Curso de mestrado em geociências especialidades: Geologia, Ambiente e Riscos Naturais e Geologia, Ensino das Ciências Naturais Unidade Orgânica: Faculdade de Ciência e Tecnologia curso de mestrado em geociências (1ª edição)



Baixar 317.85 Kb.
Página1/5
Encontro15.04.2018
Tamanho317.85 Kb.
  1   2   3   4   5







Pró-Reitoria para as Áreas de

Pós-Graduações e Investigação





CURSO DE MESTRADO EM GEOCIÊNCIAS

Especialidades: Geologia, Ambiente e Riscos Naturais

e Geologia, Ensino das Ciências Naturais
Unidade Orgânica: Faculdade de Ciência e Tecnologia



CURSO DE MESTRADO EM GEOCIÊNCIAS (1ª edição)
Departamento de Ciência e Tecnologia
Coordenação Institucional
Pró-Reitoria para as Áreas da Pós-Graduação e Investigação

Reitoria da Universidade de Cabo Verde

Praça António Lereno, Praia, CP.379 C Praia. Santiago. Cabo Verde

Tel. (00238) 261.99.04/ 261.98.94.Fax. (00238) 261.26.60

Email: adriana.carvalho@docente.unicv.edu.cv Site: www.unicv.edu.cv
Coordenação do Curso

Director do Curso: Prof. Doutor José Manuel Pereira

Comissão do Curso: Prof. Doutor José Manuel Pereira; Prof. Doutor António Lobo de Pina, Prof. Doutora Sónia Silva Victória e Prof. Doutora Clementina Furtado



Inicio (Novembro de 2016)

Conclusão (Outubro de 2018)

Corpo Docente: (docentes da Uni-CV):

Prof. Doutor António Lobo de Pina

Prof. Doutor Aquiles Almada

Prof. Doutor José Manuel Pereira

Profª Doutora Judite Nascimento

Profª Doutora Sónia Silva Victória

Profª Doutora Clementina Furtado

Prof. Doutor Bartolomeu Varela

Prof. Doutor Adilson Semedo

Prof. Doutor João Felisberto Semedo

Prof. Doutor Carlos Spínola

Prof. Doutor João Cardoso

Prof. Doutor João Carvalho

Profª Doutora Carmem Almada

Doutor Miguel Barreto

Doutor Simão Rodrigues

Doutorando José Maria Semedo

Doutoranda Ineida Romi Carvalho

Doutorando Romualdo Correia

Doutoranda Vera Alfama

Doutorando José Augusto Furtado
Para além dos docentes do DCT, alguns colaboradores nacionais e das Universidades parceiras apoiam a leccionação de algumas das unidades curriculares.
Público Alvo

Este Curso é dirigido a todos os profissionais que tenham interesse em Geologia e áreas afins.

Podem candidatar-se os licenciados em:


  • Geologia / Ciências Geológicas

  • Eng.ª Geológica e de Minas

  • Geografia e Ordenamento do Território

  • Ensino da Biologia e Geologia

  • Ensino das Ciências Naturais

  • Licenciaturas afins



Descrição Sucinta

O Curso de Mestrado em Geociências, ora proposto, visa proporcionar aos formandos conhecimentos sólidos e ferramentas conceptuais que os permitam, analisar, compreender e actuar face às ameaças naturais, antropogénicas, químicas, ecológicas e biológicas contemporâneas, como o crescimento acelerado das cidades, aumento de indústrias, instaladas em áreas urbanas, poluição sonora e da atmosfera, falta de espaços verdes em áreas urbanas, ocupação de zonas costeiras, mudanças climáticas, inundações, movimentos de massa nas vertentes, entre outras, susceptíveis de produzir situações que afectem, negativamente, os diversos grupos sociais, no exercício da cidadania. Desta forma, pretende-se com este curso, proporcionar uma formação científica avançada no domínio das Geociências, assim como no das tecnologias de observação, monitorização, e reabilitação ambiental, possibilitando a realização de investigação científica autónoma e a contribuição para o progresso científico e tecnológico.

O Curso visa ainda, por um lado, enriquecer o conhecimento científico dos formandos provenientes de diversos quadrantes da sociedade, nos domínios da gestão e conservação dos recursos naturais, da preservação e minimização de riscos naturais, com impactes na biodiversidade e na valorização do património natural e edificado, e, por outro lado, fomentar hábitos de pesquisa, de investigação e de produção de conhecimentos relacionados com as temáticas de modernização ecológica, desenvolvimento sustentável e sociedade de risco, obedecendo as normas e os padrões nacionais e internacionais. Neste contexto, o curso foi concebido por forma a integrar duas áreas de especialização (Ambiente e Riscos Naturais; Ensino das Ciências Naturais).

O curso tem a duração de 4 semestres (dois anos lectivos), devendo ser obtidos 120 Créditos para a sua conclusão. O plano do curso e as áreas científicas estão descriminados no plano curricular.


A conclusão, com aprovação, das Unidades Curriculares e seminários da parte curricular do Curso de Mestrado dá direito à atribuição de um diploma de Pós-Graduação (Artigo 19º. 1. do Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da Universidade de Cabo Verde).
O grau de Mestre é conferido mediante a frequência e aprovação nas unidades curriculares que constituem o curso de Mestrado e a elaboração de uma dissertação, sua discussão pública e aprovação, no total de 120 Créditos, de acordo com o artigo 19º. 2. do Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da Universidade de Cabo Verde).
Fundamentação

Neste início do terceiro milénio, as Geociências terão um papel de extrema relevância em muitos assuntos relacionados com os caminhos a serem encontrados pela sociedade em busca da sustentabilidade. A importância das Geociências deverá certamente ser reapreciada no contexto do novo figurino da Universidade de Cabo Verde; contudo alguns passos significativos têm vindo a ser dados a nível de Licenciatura, através da revisão curricular, adaptando-se a conjuntura actual.

No entanto, o papel desempenhado pelos profissionais da Geociências, será determinante em diversas áreas das Ciências da Terra, nomeadamente, o ambiente, protecção e gestão das águas, recursos energéticos e minerais, processos geológicos e a redução dos desastres naturais. O reconhecimento de tal facto é a razão por que esta Ciência tem sido cada vez mais solicitada para intervir nestas matérias, pois só ela pode definir os condicionalismos ligados às formações geológicas, as condicionantes dos processos geológicos.

Cabo Verde é um arquipélago com ambiente frágil e grande diversidade de riscos naturais. Para além dos riscos sísmico e vulcânico, praticamente limitados às Ilhas da Brava, no primeiro caso e do Fogo, nos dois casos, e dos riscos de seca, desertificação e erosão dos solos, ligados à localização geográfica e climática do arquipélago, existem outros riscos naturais, tais como as cheias/inundações, os movimentos em massa nas vertentes, e as tempestades. Neste contexto, o formando terá capacitação profissional nas seguintes áreas do saber: ordenamento do território; desenvolvimento regional e local, serviços de Administração pública central, local e regional; a gestão de projectos; turismo; a gestão das áreas naturais protegidas; exploração de georrecursos; protecção civil e análise dos riscos naturais; leccionação da área de geociências nos níveis secundário e superior, gabinete de estudos de Impacte Ambiental, serviços de gestão e protecção do Património Natural, cartografia de riscos e sistemas de informação geográfica


Objectivos:

O conhecimento das Geociências permite intervenções muito preciosas nas diversas áreas do saber das Ciências da Terra, com particular destaque no que concerne ao ambiente, à prospecção e exploração dos recursos naturais (água, minerais, rochas e minerais industriais), trabalhos de engenharia (estradas, barragens, construções), planeamento regional e urbano e, na arquitectura das construções.


Assim, este Curso tem por objectivo a consolidação e o aprofundamento de conhecimentos:

  • Necessários à análise multi-escala e integrada dos processos, produtos e sistemas geológicos e geomorfológicos, em particular os que se afiguram pertinentes a estudos de impacte ambiental;




  • Indispensáveis à caracterização, monitorização e avaliação da perigosidade e risco geológico nas suas diversas expressões; fundamentais ao reconhecimento das diversas implicações e aplicações do conhecimento geológico no contexto das Mudanças Globais e gestão de recursos naturais; requeridos pela procura de soluções inovadoras ou de maior eficiência para problemas correntes ou a identificar em diversos contextos geológicos, imprescindíveis ao desenvolvimento de competências para a prática autónoma de ensino e investigação;

  • Que proporcionem uma formação científica e técnica em áreas avançadas, no domínio dos das Geociências, que permitam aos formandos mobilizar e integrar os seus conhecimentos e aplica-los em contextos multidisciplinares;




  • Inerentes à formação avançada de profissionais motivados e capazes de actuar em diversas áreas das Ciências da Terra e prosseguir uma carreira de investigação científica em Geociências.



Resultados Esperados
Os Cursos de Mestrado nos domínios da Área Científica das Geociências, têm como propósito fundamental o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos e o correspondente desenvolvimento de competências, nomeadamente através de actividades de investigação ou de trabalhos que projectem aplicações inovadoras do saber.

Assim, perspectiva-se que os formandos sejam cidadãos dotados de elevados padrões de qualidade e exigência, capazes de, por um lado, promover uma literacia geocientífica ancorada numa educação ambiental que rompa com a tradição e humanize a tecnologia e, por outro, reconhecer e potenciar a investigação no domínio das Geociências, como ferramenta de eleição para o desenvolvimento sustentado da nação cabo-verdiana.


Parcerias

Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.

Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho.

Protocolos com o INIDA, ANAS, LEC, SNPC, DNA, INGT.



Quadro 1 - Plano de Estudos (Unidade Curricular: Carga horária e unidades de crédito) - Especialidade: Geologia, Ambiente e Riscos Naturais

Unidades Curriculares

Ano

Áreas Científicas

Unidades de Crédito

Tempo de trabalho (horas)

Regime

Tipo

Docentes

Contacto

Autónomo

Total

Geologia da Engenharia



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

Alexandre Tavares

Hidrogeologia e Recursos Hídricos



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

António Lobo de Pina

SIG e Detecção Remota



Geotecnologias

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

Sónia Silva Victória e Romualdo Correia

Perigosidade e Riscos Naturais



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

Sónia Silva Victória

Património Geológico e Geoconservação



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

José Manuel Pereira

Geoquímica Ambiental



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

José Manuel Pereira e João Cardoso

Geologia Ambiental



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

Sónia Silva Victória

Geofísica Aplicada



Geologia

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

António Lobo de Pina e José Augusto Furtado

Ordenamento do Território e Planeamento Regional



Técnicas de Ordenamento do Território

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

Judite Nascimento e Aquiles Almada

Modelação dos Recursos Geológicos



Geotecnologias

6

60

75

135

Semestral

Obrigatório

Sónia Silva e Romualdo Correia

Dissertação Mestrado



Transversal

60







810

Anual

Obrigatório




Total

4

120

120

750

2160











Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal