Chronological Bible Storytelling



Baixar 382.36 Kb.
Página1/7
Encontro02.05.2018
Tamanho382.36 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7


Treinamento Bíblico Oral

Manual do Professor
Volume 3

Todos os direitos reservados pelo Ambassador Institute.

Proibida a reprodução total ou parcial desta obra, de qualquer

forma ou por meio eletrônico, mecânico, inclusive

por meio de processos xerográficos, sem permissão expressa

do editor (Lei n◦ 9.610, de 19.02.98).
Primeira edição – 2011

Impresso no Brasil


Tradução e Edição

Anilton Oliveira da Silva


Equipe do Ambassador Institute

Contatos:
Brasil:

vemsemear@gmail.com


Estados Unidos:

www.ambassadorinstitute.org

ambassador@aflc.org

Todas as passagens Bíblicas

foram extraídas daVersão

traduzida por João Ferreira de Almeida.

Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed.

Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil,

1993. RA®.

INSTITUTO EMBAIXADOR


Treinamento Bíblico Oral

Manual do Professor

Volume 3



O que é um treinamento bíblico oral?


  1. É uma ênfase no uso da Bíblia como ela foi escrita:

  1. A Bíblia é compota de 75% de narrativas.

  2. Jesus usou parábolas e perguntas.

  3. É uma reprodução precisa do texto escrito.

  4. É uma ênfase na memorização e meditação nas Escrituras.



  1. É um estilo de aprendizagem multisensorial:

  1. Você ouve a história.

  2. O que você visualiza a história.

  3. O que você sente quando está envolvido na história.

  4. Como você relembra a história mais rapidamente.

  5. Permite que você crie músicas, dramatize ou desenhe a história.



  1. É um ensino interativo e um processo de descobertas:

  1. Dirigido por perguntas e respostas.

  2. O estudante relembra algo em que ele está envolvido.

  3. O estudante é guiado para descobrir os tesouros da Palavra de Deus.

  4. O Espírito Santo é aquele que revela a verdade.



  1. É uma ênfase na aplicação:

  1. As lições da Bíblia são para ser obedecidas.

  2. As histórias bíblicas são relacionadas ao dia-a-dia.

  3. Aplicações individuais vêm especificamente do Espírito Santo.



  1. É uma ferramenta poderosa de comunicação:

  1. A Palavra de Deus é mais cortante do que espada de dois gumes.

  2. A Bíblia cruza culturas e está além do tempo.

  3. Envolve emoção e experiências pessoais.

  4. A Bíblia está traduzida para muitas línguas e pode facilmente ser usada como livro texto.

  5. Fazer perguntas permite aos estudantes pensarem.



  1. Permite o aprendizado por meio diferente ao convencional, nos Estados Unidos 85% das pessoas são consideradas funcionalmente iletradas1:

  1. 4% Iletradas.

  2. 29% Funcionalmente Iletradas.

  3. 44% Preferem aprender oralmente.

  4. 13% são altamente letradas e preferem aprender por meio da leitura.


COMO DIRIGIR UMA CLASSE DE TREINAMENTO BÍBLICO ORAL

A baixo estão presentes algumas suguestões que ajudarão os professores a dirigirem sua classe de Treinamento Bíblico Oral, São aspectos que estimularão a discussão do grupo e uma ampliação da visão sobre a história bíblica estudada.



Explorando o Texto Bíblico
Algum evento importante aconteceu antes da passagem Biblica em estudo, que possa me ajudar a entender melhor o conteúdo da história?


Circunstâncias:
Descreva a situação. Como posso me inserir nessa história me sentir o que os personagens sentiram, vivenciar a situação?


Observe:
Observe cada cena do texto Bíblico, observe o que é dito ou feito, as informações espirituais sobre as pessoas envolvidas na passagem ... ou sobre Deus.

Observe também seus alunos: O que as respostas em cada seção mostram sobre a vida espiritual de seus alunos, como confiança, raiva, dúvida, etc.




Escolhas:
A maioria das passagens mostram escolhas feitas por alguém. Você vê nesta passagem escolhas feitas por Deus por outras pessoas?
Examine essas escolhas. Será que as decisões manifestam sentimentos como orgulho, perdão, humildade, ódio, bondade, medo ou respeito?

Você pode pensar em outras escolhas (boas ou más) que poderiam ter sido tomadas.




Resultados:
Quais são os resultados que você vê em cada escolha feita?

Impacto:
Quem foi influenciado, direta ou indiretamente, por cada escolha e como?


Deus:
Quais são as características de Deus que você vê, tais como a paciência, a misericórdia, a raiva, poder, amor ou interesse? Será que o Senhor encorajou, advertiu ou ensinou algo? Como é que Deus responde às pessoas? Como as pessoas podem responder a Deus?



Aplicando à Vida dos Alunos


(Questões para Discussões)

Revisão:
Reveja as observações que você fez durante a exploração do texto. Para cada observação feita, pense em como poderá aplicá-las ao dias atuais.


Circunstâncias:
Pergunte a si mesmo, será que eu, ou alguém que eu conheça, caso estivesse em uma situação semelhante, agiria da mesma forma?

O que estou fazendo ou dizendo que é similar (ou diferente) a reação das pessoas nesta passagem das Escrituras?

Sou eu um crente ou incrédulo? Estou em paz ou confuso? Estou buscando a Deus? O que posso aprender com os gestos e as palavras que eu vi nesta passagem?


Escolhas:
Quais escolhas eu fiz sobre esse aspecto do texto antes de entendê-lo? Quais escolhas estou fazendo agora? Existem melhores escolhas que poderiam ser feitas?
Resultado / Impacto:

Quais foram (ou poderiam ter sido) as conseqüências de minhas escolhas? Quem foi (pode ser) afetado por elas?




Deus:
Eu vejo Deus trabalhando em minha vida? O que eu poderia aprender com essa história sobre Deus e Seu caráter? O que nesta história pode me ajudar a crescer espiritualmente?

Para acompanhamento pedagógico entre em contato com o SETELL.



Pr. Anilton Oliveira da Silva

Diretor Acadêmico Setell

vemsemear@gmail.com

www.vemsemear.com.br

CONTEÚDO

Todas as passagens Bíblicas foram extraídas da


Versão traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. RA®.

  1. O Nascimento de Jesus

Mateus 1:18-25
Mateus 1

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.


20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
24 Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. 25 Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.

Questões para Estudo: O Nascimento de Jesus

Mateus 1:18-25

Introdução:

This story takes place after the time period covered by the Old Testament and 400 years of silence from God.Esta história tem lugar após o período de tempo coberto pelo Antigo Testamento e 400 anos de silêncio de Deus. God had spoken about the coming Messiah through the Old Testament prophets and now the time of waiting was coming to a closure. Deus havia falado sobre a vinda do Messias através dos profetas do Antigo Testamento, e agora o tempo de espera chegava a um encerramento. This “promised one” of Israel, was the man Jesus. Este "prometido em Israel, foi o homem Jesus. The name Jesus was chosen by God as it means Savior, and as God had sent Him to be the Savior of the whole world. O nome Jesus foi escolhido por Deus, já que significa Salvador, e como Deus o enviou para ser o Salvador do mundo inteiro.


Objetivos:

Conhecer – Para saber que Jesus é Deus e homem, para entender que Deus tinha um plano e propósito desde o início do tempo que Ele está constantemente pondo em movimento. Para entender o poder do Espírito Santo e da fidelidade de Deus.

Atitude – Para ter um coração que confia no Senhor Deus, ter um espírito de confiança, não de medo, ter uma atitude rendeu o que o Senhor deseja realizar.

Ações – Para fazer o que o Senhor ordena, para ser obediente ao Senhor, mesmo que não faz sentido.
Versos para Memorizar:

Hebreus 1:1-2 “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.”


Textos para Estudo:

Isaías 7:14; 9:2-6; Colossenses 2:9; Hebreus 1:1-3


Explorando o Texto:

1. How was Mary found to be with child when she was a virgin? Como foi encontrada a Maria com a criança quando ela era virgem? (Verses 18, 23: By the power of the Holy Spirit.)(Mateus 1:18, 23. Pelo poder do Espírito Santo).

2.2. Since Jesus was born of Mary through the Holy Spirit, what does that make Him? Uma vez que Jesus nasceu de Maria através do Espírito Santo, o que isso faz ele?(Verses 21, 23: Son of Man and Son of God.) (Mateus 1:21, 23. Filho do Homem e Filho de Deus.)

3.3. How is Joseph's character described? Como é o personagem Joseph descreveu? (Verse 19: Joseph was righteous and full of integrity.)(Mateus 1:19. Joseph era justo e cheio de integridade).

4.4. How does Joseph respond when he finds Mary with child? Como é que Joseph responder quando ele encontra Maria com a criança?(Verse 20: He considers his options on how to proceed.) (Mateus 1:20. Ele considera suas opções sobre como proceder.)

5.5. Who appears to Joseph and how does it appear? Quem aparece a José e como ele aparece? (Verse 20: An angel of the Lord appeared through a dream.)(Mateus 1:20. Um anjo do Senhor apareceu através de um sonho.)

6.6. What does the angel tell Joseph? O que faz o anjo dizer Joseph? (Verses 20-21: The angel said, “Do not be afraid.”; “Take Mary home as your wife.”; “Give the child the name Jesus.”) (Mateus 1:20-21. O anjo disse: "Não tenhais medo." "Levar Maria para casa como sua esposa". "Dar à criança o nome de Jesus").

7.7. What is declared as Jesus' purpose? O que é declarada como "objectivo Jesus?(Verse 21: Jesus will save His people from their sins.) (Mateus 1:21. Jesus salvará o seu povo dos seus pecados).

8.8. How does the birth of Jesus fit God's plan? Como o nascimento de Jesus é encaixar o plano de Deus?(Verse 22: All of it took place to fulfill what the Lord had said.) (Mateus 1:22. Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito.)

9.9. What name was Jesus to be called and what does it mean? O nome era Jesus de ser chamado eo que significa isso? (Verse 23: He was to be called Immanuel: God with us.) (Mateus 1:23. Ele era para ser chamado Emanuel: Deus conosco).

10.10. What did Joseph do when he woke up?O que fazer quando Joseph ele acordou?(Verse 24: He did what the angel had commanded him.) (Mateus 1:24. Ele fez o que o anjo lhe havia ordenado.)

11.11. What was Joseph's relationship to Mary prior to Jesus' birth?Qual era o relacionamento de José com Maria antes do nascimento de Jesus?(Verses 24-25: He took her home as his wife but had no union with her.) (Mateus 1:24-25. Ele levou para casa como sua esposa, mas não tinha a união com ela.)


Questões para Discussão:

  1. Like Mary, are we looking for the Holy Spirit to do miraculous things in our life? (Verses 18, 23)Como Maria, nós estamos olhando para o Espírito Santo para fazer coisas milagrosas na nossa vida? (Mateus 1:18, 23)

  2. What difference does it make that Jesus was both God and Man?Que diferença faz que Jesus era Deus e homem? (Verses 21, 23) [He is perfectly able to relate with us as man and at the same time He is able to be perfectly sovereign and serve as the perfect sacrifice and mediator of our sins.] (Mateus 1:21, 23) [Ele é perfeitamente capaz de se relacionar conosco como homem e, ao mesmo tempo Ele é capaz de ser perfeitamente soberano e servir como o sacrifício perfeito e mediador dos nossos pecados.]

  3. What does a righteous life look like?Qual é a aparência vida justa como? (Verse 19)(Mateus 1:19)

  4. How do you make decisions?Como você tomar decisões?(Verse 20) (Mateus 1:20)

  5. How does the Lord appear or speak to you?Como o Senhor aparecer ou falar com você?(Verse 20) [The Lord comes and speaks to us by His Word, through times of listening in prayer, etc.] (Mateus 1:20) [O Senhor vem e fala conosco através da Sua Palavra, através de momentos de escuta na oração, etc]

  6. Why don't we need to be afraid of things that happen in our life?Por que nós não precisamos ter medo das coisas que acontecem em nossa vida? (Verse 20) [We don't need to be afraid because God is with us.](Mateus 1:20) [Não precisamos ter medo porque Deus está conosco.]

  7. What does Jesus save you from?O que Jesus te salvar?How? Como? (Verse 21) [Jesus saves us from our sin as the perfect and holy sacrifice.](Mateus 1:21) [Jesus nos salva do nosso pecado como o sacrifício perfeito e santo.]

  8. What is known about Jesus before He is even born?O que se sabe sobre Jesus antes que Ele é mesmo de nascer? What is His purpose?Qual é o seu propósito?(Verse 21) [Jesus was declared to save His people from their sin.] (Mateus 1:21) [Jesus foi declarado para salvar o seu povo dos seus pecados.]

  9. Discutir o significado de três nomes de Jesus (Jesus, Cristo, Emmanuel) [O nome Jesus significa Salvador, aquele que iria salvar o seu povo dos seus pecados. (Mateus 1:21). Cristo significa Ungido, o Messias. Emanuel significa Deus está conosco (Mateus 1:23).]

  10. How can we rest assured in God's faithfulness?Como podemos ter certeza de fidelidade de Deus? (Verse 22) [He fulfills what He says He will do.] (Mateus 1:22) [Ele cumpre o que Ele diz que vai fazer.]

  11. Why is the name Immanuel important?Porque é que o nome de Emanuel é importante? (Verse 23) [It defines God as personal and One who desires to be with us.](Mateus 1:23) [Ele define Deus como pessoais e quem deseja estar conosco.]

  12. What kind of obedience does Joseph display when the Lord gave him instruction?Que tipo de obediência é mostrar José, quando o Senhor lhe deu instrução?(Verses 24-25) [Joseph shows wholehearted obedience as he fulfills exactly what the Lord had commanded him.] (Mateus 1:24-25) [Joseph mostra obediência incondicional como ele cumpre exatamente o que o Senhor lhe tinha ordenado.]


30. O Batismo e a Tentação de Jesus

Mateus 3:1-4:11
Mateus 3

1 Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: 2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. 3 Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto:



Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre. 5 Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7 Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 9 e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
11 Eu vos batizo com {com; ou em} água, para {para; ou à vista de} arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo. 12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. 14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?
15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.
16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal