Disciplina: ensino de história e imagem



Baixar 24.36 Kb.
Encontro14.02.2018
Tamanho24.36 Kb.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO – MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL
Disciplina: Imagem e ensino de história

Docente: Profa Dra Ana Heloisa Molina
Crédito: 4 Carga Horária: 60
EMENTA: Estudos dos valores e práticas sociais, o universo imagético e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem em História
OBJETIVO:

Considerando o recorte temático imagem objetiva-se discutir as redefinições do conceito imagem a partir das transformações sócio-cultural-tecnológicas ao final do século XIX e início do século XX.

As relações entre imagem e história, assim como, entre imagem e ensino de história serão essenciais para as análises no tocante às apropriações e adequações desta enquanto fonte documental e seus usos na pesquisa e ensino.

Outra vertente a ser analisada será as possibilidades e limites no uso da imagem enquanto ferramenta para a construção do conhecimento em história, via de pesquisa, recentemente colocada como objeto no campo da história.

Um outro recorte impõe-se devido à amplitude do termo imagem, selecionando desta forma, as questões pertinentes à história e uso enquanto documento da fotografia e pintura.

PROGRAMA

Imagem e Ensino de História: percursos e percalços.




  1. IMAGEM

Conceito. Concepções. Estatuto.Redefinições


  1. IMAGEM E HISTÓRIA

Trajetória. Transformações no status da imagem. Historiografia


  1. IMAGEM E ENSINO DE HISTÓRIA

Usos e abusos. Décadas de 1970, 1980 e 1990.


  1. IMAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM HISTÓRIA

Pontes. Possibilidades e limites.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Milton J. Aproximações em forma escrita sobre as imagens da pintura e do cinema. In. ZAMBONI, Ernesta e MIGUEL, A Representações do espaço. São Paulo: Autores Associados, 1996.

ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: Edusp, 1999.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1981.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia das Letras,2006.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2005.

BENJAMIN,Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BERGER, John. Modos de ver.São Paulo: Martins Fontes, 1970.

BIANCO, Bela Feldman e LEITE, Miriam Moreira. (orgs.). Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In. BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

CALADO, Isabel. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras,1990.

CARDOSO, Ciro Flamarion e MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In. CARDOSO, Ciro F e VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac e Naify Edições, 2001.

CHARTIER, Roger. A História cultural. Lisboa; Difel, 1999.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.



DOMINIOS DA IMAGEM. Revista do Ledi. Ano 1, n. 1, novembro de 2007

DOMINIOS DA IMAGEM. Revista do Ledi. Ano 1, n. 2, maio de 2008

DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DONDIS, A Dondis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ECO, Umberto. As formas do conteúdo.São Paulo: Perspectiva, 1974.

ECO, Umberto. Semiótica e filosofia da linguagem. São Paulo: Ática, 1991.

FABRIS, Annateresa e KERN, Maria Lucia Bastos (orgs.). Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006.

FRY, Roger. Visão e Forma. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.

GASKELL, Ivan. História das Imagens. In. BURKE, Peter (org.). A escrita da história. São Paulo: Edunesp, 1992.

Gombrich, Ernst. “The Visual Image: Its Place in Communication”, in The Image and The Eye, Oxford (Phaidon Press), 1982, pp. 137-161.
SANTAELLA, Lucia/NOTH, Winfried. Imagem. Cognição, semiótica e mídia. Iluminuras.SãoPaulo.1997
FER, B. Realismo, racionalismo, surrealismo, São Paulo: Cosac & Naif, 1998.
FOSTER, Hal. Recodificação, São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996.
FRASCINA, Francis. ”Realismo e ideologia. Uma introdução à semiótica e ao cubismo” in Primitivismo, cubismo, abstração, São Paulo: Cosac & Naif, 1998.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.

KRAUSS, Rosalind. El inconsciente óptico. Madrid: Tecnos, 1997.


METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. São Paulo: Cultrix, 1990.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
----------------------. Sobre a fotografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Cia das Letras. s/d.

PROJETO HISTÒRIA. Artes da história e outras linguagens.Revista PPG História. São Paulo: PUC-SP, n. 24, junho 2002.

PROJETO HISTÒRIA. História e imagem.Revista PPG História. São Paulo: PUC-SP, n. 21,novembro 2000.

VALENTE, Nelson. Elementos de semiótica: comunicação verbal e alfabeto visual. São Paulo: Panorama, 1999.

VON SIMSON, Olga. “Imagem e Memória” in SAMAIN, Etienne (org) O Fotográfico. São Paulo, Hucitec, 1998 pp. 21 a 34.

ZERNER, Henri. A arte. In.LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre. História:Novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1988.



CRONOGRAMA DE DISCUSSÃO DE TEXTOS




AGOSTO


13: Apresentação do programa.

Conceito de imagem


20: FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem

ARASSE, Daniel. Arte e ciência: funções do desenho em Leonardo da Vinci


27: CARVALHO, Sergio Lage. A saturação do olhar e a vertigem dos sentidos

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo.



SETEMBRO

03: KELLER, Alexandra. Disseminações da modernidade: representação e

desejo do consumidor nos primeiros catálogos de venda por correspondência.

RAPPAPORT, Érika. “Uma nova era de compras”: a promoção do prazer feminino no West End londrino. 1909-1914

MAUAD, Ana Maria. Embrulhado para presente? Fotografia, consumo e cultural visual no Brasil (1930-1960)
10: SILVA, Marcos . A construção do saber histórico: historiadores e imagens

CARDOSO, Ciro F. Iconografia e história

MAUAD, Ana Maria. Fragmentos de memória: oralidade e visualidade na construção das trajetórias familiares.

GASKELL, Ivan. História das imagens.


24: MENEZES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço

provisório, propostas cautelares.

BURKE, Peter. Cultura material através de imagens

GUIMARÃES, Lucia M. P. Henrique Fleiüss: vida e obra.



OUTUBRO

01: GRANET-ABISSET, Anne. O historiador e a fotografia

KOSSOY, Boris. O advento da fotografia: um novo meio de conhecimento do mundo.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história. Interfaces.


08: SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da

história


CARNICEL, Amarildo. Fotografia e inquietação: uma leitura da imagem a partir da relação fotógrafo-fotografado

FELIZARDO, Adair e SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória.

Complementar: CARVALHO, Vânia e outros. Fotografia e história: ensaio bibliográfico.

22: KERN, Maria Lucia B. Fontes e problemas metodológicos em história da

arte

ZERNER, Henri. A arte.


29: BURKE, Peter. Pintores como historiadores na Europa do século XIX

CARVALHO, Maria do Socorro Silva. Caravaggio: imagens de um mundo barroco

KERN, Maria Lucia Bastos. Imagem e acontecimento: o mediterranismo de Joaquín Torres-Garcia

NOVEMBRO

05: BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens.

RANZI, Serlei. Cinema e aprendizagem em história

NAPOLITANO, Marcos. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de história.


12: KNAUSS, Paulo. O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de

história


MONTEIRO, Ana Maria. Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de história.

MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de história e imagens: possibilidades de pesquisa


19: COLL, César. A aprendizagem e o ensino dos procedimentos

LOPES, Alice R C. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática.

CERRI, Luis Fernando. Uma escola do Brasil. O trabalho educativo das imagens da nação no “milagre brasileiro” (1969-1973) e na comemoração dos 500 anos do descobrimento (1998-2000).

26: CERRI, Luis Fernando. A política, a propaganda e o ensino de história.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. Iconografia, imaginário e expansão marítima: elementos para a reflexão sobre o ensino de história


DEZEMBRO

03: Avaliação do curso





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal