Curso regional de aperfeiçoamento para jovens músicos



Baixar 13.54 Kb.
Encontro03.06.2018
Tamanho13.54 Kb.

Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre

FIJUNA – FILARMÓNICA JUVENIL DO NORTE ALENTEJANO ESTÁGIO DE PÁSCOA 2018 - ARRONCHES (03 A 06/04/18)

Regulamento



1 – Objectivos: Motivar os Jovens, abrindo-lhes novos horizontes de conhecimento, no contacto com novos reportórios, novos métodos de ensino, criando oportunidades de novas experiências individuais e colectivas, consolidando ao mesmo tempo as relações sociais entre eles.

Aprender e actualizar os conhecimentos de Formação Musical, Instrumento, Teoria Geral da Música e História da Música, Masterclass, Música de Câmara e Ensaios de Conjunto.

Projectar o trabalho desenvolvido durante o Estágio, nas Bandas Filarmónicas da Região e nas Orquestras, contribuindo assim para a melhoria qualitativa das mesmas.
2 – Organização: É da responsabilidade da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, em parceria com a Câmara Municipal de Arronches e Junta de Freguesia de Assunção, com apoio da Escola de Música local e do Agrupamento de Escolas de Arronches.
3 – Calendário: O Estágio decorrerá de 03 a 06 de abril de 2018 nas instalações do Centro Escolar Nª Srª da Luz (Arronches). As aulas serão entre as 10.00h e as 13.00h e entre as 14.30h e as 18.00h. No final do estágio haverá um concerto no Centro Cultural de Arronches e prevê-se que num dos dias do estágio exista um momento de carácter lúdico/desportivo.
4 – Candidatos: Podem candidatar-se executantes pertencentes às Bandas/Filarmónicas/ Orquestras filiadas na FBFDP e alunos da EANA com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos (poderá haver lugar a executantes com outras idades).
5 – Inscrições: As inscrições deverão ser feitas através do Boletim em anexo, e remetidas para a FBFDP até ao dia 26 de março de 2018. Não serão aceites candidatos sem inscrição e audição (exceto ponto 6.4 do presente Regulamento).
6 – Seleção: Serão selecionados pela equipa técnica do Estágio (monitores) um Mínimo de 50 e um máximo de 75 participantes (limite máximo para a dimensão do palco).

6.1 Todos os inscritos serão sujeitos a uma audição no primeiro dia do estágio e no final do primeiro dia a organização anunciará quais serão os elementos titulares da orquestra.

6.2 Os candidatos que não sejam apurados ou que existam em excesso podem continuar o estágio como participantes ouvintes (tocam nas aulas e ensaios mas não integram a banda final).

6.3 Todos os candidatos deverão levar a estante e o instrumento que tocam para integrarem a Banda que se irá constituir para o estágio.

6.4 Na impossibilidade de se reunir o número mínimo de selecionados, a organização reserva-se o direito de convidar músicos.
7 – Encargos: Todos os encargos com alimentação dos alunos admitidos serão suportados pela organização (almoço e lanche da tarde) e o transporte é da competência das associadas de origem dos alunos ou dos próprios. Caso considerem necessário, devem levar lanche para a manhã.
8 – Seguro Escolar: Durante o Curso vigorará um Seguro, cobrindo apenas as modalidades de acidentes pessoais.
9 – Certificado: Aos formandos que participem no estágio será entregue um Diploma de frequência emitido pelos organizadores (Federação, Câmara e Junta de Freguesia)
10 Direção do Estágio: Maestro Francisco Paixão (Diretor), Maestro Ricardo Godinho (Adjunto), Maestro Francisco de Jesus (Adjunto), Maestro Carlos Almeida (Adjunto), Maestro Pedro Pereira (Adjunto) e Maestro Jorge Grenho (Adjunto).
10.1 – Monitores do Estágio:
- Madeiras – Prof. Jéssica Mourinho (flauta)/Maestro Miguel Baptista/Maestro Francisco de Jesus/Nuno Delicado (todos em clarinete)/Maestro Pedro Pereira/Margarida Inácio (saxofones);

- Metais - Maestro Carlos Almeida (trompetes) /Maestro Francisco Paixão (trompas) /Maestro Ricardo Godinho (trombones) /Maestro Jorge Grenho (bombardinos e baixos);

- Percussão - Miguel Dias/Ivo Narciso.
10.2 – Coordenação do Estágio: Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Câmara Municipal de Arronches, Miguel Baptista, Vereador João Crespo.
11 Programa do Concerto:
1) Jubelklange

2) Gladiator

3) Lord of the dance

4) Os Miseráveis (com cantora) - poderá alterar-se para Memory

5) The Cream of Clapton

6) Foi Deus (pode ser dirigido por um Adjunto)

7) Sway (pode ser dirigido por um Adjunto)

8) D'ont cry for me Argentina (com cantora)


11.1 – Estrutura da Orquestra
2 Oboé /1 flautim/ 6 flautas / 1 requinta / 16 clarinetes (4/6/6) / 1 sax-soprano / 6 sax-altos (3/3) / 3 sax-tenores / 1/2 sax-barítono / 11 trompetes (3/4/4) / 8 trompas / 6 trombones / 3 bombardinos / 4 baixos / 8 percussão
11.2 - Os monitores podem integrar a Orquestra como músicos.
12 – Casos Omissos: Todos os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Direção Artística e pela Coordenação do Projeto.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal