Centro de Comunicação e Expressão



Baixar 34.99 Kb.
Encontro07.05.2018
Tamanho34.99 Kb.

universidade federal de santa catarina

centro de comunicação e expressão

Curso de cinema



Disciplina:

Gêneros cinematográficos

Código da disciplina:

CMA5109

Carga horária:

60 horas

Ministrante:

Profº Dr. Marcio Markendorf

Semestre:

2011/2



EMENTA DA DISCIPLINA:
Análise das várias definições de gênero e de suas implicações culturais no Brasil e no exterior. Análise panorâmica dos gêneros: gangster, musical, filme histórico, melodrama, filme de guerra, suspense, comédia, film noir.

________________________________________________________________________OBJETIVOS_DA_DISCIPLINA:_Objetivo_principal'>_______________________________________________________________________
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Objetivo principal:

Propiciar uma visão teórica dos estudos de gêneros cinematográficos, considerando a história dos gêneros e suas características específicas.


Objetivos específicos:

Sistematizar noções comparativas de gêneros narrativos nos campos da literatura e do cinema;

Analisar produções cinematográficas à luz das prescrições de gênero;

Debater acerca do processo de hibridização dos gêneros;

Analisar as implicações históricas e culturais ligadas à predominância de certos gêneros em dado contexto;

Questionar o estatuto dos gêneros no cinema contemporâneo brasileiro e internacional.


________________________________________________________________________AVALIAÇÃO'>_______________________________________________________________________
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
10/AGO

Apresentação do plano de ensino da disciplina; introdução às noções de gênero na literatura; tripartição clássica; processos de hibridização.


17/AGO

Teoria dos gêneros no cinema: definições, derivações, hibridações; a cultura e o imaginário; procedimentos narrativos (pós)modernos.



24/AGO

Drama | Comédia | Melodrama | Romance


31/AGO

Fantasia | Animação | Musical


[07/SET FERIADO]
14/SET

Ficção científica | Filmes-catástrofe


21/SET

Terror | Horror | Suspense


28/SET

Film noir | Policial
05/OUT

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TEMÁTICOS
[12/ OUT FERIADO]
19/OUT

Ação | Thriller


26/OUT

Aventura | Capa e espada | Road movie


[02/NOV FERIADO]
09/NOV

Épicos | Cinebiografia [biopic]


16/NOV

Western | Gangster
23/NOV

ENTREGA DOS ENSAIOS
30/NOV

Tópico especial: gêneros no cinema brasileiro| Entrega dos trabalhos finais


07/DEZ

Divulgação das notas finais e recuperação
_______________________________________________________________________
METODOLOGIA:

A metodologia de ensino baseia-se em aulas expositivas dialogadas e análise críticas da filmografia selecionada para debate.


_______________________________________________________________________
AVALIAÇÃO:
A avaliação da disciplina consistirá em uma apresentação de trabalho temático (peso 5) e na entrega de um ensaio crítico (peso 5). A nota final será a média ponderada de ambas as tarefas avaliativas.
Tópicos para apresentação de trabalho:

Gênero e quadrinhos

Gênero e animação

Gênero e mortos-vivos

Gênero e artes marciais

Gênero e snuff movies ou gore

Gênero e filmes cult ou trash

Gênero e cinema experimental

Gênero e jornalismo

Gênero e filme de guerra

Gênero e espionagem

Gênero e esportes



_______________________________________________________________________
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRACLASSE:

Atendimentos com agendamento prévio pelo e-mail: marciomarkendorf@uol.com.br



_______________________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA:

BORDWELL, David. O Cinema Clássico hollywoodiano: normas e princípios. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005.

BORGES, Jorge Luis. O conto policial. In:_____. Cinco visões pessoais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996. p. 31 – 40.

BURGOYNE, Robert. A nação do filme: Hollywood examina a história dos Estados Unidos. Brasília: UnB, 2002.

CARROL, Nöel. A filosofia do horror ou o paradoxo do coração. Campinas: Papirus, 1999.

CICLO DE CINEMA ''O MUSICAL''. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

CORSO, Mário; CORSO, Diana L. A psicanálise na terra do nunca: ensaios sobre fantasia: Porto Alegre: Penso, 2011.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 2003.

CUNHA, Renato. Chanchada com cê minúsculo ou formação do cinema brasileiro pela trilha literária. In: ______. Cinematizações: ideias sobre literatura e cinema. Brasília: Círculo de Brasília Editora, 2007. p. 77 – 91

KOTHE, Flávio. A narrativa trivial. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994.

LOVECRAFT, H.P. O horror sobrenatural em literatura. São Paulo: Iluminuras, 2007.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MARKENDORF, Marcio; MÜLLER, Fernanda. A República dos homens, o Império das Máquinas. Revista Eletrônica Duplipensar. Disponível em: Acesso em: 1 ago 2010.

______. Como um filme: o imaginário das catástrofes. Revista Eletrônica Duplipensar. Disponível em: < http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/ficcoes-da-realidade-como-um-filme-imaginario-das-catastrofes.html> Acesso em: 1 ago 2010.

______. Homem biopolítico, ciência biodegradável. Revista Eletrônica Duplipensar. Disponível em: < http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/ficcoes-da-realidade-homem-biopolitico-ciencia-biodegradavel.html> Acesso em: 1 ago 2010.

______. Os aliens somos nós. Revista Eletrônica Duplipensar. Disponível em: Acesso em: 1 ago 2010.

______. 2012: o fim do mundo, mas não do clichê. Diário Catarinense. Caderno Cultura. Edição online. 28 de novembro de 2009. nº8637. Disponível em: Acesso em: 1 ago 2010.

MASCARELLO, Fernando. Film noir. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 177 – 187.

MATTOS, A.C. Gomes de. Publique-se a lenda: a história do western. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

______. A outra face de Hollywood: filme B. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

MESSA, Fábio. O gozo estético do crime. Tubarão: Editora Unisul, 2008.

MIGUEL, Jair Diniz. Aelita(s): ficção científica e cotidiano soviético. In: SILVA, Marcos. Metamorfoses das linguagens: histórias, cinemas, literaturas. São Paulo: LCTE, 2009. p. 09-18.

NAZARIO, Luiz. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.

NOGUEIRA, Luís. Gêneros cinematográficos. Covilhã: Labcom, 2010.

ORTEGOSA, Márcia. Cinema noir: espelho e fotografia. São Paulo: Annablume, 2010.

SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Gêneros literários. In:______. Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 2007. p. 339 – 401.

SONTAG, Susan. A imaginação da catástrofe. In:_____. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987. p. 243-262.

STALLONI, Yves. Os gêneros literários. Rio de Janeiro: Difel, 2001.

STAM, Robert. Alguns interrogantes sobre autoria e gênero. In: ______. Introdução à teoria do cinema. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 144 – 151.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VUGMAN, Fernando Simão. Western. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 159-175

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.





Campus Universitário – Trindade - Florianópolis

Fone: 3721-9293 FAX: 3721-9817


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal