Curso regional de aperfeiçoamento para jovens músicos



Baixar 12.94 Kb.
Encontro06.08.2018
Tamanho12.94 Kb.

Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre

FIJUNA – FILARMÓNICA JUVENIL DO NORTE ALENTEJANO ESTÁGIO DE VERÃO 2018 - CRATO (04 A 07/07/18)

Regulamento



1 – Objectivos: Motivar os Jovens, abrindo-lhes novos horizontes de conhecimento, no contacto com novos reportórios, novos métodos de ensino, criando oportunidades de novas experiências individuais e colectivas, consolidando ao mesmo tempo as relações sociais entre eles.

Aprender e actualizar os conhecimentos de Formação Musical, Instrumento, Teoria Geral da Música e História da Música, Masterclass, Música de Câmara e Ensaios de Conjunto.

Projectar o trabalho desenvolvido durante o Estágio, nas Bandas Filarmónicas da Região e nas Orquestras, contribuindo assim para a melhoria qualitativa das mesmas.
2 – Organização: É da responsabilidade da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, em parceria com a Câmara Municipal de Crato e com apoio da Filarmónica do Crato e do Agrupamento de Escolas do Crato.
3 – Calendário: O Estágio decorrerá de 04 a 07 de julho de 2018 nas instalações da EBI Ana Maria Ferreira Gordo (Crato) e no Auditório da Filarmónica do Crato. As aulas serão entre as 10.00h e as 13.00h e entre as 14.30h e as 18.00h. No final do estágio haverá um concerto na Praça do Município ou no Auditório da Filarmónica do Crato e prevê-se que num dos dias do estágio exista um momento de carácter lúdico.
4 – Candidatos: Podem candidatar-se executantes pertencentes às Bandas/Filarmónicas/ Orquestras filiadas na FBFDP e alunos da EANA com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos (poderá haver lugar a executantes com outras idades).
5 – Inscrições: As inscrições deverão ser feitas através do Boletim em anexo, e remetidas para a FBFDP até ao dia 30 de junho de 2018. Não serão aceites candidatos sem inscrição.
6 – Seleção: Serão aceites um mínimo de 50 alunos e um máximo de 80 participantes.

6.1 Todos os candidatos deverão levar a estante e o instrumento que tocam para integrarem a Banda que se irá constituir para o estágio.


7 – Encargos: Todos os encargos com alimentação dos alunos admitidos serão suportados pela organização (almoço e lanche da tarde) e o transporte é da competência das associadas de origem dos alunos ou dos próprios. Caso considerem necessário, devem levar lanche para a manhã.
8 – Seguro: Durante o Curso vigorará um Seguro, cobrindo apenas as modalidades de acidentes pessoais.
9 – Certificado: Aos formandos que participem no estágio será entregue um Diploma de frequência emitido pelos organizadores (Federação e Câmara)
10 Direção do Estágio: Maestro Francisco Paixão (Diretor), Maestro Ricardo Godinho (Adjunto), Maestro Francisco de Jesus (Adjunto), Maestro Jorge Grenho (Adjunto).
10.1 – Monitores do Estágio:
- Madeiras – Prof. Ana Isabel Rei (flauta) / Maestro Miguel Baptista/Maestro Francisco de Jesus/Nuno Delicado (todos em clarinete) / Prof. Margarida Inácio/João Oliveira – a confirmar (saxofones);

- Metais – Prof. João César (trompetes) /Maestro Francisco Paixão (trompas) /Maestro Ricardo Godinho (trombones) /Maestro Jorge Grenho (bombardinos e baixos);

- Percussão - Ivo Narciso/Miguel Dias.
10.2 – Coordenação do Estágio: Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Câmara Municipal de Crato
11 Programa do Concerto:
1) Marcha de Concerto – Everest – Jacob de Haan

2) 1492 The Conquest of Paradise – John Glenesk Mortimer

3) Lord of the dance – Frank Bernaerts

4) Amar pelos 2 (com soprano Liliana Parelho) – Luísa Sobral e Luís Figueiredo, Arr. Marco Santos

5) Nessum Dorma (com tenor Emerson Ferreira) – Ópera Turandot, de Giacomo Puccini

6) Vivo Per Lei (com soprano e tenor) – Andrea Bocelli, arr de Luigi Panceri, Mauro Mengali e Valerio Zelli

7) Innova – Ed Hucheby

8) The Stars and Stiprs forever – John Philip Sousa

9) Jubelklange – Wolfgang Woussener

11.1 – Estrutura da Orquestra


1 Oboé /1 flautim/ 6 flautas / 1 requinta / 16 clarinetes (4/6/6) / 1 sax-soprano / 8 sax-altos (4/4) / 4 sax-tenores / 1/2 sax-barítono / 10 trompetes (3/3/4) / 8 trompas / 6 trombones / 3 bombardinos / 5 baixos / 8 percussão
11.2 - Os monitores podem integrar a Orquestra como músicos.
12 – Casos Omissos: Todos os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Direção Artística e pela Coordenação do Projeto.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal