Edital da VIII gincana Cultural – 2016 Folclore: sabedoria popular da Região Nordeste



Baixar 29.6 Kb.
Encontro15.04.2018
Tamanho29.6 Kb.





MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS – Campus Satuba

Edital da VIII Gincana Cultural – 2016

Folclore: sabedoria popular da Região Nordeste


A Comissão organizadora da VIII Gincana Cultural – 2016, no uso de suas atribuições, torna público que no período de 01 a 06 de junho estarão abertas as inscrições para a realização da VIII Gincana Junina do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba, cuja culminância da primeira etapa será no dia 18 de junho com o tema Folclore: sabedoria popular da Região Nordeste”. Local: Espaço Multieventos, a partir das 8 horas.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. A VIII Gincana Cultural do Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba ocorrerá durante os meses de junho, julho e agosto e contará com a participação de servidores e alunos da Instituição. O evento contemplará a cultura da região Nordeste, destacando o folclore como fonte de conhecimento e manifestação cultural de um povo.

1.2. A comissão organizadora da Gincana Cultural 2016 é composta pelos servidores: Valeska de Souza Duarte, Auxiliadora Baraldi Pacheco, Anne Delly Gomes Leão, Ana Galdino dos Santos, Sandra Sebastiana dos Santos, Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano, Antônio Gonzaga Calado, Arnaldo Mendes Melo, Ulisses Pereira Lima, Carla Fabrícia de Araújo Cordeiro e Cristiano Lessa de Oliveira.

1.3. Esta Comissão foi instituída por Portaria nº 36, em 24 de maio de 2016, expedida pela Direção Geral do Campus Satuba.

1.4. O evento contará com duas etapas distintas: 1ª.) culminância no dia 18 de junho; 2ª.) culminância nos dias 11, 17 e 31 de agosto do corrente ano.

1.5. O presente edital contemplará as atividades que constituirão a primeira etapa da Gincana Cultural. Para a segunda etapa, um novo edital será publicado.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. O prazo para as inscrições das equipes participantes será no período de 01 a 06 de junho. Cada grupo deverá ser composto por, no mínimo, 20 componentes e, no máximo, 50 componentes. Podem participar estudantes dos cursos integrados (Agropecuária e Agroindústria), curso subsequente (Agropecuária), Proeja (Processamento de Alimentos e Informática) e Superior Tecnológico de Laticínios.

2.2. As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE através do e-mail gincanacultural.campussatuba@gmail.com, incluindo uma listagem com os nomes dos componentes, que deve ser enviada no formato Word/writer, fonte arial, tamanho 12.

2.3. No ato da inscrição deverá ser preenchida uma ficha (anexo I) devidamente revisada, assinada, digitalizada e enviada pelo Coordenador da equipe.

2.4. Caberá ao Coordenador a solicitação de envio da ficha de inscrição através do e-mail supracitado.



2.5. É terminantemente proibida a transferência entre membros de equipes.

2.6. As equipes poderão ser formadas por estudantes de séries variadas conforme item 2.1 deste Edital.

2.7. Cada equipe terá, obrigatoriamente, um servidor como coordenador, o qual atuará em todas as etapas do evento. É obrigatória a presença do coordenador durante a culminância da gincana. No caso da ausência dele, a equipe poderá ser punida com a perda de 100 pontos.



3. DAS ATIVIDADES ORGANIZADAS PELAS EQUIPES
3.1. A realização de uma pesquisa sobre o folclore nordestino constituirá a primeira atividade da gincana junina, com, no mínimo uma lauda, incluindo sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referência. Data de entrega: 16 de junho, até às 23h55 através do e-mail da Gincana Cultural. Critérios'>Critérios: conteúdo, coerência com o tema, organização, correção gramatical e originalidade. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.2. Cada equipe ficará responsável pela decoração de alguns setores da instituição, escolhidos mediante sorteio. A aquisição do material é de inteira responsabilidade das esquipes, que agendarão o horário da tarefa a ser realizada entre os dias 13 e 17 de junho. Critérios: disciplina, criatividade, estética, pontualidade e limpeza pós-atividade. Pontuação: 100 pontos (Tarefa cumprida).

3.3. Os participantes deverão produzir um esquete teatral com o tema “casamento matuto”, no mínimo, 5 minutos, com os estudantes caracterizados, a ser apresentado no dia do evento (18 de junho). Não há limites de participantes nessa tarefa, mas o tempo de apresentação é de, no máximo, 10 minutos. Critérios: disciplina, criatividade, estética, coerência com o tema e pontualidade. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.4. As equipes escolherão um casal de servidores devidamente caracterizados e que farão um desfile e uma dança no dia do evento. Critérios: traje, coreografia, estética, coerência com o tema e pontualidade. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.5. O casal de servidores que obtiver a maior pontuação na tarefa 3.4 será nomeado o Rei e a Rainha do Milho na categoria servidores. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.6. As equipes apresentarão um casal de alunos devidamente caracterizados e que farão um desfile no dia do evento para a escolha do Rei e Rainha do Minho na categoria aluno. Critérios: traje, simpatia, estética, coerência com o tema e pontualidade. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.7. As equipes deverão trazer um casal de pais devidamente caracterizados. Cada casal irá desfilar e, em seguida, declamar um poema com o tema escolhido. As equipes deverão entregar uma cópia impressa do poema à Comissão Julgadora. Critérios: correção gramatical, criatividade, estética, coerência com o tema e pontualidade. Pontuação: 100 pontos (Tarefa cumprida).

3.8. Cada equipe deverá confeccionar um painel representando a temática em questão. O material para a confecção do painel deverá ser adquirido pelas equipes, ficando livre a utilização dos diversos materiais. Tamanho: 1,0 x 1,50m. O painel deverá ser entregue ao representante da Comissão Organizadora das 13 à 17 horas do dia 17 de junho no Setor Pedagógico. É terminantemente proibida a colaboração de não-participantes. Critérios: originalidade, criatividade, estética, coerência com o tema e organização. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.9. Cada equipe apresentará DUAS comidas típicas juninas: UMA de livre escolha e uma tapioca. Haverá degustação por parte da comissão julgadora. Critérios: cor, aroma, sabor, textura e criatividade. Pontuação: 0 a 100 pontos.

3.10. As equipes deverão apresentar uma performance acerca de uma lenda na Região Nordeste. Critérios: desenvoltura, criatividade, estética, coerência com o tema e pontualidade. Pontuação: 100 pontos (Tarefa cumprida).

3.11. Cada equipe organizará um balaio junino, cuja listagem com os seus itens será enviada pela Comissão Organizadora NO DIA DA INSCRIÇÃO (anexo 2). Data de entrega: 17 de junho, até às 15 horas, no Espaço Multieventos. Os balaios serão conferidos pela Comissão Organizadora e doados a uma instituição de caridade SUGERIDA PELA EQUIPE. Critério: presença de todos os itens, criatividade, estética. Pontuação: 100 pontos (tarefa cumprida).

3.12. Será apresentada uma coreografia junina com, no mínimo, 10 componentes. O coordenador do grupo pode participar dessa atividade. Limite de tempo da apresentação: no máximo, 15 minutos. É vedada a presença de convidados. Critérios: coreografia, estética, pontualidade, criatividade e organização. Pontuação: 0 a 100 pontos.



4. DAS TAREFAS-SURPRESA
4.1 Serão apresentadas 4 (quatro) tarefas-surpresa, sendo duas divulgadas no dia 16/06 e duas no dia do evento. Cada atividade cumprida valerá 25 pontos, totalizando 100 pontos.

5. DOS RECURSOS
5.1. Caberá recurso às equipes no prazo de, no máximo, 48 horas após o fato ocorrido. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail da Gincana.

5.2. Os formulários para o recurso estarão disponíveis no ato da inscrição (anexo 3).


6. DA AVALIAÇÃO
6.1. As equipes serão avaliadas através de uma Comissão Julgadora constituída por servidores da instituição, através de formulários, com os quais seguirão rigorosamente os critérios expostos nesse edital.

6.2. Coordenadores de equipes, estudantes e membros da Comissão Organizadora não farão parte da Comissão Julgadora em hipótese alguma.


7. DAS PREMIAÇÕES

7.1. Às equipes vencedoras dos três primeiros lugares, serão concedidas as seguintes premiações:



7.1.1.

Primeiro lugar

  • 2,0

7.1.2.

Segundo lugar

  • 1,5

7.1.3.

Terceiro lugar

  • 1,0

7.2. É terminantemente permitido o empate entre as equipes.

7.3. Serão sorteados brindes entre os alunos participantes das equipes vencedoras, sendo cinco para cada equipe.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. É proibida a participação de pessoas da comunidade externa na produção das atividades, salvo a contratação de coreógrafos, diretor teatral e confecção da comida típica, a qual deverá ser de inteira responsabilidade das equipes.

8.2. Em casos de ausências não-justificadas e não comunicadas aos docentes, em função de ensaios ou produção de materiais da gincana, fica o estudante sem direito à reposição de atividades avaliativas.

8.3. Todos os materiais devem ser adquiridos pelas equipes. A instituição ficará responsável somente pela logística do evento, solicitação de servidores, cessão dos espaços, mobílias e de equipamentos de som.

8.4. As equipes deverão entregar as músicas no dia 16/06, na Coordenação de Recursos Áudio Visuais, aos cuidados do Sr. Calado, no horário das 8 às 12 horas. Em caso de atraso, o grupo não participará da atividade descrita.

8.5. Todas as equipes deverão estar preparadas para o momento de sua apresentação, de acordo com a ordem de convocação estabelecida pelo mestre de cerimônias do evento, sob pena de desclassificação na atividade. Não haverá segunda chamada para as apresentações.

8.6. Os casos omissos serão avaliados por esta Comissão.




Campus Satuba, 30 de maio de 2016.

A Comissão Organizadora

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal