Coordenadores de curso



Baixar 0.61 Mb.
Página1/12
Encontro28.12.2018
Tamanho0.61 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC


CHEFE: Gustavo Arno Drews

1º substituto: Dieter Rugard Siedenberg

2º substituto: Eusélia Pavéglio Vieira


COORDENADORES DE CURSO:

Administração (presencial e EaD) – Ijuí – Edimara Daronco

Administração - Santa Rosa – Ariosto Sparemberger

Administração - Panambi – Fernanda Pasqualini

Administração - Três Passos - Martin Ledermann

Ciências Contábeis – Ijuí e Três Passos - Maria Margarete Baccin Brizolla

Comunicação Social: Marcio da Silva Granez

Economia – Ijuí e Santa Rosa - Romualdo Kohler

Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios

– Coord. Colegiado: - Ivo Ney Kuhn

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - EaD - Ivo Ney Kuhn

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - EaD - Ivo Ney Kuhn

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - EaD - Ivo Ney Kuhn

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais - EaD - Ivo Ney Kuhn

Curso Superior de Tecnologia em Marketing - EaD - Ivo Ney Kuhn

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas – 6ª Edição, convênio SESCOOP – Santa Rosa – Pedro Luís Büttenbender

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas – 5ª Edição, Santa Rosa – Claudia Werle Rockenbach

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing – 4ª Edição, Santa Rosa – Luciano Zamberlan

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial – 3ª Edição, Santa Rosa – Ariosto Sparemberger

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial – 2ª Edição, Ijuí – Enise Barth Teixeira


Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Controladoria e Gestão Empresarial – 2ª e 3ª Edição, Ijuí – Eusélia Pavéglio Vieira



INTRODUÇÃO APRECIATIVA AVALIATIVA DAS ATIVIDADES EM EXERCÍCIO

O ano de 2011 segmenta-se em dois períodos. No primeiro período (até junho) foram conduzidas em cada departamento, DEAd, DECon e parte do DELAC (Comunicação Social), as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão ainda dentro do PDI de cada um separadamente. Paralelo a isto fluíram os debates sobre a integração do DEAd e DECon, conduzidos pelas suas chefias. A solicitação de integração por parte do Curso de Comunicação Social foi acolhida. No segundo período (julho em diante), as atenções foram para acolher a todos os membros do novo departamento - DACEC - no espaço físico definido, com a efetiva integração do DEAd, DECon e do Curso de Comunicação Social. Para a integração e internalização se organizou um calendário de encontros de todo o quadro docente e de técnicos. Nesses foram ajustadas as diretrizes norteadoras para as atividades de ensino e apresentados os programas de ensino, em todos os níveis, de pesquisa e de extensão. Chega-se ao final do ano com um adequado grau de internalização desta funcionalidade para todos os integrantes. Inúmeras atividades e discussões já ocorreram voltadas à busca de potencialização de programas e projetos agora integrados no DACEC. O ano encerra com fértil espaço para em 2012 dar os avanços na busca da identidade do novo departamento.





1 – PROGRAMA: PROJETOS/ATIVIDADES DE ENSINO


PROGRAMA: Curso de Graduação em Administração, bacharelado – modalidades presencial e EaD

COORDENADORES:

Coordenadora – Campus Ijuí: EDIMARA DARONCO

Coordenador - Campus Santa Rosa: ARIOSTO SPAREMBERGER

Coordenadora – Campus Panambi: FERNANDA PASQUALINI

Coordenador – Campus Três Passos: MARTIN LEDERMANN


RESUMO:

O Curso na modalidade presencial tem 3000 horas aula, correspondendo a 200 créditos e os componentes curriculares estão organizados em dez semestres, com aulas no período noturno, e é ofertado de forma integral nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Já na modalidade educação a distância também com 3000 horas aula distribuídos em oito semestres. Cada semestre é dividido em dois bimestres. Este curso conta com um núcleo comum de componentes curriculares com cursos de tecnologia. O aluno ao concluir o curso recebe o título de bacharel em Administração.



OBJETIVOS:

Geral: Formar profissionais com visão estratégica dos negócios, sólida formação teórico-prática, postura ética e capacidade de reflexão e decisão.

Específicos:


  • acompanhar e avaliar sistematicamente a proposta do curso fundamentada na dinâmica curricular integradora;

  • constituir uma equipe de professores atualizada para o efetivo papel de articulador do processo ensino-aprendizagem, que priorize a teoria, a prática e a ética;

  • promover atividades extracurriculares, como: interação com organizações via práticas organizacionais, viagens de estudos, visitas técnicas e ainda palestras, seminários, workshop, etc;

  • oportunizar condições reais de aplicação do conhecimento, mediante práticas organizacionais, projetos de pesquisa e de extensão do departamento;

  • fomentar a integração do ensino com a extensão e a  pesquisa, por meio de parceria, convênios e prestação de serviços às organizações da região ou via outras formas;

  • coletar informações junto aos alunos, professores, egressos, mercado de trabalho, com vistas a perceber tendências que demandam a contínua atualização da proposta do curso;

  • oportunizar a concentração de estudos em áreas temáticas de interesse do acadêmico.

RESULTADOS:

No ano de 2011 o curso promoveu diversas atividades, dentre elas podemos citar:



  • Intensa programação do projeto “Administração em Ação”em comemoração aos 40 Anos do Curso;

  • Ciclo de Debates da Administração – CIDEAD em parceria com o CRA/RS;

- Oficinas Pedagógicas do programa de capacitação docente do departamento. Seguem alguns temas abordados: Workshop de Sensibilização e Internalização dos referenciais para o ensino da administração;. Explanação do Projeto de Alinhamento Estratégico dos Cursos às Competências das Diretrizes Curriculares Nacionais; Diálogos sobre as Boas Práticas de Docência; Apresentação dos resultados das discussões sobre a matriz de competência; Relato dos casos organizacionais de quatro entidades hospitalares e uma construtora; Diversidade, coletividade e comprometimento: uma interface necessária e possível.

  • Jantar baile alusivo aos 40 Anos do Curso de Administração da UNIJUÍ com homenagens a dirigentes, professores, funcionários e ex-alunos, com a presença de 17 administradores formados nas primeiras turmas do curso;

  • Diversas Viagens de estudos;

  • 2º Encontro de Estudantes de Administração Multicampi UNIJUÍ

  • II “Expoidéia – Empreender para Vencer”.




PROGRAMA: CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

COORDENADOR: MARCIO DA SILVA GRANEZ

RESUMO:

O Curso de Comunicação Social – Habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas tem 2.700 horas aula cada uma das habilitações, correspondendo a 180 créditos cada uma e os componentes curriculares estão organizados em oito semestres, com aulas no período noturno, no Campus Ijuí. O aluno ao concluir o curso recebe o título de Bacharel em Comunicação Social.



OBJETIVOS:

  • Formar profissionais em condições de assumirem-se como sujeitos do processo de emancipação do homem;

  • Formar profissionais com uma concepção de comunicação focada no perfil da produção;

  • Ressaltar a capacidade de planejamento global das práticas ligadas à comunicação;

  • Refletir sobre as diferentes linguagens e interlocução de saberes;

  • Enfatizar aspectos relacionados à excelência técnica em cada uma das habilitações;

  • Potencializar a produção voltada para o mercado regional da comunicação.

RESULTADOS:

  •  Iniciou-se no segundo semestre a implementação das ênfases nas 3 habilitações do curso e foi feita a contração de profissionais atuantes no mercado e voltados para o novo perfil da proposta curricular; foi desenvolvido um intenso processo de discussão interna – monitoramento e avaliação – dos componentes curriculares.

  •  Algumas atividades desenvolvidas pela Usina de Ideias: “Projeto de revitalização dos espaços comerciais”, em parceria com o Sebrae e a ACI; a assessoria de imprensa prestada para a divulgação da XXVI Olimpíada Estadual do Sesi; a assessoria de comunicação prestada à Criatec – Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, entre várias outras.

  • Destaca-se a apresentação de trabalhos de acadêmicos e docentes nas mostras, fóruns de debate, discussão e divulgação científica, sobretudo o INTERCOM e a EXPOCOM.

  • Obteve destaque no Guia do Estudante Abril das Melhores Universidades, com 3 estrelas nas habilitações de jornalismo e Publicidade e Propaganda.

  •  Teve participação destacada no 1° Concurso Literário Nilson Luiz May, promovido pela Unimed Noroeste em parceria com a Unijuí, com a premiação e classificação de vários integrantes do curso.

  • Em 03 e 04 de novembro, realizou-se o XI FESTICOM e a mesa redonda “Comunicação: a prática profissional”.

  • Os trabalhos desenvolvidos nos Projetos de Extensão e Pesquisa contribuíram mais uma vez na visibilidade do Curso junto à comunidade regional e acadêmica.




PROGRAMA: Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (EaD)



COORDENADOR COLEGIADO: IVO NEY KUHN

RESUMO:

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais faz parte do Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios e engloba cinco cursos de tecnologia na modalidade Educação a Distância. O curso tem 1620 horas aula, correspondendo a 108 créditos e os componentes curriculares estão organizados em quatro semestres, sendo que cada semestre se subdivide em dois bimestres. O aluno ao concluir o curso recebe o título de tecnólogo em Processos Gerenciais.



OBJETIVOS:

  • atender às necessidades requeridas de um profissional quanto às competências no uso de ferramentas para análises, elaboração, planejamento, introdução, gerenciamento e avaliação de técnicas de gestão capazes de se tornarem diferenciais competitivos no mercado;

  • formação empreendedora, capaz de identificar novas oportunidades de negócios e tornar estes negócios viáveis financeiramente;

  • propiciar ensino de graduação tecnológica na área de gestão, atendendo às necessidades de adaptação às transformações conjunturais, em seus aspectos gerenciais, tecnológicos e ambientais;

  • suprir o mercado com profissionais qualificados para atuar em processos gerenciais, criando, mantendo e fidelizando relações de longo prazo com clientes;

  • desenvolver novas competências para gerenciar o processo produtivo e de comercialização das organizações, por meio de técnicas e estratégias atuais, com habilidades para adaptação nos diversos contextos, buscando flexibilidade em seu campo de atuação.

RESULTADOS:

Está sendo encaminhado processo para o reconhecimento do curso, aguardando definição do MEC quanto a visita in loco.

A coordenação do curso está fazendo um acompanhamento individualizado aos alunos que permanecem no currículo 2008, pois está em fase de integralização.

Até o mês de dezembro de 2011, totalizaram 173 formados neste curso. Percebe-se, em muitos casos, a continuidade nos estudos, migrando para outro tecnólogo, ou mesmo para bacharelado em Administração.






PROGRAMA: Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios

Curso Superior de Tecnologia em Marketing (EaD)



COORDENADOR COLEGIADO: IVO NEY KUHN

RESUMO:

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing faz parte do Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios criado pelo DEAd - Departamento de Estudos da Administração e engloba cinco cursos de tecnologia na modalidade Educação a Distância.

O Curso possui uma carga horária de 1620 horas, o que equivale a 108 créditos. Tem duração de 2 anos, distribuídos em 8 bimestres. O aluno ao concluir o curso recebe o título de tecnólogo em Marketing.


OBJETIVOS:

  • oportunizar a qualificação de pessoas que atuam ou pretendam atuar na área de marketing e vendas. O espectro de organizações de possível origem de interessados é amplo. Engloba a indústria, o comércio, os serviços e inclusive organizações governamentais e do terceiro setor. Devem ser incluídas organizações das mais diversas, como cooperativas, instituições de ensino, escritórios prestadores de serviços, fábricas, estabelecimentos comerciais e de serviços, para dar alguns exemplos. O tamanho das organizações ou envergadura econômica também pode variar desde as de pequeno porte às de grande porte;

  • busca de melhor compreensão das estratégias peculiares dessa área do conhecimento da administração para assim melhor poderem contribuir nos diagnósticos do desempenho das organizações em que atuam bem como propor estratégias competitivas.

RESULTADOS:

Está sendo encaminhado processo para o reconhecimento do curso, aguardando definição do MEC quanto a visita in loco.

A coordenação do curso está fazendo um acompanhamento individualizado aos alunos que permanecem no currículo 2008 pois está em fase de integralização.

Até o mês de dezembro de 2011, totalizaram 51 formados neste curso. Percebe-se, em muitos casos, a continuidade nos estudos, migrando para outro tecnólogo, ou mesmo para bacharelado em Administração.






PROGRAMA: Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios

                           Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)



COORDENADOR COLEGIADO: IVO NEY KUHN

RESUMO:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial faz parte do Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios criado pelo DEAd - Departamento de Estudos da Administração e engloba cinco cursos de tecnologia na modalidade Educação a Distância.

O Curso possui uma carga horária de 1620 horas, o que equivale a 108 créditos. Tem duração de 2 anos, distribuídos em 8 bimestres. O aluno ao concluir o curso recebe o título de tecnólogo em Gestão Comercial.


OBJETIVOS:

  • suprir o mercado com profissionais qualificados para atuarem na gestão comercial, criando, mantendo e fidelizando relações de longo prazo com clientes;

  • desenvolver novas competências para gerenciar o processo produtivo e de comercialização das organizações, por meio de técnicas e estratégias atuais, com habilidades para adaptação nos diversos contextos, buscando flexibilidade em seu campo de atuação;

  • atender às necessidades quanto às competências no uso de ferramentas para análises, elaboração, planejamento, introdução, gerenciamento e avaliação de técnicas de gestão capazes de se tornarem diferenciais competitivos no mercado;

  • formação empreendedora, capaz de identificar novas oportunidades de negócios e tornar estes negócios viáveis financeiramente;

  • propiciar ensino de graduação tecnológica na área de gestão comercial, atendendo às necessidades de adaptação às transformações conjunturais, em seus aspectos gerenciais, tecnológicos e ambientais.

RESULTADOS:

Está sendo encaminhado processo para o reconhecimento do curso, aguardando definição do MEC quanto a visita in loco.

A coordenação do curso está fazendo um acompanhamento individualizado aos alunos que permanecem no currículo 2008 pois está em fase de integralização.

Até o mês de dezembro de 2011, totalizaram 42 formados neste curso. Percebe-se, em muitos casos, a continuidade nos estudos, migrando para outro tecnólogo, ou mesmo para bacharelado em Administração.




PROGRAMA: Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (EaD)



COORDENADOR COLEGIADO: IVO NEY KUHN

RESUMO:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública faz parte do Programa de Formação Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios criado pelo DEAd - Departamento de Estudos da Administração e engloba cinco cursos de tecnologia na modalidade Educação a Distância. O curso na modalidade EaD iniciou em março de 2008 e tem duração de 2 anos, distribuídos em 8 bimestres. Possui uma carga horária de 1600 horas, o que equivale a 106,67 créditos. O aluno ao concluir o curso recebe o título de tecnólogo em Gestão Pública.



OBJETIVOS:

  • formar profissionais engajados em sua região e com profundo conhecimento do local, capazes de articular as políticas públicas, os agentes e os recursos da região em função do desenvolvimento pretendido;

  • enfatizar a capacitação prática, reflexão orientada para a gestão interna das organizações públicas e do terceiro setor;

  • contribuir para a formação de uma nova cultura político-administrativa que desenvolva a cidadania e a competência técnica;

  • oportunizar a qualificação de pessoas que atuam ou pretendam atuar na área pública ou social. O espectro de organizações de possível origem de interessados é amplo. Engloba os órgãos e entidades das esferas municipal, estadual e federal. Devem ser incluídas organizações as mais diversas, dentre elas as vinculadas aos poderes Executivo, legislativo e judiciário, as autarquias, as do terceiro setor, entidades de caráter público não estatal, como as entidades filantrópicas, as associações, as cooperativas, as entidades de classe, dentre outras.

RESULTADOS:

Está sendo encaminhado processo para o reconhecimento do curso, aguardando definição do MEC quanto a visita in loco.

Até o mês de dezembro de 2011, totalizaram 86 formados neste curso. Percebe-se, em muitos casos, a continuidade nos estudos, migrando para outro tecnólogo, ou mesmo para bacharelado em Administração.





PROGRAMA: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COORDENADORA: MARIA MARGARETE BACCIN BRIZOLLA

RESUMO:

O Curso de Ciências Contábeis da UNIJUÍ tem 3.000 horas aula, correspondendo a 196 créditos e os componentes curriculares estão organizados em oito (8) semestres, com aulas no período noturno, no Campus Ijuí/RS. A estrutura curricular compreende componentes curriculares de formação geral humanística, de formação básica, de formação profissional e de formação teórica. O aluno ao concluir o curso recebe o título de Bacharel em Ciências Contábeis.



OBJETIVOS:

    Formar o bacharel em Ciências Contábeis com profundos conhecimentos da ciência, das técnicas e das práticas contábeis, capacitado a atuar técnica e eticamente responsável no gerenciamento e controle de empreendimentos e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais.

RESULTADOS:

Em 2011 o Curso promoveu a XVI e XVII edições do ENESCON, possibilitando a discussão de temas emergentes na área contábil, integrando alunos, egressos, profissionais e professores. Foram realizadas avaliações do curso pelos discentes, nos dois semestres deste ano, sendo que os resultados do 1º semestre foram apresentados e discutidos com os alunos do curso e com os professores. Já os do 2º semestre estão sendo sistematizados, visando posterior apresentação e discussão com os alunos no início de 2012. Com relação ao Laboratório de Contabilidade, neste ano foram ampliados os convênios com associações e entidades sem fins lucrativos, consolidando-se a realização das atividades acadêmicas, científicas e culturais por parte dos alunos do curso, nos turnos tarde e noite. Foi realizado no primeiro semestre de 2011 um encontro de confraternização, envolvendo alunos, professores, funcionários e egressos do curso. A Revista Contabilidade e Informação editou dois novos números, destacando a produção de artigos da área contábil. Cabe ressaltar, que a partir da segunda edição, a revista é eletrônica. Em 2011 o guia Abril concedeu 3 estrelas ao Curso de Ciências Contábeis.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal