Especificação Técnica



Baixar 12.82 Kb.
Encontro17.03.2018
Tamanho12.82 Kb.

DHV FBO




Designação

fundações de betão armado - estacas


ESPECIFICAÇÃO

TÉCNICA
ET- ECC 024



Construção Civil

Versão: 0_03.01.28


1Execução das Estacas

    1. As estacas serão executadas observando-se o que estiver indicado neste Caderno de Encargos.

    2. O Empreiteiro sujeitará oportunamente à aprovação da Fiscalização, um plano de execução com indicação expressa dos seguintes dados:

  • Localização e numeração das estacas;

  • Características das estacas, tipo, secção, cota da cabeça, comprimento previsto e materiais de construção que se propõe utilizar;

  • Esforços admissíveis nas cabeças das estacas;

  • Equipamento e processos de execução das estacas, bem como dos critérios de avaliação da capacidade de suporte das estacas a partir da técnica utilizada na cravação.

    1. Sempre que o tipo de estaca ou as condições geotécnicas locais o imponham ou mesmo por vontade expressa da Fiscalização, deverão ser levados a efeito estudos ou ensaios que permitam concluir sobre a capacidade de carga das estacas a construir. Segundo o grau de rigor pretendido e o tipo de estaca a executar, ou segundo indicação prévia estabelecida nos Projectos e neste Caderno de Encargos, os estudos ou ensaios a executar poderão ser um ou mais dos a seguir discriminados:

  • Ensaio de penetração com penetrómetro normalizado com leitura separada de resistência de ponta e de atrito lateral;

  • Estabelecimento dum critério devidamente justificado para a determinação do poder de suporte das estacas conforme as profundidades atingidas, baseado nos resultados das negas de cravação ou considerações de equilíbrio estático;

  • Execução de ensaios de carga sobre estaca-piloto;

  • Execução de ensaios de arrancamento sobre estaca-piloto.

    1. Para a execução das estacas, o Empreiteiro deverá dispor de equipamento suficiente e em bom estado de conservação de modo que o ritmo dos trabalhos exigido não possa sofrer perturbações devido a avarias de difícil reparação. A Fiscalização poderá exigir a presença, no estaleiro, de equipamento de reserva caso se verifique necessário para o cumprimento dos prazos contratuais.

    2. Não será permitida dar inicio a qualquer fase de desenvolvimento dos trabalhos sem o prévio consentimento da expresso, por escrito, pela Fiscalização.




Processo de Concurso. Cláusulas Especiais. ET-ECC 024 /

Versão 0 – 03.01.28




Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal