Contadores de entalpia com sistema de leitura remota



Baixar 10.37 Kb.
Encontro06.02.2018
Tamanho10.37 Kb.

Contadores de entalpia com sistema de leitura remota

Contador de entalpia, série compacta, integra unidade de cálculo, unidade de medição volumétrica e 2 sensores de temperatura tipo (PT500), saída e retorno. O sensor de temperatura de retorno é integrado na unidade de medição e o sensor de temperatura de ida é externo, (separado). Este tipo de contador, pode ser montado sobre uma base mono tubular, tanto na vertical como na horizontal, permitindo a limpeza da instalação, ensaios de pressão ou outras operações de manutenção, sem a presença do contador. No seu lugar é montado um tampão de fecho, que assegura a estanquecidade da instalação.


A unidade de medida volumétrica, é constituído por uma turbina de múltiplo jacto, em que o movimento da turbina é captado electronicamente. Como pelo princípio de múltiplo jacto, a turbina e o seu eixo, são submetidos a igual esforço pela pressão da água, o contador dispõe de uma alta estanqueidade de medição durante toda a sua vida útil.
O microprocessador integrado, calcula a quantidade de calor consumida, através dos valores de medição recolhidos e de diferentes constantes em função do fluído ( factor K ).

A quantidade de calor acumulada, é mostrada de imediato, no display de cristal líquido.

O contador habitualmente apresenta o display apagado, sendo activado sempre que é premida a tecla sensora, prolongando assim a capacidade da pilha, que em funcionamento normal é de 10 anos.

Cada 30 segundos é medida a diferença de temperatura, independente do caudal de passagem. Os valores máximos de caudal e potência são actualizadas cada 15 minutos.

No total, pode aceder-se a 5 conjuntos diferentes de informação, sendo eles:


  1. Medição: consumo ano / consumo 1 ano atrás / consumo 2 anos atrás / data-fim ano / caudal.

  2. Diagnóstico: Dias de serviço / caudal inst. / Caudal máx. / horas c / caudal elevado / Pot. Inst / T ida / T ret / T/ Direcção M-Bus / Const.temp.

  3. Placa de características: Nº série /valor de impulso / tempo p/ cálculo/Direcção M-Bus / const.temperatura

  4. Estatística: Data fim mês / Calor no fim mês / frio no fim mês

  5. Tarifa: Data fim mês / Pot.máx.mês/caudal máx.mês

Estes contadores permitem ser ligados em Bus-( cabo de 2x1,5mm2 para uma distância máxima de 4000m ) com o fim de poderem ser lidos remotamente de forma cómoda e clara, todos os aparelhos que estejam interligados na rede M-Bus a partir de um PC ou portátil. Para isso,deve ser utilizada um interface, que terá a função de conversor de rede. Este conversor permite a ligação até um máximo de 250 aparelhos, através da indicação dada por 4 Leds de cores diferentes, que indicam:


Led’s verde aceso, sempre que o conversor está ligado.

Led’s amarelo acesos, quando há troca de informação, entre os contadores e o

Conversor.

Led’s vermelho aceso, indica um consumo de corrente excessivamente elevado.


O tratamento dos dados dos diversos contadores é feito através de um software específico em português, que permite ler e gerir todos os dados da instalação.

Estes dados, poderão ser mais tarde, importados e tratados para outros programas de aplicação (Excel, pág. HTML…. …)


Marca de referência: ISTA/ CONTIMETRA

Modelo: SENSONIC M-BUS

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal