Eng 6648 – Sugestões de Trabalhos de Pesquisa



Baixar 20.33 Kb.
Encontro04.01.2018
Tamanho20.33 Kb.

ENG 6648 – Sugestões de Trabalhos de Pesquisa

Trabalho de Pesquisa Nº 1
Título: Aquisição de Dados para Construção de Curvas de Escoamento.
Baseado num manual existente no LdTM o aluno deverá aprender a usar a máquina de ensaios marca Schenck. Esta máquina é comandada por um computador, bem como todo o sistema de aquisição de dados.
O aluno deverá inicialmente ler o Manual de Operação existente. Deve acompanhar os experimentos e concluir o trabalho com a realização de construção de Curvas de Escoamento em materiais disponíveis no LdTM. Os dados devem ser comparados com a bibliografia.
Por último deve ser descrita uma nova versão do Manual de Operação.
Responsável: Prof. Lirio Schaeffer

Sala: 207 – Tel.: 3316-6134


Co-Orientadores: Eng. Knoll

Sala: 205 – Tel.: 3316-6143




Trabalho de Pesquisa Nº 2




Título: Obtenção de Imãs Permanentes



Responsável: Prof. Lirio Schaeffer

Sala: 207 – Tel.: 3316-6134


Co-Orientador: Tec. Marco Aurélio Villanova

Oficina – Tel.: 3316-7328




Trabalho de Pesquisa Nº 3



Título: Determinação de Parâmetros Térmicos Aplicados ao Processo de Forjamento.
Um dos grandes problemas atuais existente no projeto de peças forjadas é a falta de informações sobre os materiais. Este trabalho visa fazer um levantamento dos principais parâmetros térmicos de importância necessários para a simulação dos processos de forjamento.

Existem já desenvolvido no LdTM uma metodologia para determinar, em base a experimentos físicos, os parâmetros importantes na irradiação e na convecção. Este trabalho visa uma análise crítica desta metodologia comparando-a com os trabalhos realizados na Universidade de Aachen (RWTH) – Instituto de Conformação Mecânica (IBF). Em pelo menos dois materiais deverão ser realizados experimentos para dar subsídio às discussões.


Responsável: Eng. Alexandre Polozine

Sala: 206




Trabalho de Pesquisa Nº 4
Título: Curva Limite de Conformação.
Objetivo: Conduzir o aluno de graduação a conhecer e avaliar as deformações num processo real de estampagem através da curva limite de conformação.
Metas:

* Revisão Bibliográfica – Nesta etapa o aluno terá que buscar artigos sobre estampagem profunda, visioplasticidade e ensaios Swift, Erichsen e Nakajima.

* Preparação dos Corpos de Prova – Utilizaríamos a guilhotina para cortar corpos de prova em tiras. O ensaio seria feito Nakazima sem alterações.

* Gravação de Grade – Processo de gravação de visioplasticidade com gravação eletroquímica. Poderíamos optar outras técnicas de gravação com tinta.

* CLC – Ensaio prático a ser realizado na Danpresse, penso que um total de 3 ensaios "válidos" por curva seria o suficiente. Cada família tem 8 corpos de prova.

* Avaliação das Deformações – Caberá aos alunos, utilizando a régua plástica específica, medir as deformações e averiguar onde houve maior solicitação.

* CLC – Todas as deformações medidas seriam incluídas no diagrama limite de conformação. Considero esta etapa fundamental para o relatório final.
Responsável: Eng. Folle

Sala: 301 – Tel.: 3316-7041



Trabalho de Pesquisa Nº 5
Título: Determinação do módulo de Elasticidade para Chapas.
Objetivo: Analisar a influencia do encruamento em chapas de aço inox. Esta analise será feita através do ensaio de tração em corpos de prova recozidos e laminados.
Metas:

* Revisão Bibliográfica – Nesta etapa, o aluno terá que buscar artigos sobre aço inox, encruamento, módulo de elasticidade e processos de laminação.

* Preparação dos Corpos de Prova – Na guilhotina serão cortados os corpos de prova em tiras. Alguns serão recozidos e outros laminados para provocar o encruamento.

* Ensaio de Tração – Serão feitos os ensaios na Kratos com utilização do Spider, logo o aluno terá de aprender a utilizar o sistema de aquisição de dados no LdTM.

* Relatório – Após isto o aluno terá de confeccionar um relatório sobre o ensaio de tração, no qual deverá constar a influencia do encruamento nas propriedades mecânicas principalmente no módulo de elasticidade.
Responsável: Eng. Arruda

Sala: 301 – Tel.: 3316-7041



Trabalho de Pesquisa Nº 6
Título: Fabricação de Fios de Nitinol.
Responsável: Eng. Kniwitz

Sala: Limpa – Tel.: 3316-6134



Trabalho de Pesquisa Nº 7
Título: Ensaios de simulação de estampabilidade: Procedimentos e execução de ensaio Swift para avaliação de duas ligas de materiais para estampagem.
Responsável: Eng. Folle

Sala: 301 – Tel.: 3316-7041




Trabalho de Pesquisa Nº 8



Título: estudo do processo de Steve Wleding.
Responsável: Eng. Arruda

Sala: 301 – Tel.: 3316-7041



Trabalho de Pesquisa Nº 9
Título: Stents (próteses para a área medica).
O aluno efetua todo o processo de fabricação de próteses endovasculares, partindo de fio de nitinol comprado, realiza o trançado, tratamento térmico e ensaios mecânicos, tais como: Ensaio de tração, compressão radial, fadiga e análise metalográfica.
Responsável: Eng. Kniwitz

Sala: Limpa – Tel.: 3316-6134



Trabalho de Pesquisa Nº 10
Título: Obtenção da Liga de Nitinol pelo processo MPI (Moldagem de Pós por Injeção)
Por metalurgia do pó o aluno realizará o estudo sobre a obtenção da liga de NiTi, partindo de pós de Ni e Ti comprados, faz-se a mistura, compactação e sinterização das peças. Ensaios realizados: Análise de raio-x, ensaio de dureza e análise metalográfica.
Responsável: Eng. Harold

Sala: 111 – Tel.: 3316-6145



Trabalho de Pesquisa Nº 11
Título: Eletroencefalogramas.
O aluno trabalha com a estampagem de chapas de aço inox 316L, soldagem do mesmo por solda ponto e montagem dos conectores utilizando solda de estanho. Após a montagem o aluno acompanha injeção de silicone para recobrimento das peças. As peças são encaminhadas ao HCPA, para avaliações.
Responsável: Prof. Lirio Schaeffer

Sala: 207 – Tel: 3316-6134



Trabalho de Pesquisa Nº 12
Título: Extrusão de billets de nitinol para aplicação médica
A fabricação de órteses do tipo stent atualmente é realizada através de compra de fio de nitinol importado. A obtenção deste fio possibilita um custo final menor deste produto ao paciente.
O aluno deverá realizar inicialmente pesquisa bibliográfica e em seguida fará experimentos de extrusão a quente a partir de billets de nitinol confeccionados pelo mesmo utilizando sempre embasamento teórico. Serão variados parâmetros do tipo: temperatura, lubrificante, força, etc.

Durante a experimentação serão realizados estudos metalográficos para avaliação dos resultados obtidos.


Responsável: Eng. Kniwitz

Sala: Limpa – Tel.: 3316-6134



Trabalho de Pesquisa Nº 13
Título: Conformação das propriedades mecânicas (forjados) de conformados de alumínio.
Avaliação da medição da dureza como parâmetro que deve caracterizar as propriedades após diferentes processamentos.
Responsável: Eng. Lima

Sala: 205 – Tel: 3316-6143



Trabalho de Pesquisa Nº 14
Título: Simulação computacional no forjamento.
Responsável: Eng. Brito

Sala: 205 – Tel: 3316-6104



Trabalho de Pesquisa Nº 15
Título: Caracterização de componentes forjados com liga de aço 8640.
Responsável: Eng. Lima

Sala: 205 – Tel: 3316-6143



Trabalho de Pesquisa Nº 16
Título: Produção de Pinças de Biopsia (área medica).
Responsável: Eng. Patrik

Sala: 111 – Tel: 3316-6145

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal