Charles cesconetto



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FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA

UFSC


CHARLES CESCONETTO

1. A LUZ

A luz é matéria prima da fotografia. É uma fonte de energia eletromagnética. Um membro da enorme família de transmissores de energia. A luz atravessa o vazio, substâncias transparentes ou substâncias translúcidas. Consegue dar a volta no planeta terra em 1/7 segundo, a velocidade de sua propagação é de 300.000 km/s - sua velocidade diminui em matérias transparentes. Tem forma de ondas. A radiação eletromagnética compreendida entre 400 e 700 nanômetros tem a propriedade de estimular a retina de nossos olhos dando-nos a sensação da luz. Dentro desse espectro, cada comprimento de onda produz um estímulo diferente na parte posterior de nossos olhos. A mistura de todos os comprimentos de onda constitui o que nós chamamos de luz branca.


Os raios de luz divergem, e a medida que nos afastamos da fonte, temos a impressão de que a luz enfraquece. Na realidade, quanto mais próximos da fonte, mais raios de luz eu intercepto. “Lei do inverso do quadrado da distância”: quando uma superfície é iluminada por uma fonte pontual, a intensidade da iluminação da superfície é inversamente proporcional ao quadrado da sua distância em relação à fonte luminosa.







A radiação eletromagnética compreendida entre 400 e 700 nanômetros tem a propriedade de estimular a retina de nossos olhos dando-nos a sensação da luz. Dentro desse espectro, cada comprimento de onda produz um estímulo diferente na parte posterior de nossos olhos. A mistura de todos os comprimentos de onda constitui o que nós chamamos de luz branca.





• Energia não pode ser destruída. Um pano preto transforma a luz em calor (converte o comprimento de onda)

• A luz pode ser refletida de forma especular (em superfícies lisas e brilhantes) - cada raio é refletido conforme seu ângulo de incidência.

• A luz pode ser refletida de forma difusa (em superfícies irregulares)

• Muitas superfícies tem a propriedade de refletir exclusivamente determinados comprimentos de onda e absorver os restantes. Daí que pareçam coloridos. Ex.: um material vermelho absorve as cores violeta, azul, verde e amarelo da luz branca. Se for iluminado por azul, parecerá preto.



Materiais translúcidos: vidro despolido, tela fosca

Materiais transparentes: vidro vulgar, ar, água

Materiais coloridos: filtros (ex.: um filtro de cor verde intenso absorve os comprimentos de onda vermelhos e azuis da luz branca, transmitindo principalmente o verde. Um vidro de cor azul, por exemplo, parecerá negro quando se olha através dele a luz laranja.)


A mudança da trajetória depende do seguinte:

1. Tipo de material e seu índice de refração

2. Direção em que a luz incide sobre o material

3. Comprimento de onda de luz

Mudança de direção quando atravessa obliquamente um material transparente.



É a chave da ótica fotográfica.


2. A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA

1. Lente, 2. Obturador, 3. Filme, 4. Plano do filme, 5. Vidro despolido, 6. Espelho, 7. Visor


1. Lente, 2. Refletor parcial, 3. Plano do filme, 4. Vidro despolido, 5. Prisma, 6. Visor

Alguns tipos de câmera e respectivas configurações de percurso da película



ARRIFLEX 16S



1.Contador de pés do magazine

2.Rebobinador do magazine

3.Alavanca de trava do motor

4.Motor

5.Tacômetro



6.Disco de zeragem do contador de pés

7.Disco de zeragem do contador de quadros

8.Porta filtro

9.Maçaneta de ajuste de giro do motor

10.Tomada do cabo de força (não visível)

11.Interruptor de avanço e retrocesso do motor

12.Variador de velocidade do motor

13.Alavanca de trava do motor

14.Contador de quadros

15.Contador de pés

16.Receptáculo de encaixe da base do Chassis

17.Rebobinador do magazine

18.Interruptor de avanço e retrocesso do motor

19.Magazine (chassis) de 400 pés (122m)



1.Ocular


2.Anel de foco do visor

3.Anel de trava do foco

4.Anel de acoplamento do ocular ao visor

5.Trava da porta

6.Interruptor liga/desliga

7.Chave para soltar o interruptor

8.Garra para girar a torre

9.Objetiva

10.Empunhadura

11.Sapata para encaixe do para-sol

12.Cobertura da cavidade para magazine 400 pés

1.Pino guia da porta

2.Fuso para bobina alimentadora de 100 pés

3.Botão pivotante prendedor

4.Cilindro central

5.Chave para travar o magazine de 400 pés

6.Fuso para bobina recolhedora de 100 pés

7.Trinco do cabo de alimentação

8.Cabo de força na tomada

9.Pino guia da porta

10.Interruptor liga/desliga interno

11.Fivela de segurança

12.Cilindros guia

13.Pegador da chapa de pressão

3. Exemplo de solicitação feita por diretor de fotografia à produção, para realização de um filme publicitário.
Equipe:
Diretor de Fotografia/ Operador de Câmera

1o Assistente de Câmera

2o Assistente de Câmera

Operador de vídeo Assist

Chefe Maquinista

Assistente de maquinaria

Chefe eletricista

Assistente de elétrica


Equipamento:
Câmera:
Arriflex 435ES – Obt: 11.2o a 180o, vel: 5 a 150 qps.

Video Assist color fleeckerless

Monitor de camera

Prolonga de visor

Comando de foco

Parassol 6X6

Disparador à distância

02Cabos de câmera

03 chassis 120 m

02 baterias com carregador e cabos

01 jogo de tripés (alto, baby e high hat)

01 cabeça fluida

01 cabeça dutch



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