Em 662 laboratório de engenharia de materiais



Baixar 13.39 Kb.
Encontro29.11.2017
Tamanho13.39 Kb.

ES 333 - LABORATÓRIO DE ENSAIO DOS MATERIAIS

1 SEMESTRE DE 2000


PRÉ-REQUISITO: ES 242 Materiais de Engenharia

EQUIPE DE PROFESSORES: Nome Sala

Amauri Garcia ED-206

Carlos Suzuki ED-211

Paulo Roberto Zampieri ED-210




PROGRAMA ANALÍTICO:
1.Introdução ao Laboratório de Engenharia de Materiais: Modelo de relatório dos experimentos. Apresentação de resultados na forma gráfica. Desvios. Metabolismo Industrial e Ciclo de Vida dos Materiais.
2. Ensaios dos Materiais: Finalidade. Normalização e Classificação. Propriedades mecânicas e processos de fabricação.
3. Propriedades Mecânicas na Tração: Limites de elasticidade, proporcionalidade, escoamento e resistência à tração; módulo de elasticidade; resiliência e tenacidade; alongamento e estricção; coeficientes de encruamento e de resistência. Tipos de Fratura. Ensaio de Dureza: Brinell, Rockwell eVickers ; microdurezas Knoop e Vickers.
4. Ensaios Dinâmicos: Ensaio de fluência: taxa mínima de fluência, resistências à fluência e à ruptura, fluência em períodos longos. Ensaio de fadiga: tipos de tensões cíclicas, curva  x N e curva de Wohler, limite de resistência à fadiga, resistência e vida à fadiga.
5. Análise Metalográfica e Imperfeições em Estruturas Cristalinas:. Preparação de amostras para exame metalográfico. Identificação de contornos de grão, fases, discordâncias, e falhas de empilhamento Determinação de densidade e dimensão dos defeitos e grãos cristalinos visíveis por microscopia ótica.
6. Difração de Raios-X e Espectrometria de Fluorescência de Raios-X: Identificar e realizar uma análise semi-quantitativa das fases  e  da liga Pb-Sn. Identificar um material desconhecido usando o método de Hanawalt. Estimar o tamanho médio de grãos de uma amostra de material policristalino. Análise química qualitativa e quantitativa em materiais.
7. Ensaio de Temperabilidade: Estudar a dureza e a microestrutura de aços em função da velocidade de resfriamento, e investigar a temperabilidade dos mesmos através do Ensaio Jominy.
8. Ensaio de Tração: Ensaiar à tração corpos de prova de metais para a determinação das seguintes propriedades mecânicas: limite de escoamento, limite de resistência à tração, limite de ruptura, coeficiente de estricção, alongamento, módulo de resiliência e módulo de tenacidade.
9. Ensaios Não-Destrutivos: Técnicas do ensaio de ultra-som na detecção de falhas e defeitos estruturais de peças e componentes. Técnicas de detecção de trincas superficiais e sub-superficiais pelos métodos de partículas magnéticas e líquidos penetrantes. Análise de casos de defeitos internos através de radiografia industrial.

Critério de Avaliação:

MF - média final

R- média dos relatórios de laboratório

T- nota do trabalho prático



Relatórios:

Os relatórios serão realizados por grupos de até cinco alunos, e de acordo com as instruções de elaboração apresentadas na aula introdutória. Deverão ser entregues ao professor responsável pelo experimento no prazo de uma semana após a aula.


Trabalhos Práticos:

Grupos de no máximo 05 alunos deverão desenvolver trabalhos de caráter experimental, cujos temas serão atribuídos pelo professor responsável por cada turma. Estes trabalhos deverão ser entregues para avaliação dos professores até uma semana antes do término das aulas.


BIBLIOGRAFIA:

1. Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT: Normas do Ensaio de Tração de Materiais Metálicos; Ensaio de Temperabilidade e Ensaio de Dureza Rockwell.

2. Callister Jr, W.D. - “Materials Science and Engineering”, J. Wiley & Sons, 1994.

3. Cullity, D.B. - “Elements of X-Ray Difraction”, Addison Wesley, 1986.

4. Garcia, A. , Spim, J. A. e Santos, C. A. – “Ensaios dos Materiais” , LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora, 2000.

5. Goodhew, P.J. - “Specimen Preparation in Materials Science: Practical Methods in Electrical Microscopy”, North Holland/ American Elsevier, N.Y., 1973.

6. Metals Handbook, 8a. edição, vol. 11, “Non-Destructive Inspection and Quality Control”, American Society for Metals, 1976. (edição mais recente vol. 17)

7. Subbarao, E.C. e col. - “Experiências de Ciência dos Materiais”, Edgard Blucher, 1973.





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal