Curriculum escolar



Baixar 387.6 Kb.
Página1/4
Encontro08.03.2018
Tamanho387.6 Kb.
  1   2   3   4

CURRÍCULO ESCOLAR

ENGENHARIA MECÂNICA

RESOLUÇÕES Nº 77/96 + 06/99 + 32/99 +43/99
1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


    1. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

1.1.1 CM-005 Álgebra Linear


Ementa:

Matrizes e equações lineares. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Operadores e matrizes diagonalizáveis. Espaços com produto interno. Operadores sobre espaços com produto interno. Cônicas. Quádricas.


Programa:

PRELIMINARES. Operações binárias. Sistemas algébricos. MATRIZES E EQUAÇÕES LINEARES. Matrizes e operações com matrizes. Sistemas de equações lineares. Operações com linhas. Equivalência por linhas. Matrizes reduzidas por linhas. Sistemas de equações lineares não homogêneas. Matrizes inversíveis. Operações com colunas. Equivalência. ESPAÇOS VETORIAIS. Espaços e sub espaços vetoriais. Dependência linear. Base e dimensão. Espaço das linhas e posto de uma matriz. Coordenadas de vetores. TRANSFORMAÇÕES LINEARES. Transformações lineares. Posto e nulidade de uma transformação linear. Transformações inversíveis. Representação linear de uma transformação linear. Mudança de bases. Semelhança de matrizes. OPERADORES E MATRIZES DIAGONALIZÁVEIS. Vetores e valores característicos. Diagonalização. Polinômio mínimo. Teorema de Cayley-Hamilton. ESPAÇOS COM PRODUTO INTERNO. Produtos internos. Espaços com produto interno. Processo de ortogonalização de Gram-Schmidt. Bases ortonormais. OPERADORES SOBRE ESPAÇOS COM PRODUTO INTERNO. Isometrias. Congruência e conjuntividade de matrizes. Teorema espectral. Transformações afins de movimentos rígidos. Formas quadráticas. Polinômios quadráticos. CÔNICAS. Generalidades. Classificação das cônicas. Equações canônicas. Interseção com reta dada por dois pontos. Diâmetros e centro. Eixos. Focos. QUÁDRICAS. Generalidades. Classificação e equações canônicas. Interseção com reta por dois pontos. Planos diametrais, centro, diâmetro e eixo. Planos cíclicos.


Bibliografia básica:

BARSOTTI – Álgebra Linear

1.1.2 CM-041 Cálculo I
Ementa:

Função real de uma variável real. Derivadas. Integrais. Introdução às equações diferenciais. Tópicos de cálculo.

Programa:

FUNÇÃO REAL DE UMA VARIÁVEL REAL. Números reais. Intervalo. Módulo. Funções. Limite e continuidade: definição de limite, teoremas e aplicações; limites laterais; limites infinitos; limites no infinito; assíntotas verticais e horizontais. Continuidade: definição, teoremas e aplicações; continuidade com função composta, aplicações; teorema do valor intermediário, aplicações. DERIVADAS. Derivada: definição, teoremas e aplicações, derivabilidade e continuidade; derivada de função composta (regra da cadeia); derivação implícita; derivadas de ordem superior. Aplicações; máximos e mínimos absolutos e relativos; teorema de Rolle e do valor médio; funções crescentes e decrescentes, teste da derivada primeira; concavidade e pontos de inflexão; teste da derivada Segunda para extremos relativos; traçado do gráfico de funções algébricas; outras aplicações. Diferencial: definição e aplicações; anti-diferenciação, integrais indefinidas e aplicações. INTEGRAIS: Área: definição, teoremas e aplicações; teorema do valor médio para integrais definidas; teorema fundamental do cálculo; cálculo de áreas, volumes e comprimentos de curvas por integral definida. Funções logarítmica e exponencial: definições, limites, derivadas e integrais. Funções trigonométricas inversas e hiperbólicas: definições, derivadas e integrais. Técnicas de integração: integração por partes, integração das potências de seno, co-seno, tangente, co-tangente, secante, co-secante, integração por substituição trigonométrica, integração das funções racionais. Aplicações. Formas indeterminadas, integrais impróprias e fórmulas de Taylor e de MacLaurin. INTRODUÇÃO ÀS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Conceitos básicos; equações lineares de primeira ordem; equações de primeira ordem com variáveis separáveis; equações homogêneas; equação de Bernoulli; equações de segunda ordem com coeficientes constantes. Aplicações. TÓPICOS DE CÁLCULO.


Bibliografia básica:

LEITHOLD, L. – O Cálculo com Geometria Analítica, v.1 e 2. 3ª

ed., Rio de Janeiro : Harbra, 1994.

SWOKOWSKI, E. – Cálculo com Geometria Analítica, v.1 e 2.

São Paulo : Makron, 1994.

1.1.3 CM-042 Cálculo II


Ementa:

Funções vetoriais de uma variável real. Cálculo diferencial de funções de mais de uma variável. Integração múltipla. Cálculo vetorial. Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Tópicos de Cálculo.


Programa:

FUNCÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL. Limites, derivadas e integrais. Comprimento de arco. Vetores unitários da tangente e da normal: interpretação física. Comprimento de arco como parâmetro. Curvatura. CÁLCULO DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE MAIS DE UMA VARIÁVEL. Limites, continuidade. Gráfico, curvas de nível. Derivadas parciais, diferenciabilidade. Regra da cadeia. Derivadas parciais de ordem superior. Derivadas direcionais e gradientes. Planos tangentes e normais a superfície. Extremos de funções de várias variáveis. Derivação de funções implícitas. Multiplicadores de Lagrange. Obtenção de uma função a partir do seu gradiente e diferencial exata. Aplicações. INTEGRAÇÃO MÚLTIPLA. Integrais duplas; cálculo de áreas e volumes. Integração tripla. Mudança de variáveis em integrais múltiplas. Aplicações. TÓPICOS DE CÁLCULO.


Bibliografia básica:

LEITHOLD, L. – O Cálculo com Geometria Analítica, v.2.

Rio de Janeiro : Harbra, 1994.

SWOKOWSKI, E. – Cálculo com Geometria Analítica, v.2.

São Paulo : Makron, 1994.
1.1.4 CM-043 Cálculo III
Ementa:

Séries numéricas e de potências. Equações diferenciais ordinárias. Transformada de Laplace. Tópicos de Cálculo.


Programa:

SÉRIES NUMÉRICAS E DE POTÊNCIAS. Séries numéricas. Convergência. Critérios de comparação, razão e raiz. Séries de potência. Séries de potência como séries de Taylor. Raio de convergência. EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS. Equações diferenciais ordinárias. O teorema da existência e unicidade, e suas conseqüências. Equações de segunda ordem. Equações homogêneas com coeficientes constantes. Soluções fundamentais de equação homogênea. Independência linear e Wronskiano. Equação característica e soluções. Método dos coeficientes a determinar. Variação de parâmetros. Aplicações. Sistemas de equações diferenciais ordinárias. Teoria básica dos sistemas de equações diferenciais lineares de primeira ordem. Autovalores do sistemas e soluções. Sistemas lineares não-homogêneas. TRANSFORMADAS DE LAPLACE. O conceito de transformação integral e a transformada de Laplace. Cálculo de transformadas de funções elementares. Algumas transformadas inversas imediatas. Convolução e transformada de Laplace. Aplicações. TÓPICOS DE CÁLCULO.


Bibliografia básica:

BOYCE, W. E.; DI PRIMA, R. C. – Equações Diferenciais



Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 5ª ed.,

Rio de Janeiro : LTC, 1994.

BRONSON, R. – Equações Diferenciais. McGraw-Hill;

KREYSZIG,E. – Matemática Superior, v.1 . Rio de Janeiro : LTC,

1979.

SPIEGEL, M. – Transformada de Laplace. McGraw-Hill, 1971.


1.1.5 CM-044 Cálculo IV
Ementa:

Funções de variável complexa. Séries de integrais de Fourier. Equações diferenciais parciais. Tópicos de Cálculo.


Programa:

FUNÇÃO DE VARIÁVEL COMPLEXA. Números complexos. Funções, limites e continuidade. Equações de Cauchy Riemann. Fórmulas integrais de Cauchy. Séries de Laurent. Teorema dos resíduos. Aplicações (Cálculo de integrais definidas). SÉRIES E INTEGRAIS DE FOURIER. Séries de Fourier. Séries de meio período. Forma complexa das séries de Fourier. Transformadas de Fourier (finitas e infinitas). Relação entre transformada de Fourier e transformada de Laplace e a fórmula de inversão da transformada de Laplace. EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS. Equações do calor, da onda e de Laplace. Soluções por separação de variáveis. Aplicações das transformadas de Laplace e Fourier. O problema de Sturm-Liouville. TÓPICOS DE CÁLCULO.


Bibliografia básica:

BOYCE, W. E.; DI PRIMA, R. C. – Equações Diferenciais



Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 5ª ed.. Rio de

Janeiro : LTC, 1994.

KREYSZIG, E. – Matemática Superior, v.3 . Rio de Janeiro : LTC,

1979.


1.1.6 CM-045 Geometria Analítica I
Ementa:

Vetores no plano e no espaço. Retas e planos no espaço com coordenadas cartesianas. Translação e rotação de eixos. Curvas no plano. Superfícies. Outros sistemas de coordenadas.


Programa:

VETORES NO PLANO E NO ESPAÇO. Conceituação. Adição de vetores. Multiplicação de vetor por número real. Combinação linear de vetores. Coordenadas. Produto interno, produto vetorial, produto misto e respectivas aplicações geométricas. RETAS E PLANOS NO ESPAÇO COM COORDENADAS CARTESIANAS. Equações da reta no espaço: vetorial, paramétricas e gerais; paralelismo, perpendicularismo, coplanaridade, ângulo entre retas. Equações do plano: vetorial, geral e paramétricas; posições relativas entre plano e retas. Problemas de distâncias. TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO DE EIXOS. Translação e rotação de eixos cartesianos no plano e no espaço. Simplificação de equação do segundo grau, mediante mudanças de coordenadas. CURVAS NO PLANO. Equação de lugar geométrico no plano; equações reduzidas da elipse, hipérbole e parábola. Equação geral de cônica. SUPERFÍCIES. Equação de superfícies: esférica, cilíndrica, cônica, quádricas. OUTROS SISTEMAS DE COORDENADAS. Sistemas de coordenadas polares no plano. Sistemas de coordenadas cilíndricas e esféricas no espaço. Equações de algumas curvas e superfícies.


Bibliografia básica:

BOULOS, P.; CAMARGO, I. – Geometria Analítica: um



tratamento vetorial. São Paulo : McGraw-Hill, 1987.

LEHMANN, C. – Geometria Analítica. Rio Grande do Sul : Globo,

1970.

1.1.7 CM-224 Pesquisa Operacional I


Ementa:

Revisão de Álgebra Linear. Modelos de Programação Linear. O Método do Simplex. O Problema do Transporte. O Problema da Designação. Dualidade. Análise de Pós-Otimização.


Programa:

REVISÃO DE ÁLGEBRA LINEAR. Matrizes. Solução de um sistema de equações lineares. Espaços vetoriais. Sistemas de inequações lineares. Convexidade. MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. Modelos de Programação Linear. Solução gráfica. Limitações da Programação Linear. O MÉTODO SIMPLEX. Forma padrão. Transformação de um problema geral para a forma padrão. Teoremas fundamentais. O Método Simplex. Casos especiais. Obtenção da solução inicial. O PROBLEMA DO TRANSPORTE. Exemplos de modelos de transporte. Obtenção da solução inicial. Obtenção da solução ótima. Casos especiais. O PROBLEMA DA DESIGNAÇÃO. Exemplos de problemas de designação. Algoritmo da designação. DUALIDADE. Propriedades. Exemplos de formação do dual. Teorema básico da dualidade. Teorema da folga complementar. Método Dual-Simplex. Interpretação econômica do problema dual. ANÁLISE DE PÓS-OTIMIZAÇÃO. Mudanças dos coeficientes de custos. Mudanças nos recursos. Mudanças nas restrições. Programação Paramétrica.


Bibliografia básica:

PUCCINI, A . L.; PIZZOLATO, N. D. Programação Linear.

Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 1990.

WAGNER, H. M. Pesquisa Operacional. Prentice Hall do Brasil,

1986.


    1. DEPARTAMENTO DE FÍSICA

1.2.1 CF-059 Física I


Ementa:

Vetores. Movimento em uma Dimensão. Movimento em um Plano. Dinâmica da Partícula. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Sistemas de Partículas. Colisões. Cinemática da Rotação. Dinâmica da Rotação.


Programa:

VETORES: Vetores e Escalares. Vetores e seus Componentes. Vetores Unitários. Adição Vetorial: Métodos Geométrico e Analítico. Multiplicação Vetorial. MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO: Posição. Velocidade Média. Velocidade Instantânea. Aceleração Constante. Queda Livre. MOVIMENTO EM UM PLANO: Deslocamento, Velocidade e Aceleração. Movimento de um Projétil. Movimento Circular Uniforme. Velocidade e Aceleração Relativas. DINÂMICA DA PARTÍCULA: Primeira Lei de Newton. Força. Segunda Lei de Newton. Terceira Lei de Newton. Peso e Massa. Leis de Atrito. Movimento Circular Uniforme. TRABALHO E ENERGIA: Trabalho Realizado por uma Força Constante. Trabalho Realizado por um Força Variável. Energia Cinética. Teorema Trabalho-Energia. Potência. CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: Forças Conservativas. Energia Potencial. Forças Dissipativas. Lei da Conservação da Energia. SISTEMAS DE PARTÍCULAS: Centro de Massa. Segunda Lei de Newton para um Sistema de Partículas. Momento Linear. Momento Linear de um Sistema de Partículas. Conservação do Momento Linear. COLISÕES: Impulso e Momento Linear. Colisões Elásticas em uma Dimensão. Colisões Inelásticas em uma Dimensão. Colisões em Duas Dimensões. CINEMÁTICA DA ROTAÇÃO: As Grandezas no Movimento de Rotação. Rotação com Aceleração Angular Constante. Grandezas Vetoriais na Rotação. Relação entre a Cinemática Linear e a Cinemática Angular de uma Partícula em Movimento Circular. DINÂMICA DA ROTAÇÃO: Torque sobre uma Partícula. Momento Angular de uma Partícula. Sistemas de Partículas. Energia Cinética de Rotação e Momento de Inércia. Segunda Lei de Newton na Rotação. Rolamento. Momento Angular. Conservação do Momento Angular.


Bibliografia básica:

HALLIDAY, D; RESNICK, R. Fundamentos de Física – Vol. 1.

Livros Técnicos e Científicos Editora.

1.2.2 CF-060 Física II

Ementa:

Oscilações. Gravitação. Estática dos Fluidos. Dinâmica dos Fluidos. Ondas em Meios Elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura. Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gase. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.


Programa:

OSCILAÇÕES: Movimento Harmônico Simples. Considerações de Energia no Movimento Harmônico Simples. Movimento Harmônico Simples Angular. Relação entre o Movimento Harmônico Simples e o Movimento Circular Uniforme. GRAVITAÇÃO: Lei da Gravitação Universal. Massa Inercial e Massa Gravitacional. Leis de Kepler. Campo Gravitacional. Energia Potencial Gravitacional . ESTÁTICA DOS FLUIDOS: Pressão e Densidade. Variação da Pressão em um Fluido em Repouso. Princípios de Pascal e Arquimedes. DINÂMICA DOS FLUIDOS: Conceitos Gerais sobre o Escoamento dos Fluidos. Linhas de Corrente. Equação da Continuidade. Equação de Bernoulli. ONDAS EM MEIOS ELÁSTICOS: Ondas Progressivas. Princípio de Superposição. Velocidade de Onda. Potência e Intensidade de uma Onda. Interferência de Ondas. Ondas Estacionárias. Ressonância. ONDAS SONORAS: Propagação e Velocidade de Ondas Longitudinais. Ondas Longitudinais Estacionárias. Sistemas Vibrantes e Fontes Sonoras. Batimento. Efeito Doppler. TEMPERATURA: Equilíbrio Térmico e a Lei Zero da Termodinâmica. Medida da Temperatura. Termômetro de Gás a Volume Constante. Escalas Celsius e Fahrenheit. Dilatação Térmica. CALOR E A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA: Quantidade de Calor e Calor Específico. Condução de Calor. Equivalente Mecânico do Calor. Calor e Trabalho. Primeira Lei da Termodinâmica. TEORIA CINÉTICA DOS GASES: Gás Ideal. Cálculo Cinético da Pressão. Interpretação Cinética da Temperatura. Calor Específico de um Gás Ideal. Equipartição da Energia. Livre Caminho Médio. ENTROPIA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA: Transformações Reversíveis e Irreversíveis. Ciclo de Carnot. Segunda Lei da Termodinâmica. Máquinas Térmicas e Rendimento. Entropia e a Segunda Lei.


Bibliografia básica:

HALLIDAY, D; RESNICK, R. Fundamentos de Física – Vol. 2 –

Gravitação, Ondas e Termodinâmica. Livros Técnicos e

Científicos Editora.


1.2.3 CF-061 Física III

Ementa:


Campo Elétrico. Potencial Elétrico. Corrente Elétrica. Campo Magnético. Indução Eletromagnética. Lei de Maxwell.

Programa: CAMPO ELÉTRICO: Lei de Coulomb. Definição de campo elétrico. Lei de Gauss. Linhas de campo. POTENCIAL ELÉTRICO: Energia potencial. Diferença de potencial. Condutores e dielétricos. Capacitância. Polarização. Vetor deslocamento. CORRENTE ELÉTRICA: Densidade de corrente. Condutividade elétrica. Lei de Ohm. CAMPO MAGNÉTICO: Definição de campo magnético. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Efeito Hall. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: Lei de Faraday. Lei de Lenz. Auto-indução e indutância mútua. Propriedades magnéticas da matéria. LEIS DE MAXWELL: Corrente de deslocamento. Equações de Maxwell. Propagação de ondas eletromagnéticas.


Bibliografia básica:

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, L.. Fundamentos de



Física, v.3 e 4. Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos

Editora Ltda., 1993.

1.2.4 CF-062 Física IV
Ementa:

Campo Elétrico. Potencial Elétrico. Corrente Elétrica. Campo Magnético. Indução Eletromagnética. Lei de Maxwell.

Programa: CAMPO ELÉTRICO: Lei de Coulomb. Definição de campo elétrico. Lei de Gauss. Linhas de campo. POTENCIAL ELÉTRICO: Energia potencial. Diferença de potencial. Condutores e dielétricos. Capacitância. Polarização. Vetor deslocamento. CORRENTE ELÉTRICA: Densidade de corrente. Condutividade elétrica. Lei de Ohm. CAMPO MAGNÉTICO: Definição de campo magnético. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Efeito Hall. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: Lei de Faraday. Lei de Lenz. Auto-indução e indutância mútua. Propriedades magnéticas da matéria. LEIS DE MAXWELL: Corrente de deslocamento. Equações de Maxwell. Propagação de ondas eletromagnéticas.
Bibliografia básica:

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, L.. Fundamentos de Física, v.3 e 4. Rio de Janeiro : Livros

Técnicos e Científicos Editora Ltda., 1993.

1.2.5 CF-063 Física Experimental I


Ementa:

Medidas físicas e erros experimentais. Experiências de Mecânica Clássica, Termodinâmica e Ondas Mecânicas.


Programa:

MEDIDAS FÍSICAS: Medida Direta, Medida Indireta. Erros Experimentais; propagação dos erros sistemáticos, erros acidentais, distribuição de Gauss. Valores representativos, medida de dispersão, desvio e desvio padrão. Rejeição de dados, tendência dos valores médios, efeito do tamanho da amostragem, algarismos significativos. GRÁFICOS: Escolha e indicação das grandezas nos eixos coordenados, organização de dados nos gráficos, equações empíricas, preparação do título, diferença tabular. INSTRUMENTOS DE MEDIDA: Régua milimetrada, paquímetro, micrômetro, balança de precisão, pipetas, provetas, cronômetros, termômetros e barômetros. MECÂNICA CLÁSSICA: Análise do movimento, conservação da quantidade de movimento, conservação de atrito estático e dinâmico, movimento oscilatório, mecânica dos fluidos. TERMODINÂMICA: Termologia, equivalente Joule-caloria, determinação do calor específico, coeficiente de dilatação térmica, condutividade térmica. ONDAS MECÂNICAS: Velocidade de propagação de uma onda mecânica, ondas estacionárias, velocidade do som, interferência.


Bibliografia básica:

HALLIGAY, D.; RESNICK, R.. Fundamentos da Física, v.1 e 2. Rio

de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 1993.

EISBERG, Robert M.; LERNER, Lawrence S.. Física Fundamentos e



Aplicações, v.1 e 2. McGraw-Hill.

CURSO DE FÍSICA DE BERKELEY, v.1.

TEXTOS DE FÍSICA EXPERIMENTAL – Preparados pelos

professores.


1.2.6 CF-064 Física Experimental II


Ementa:

Instrumentos de medidas elétricas. Experiências de Eletrostática, Eletromagnetismo, Ótica, Mecânica Quântica e Relativística.


Programa:

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS: Voltímetros, Amperímetros, Ohmímetros. ELETROSTÁTICA: Carga Elétrica, Carga Induzida, Lei de Coulomb, Campo e Potencial Elétricos. ELETROMAGNETISMO: Corrente elétrica, Lei de Ohm, Elementos não ohmicos (diodos, lâmpadas), resistividade elétrica, energia e potência, força eletromotriz, capacitores, circuitos RC, campo magnético, força e torque, lei de Ampère, solenóides e toróides, indução de Faraday, lei de Lenz, indutância, circuitos LR, indutância mútua, circuitos LC, correntes alternadas, valor eficaz e circuitos RLC, fase dos sinais. ÓTICA: Ótica geométrica: reflexão, refração, lentes e prismas. Instrumentos óticos: olho humano, microscópio simples e composto, luneta e telescópio, projeções de imagens e aberrações. Ótica física: característica ondulatória da luz, difração, resolução, interferência e polarização de luz monocromática, coerência e lasers. MECÂNICA QUÂNTICA E RELATIVIDADE: Interferômetro de Michelson, espectro de emissão de lâmpadas, relação carga e massa do elétron e constante de Boltzmann.


Bibliografia básica:

HALLIGAY, D.; RESNICK, R.. Fundamentos da Física, v.3 e 4. Rio

de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 1993.

EISBERG, Robert M.; LERNER, Lawrence S.. Física Fundamentos e



Aplicações, v.3 e 4. McGraw-Hill
1.3 DEPARTAMENTO DE DESENHO



      1. CD-016 Geometria Descritiva I

Ementa:


Projeções ortogonais. Métodos descritivos. Problemas métricos e de posição. Representação de poliedros. Interseção de sólidos. Planificação.
Programa:

PROJEÇÕES ORTOGONAIS. Representação do ponto, reta e plano. MÉTODOS DESCRITIVOS. Mudança de planos, rotação e rebatimento. PROBLEMAS MÉTRICOS E DE POSIÇÃO. REPRESENTAÇÃO DE POLIEDROS. INTERSEÇÃO DE SÓLIDOS. PLANIFICAÇÀO.


Bibliografia básica:

CAVALLIN, José. Lições de Geometria Descritiva. Curitiba.

CHAPUT, Frei Ignace. Elementos de Geometria Descritiva. Rio de

Janeiro.


COSTA, Antônio Mochon. Apontamentos de Geometria Descritiva.

UFPR.


LOPES, Gilberto A .. Perspectiva. Curitiba.

MARMO, Carlos. Geometria Descritiva, v.2 e 3. São Paulo.

NASCIMENTO, José R.. Método das Projeções Cotadas. Curitiba.

PINHEIRO, Virgílio Athayde. Noções de Geometria Descritiva. Rio

de Janeiro.

PRINCIPE JR, Alfredo dos Reis. Noções de Geometria Descritiva,

v.2.

RANGEL, Alcyr Pinheiro. Poliedros.



RODRIGUES, Álvaro. Geometria Descritiva. Rio de Janeiro.

SCHLEMM, Roberto A.; DEMETERCO, Aramis. Geometria



Descritiva Aplicada.



    1. DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES



      1. TT-007 Economia de Engenharia I

Ementa:


Conceitos economia e econometria, microeconomia e macro e macroeconomia, política econômica, matemática financeira, depreciação e do equipamento, vida econômica dos equipamentos, reposição planejada de equipamentos, comparação de alternativas de investimentos, financiamento de empreendimentos – estruturas do capital das empresas.
Programa:

NOCÕES FUNDAMENTAIS: conceitos econômicos, conceitos econométricos, produção da riqueza: doutrina, método, teoria econômica. MICROECONOMIA: análise das curvas de indiferença, equilíbrio da empresa, procura, oferta e formação de preços. MACROECONOMIA: circulação da riqueza, renda nacional, consumo, investimento, poupança, teoria do emprego. POLÍTICA ECONÔMICA: repartição da riqueza, desenvolvimento econômica, panorama da economia brasileira. MATEMÁTICA FINANCEIRA: princípios básicos: definições, juros simples, taxa efetiva, taxa nominal – equivalência de taxas de juros e juros compostos, taxas de juros com capitalização contínua – influência da inflação na taxa de juros, taxa real e taxa aparente, taxa de inflação e taxa de desvalorização da moeda, amortização de dívidas e recuperação de capital – sistema de amortização constante, sistema de prestação constante, fórmula aproximada da prestação constante pelo juro médio, fundo de capitalização, fundo de amortização. DEPRECIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS: depreciação física e funcional, custo operacional de equipamentos – cálculo do custo de capital, mortalidade e substituição de equipamentos – curvas de sobrevivência e vida provável, reposição planejada de equipamentos de deficiência decrescente. COMPARAÇÃO DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTO: fluxo de caixa – avaliação de investimentos, critérios econômicos de decisão – método de valor presente líquido, custo capitalizado, critérios econômicos de decisão – comparação do valor anual líquido, critérios econômicos de decisão, comparação das taxas de retorno – cálculo das taxas de retorno, alternativas com vidas diferentes, considerações sobre taxa mínima de atratividade e inflação. IMPOSTO DE RENDA EM ESTUDOS ECONÔMICOS. FINANCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS. ESTRUTURA DE CAPITAL E VALOR DA EMPRESA.


Bibliografia básica:

FILHO, Nelson Casarotto; KOPPTIKE, Bruno Hartmut. Análise de




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal