ConfecçÃo de aparato de laboratório para execuçÃo de provas de carga em estacas cravadas por percussão e jato d’Água bettin



Baixar 10.88 Kb.
Encontro23.03.2018
Tamanho10.88 Kb.




.

Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.



CONFECÇÃO DE APARATO DE LABORATÓRIO PARA EXECUÇÃO DE PROVAS DE CARGA EM ESTACAS CRAVADAS POR PERCUSSÃO E JATO D’ÁGUA

BETTIN, Fernanda Lima

FERRONATO, Bruna de Ávila

DALLA VECHIA, Daniel S.

ROCKENBACH, Evandro Max

GREGÓRIO, Gustavo S.

PERES, Marcelo Saraiva

RUVER, Cesar Alberto (orientador)

fernandabettin@furg.br
Evento: Congresso de Iniciação Científica

Área do conhecimento: 03 – Engenharias


Palavras-chave: aparato para prova de carga; percussão; jato d’água
1. INTRODUÇÃO
Devido às características do subsolo de Rio Grande/RS, composto por camadas de areia intercaladas com camadas de argila, tipicamente são utilizadas estacas pré-moldadas como solução para as fundações. Para a cravação de estacas e realização de provas de carga deverão ser atendidas as recomendações da norma de fundações NBR 6.122 (ABNT, 2010) e da NBR 12.131 (ABNT, 2006), respectivamente. Com objetivo de realizar uma pesquisa que visa analisar o comportamento de estacas pré-moldadas cravadas em solo sedimentar arenoso através de percussão e jato d’água, fez-se necessário a confecção de aparato de laboratório em modelo reduzida em conformidade as já citadas normas. Como o Laboratório de Geotecnia de Concreto da EE da FURG não possuía tal equipamento foi necessário a elaboração do projeto, construção e teste, cuja apresentação é objetivo do presente trabalho.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
O aparato é basicamente composto pelos seguintes itens: (a) sistema de percussão, (b) sistema hidráulico de injeção de água e (b) sistema de prova de carga. Para cravação por percussão, verificou-se a necessidade de extensão do pórtico metálico existente, passando de 1,7m para 3,0m de altura. Além disso, confeccionou-se um martelo com massa de 164 kg e uma guia. Para tanto, foi feita a compra dos materiais necessários em um ferro velho, que posteriormente foram levados para a oficina da FURG, onde as peças foram cortadas e soldadas conforme o projeto elaborado. O aparato necessário para a execução da cravação por jato de água é composto por uma caixa d´água de 1000 l; bomba centrífuga trifásica com capacidade de 1cv e vazão máxima de 7m³/h; rotâmetro de PVC (0 -10m³/h); tubulação e conexões em PVC e PP; um inversor de frequência de 1cv (0 – 60Hz) para regulagem da vazão da bomba. Para a cravação das estacas utiliza-se um tanque metálico com 90cm de diâmetro por 1,20m de altura. Para a realização das provas de carga utiliza-se macaco hidráulico acionado por uma bomba manual. A carga é registrada e lida digitalmente por um conjunto composto por uma célula de carga, data logger (Spider 8) e software (Catman 4.5). Os registros dos deslocamentos são feitos por meio de transdutores de deslocamento com curso de 50mm.
3. RESULTADOS
Após executadas as etapas previstas no item 2 (Materiais e Métodos), foi possível construção do aparato conforme ilustrado nos esquemas das figuras 1 e 2. No presente momento, executou-se um ensaio-teste (prova de carga) com uma estaca de 8 x 8 cm cravada à percussão.
Figura 1: Croqui com o aparato pronto para a realização das provas de carga


Figura 2: Croqui com o sistema de cravação por percussão e jato de água


4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os equipamentos foram confeccionados com sucesso e já estão prontos para o uso, sendo já realizando os testes necessários.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6.122: Projeto e execução de fundações. P. 103, Rio de Janeiro/RJ, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12131: Estacas – Prova de Carga Estática. p. 4, Rio de Janeiro/RJ, 1992.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal