Departamento de arquitetura e urbanismo



Baixar 69.19 Kb.
Encontro27.12.2017
Tamanho69.19 Kb.



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Campus Universitário – Trindade

88010-970 - Florianópolis - SC

Fone-fax: (48) 3721-9275 -



www.arq.ufsc.br arq@arq.ufsc.br



PLANO DE ENSINO 2008.1
Identificação:

Nome: TEORIA URBANA I - Código: ARQ 5614

Turma: 0331AB

Carga Horária: 45 H/A (03)

Pré-Requisito: ARQ 5621

Oferta: Curso de Arquitetura e Urbanismo

Professor: Luís Fugazzola Pimenta

Ementa: Revolução industrial, grandes cidades e questão habitacional. Pensamento social e propostas habitacionais no século XIX. Novas técnicas e novos espaços habitacionais. Formulações conceituais e programáticas do modernismo. Habitação e localização no espaço urbano. Segmentação e segregação do espaço. Habitação, produção de mercadorias e tecnologia. Política habitacional nos países desenvolvidos. A problemática dos grandes conjuntos habitacionais. Política habitacional no Brasil. Habitação para grandes populações. Novas tendências na Arquitetura e no Urbanismo contemporâneos. Novas perspectivas na arquitetura habitacional e na sua relação com a cidade e com espaço urbano.

Objetivos: O curso de Teoria Urbana I tem como tema central a ser tratado a questão da habitação enquanto problemática da produção da Arquitetura e do Urbanismo. O enfoque da questão da habitação no mundo contemporâneo será trabalhado a partir de sua compreensão enquanto fenômeno histórico, levando-se em conta os aspectos da sociedade, da economia e da cultura que, em cada espaço particular e em cada momento específico, configuram as necessidades habitacionais e as soluções apresentadas enquanto política habitacional, espaço urbano e arquitetura.
Objetivos específicos: O curso propõe-se a desenvolver a capacidade de compreensão e de análise das questões relativas à temática da habitação. O interesse maior é chegar a fornecer os elementos conceituais juntamente com os seus desdobramentos espaciais, possibilitando através de um percurso teórico e histórico abrangentes, uma análise aprofundada dos temas atuais, internacionais e nacionais referentes a esta questão. Para tanto, levando-se em conta as experiências ocorridas em diversos períodos e em diferentes países serão abordados os seguintes aspectos:

- caráter histórico da formação e desenvolvimento dos elementos estruturais que condicionam a questão habitacional e suas relações com os problemas urbanos desde a formação das modernas metrópoles industriais.

- principais elementos teóricos para uma compreensão abrangente da habitação como fato econômico, social, político e cultural.

- o desenvolvimento de políticas habitacionais diversas, tendo no tipo de intervenção do Estado um elemento decisivo para sua capacidade de resolver os problemas colocados.

- as proposições e realizações arquitetônicas mais significativas dos diferentes períodos e correntes de pensamento no sentido de equacionar o problema habitacional, (e suas relações com)

- as soluções espaciais adotadas em escala urbana e regional, em diferentes períodos, para dar respostas aos problemas colocados pela falta de habitações para grandes contingentes populacionais.


Programa:

1. O conceito moderno de "questão da habitação". Crise habitacional e revolução industrial. Industrialização, urbanização e constituição de grandes cidades na transição para as sociedades capitalistas modernas. Transformações do espaço urbano, da arquitetura e da habitação nas novas condições econômicas e técnicas da sociedade. Respostas do urbanismo e da arquitetura aos novos problemas.

2. O equacionamento da questão urbana e habitacional no século XIX. Os reflexos da revolução industrial sobre os espaços urbanos. O espaço urbano herdado pelas grandes metrópoles e as tensões geradas com a industrialização e o acelerado crescimento urbano. Novas técnicas e novos espaços. As grandes intervenções urbanísticas nas cidades do século XIX. A constituição das periferias e das novas coroas urbanas. Os espaços habitacionais: habitação precária, loteamentos, conjuntos habitacionais, vilas patronais.

3. A relação entre arte e técnica após a revolução industrial e suas consequências sobre os espaços habitacionais. Arquitetura e técnica; forma e função: tensões e rupturas. O conservadorismo acadêmico e os novos movimentos na produção de uma arquitetura habitacional nova enquanto edifício e cidade.

4. O enfrentamento da crise habitacional e urbana pelo pensamento arquitetônico no início do século XX. Habitações econômicas: sociedades imobiliárias, arquitetura e urbanismo. As influências da Cidade Jardim na habitação social. Os movimentos de arquitetura moderna e a questão habitacional no período entre-guerras. Análise das propostas arquitetônicas e urbanísticas.

5. Habitação e localização no espaço urbano. Segmentação e segregação do espaço. Diferentes propostas de habitação social e suas relações com o espaço urbano. Especulação imobiliária e suas consequências.

6. Política habitacional. A necessidade de financiamento. Peculiaridades do financiamento de habitações para os diferentes níveis de renda. A presença do Estado na formulação e execução de políticas habitacionais. Habitação, produção de mercadorias e tecnologia. Políticas habitacionais no pós-guerra. Análises comparativas de políticas habitacionais em diferentes países.

7. O 2º pós-guerra e os grandes conjuntos habitacionais. Estrutura interna. População. Arquitetura dos grandes conjuntos. Relações com o espaço urbano. A análise e a crítica das soluções adotadas.

8. Aspectos específicos da crise habitacional brasileira. Periodização. Principais elementos determinantes do agravamento do problema habitacional. Os diferentes tipos de assentamentos habitacionais resultantes.

9. Habitação para grandes populações: a crise das soluções adotadas e a busca de novas perspectivas. Novas perspectivas na arquitetura habitacional e na sua relação com a cidade e com o espaço urbano.

Metodologia:

Aulas expositivas: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas. Serão alternadas as partes teóricas com aquelas de apresentação e análise do rebatimento espacial concreto das questões conceituais e históricas tratadas. Para tanto serão utilizadas nas aulas expositivas documentos e ilustrações referentes às obras e casos a serem analisados.

Leituras: Haverá leituras que acompanharão o desenvolvimento do curso. Alguns textos serão de leitura obrigatória.
Participação dos alunos e avaliação:

A avaliação constará de um Trabalho desenvolvido ao longo do semestre. Trabalho: Os alunos elaborarão um trabalho teórico e de pesquisa versando sobre conjuntos de habitação social da Grande Florianópolis, que será desenvolvido durante o semestre. O objetivo deste trabalho será o de analisar situações e intervenções, utilizando para isto os conteúdos e informações ministrados no curso, assim como aqueles de leituras realizadas. Constará de uma pequena pesquisa de campo envolvendo um assentamento de habitação social ou popular, possibilitando visitas da equipe para os levantamentos. O trabalho será em equipe. Os trabalhos serão expostos oralmente em sala, para discussão entre os colegas, e uma versão escrita em meio digital será entregue ao final do semestre.


Cronograma turma A:

Aula

Data

Assunto




1

03/03/2008

Apresentação do Curso. A moderna questão da habitação: revolução industrial, pobreza urbana e habitação social, Elementos da formação das cidades modernas e da habitação.




2

10/03/2008

Paralelos I: o problema da habitação social no mundo contemporâneo e sua formação histórica; o problema da habitação popular no Brasil e no mundo. Apresentação de casos.




3

17/03/2008

Paralelos II: o problema da habitação social no mundo contemporâneo e sua formação histórica; o problema da habitação popular no Brasil e no mundo. Apresentação de casos.




4

24/03/2008

A formas da habitação popular no século XIX I




5

31/03/2008

A formas da habitação popular no século XIX II




6

07/04/2008

O Estado e a questão social, urbana e habitacional no fim do século XIX: da crise social às primeiras políticas públicas.




7

14/04/2008

Habitação social no período entre guerras I




8

28/04/2008

Habitação social no período entre guerras II




9

05/05/2008

Habitação social no período entre guerras III




10

12/05/2008

Habitação social no período do pós segunda guerra mundial I




11

19/05/2008

Habitação social no período do pós segunda guerra mundial II




12

26/05/2008

Habitação social no mundo contemporâneo I




13

02/06/2008

Habitação social no mundo contemporâneo II




14

09/06/2008

Habitação popular e política habitacional no Brasil até 1980: Apresentação de trabalhos e discussões.




15

16/06/2008

Habitação popular e política habitacional no Brasil após 1980: Apresentação de trabalhos e discussões..

















Cronograma turma B:

Aula

Data

Assunto




1

05/03/2008

Apresentação do Curso. A moderna questão da habitação: revolução industrial, pobreza urbana e habitação social, Elementos da formação das cidades modernas e da habitação.




2

12/03/2008

Paralelos I: o problema da habitação social no mundo contemporâneo e sua formação histórica; o problema da habitação popular no Brasil e no mundo. Apresentação de casos.




3

19/03/2008

Paralelos II: o problema da habitação social no mundo contemporâneo e sua formação histórica; o problema da habitação popular no Brasil e no mundo. Apresentação de casos.




4

26/03/2008

A formas da habitação popular no século XIX I




5

02/04/2008

A formas da habitação popular no século XIX II




6

09/04/2008

O Estado e a questão social, urbana e habitacional no fim do século XIX: da crise social às primeiras políticas públicas.




7

16/04/2008

Habitação social no período entre guerras I




8

23/04/2008

Habitação social no período entre guerras II




9

30/04/2008

Habitação social no período entre guerras III




10

07/05/2008

Habitação social no período do pós segunda guerra mundial I




11

14/05/2008

Habitação social no período do pós segunda guerra mundial II




12

21/05/2008

Habitação social no mundo contemporâneo I




13

28/06/2008

Habitação social no mundo contemporâneo II




14

04/06/2008

Habitação popular e política habitacional no Brasil até 1980: Apresentação de trabalhos e discussões.




15

11/06/2008

Habitação popular e política habitacional no Brasil após 1980: Apresentação de trabalhos e discussões..

















Bibliografia:
Ariès, Philippe e Duby, Georges. História da vida privada 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.

Andrade, Carlos R. Monteiro de et allii (org.). Arquitetura e habitação social em São Paulo - 1989/1992. São Carlos, EESC-USP, 1993.

Aymonino, Carlo. La vivienda racional. Barcelona, G. Gili, 1977.

Azevedo, Sérgio e Andrade, Luís Aureliano Gama de. Habitação e poder. Rio, Zahar,1982.

Azevedo, Sérgio e Andrade, Luís Aureliano Gama de. Habitação e poder. Rio, Zahar,1982.

Benevolo, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo, Perspectiva, 1976.

Benevolo, Leonardo. História da cidade. São Paulo, Perspectiva, 1983.

Benevolo, Leonardo. Origens da urbanística moderna. Lisboa, Presença, 1981.

Bolaffi, Gabriel. Habitação e urbanismo: o problema e o falso problema, Ensaios de Opinião, Rio de Janeiro, 1975. .

Bolaffi, Gabriel. "Para uma nova política habitacional e urbana: Possibilidades econômicas, alternativas operacionais e limites políticos", in Valladares, Licia do Prado (org.). Habitação em questão. Rio, Zahar, 1980.

Bolaffi, Gabriel e Cherkezian, Henry. "BNH, bode expiatório", Novos Estudos CEBRAP, n° 13, out 1985, pp. 45-55.

Cambi, E.; Di Sivo, M. e Steiner, G. B.. Viviendas en bloques alineados. México, G. Gili, 1992.

Charlot, Monica e Marx, Roland (org.). Londres, 1851-1901: a era vitoriana ou o triunfo das desigualdades. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.

Dufaux, Frédéric; Fourcaut, Annie (org). Le monde des grands ensembles.Paris, CREAPHIS, 2004.

Engels, Friedrich. Contribuição ao problema da habitação, in Marx, Karl e Engels, Friedrich. Textos vol. II. São Paulo, Edições Sociais,1976, pp. 39-116.

FINEP-GAP (Grupo de Arquitetura e Planejamento). Habitação popular: Inventário da ação governamental. Rio/São Paulo, Finep/Projeto, 1985.

Flamand, Jean Paul. Loger le people: essai sur l´histoire du logement social. Paris, La Découverte, 1989.

Fundação João Pinheiro. Déficit habitacional no Brasil. Belo Horizonte, 1995.

Gropius, Walter. Bauhaus: Novarquitetura. São Paulo, Perspectiva, 1972.

Guerrand, Roger-Henri. Le logement populaire en France: sources documentaires et bibliographie (1800-1960). Paris, Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 1979.

Guerrand, Roger-Henri. Une Europe en construction: deux siècles d'habitat social en Europe. Paris, La Découverte, 1992.

Le Corbusier. Por uma arquitetura. São Paulo, Perspectiva, 1977.

Le Corbusier. Urbanismo. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

Le Corbusier. Les centres des grandes villes et le modernisme in Roncayollo, M e Paquot, T. Ville et civilisation urbaine: XVIIIe - XXe siècle. Paris, Larousse, 1992.

Lefebvre, Henri. Introdução à modernidade. Rio, Paz e Terra, 1969.

Lefebvre, Henri. De lo rural a lo urbano. Barcelona, Peninsula, 1974.

Martí Arís, Carlos. Las formas de la residencia en la ciudad moderna. Barcelona, ETSAB-UPC, 1991.

Muller, Peter Oscar. L'urbanisation des banlieues ou la banlieue américaine aujourd'hui, in Roncayollo, M e Paquot, T. Ville et civilisation urbaine: XVIIIe - XXe siècle. Paris, Larousse, 1992.

Ragon, Michel. Histoire de l'architecture et de l'urbanisme modernes. Vol. 1. Ideologie et pionniers: 1800-1910; Vol. 2 Naissance de la cité moderne: 1900-1940; Vol. 3 De Brasilia au post-modernisme: 1940-1991. Paris, Casterman, 1991.

Richard, Lionel (org.). Berlim, 1919-1933: a encarnação extrema da modernidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.

Roncayolo, Marcel (org.). La ville aujourd'hui. Histoire de la France Urbaine, vol. 5. Paris, Seuil, 1985.

Rowe, Peter G.. Modernity and Housing. Cambridge, MIT, 1995.

Santos, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo, Nobel, 1987.

Santos, Milton. Metrópole corporativa fragmentada: o caso de São Paulo. São Paulo, Nobel/ Secretaria de Estado da Cultura, 1990.

Santos, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo, Hucitec, 1993.

Silva Prado, Eleutério e Pelin, Eli Roberto. Moradia no Brasil: reflexões sobre o problema habitacional brasileiro. São Paulo, FIPE-CBMM, 1993.



Vayssière, Bruno. Le logement, une histoire française: une affaire d’État, de la reconstruction à aujourd’hui: passif et actif, L’Architecture d’aujour’hui no 303, fevereiro de 1996. p 75-95.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal