Cv-pbcurriculum Vitae



Baixar 200.99 Kb.
Página1/3
Encontro26.12.2017
Tamanho200.99 Kb.
  1   2   3


Curriculum Vitae

Pedro Barbosa

2016



1. FICHA BIOGRÁFICA

Nome privado: Pedro Barbosa

Nome completo: Pedro Fernando Pinheiro Barbosa

Naturalidade: Porto / Portugal

Estado civil: divorciado

E-mails – pedro.seriot.barbosa@gmail.com 

Página Pessoal - http://www.pedrobarbosa.net 


 2. HABILITAÇÕES
 2.1. Estudos superiores:
1993 - Doutoramento em Ciências da Comunicação (especialidade: Semiologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Aprovado com Distinção e Louvor, por unanimidade, mediante a apresentação e discussão da tese, em dois volumes, intitulada: «Metamorfoses do Real» (Tomo I - "Criação Literária e Computador"; Tomo II - "Arte, Imaginário e Conhecimento Estético".)

1987 - Equivalência ao D. E. A. (Diplôme d’Études Approfondies) pela Universidade Louis Pasteur, em Estrasburgo.

1978 - Estágio intensivo de Semiótica no "Centro Internazionale di Semiotica e di Linguistica" da Universidade de Urbino (Itália): seminários com Paul Bouissac, David Cooper, Tzvetan Todorov e Umberto Eco, entre outros.

1974 - Frequência do curso de Ciências Pedagógicas da Universidade do Porto, curso que entretanto viria a ser extinto no final do ano lectivo.

1974 - Defende tese de licenciatura em Literatura Italiana, sob a direcção de Giacinto Manuppella, com o título: «Luigi Pirandello e as Raízes do Teatro Moderno» (Nota final: 18 valores).

1973 -  Licenciatura em Filologia Românica (equivalente ao actual curso de Línguas e Literaturas Modernas) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. (Média geral: 17 valores).

1966/68 - Frequência (dois anos) do curso de Medicina  da Universidade do Porto.
2.2 Concursos académicos e cargos como investigador:

2005 - Como investigador, consultor ou colaborador externo integra os seguintes centros de pesquisa:

CETIC - Centro de Estudos em Texto Informático e Ciberliteratura, de que foi fundador na UFP;

CTEC - Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, também na UFP; 

CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens na FCSH da Universidade Nova de Lisboa;

NUPH - Núcleo de Pesquisas em Hipermídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil);

CERTEL - Centre de Recherches sur le Texte Électronique Littéraire, Universidade de Artois (França). 

2002 - Efectua a 15 e 16 de Abril concurso de provas públicas para Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), na área científica de Teatro (especialidade de História, Teoria e Estética Teatral), tendo sido aprovado por unanimidade. 

1996 - Realiza a 5 de Dezembro provas públicas para Professor Titular na Universidade Fernando Pessoa (área de Estética), ao abrigo do Estatuto Profissional dos Docentes, perante um júri constituído pelos Professores Alain Vuillemin, da Universidade de Artois (França), Manuel Frias Martins, da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e Salvato Trigo, como Reitor da UFP, tendo nelas sido aprovado com Muito Bom, por unanimidade.

1993 - É-lhe atribuída, pelo Conselho Coordenador de Formação Contínua de Professores, a qualificação de "formador especialista" para a área de INFORMÁTICA NO ENSINO DA LITERATURA, no âmbito do Programa FOCO.


2.3  Formação complementar, estágios e cursos livres:

2007 – Curso avançado de Hipnose Clínica (com técnicas de condicionamento mental) certificado pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia (IBH)

2001 - Workshop dedicado à "Auto-hipnose e estados alterados de consciência" (coordenado pela psicóloga Gilda Moura) no âmbito das actividades do CTEC.

1991 – Curso livre de "Hipnose, Auto-hipnose e Hipnoterapia" (ministrado pelo Dr. Oliveira Soares, do Hospital da Universidade de Coimbra): diploma certificado em Hipnoterapia.

1986 - Estágio de formação em B.A.D. na biblioteca do Centro de Medicina Pedagógica de Coimbra.

1978 - Estágio de Semiótica Textual e de Semiótica do Espectáculo na Universidade de Urbino (Itália).

1982 - Curso de Introdução à Microinformática e à programação BASIC para Microcomputadores na LOG.

1976 - Curso livre de programação FORTRAN para linguistas, no Laboratório de Cálculo Automático da Faculdade de Ciências do Porto.

1976 - Curso livre de Astronomia no Observatório Astronómico do Porto.
2.4 Associações e distinções diversas:
É membro da Associação Portuguesa de Escritores (APE), da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP), da Associação Portuguesa de Tradutores (APT), da Associação Portuguesa de Semiótica (APS), da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), da Academia SKEPSIS  de  Semiologia e Direito (Brasil), do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) da Universidade Nova de Lisboa, do Núcleo de Pesquisas em Hipermídia (NUPH) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), do Centre de Recherches sur le Texte Électronique Littéraire (CERTEL) na Universidade de Artois (França), co-fundador do Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC) na Universidade Fernando Pessoa, do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC) e consultor da Sociedade Portuguesa de Exploração Científica (SPEC).
1980 – Prémio de «Ensaio» da Associação Portuguesa de Escritores.

2001 – Incluído no «Dicionário de Personalidades Portuenses» editado por ocasião da Porto Capital Europeia da Cultura.

2002 – Biobibliografado na enciclopédia on-line «Infopédia» e na versão digital da «História da Literatura Portuguesa» de Óscar Lopes e A.J. Saraiva, da Porto Editora Mutimedia.

2003 - Convidado como membro “pensador” da Academia SKEPSIS  de  Semiologia e Direito (Brasil).

2005 (desde) – Biografado no Dictionary of International Biography, 32.nd edition, IBC, Cambridge, GB.

2005 (desde) - Biografado em «Who’s Who in the World», 22.nd edition, © Marquis Who’s Who in America Publication, New Providence, USA.

2005 - Medalha atribuída pela sua selecção e inclusão em «2000 Outstanding Intellectuals of the XXI Century», pelo International Biographical Centre (IBC), Cambridge, England.

 

Teses académicas e livros sobre a sua obra:

         Arnaud Gillot: «La notion d’écrilecture à travers les revues de poésie électronique Alire et Kaos», dissertação realizada na Université d’Artois (França) sob a orientação do Prof. Alain Vuillemin e publicada na Roménia, HESTIA/CERTEL, 2000 (Préface de Pedro Reis).

         Vera Carvalho, «Acaso: um palimpsesto na produção poético-tecnológica de Pedro Barbosa», dissertação de mestrado apresentada na Universidade Mackenzie do Brasil sob orientação do Prof. Sérgio Bairon, São Paulo, 2004.

         M. C. Maltez et alii, “La (les) lecture(s) des nouvelles formes hypertextuelles littéraires”, in «Discours et Écritures dans les Sociétés en Mutation», Éditions L’Harmattan, Université Paris 13, 2007.

         C. T. Funkhouser, «Prehistoric Digital Poetry: na Archaelogy of Forms, 1959-1995 », chap. 1, dissertação de doutoramento, The University of Alabama Press, Tuscaloosa, USA, 2007.

         Luís Cláudio Costa Fajardo, «Le Livre e o Sintext: A simulação do sonho de Mallarmé através da poética digital de Pedro Barbosa», dissertação de mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2009.


  • Carlos Filipe Lopes do Amaral, «Edições críticas digitais: o caso da literatura electrónica de Pedro Barbosa»: dissertação de mestrado em Multimédia, especialização em Tecnologias, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2015.

  • Rui Torres and Sandy Baldwin (edited by), «PO-EX - Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia», published by the Center for Literary Computing, West Virginia University Press, 2014.



3. ACTIVIDADE PEDAGÓGICA E DE INVESTIGAÇÃO

3.1 Ensino superior:

2008/2010

- Consultor do projecto "PO.EX'70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa", financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

- Participação no «III FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA» realizado em Curitiba (Brasil), entre 11 e 14 de Junho de 2009, organizado pelo Núcleo de Pesquisa Ufológica (NPU), CBPDV e revista UFO: http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=4299 (Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, México, Itália, Peru, Argentina: Cientistas & Militares – Ufólogos e autoridades oficiais debatendo a vida inteligente no universo e os fenômenos ovnilógicos)

- A convite da Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil) participa no Simpósio Internacional do Programa de Pós-graduação em Letras, de 26 a 29 de Maio de 2009, com a conferência: «Da literatura electrónica à hipermédia: Alletsator»: http://www.ppgletras.ufjf.br/simposio3.html (Programa de PPG em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFJF (Brasil, MG)

- Como professor convidado da UFP ministra um módulo do Seminário no Mestrado em Ciências da Comunicação, «Cultura, literatura e hipermédia», abordando em particular o tema: “Geração automática de texto e ciberdrama” – Fevereiro 2009

- A convite da Universidade de Aveiro, e inserido no ciclo «Cultures Littéraires: Nouvelles Performances & Développement», a 2 e 3 de Outubro de 2008, apresenta em sessão plenária a conferência: «A hipermédia como síntese interactiva dos discursos»

- Professor convidado na UFP (pós-graduações)

- Em Agosto 2008 abandona o ensino oficial para se consagrar inteiramente à escrita e à investigação, nomeadamente no campo da Literatura Electrónica e da Ufologia/Ovnilogia.

2007/2008

Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena a área de Teoria Teatral.

A seu convite, vinda de São Paulo do Prof. Dr. Luís Carlos Petry a Portugal, com quem colabora no seminário livre (realizado simultaneamente na ESMAE e na UFP sob iniciativa do CETIC): «CIBERDRAMATURGIA, HIPERMEDIA E CIBERTEATRO», em Janeiro de 2008.

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), TEORIAS DA CRÍTICA (opção), dRAMATURGIA. Orientação de monografias de licenciatura, 
2006/2007

Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena a área de Teoria Teatral.

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO (opção), TEORIAS DA CRÍTICA (opção), dRAMATURGIA. Orientação de monografias de licenciatura, 

2005/2006

Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena a área de Teoria Teatral.

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO (opção), dRAMATURGIA. Orientação de monografias de licenciatura, 

2004/2005

Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena a área de Teoria Teatral.

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO (opção), dRAMATURGIA. Orientação de monografias de licenciatura, 

2003/2004

Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena a área de Teoria Teatral.

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO  (opção), dRAMATURGIA. Orientação das monografias de licenciatura,


Tês meses de licença sabática no Brasil (Outubro a Dezembro de 2004) onde desenvolve o projecto de investigação em narrativa digital hipermediática conjuntamente com investigadores no Núcleo de Pesquisas em Hipermídia (NUPH) da Universidade de São Paulo, nomeadamente a recriação da "ópera quântica" «Alletsator» num DVD em hipermédia 3D interactivo, em co-autoria com Sérgio Bairon e Luís Carlos Petry, da PUC-SP.
Investigador-fundador do Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC) na Universidade Fernando Pessoa.

Investigador-colaborador no CECL (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Investigador-colaborador no NUPH (Núcleo de Pesquisas em Hipermídia) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil).

Investigador-colaborador no CERTEL (Centre de Recherches sur le Texte Électronique Littéraire) da Universidade de Artois (França).

2002/2003

Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena a área de Teoria Teatral.  

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO  (opção), dRAMATURGIA. Orientação das monografias de licenciatura,

Director do Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC) na Universidade Fernando Pessoa.

Investigador-colaborador no CECL (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2001/2002

A 15 e 16 de Abril de 2002 presta provas públicas para uma vaga do quadro de Professor Coordenador na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (IPP), na área científica de Teatro (especialidade de História, Estética e Teoria Teatral), tendo sido aprovado por unanimidade.

Disciplinas leccionadas na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), Poesia (opção), DRAMATURGIA.



Orientação das monografias de licenciatura, 
Na UFP mantém as funções de direcção e coordenador de investigação do Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC).

Ainda na UFP, ministra o seminário de pós-graduação «ÉTICA E ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO» no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação.

2000/2001

Equiparado a Professor Coordenador na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE). Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), Poesia (opção), DRAMATURGIA, Oficina de Escrita Criativa

Manutenção das funções de coordenador da área de Teoria no Curso Superior de Teatro e orientador das monografias de licenciatura,  

Na UFP mantém as funções de director e coordenador de investigação do Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC).

1999/2000

Equiparado a Professor Coordenador na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP). É coordenador da área de Teoria no Curso Superior de Teatro.

Disciplinas leccionadas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), ANÁLISE DRAMATÚRGICA (I e II), Poesia (opção), DRAMATURGIA, Oficina de Escrita Criativa
Na UFP, como Professor Convidado, lecciona no âmbito de várias licenciaturas a disciplina de: SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO.
Ainda na UFP, ministra o seminário de pós-graduação «Ética e Estética da Comunicação» no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação. 
Mantém as funções de director e coordenador de investigação no Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC).
Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é convidado a ministrar um seminário de pós-graduação subordinado ao tema: «Cibercultura e Geração automática de Texto» no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação. 

1998/99


Ingressa como equiparado a Professor Coordenador na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto.

Aí lecciona as disciplinas: ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL (I e II), ANÁLISE DRAMATÚRGICA (I e II) e Poesia (opção)


É coordenador da área de Teoria no Curso de Teatro e eleito director interino do Departamento de Teatro.
Na UFP, agora como Professor Convidado, lecciona a disciplina de ESTÉTICA E LITERATURA no curso de Literatura Comparada.

Ministra o seminário de pós-graduação «Ética e Estética da Comunicação» no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação. 

Ainda na UFP mantém as funções de director e coordenador de investigação no Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC)

1997/98


Como professor titular na UFP é eleito representante ao Conselho Científico do Departamento de Ciências da Comunicação. 
Lecciona as seguintes disciplinas: COMUNICAÇÃO ESTÉTICA (curso de Ciências da Comunicação), ESTÉTICA E LITERATURA (curso de Literatura Comparada) e ESTÉTICA E PUBLICIDADE (curso de Engenharia Publicitária)
Mantém na UFP as funções de direcção do Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC). Nesse âmbito é organizada uma sessão pública de trabalho e de divulgação sobre «La poésie animée par ordinateur», para a qual é convidado o poeta e físico teórico Philippe Bootz, director da revista electrónica «Alire» (França).
Na ESMAE mantém a supervisão e coordenação da componente teórica do Curso Superior de Teatro.

1996/97


Ainda como professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa lecciona as disciplinas: COMUNICAÇÃO ESTÉTICA (curso de Ciências da Comunicação) e SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO II (curso de Ciências da Comunicação) e ESTÉTICA E  LITERATURA (curso de Literatura Comparada)
A 5 de Dezembro de 1996 realiza provas públicas do concurso para Professor Titular na Universidade Fernando Pessoa (área de Estética), ao abrigo do Art. 15º do EPD, perante um júri constituído pelos Professores Alain Vuillemin, da Universidade de Artois (França), Manuel Frias Martins, da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e Salvato Trigo, como Reitor da UFP, tendo nelas sido aprovado com Muito Bom, por unanimidade.
Na qualidade de seu director, reformula na UFP o centro de investigação CETIC,  renomeado agora Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, e estabelecendo via Internet protocolos e projectos de colaboração com outros centros congéneres no estrangeiro (nomeadamente em França, Brasil e Estados Unidos). Nesse âmbito é organizada uma sessão pública de trabalho, discussão e divulgação sobre «Les textes électroniques littéraires», com a participação de Alain Vuillemin, da Universidade de Artois (França).
Durante o mês de Março promove no CETIC uma acção de formação,  destinada a professores do ensino secundário de Línguas e de Literaturas, sobre: «Literatura automática gerada por computador: o texto virtual».
Na ESMAE (IPP) coordena a componente teórica do Curso Superior de Teatro, participando na sua nova estrutura curricular. Simultaneamente lecciona as disciplinas de: ANÁLISE DRAMATÚRGICA e DRAMATURGIA

1995/96


Como professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa lecciona as disciplinas: Estética e Comunicação Mediática (curso de Relações Públicas), Comunicação Estética (curso de Ciências da Comunicação).
No âmbito da Pós-graduação na área de Ciências da Comunicação, terá a seu cargo os seminários de: Estratégia dos Meios de Comunicação e Grandes Correntes da Arte Contemporânea.
Funda na UFP a unidade de investigação transdisciplinar CETIC - Centro de Estudos Texto-Imagem e Ciberliteratura, para a qual é nomeado director.
Paralelamente ministra um seminário de Dramaturgia e Estética Teatral no Curso Superior de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), integrada no Instituto Politécnico do Porto.

1994/95


É nomeado Director do Departamento de Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa. 

Paralelamente lecciona aí as disciplinas de: SEMIÓTICA LITERÁRIA (licenciatura em Literatura Comparada) e COMUNICAÇÃO ESTÉTICA (licenciatura em Ciências da Comunicação)


1994

Ingressa como professor auxiliar no quadro da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, em regime de requisição.

No âmbito do curso de Ciências da Comunicação, lecciona a disciplina de: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
1993

Tendo-lhe sido concedida dispensa de provas complementares, realiza em 21 de Junho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, provas de Doutoramento em Comunicação Social (especialidade: Semiologia). 

É-lhe conferido o grau de Doutor, por unanimidade, com Distinção e Louvor

Título da dissertação, em dois volumes: «Metamorfoses do Real» - Tomo I - "Criação Literária e Computador"; Tomo II - "Arte, Imaginário e Conhecimento Estético"


1992/93

Reingressa no Quadro de Efectivos Interdepartamentais (QEI-DGAP), como Técnico Superior, permanecendo na disponibilidade.


1990/1992

Paralelamente à Carreira Técnica Superior ministra, em regime de seminários e cursos breves, a disciplina de ESTÉTICA na Escola de Ballet-Teatro Contemporâneo do Porto e depois as disciplinas de ESTÉTICA TEATRAL e de DRAMATURGIA na Academia Contemporânea do Espectáculo.


Na sequência da jubilação do Prof. Abraham Moles (a que em breve se sucederia a sua morte inesperada), transfere para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA o trabalho em Estética Informacional que vinha a realizar na Universidade de Estrasburgo.
1990

Por solicitação do Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional (GETAP/ME), elabora o programa e respectiva estrutura modular para a disciplina de ESTÉTICA, a introduzir a nível nacional nos cursos de formação profissional e artística em Teatro.

1988/90

A convite do Prof. Abraham Moles, e como bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), inicia na Universidade de Estrasburgo um trabalho de pesquisa no âmbito da Estética Informacional incidindo na aplicação do computador à criação literária.



Para o efeito é-lhe concedida equivalência ao D.E.A. (Diplôme d’Études Approfondies) pela Universidade Louis Pasteur, de Estrasburgo. Durante esse período, frequentes encontros de trabalho, em Estrasburgo, com Abraham Moles.

1987/1988

Integrado no Quadro de Efectivos Interdepartamentais, e na qualidade de Técnico Superior do Ministério da Educação, desempenha funções no Centro de Medicina Pedagógica do Porto, como responsável pela sua Biblioteca.

1986/87


Regressado ao País, solicita a sua integração na CARREIRA TÉCNICA SUPERIOR.

Paralelamente lecciona  no âmbito do Curso Superior de Teatro da Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore a cadeira de: SEMIÓTICA DO TEATRO.

1984/85

Parte para Itália, como leitor do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP).



Na Universidade de Siena (Facoltà di Maggistero - Arezzo), lecciona: LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA

1983/84


Assistente Convidado pela Faculdade de Letras do Porto.

Disciplinas leccionadas: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS; TEORIA DA LITERATURA.

Paralelamente, ministra na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore as  cadeiras de:

ANÁLISE TEXTUAL, no âmbito do Curso Superior de Teatro; TÉCNICAS NARRATIVAS, no âmbito do Curso Superior de Cine-Vídeo.


1974/1983

É contratado como Assistente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Disciplinas leccionadas: LITERATURA E TEATRO (1975; 1975/76); TÉCNICAS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO (1975/76; 1976/77); ANÁLISE LITERÁRIA (1976/77); INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS (1977/78-1982/83-1983/84); LITERATURA PORTUGUESA IV (1980/81 ); HISTÓRIA E TEORIA DO TEATRO (1980/81); TEORIA DA LITERATURA (1982/83 )

Como actividade de extensão universitária realiza, em diversos estabelecimentos de ensino do distrito do Porto, sessões de trabalho e colóquios dedicados à análise do texto literário.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal