicaram o que é a plataforma lattes, como fazer buscas por currículos, estrutura do sistema, envio do material para o CNPq. Elas indicaram um portal onde os interessados podem cadastrar o currículo preenchendo dados pessoais, projetos, produção bibliográfica, técnica e cultural, entre outras etapas.
Elas ainda informaram que a única atualização que aconteceu no sistema está associada à retirada do campo de ajuda. Além das duas turmas que assistiram às aulas nesta quarta-feira, ontem (terça-feira) as bibliotecárias também orientaram outras duas turmas. Os participantes receberão certificados que corresponderão a três horas em atividades complementares. A Biblioteca Central informa que sempre tem profissionais à disposição, no horário de funcionamento da biblioteca, para esclarecer quaisquer dúvidas.
Acesse aqui e cadastre seu currículo: http://lattes.cnpq.br/

Católica sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas

Por Lucélia Brito
Entre os dias 10 e 14 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco sedia o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas.
Com o tema “Da prevenção à reabilitação – uma proposta terapêutica baseada em evidências”, o evento terá cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Entre os destaques, estão os cursos de fisioterapia em queimados, FNP em paralisia facial, massagem ayurvédica, drenagem linfática manual, fisioterapia neurológica no paciente crítico, pilates na gestação e atuação da fisioterapia respiratória no hospital geral.
As conferências também abordam assuntos diversos ligados à saúde, como a padronização de recursos avaliativos em pacientes neurológicos, a atuação da fisioterapia na prevenção de atraso no desenvolvimento de crianças em creches públicas do Recife, a fisioterapia em geriatria com uma terapêutica integrativa e a qualidade dos recursos termofototerapêuticos e seus efeitos nas diversas afecções.
Quem quiser conferir a programação completa do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia das Universidades Católicas ou se inscrever para participar do evento deve acessar o site http://www.unicap.br/eventos/fisio/. As normas para a inscrição de trabalhos científicos no congresso também estão na página virtual.


Pró-Reitor Acadêmico lança livro de ficção nesta quinta-feira

FOTO
O Pró-reitor Acadêmico da Católica, o professor Junot Matos, lança nesta quinta-feira (11), às 17h30, no térreo do bloco G, o livro Aquarela de Ilusões. Esta é a primeira obra de ficção do autor, que costuma chamá-la de “minha primeira ousadia literária”. Junot explica que “sempre teve vontade de escrever algo fora dos padrões da academia, para gente que não é acadêmica ou cientista”.


As 232 páginas do livro editado pela Fasa Gráfica contam a história de vários personagens. O condutor da narrativa é Terêncio (o nome faz alusão ao filósofo Terenciano, autor da célebre frase: “Nada do que é humano, me é estranho.”). Ele interage com os demais personagens da trama que mostra a angústia de Julinha, uma jovem nascida na fictícia cidade de Sertão Velho que se vê obrigada a se mudar por estar apaixonada pelo enteado do pai.
Aquarela de Ilusões traz também o drama de Pretinha. Uma adolescente negra que se torna prostituta para sustentar a avó cega e paralítica. As aventuras sexuais dela são descritas com detalhes, assim como as formas do seu corpo. Quando questionado de onde surgiu ‘a musa inspiradora’, o autor revela que ela “é uma pessoa sempre presente em sua sala”, brinca Junot ao revelar que a inspiração veio de uma figura feminina pintada num quadro da artista Dayse Feijó. A tela à óleo é de 1998 e mostra a silhueta de uma mulher negra (veja na foto).
A capa elaborada pelo próprio autor em parceria com Tom Nogueira faz jus ao título. Uma espécie de arco-íris encobrindo uma grade. “Nós vivemos sob máscaras que retratam nossas falsas realidades. Esses valores paradoxais da vida é o que busco expor neste livro. Toda pessoa humana é finita, falível. É isto que tento mostrar”, explica o professor.
Junot Matos já acerta detalhes do seu futuro projeto. Educação e Linguagem: diálogo de froteira é o título de sua próxima obra, que está sendo organizada em parceria com a aluna do Mestrado em Ciências da Linguagem, Shalimá Michely. “Esperamos lançá-la até o fim do ano pela editora Bagaço”. O Pró-reitor Acadêmico é autor de outros dois livros científicos. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagógica do professor de filosofia e Projeto Pedagógico como instrumento de gestão.
Serviço:

Aquarela de Ilusões.

Editora Fasa Gráfica, 232 páginas.

R$ 20,00


Lançamento dia 11, às 17h30, no térreo do bloco G

Semana da Bíblia, Comunicação e Arte marca mês de setembro na Católica

Lucélia Brito
Entre os dias 15 e 19 de setembro, a Universidade Católica de Pernambuco abre as suas portas para a realização da “Semana da Bíblia, Comunicação e Arte”.
Livro milenar, a Bíblia proporcionou um campo aberto para a comunicação entre as pessoas. Durante séculos, a humanidade interpretou a si mesma através da leitura da Bíblia e buscou respostas para a aventura do viver.
Entre os eventos, estão as conferências “A defesa da vida na Primeira Carta aos Coríntios”, com o bispo da Igreja Anglicana do Recife Sebastião Armando Gameleira, e “A arte de traduzir”, com Johan Konings, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte/ MG); a exibição do filme “Os narradores de Javé”, seguida de debate com o professor Alexandre Figueirôa; e o recital “Gerando geraste quem te criou”, com o Madrigal Marlos Nobre da Unicap, que marcará a abertura da Semana da Bíblia. Já no encerramento, está programada a apresentação da Banda Sinfônica do Recife.
Os minicursos “Cantando em defesa da vida: Salmos e cânticos bíblicos”; “A leitura infinita: Bíblia e interpretação. Compreender a Bíblia é compreender-se”; e “A Palavra em defesa da vida na comunidade de Coríntios” serão ministrados durante toda a semana. Para participar dos minicursos, é necessário se inscrever pelo site http://www.unicap.br/eventos/biblia/inscricoes.htm.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4238 ou através do site http://www.unicap.br/eventos/biblia/index.htm.

Meio ambiente é tema de debate na Católica

Por Anne Mendes
LOGO DO GRUPO EM: E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2008\SETEMBRO 2008\MARCA ACORDA
Na próxima quinta-feira (11), a partir das 18h, na sala 510 do bloco A, os problemas ambientais da cidade do Recife serão debatidos. “Recife: meio ambiente e qualidade de vida”, promovido pelo Acorda Brasil, uma iniciativa de alunos da Católica, da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) e da Faculdade Integrada do Recife (FIR) discutirá, principalmente, as questões ambientais e do transporte da cidade.
A professora do Mestrado em Engenharia Civil da Católica Maria da Graça, a professora do curso de Direito da Católica Cynthia Suassuna e o presidente da Comissão de Transporte e Meio Ambiente da Câmara do Recife, Luiz Helvécio, participarão do encontro. Eles falarão sobre o crescimento e condições do solo da cidade; a legislação e os projetos de lei na esfera municipal, respectivamente.
O encontro recebe apoio da Católica e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Quem participar receberá certificado que valerá hora em atividades complementares. Para garantir a participação no evento, basta enviar para o e-mail webmaster@acordape.com nome, telefone, curso, período e instituição de ensino.
Informações:

(81) 8720.4566 (Jair Inácio)

(81) 8767.7477 (Renato Cardoso)

Católica promoverá Seminário Internacional sobre a América Latina

O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da Católica promoverá, de 17 a 19 de setembro, o “Seminário Internacional América Latina Una e Múltipla”. As inscrições podem ser feitas na sala do Neal, localizada no 7º andar do bloco G4, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O investimento é de R$ 20,00. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus (Ausjal). A programação completa está no site www.unicap.br. Informações pelo telefone (81) 2119.4067.


Madrigal fará apresentações em comemoração ao aniversário da Católica


Por Anne Mendes
A Católica vai completar 57 anos de fundação em 27 de setembro e, para celebrar a data, o Madrigal Marlos Nobre fará apresentações especiais. Uma delas será no dia 19, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Boa Vista. A outra será no dia 27, na Igreja São Pedro Mártir, em Olinda. O recital “Tributo à Maria, Mãe do Salvador” trará desde clássicos da época da renascença até o romantismo. A regência fica a cargo do Irmão Lindbergh Pires, responsável pelo coral. Cornelius Verdom CK, Bona Ventura Somma; Antoni Tvorak e Rossini serão alguns dos autores interpretados.

Católica vai realizar Jornada da Terceira Idade

Por Lucélia Brito
Visando uma convivência familiar e social que favoreça o crescimento, a cumplicidade e a qualidade de vida, a Jornada da Terceira Idade na Católica será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. O evento terá, na sua abertura, a palestra “Envelhecer com qualidade de vida”, ministrada pela professora Sandra Farias. Durante a jornada, ainda serão oferecidas oficinas de bijuteria, dança, internet, música, poesia, fisioterapia e espiritualidade bíblica. Serão disponibilizadas 30 vagas por oficina, com uma taxa de R$ 10,00 para inscrição e certificado. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4146.

Católica promoverá curso sobre Simone de Beauvoir


A Universidade Católica de Pernambuco irá promover entre os dias 21, 22 e 23 de outubro curso de introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir. A atividade faz parte da divulgação das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Nela-Unicap) no âmbito da Filosofia através do Grupo Hegel Unicap. O curso será ministrado pela pesquisadora Juliana de Albuquerque.

As aulas abordarão os seguintes temas: a) Para compreender Simone de Beauvoir (uma investigação da gênese do seu pensamento através do debate com a Filosofia Moral e a Fenomenologia, da parceria filosófica com Jean-Paul Sartre, da fundamentação da moral existencialista, dos conceitos chaves do pensamento de Beauvoir e da sua marca de originalidade); b) A existência enquanto experiência trágica (análise dos primeiros ensaios filosóficos de Beauvoir, da formação do romance metafísico; análise do conteúdo filosófico dos seus textos literários, diários e correspondências); c) Compreendendo a questão de gênero: O Segundo-Sexo (discussão de Simone de Beauvoir com as abordagens de Levinás e Teihard-Chardin; a proposição da pergunta 'o que é a Mulher?'; A mulher como outro; e o tópico final do curso em formato de conferência em apartado: Simone de Beauvoir – a mulher, a velhice e a morte: retrato de uma intelectual engajada.


As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo de Estudos para América Latina, Bbloco G4, 7º andar, na Universidade Católica de Pernambuco. Para mais informações, ligar para (81)2119-4067, enviar e-mail para neal@unicap.br, ou acessar o site www.simonedebeauvoir.wordpress.com






Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal