Curso de pedagogia



Baixar 369.03 Kb.
Página1/7
Encontro02.12.2017
Tamanho369.03 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7




PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Modalidade a distância


São João del-Rei - MG

2010
SUMÁRIO


1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 3

2.INTRODUÇÃO 5

Essas considerações foram deliberadas no plenário do Encontro Regional dos Coordenadores do Curso de Pedagogia realizado em outubro de 2006. 5

3.O NEAD E A UFSJ 7

4.CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA 13

5.A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO 17

6.ESTRUTURA ADMINISTRATIVA 59

7.INFRAESTRUTURA E PROCESSO DE GESTÃO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA 64




  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO


a) Nome do Curso:

Nome do Curso: Pedagogia

Grande Área: Educação

Área de Conhecimento – Educação

Área de Concentração: - Educação

Modalidade do Curso: a distância


b) Proponente:

Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ

Núcleo de Educação a Distância – NEAD

c) Público-Alvo:

Professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental e que não tenham habilitação específica em Pedagogia, em conformidade com a Resolução.
d) Número de Vagas:

Serão ofertadas até 50 (cinqüenta) vagas em cada polo no estado de Minas Gerais, limitados em no máximo 650 (seiscentas) vagas.


Pólos em Minas Gerais atendendo ao PAR:

1. Polo de São João del-Rei

2. Polo de Timóteo

3. Polo de Itamonte

4. Polo de Pompéu

5. Polo de Juiz de Fora

6. Polo de Francisco Sá

7. Polo de Formiga

Pólos em São Paulo fora do PAR, sujeitos à aprovação pela UAB, e já atendidos pela UFSJ em outros cursos (demandas manifestadas pelos prefeitos e secretários de educação através de ofícios):

1. Polo de Diadema

2. Polo de Franca

3. Polo de Matão

4. Polo de São José do Rio Preto

5. Polo de Serrana

6. Polo de Votorantim

e) Forma de Ingresso: Processo Seletivo: sorteio.


f) Duração do Curso:

Mínimo de 8 e máximo de 12 semestres para integralização curricular.


g) Previsão para início das atividades:

Segundo semestre de 2010


h) Coordenadora:

Maria Jaqueline de Grammont

Titulação: Doutora

Regime de contratação do coordenador do curso: Dedicação Exclusiva

Professor Adjunto I -DE- Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Graduada em Pedagogia (AEUDF), Mestre em Educação (UFMG), Doutora em Educação (UFF).

Endereço profissional:

Universidade Federal de São João del Rei

Núcleo de Educação a Distância

Campus Santo Antônio – CSA- Praça Frei Orlando, 170- Centro

CEP 36307-352 – São João del-Rei – MG - Brasil

E-mail: jgrammont@ufsj.edu.br

Telefones: (32) 3379.2613

  1. INTRODUÇÃO

A partir da publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, através da Resolução CNE/CP, nº. 1 de 15 de maio de 2006, pelo Conselho Nacional de Educação, ocorreu uma grande movimentação entre os cursos de Pedagogia das universidades públicas brasileiras para debater o significado da proposta e promover o intercâmbio de ideias visando à elaboração de seus novos projetos pedagógicos.

Os princípios que sustentam a presente proposta pedagógica buscam incorporar a formação estipulada pelas novas diretrizes de 2006, tal como o disposto no art. 4º da referida Resolução:

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Embora na própria legislação, as atividades docentes também compreendam a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, nesta nova disposição, a formação do pedagogo volta-se essencialmente para a docência compreendida como: “uma ação educativa individual e coletiva, articulada e integradora, consciente e planejada, aplicada e avaliada sistematicamente, efetivamente direcionada, socialmente contextualizada, politicamente comprometida, eticamente identificada e assumida, epistemologicamente embasada para o ensino, o estudo, a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimentos, a extensão, a gestão democrática de todos os processos educativos da sociedade dentro e fora da escola”. 1

Diante dessa concepção de Pedagogia, o Núcleo de Educação a Distância, com a anuência de departamentos da UFSJ e com aprovação em Conselhos competentes, estrutura a sua proposta de um curso de Pedagogia a Distância, no intuito de oferecer graduação a uma população específica de professores que atua na rede pública de ensino e que se encontra em dificuldade de frequentar um curso superior presencial. Esse curso, portanto, é parte integrante do Plano Nacional de Formação dos Profissionais de Magistério da Educação Básica Pública, instituído pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009.

Ao assumir um curso de pedagogia voltado basicamente para professores em exercício, é fundamental entender a escola como um espaço de produção do conhecimento de diversas ordens e dimensões, de forma que o saber tácito ou conhecimento prático dos alunos-professores seja considerado e incorporado ao processo de ensino-aprendizagem. Essa premissa nos remete à outra que parte da afirmação de que as mudanças nos processos pedagógicos das instituições escolares só são possíveis se estiverem enraizadas ou incorporadas naquilo que a escola já produz. “Nem a escola e menos os professores se identificarão com as inovações que não incorporem suas práticas” (ARROYO, 2000, p. 152)2. É no sentido de possibilitar a construção e a reconstrução desse saber-fazer, a partir do saber da experiência, que as novas propostas pedagógicas e didáticas têm dado ênfase à necessidade dos profissionais da educação estarem, constantemente, refletindo sobre suas ações: a partir de suas ações, sobre suas ações, e durante suas ações.

Esta proposta, por ter como público os profissionais que estão lidando com a resolução das situações-problema do cotidiano educacional, enfrentando suas singularidades, incertezas, imprevisibilidades e complexidade, ressalta, nesse sentido, a importância da reflexão como fonte de produção de um saber-fazer que se dá a partir da análise da própria prática (SCHÖN, 1992)3. A proposta se direciona, então, para a formação do que se tem chamado de profissional reflexivo, tendo como eixos as Instituições, os sujeitos e os saberes.

Essa premissa norteia a construção curricular e pressupõe não só a necessária articulação entre teoria e prática, como também novas possibilidades para as atividades práticas previstas no currículo deste curso de Pedagogia a distância, entre as quais se incluem o estágio supervisionado.



  1   2   3   4   5   6   7


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal