Educandário santa rita de cássia curso de Férias 2006 Técnicas de Seminário o curso



Baixar 138.58 Kb.
Página1/7
Encontro04.06.2018
Tamanho138.58 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7



EDUCANDÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA

Curso de Férias 2006


Técnicas de Seminário

O Curso

Justificativa – Saber apresentar ou saber se apresentar é essencial para o profissional moderno. Saber mostrar ou demonstrar uma idéia, ou produto, pode ser o diferenciador entre um bom profissional e um profissional acima da média.
Objetivo – Possibilitar ao aluno o preparo e apresentação de seminários.
Responsável – Juliana Ambrosio Pereira
Instrutora – Mônica Costa do Nascimento

Licença


A apostila aqui apresentada segue os termos e condições de licença GNU, foi elaborada pela aluna Juliana Ambrosio Pereira sob a orientação dos professores Nivaldo Neves Oliveira Junior e João Carlos Pereira Ortiz para a realização do Curso de Férias 2006, na instituição de ensino Educandário Santa Rita de Cássia.

Todos estão autorizados a copiar, modificar e reproduzir em todo ou em parte o conteúdo desta apostila, desde que os trabalhos dele derivados garantam a todos os seus leitores esse mesmo direito e que as referências aos seus autores sejam mantidas.

Para entrar em contato com o autor da apostila mande um e-mail para:

juliana.ambrosio@terra.com.br

Os orientadores podem ser encontrados em:

Nivaldo Junior: webmaster@linuxnaescola.com.br

João Ortiz: joao_ortiz_2006@yahoo.com.br

Todo trabalho disponibilizado por nosso site está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Atribuição- Uso Não-Comercial- Não a obras derivadas 2.5 Brazil. Para ver

uma cópia desta licença, visite:


http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/



Normas do estágio


Olá pessoal, sejam bem vindos ao Curso de Férias 2006 do Educandário Santa Rita de Cássia. Esperamos que aproveitem ao máximo de todo o conhecimento que queremos transmitir a vocês, por isso não hesitem em questionar, sanar duvidas, etc, pois estamos aqui para dar-lhes o máximo de informações possíveis.

Durante o nosso curso iremos utilizar os recursos da escola e por isso devemos que tomar algumas precauções com os mesmo e com o próprio material que iremos utilizar durante o nosso curso, como essa apostila. Para isso temos que seguir algumas regras que estão descritas abaixo.



  • Não é permitido entrar com nenhum tipo de alimento ou bebida, pois caso ocorra um acidente alguma máquina pode ser danificada e também para mantermos a limpeza dos laboratórios.

  • Proibido fumar, já que nem todas as pessoas possuem esse habito e podem sentir-se incomodadas.

  • Não trazer e nem instalar, nenhum tipo de material externo, como jogos, programas, etc., que possam prejudicar os funcionamentos das máquinas. Evite trazer disquetes ou CDs sem necessidade.

  • Não esqueça a sua apostila, e caso tenha algum material para anotação, durante as aulas, para não atrapalhar o seu acompanhamento do conteúdo no decorrer das aulas.

  • Evite chegar atrasado às aulas para não atrapalhar o andamento desta e não prejudicar o seu próprio acompanhamento das aulas. É importante lembrar que para receber o certificado de participação do curso você pode faltar apenas 1 dia de curso.

  • A disciplina é um fator muito importante para o andamento das aulas. Evite acessar sites como Orkut, MSN Messenger, ou ouvir músicas, assistir vídeos, entre outros durante as aulas em momentos de desenvolvimento de atividades. Durante o período de intervalo vocês poderão estar verificando e-mails, mensagens caso queiram, por isso, espere o momento correto para esse tipo de atividade.

Índice


Licença 3

Normas do estágio 3

Considerações Iniciais 5

Exercício 1 5

A Introdução em um seminário 6

Exercício 2 6

Exercício 3 7

O que é um Seminário? 9

Temática de um Seminário 9

Exercício 4 9

Organizando o conteúdo 10

Exercício 5 14

Exercício 6 18

Sensibilização inicial 18

Exercício 7 19

Apresentação do conteúdo de um seminário 19

Preparação para uma apresentação 20

Apresentação gráfica 21

Recursos 28

Folder 28

Material para o Aluno 29

Planejamento de Recursos 29

Exercício 8 30

Lembrancinhas 30

Argumentação e Debate 31

Avaliação 31

O encerramento de um seminário 33

Notas 33

Dicas para driblar o medo de falar 33

Dicas para falar melhor 34

Dicas para vencer o medo de falar em público 34

Considerações Finais 35


Considerações Iniciais

A apresentação de um seminário, ou qualquer outra exposição, envolve além de conteúdos a serem transmitidos e outras técnicas, a questão de falar em público, lidar com timidez e insegurança.




Exercício 1


Para iniciarmos nosso curso, vamos conhecer uns aos outros. Abra um documento Microsoft Word e digite uma breve apresentação sobre você. Tente escrever o máximo que puder, suas manias, desejos, sonhos, tudo o que te identifique. Não se prenda a questões restritas como atividades pessoais, profissionais, fale um pouco sobre tudo.

Em seguida, será a vez de você se apresentar aos seus amigos oralmente. Levante-se e vá até a frente de todos e se apresente como achar mais adequável.

Durante a apresentação de cada companheiro você irá analisar o seu desempenho de acordo com os seus conceitos. Para isso, utilize a tabela abaixo da seguinte forma:

Na primeira coluna escreva o nome do seu companheiro que está se apresentando e nas demais escreva todos os critérios que você analisará durante as apresentações. Em seguida, avalie-os da forma que lhe parece mais adequável, com notas ou termos como “Bom”, “Regular”, etc.


Nome do Aluno











































































































Caso queira anotar algum comentário a ser feito posteriormente, anote nas linhas abaixo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

.

Agora que já nos conhecemos, vamos conhecer um pouco mais sobre seminários, para depois entender suas técnicas.


Reflita: Quais argumentos você usou para apresentar-se?

Quais deveria ter usado?






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal