Espetáculos Mostra 2008



Baixar 96.56 Kb.
Encontro25.03.2018
Tamanho96.56 Kb.

ESPETÁCULOS - MOSTRA DE TEATRO EXPERIMENTOS 2008




Ensaio - “KD-EU? ou As árveres somos nozes”

Data: 12/03

Horário: 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: Cerca de 100 minutos.

Idade recomendada: a partir de 10 anos

Micro-sinopse


Espetáculo apresentado como estágio de formatura da Turma 55 da EAD. O título aponta para a inquietação constante do ser humano e para eterna pergunta formulada por nós: Quem somos, onde estamos, qual o significado disso tudo? O deslocamento sutil do clown destaca nossa incompreensão e maravilhamento diante da complexidade da vida.

Ficha Técnica


Direção: Bete Dorgam

Trilha Sonora/Piano: Bruno Monteiro

Preparação Corporal: Luciana Viacava

Cenário/Figurino: Paulo de Moraes

Luz: Denílson Marques Fonseca

Programação Visual: Rogério

Produção Executiva: Bertha S. Heller

Fotos: Águeda Amaral

Em Processo - A Pérola

Data:13/03

Horário: 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 35min

Idade recomendada: livre

Micro-sinopse


“A Pérola” traz as senhoras Yamamoto, Kasuga, Matsumura e Azuma, integrantes da Sociedade da Idade Secreta, que se encontram para o aniversário da Senhora Sasaki. Tudo vai muito bem até que a anfitriã percebe o sumiço de uma jóia - uma pérola - no meio da festa...

Ficha Técnica


Orientação: Alice K.

Elenco: Carla Massa, Carla Oranges, Marina Milito e Paula Serra

Trilha Sonora: Gregory Slivar

Iluminação: Miguel Atênsia

Figurino: O grupo.

Preparação em dança: Damiana Pereira
Ensaio Pós-Graduação - Centro de pesquisa de experimentação cênica do ator

Data: 14/03

Horário: 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 90 min

Idade recomendada: a partir de 14 anos

Micro-sinopse


Tendo, como estímulo base, a peça Hamlet de Shakespeare. Cada membro da equipe fez a associação das referidas cenas da peça, com objetos artísticos contemporâneos, sejam eles do próprio teatro, literatura, artes plástica, cinema etc. Cada artista pesquisador mostrará seus resultados cênicos, bem como um breve esboço do seu processo particular de criação.

Ficha Técnica - Primeira Data


Cartografia de um processo - o corpo cênico apoiado pelo método BMC: Débora Zamarioli

Treinamento de biomecânica: Camila Scudeler

Yôga e Tai Chi Chuan: Cândida Palladino

Texto em jogo - relato de uma experiência: Rejane Arruda

Coordenação: Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva

Exercício Cênico - MITO FÁUSTICO NO PRESENTE


Data: 15,16 e 17 de março

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20hrs


Preço: entrada franca
Micro-sinopse

A Sociedade Baderna de teatro e outros atentados abre o processo de seu estágio investigativo realizado na EAD da USP, que tem como ponto de partida a pergunta sobre o significado do mito fáustico no presente. A cena e a dramaturgia desenham de modo fragmentário a trajetória do jovem doutor Fausto que abdica do pensamento e de grandes projetos de transformação social para se dedicar ao terceiro setor na periferia de São Paulo, os pactos necessários para realizar tal ação, e as conseqüências desse “engajamento”.



Ficha técnica

Orientação: Cristiane Paoli Quito e José Fernando de Azevedo (EAD)

Direção: Pedro Mantovani

Dramaturgia: Anderson Gonçalves e Pedro Mantovani

Com: Sociedade Baderna de Teatro e Outros Atentados ( Anahi Rubin, Lívia Guerra, Vinícius Meloni,Pedro Mantovani)

Ensaio - Ensaio sobre Carolina

Data:19/03

Horário: 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 1 hora e 45 min.

Idade recomendada: a partir de 14 anos
Micro-sinopse

Espetáculo criado a partir da obra “Quarto de Despejo”  de Carolina Maria de Jesus, diário de uma favelada  durante a década de 50, que ficou conhecido em todo o mundo. A peça  aborda questões como fome, miséria, sociabilidade, relações raciais, invisibilidade e  preconceito numa experiência sonoro-musical através dos atores-criadores sob direção de José Fernando de Azevedo.  


Ficha Técnica:


Texto: Dramaturgia coletiva a partir da obra Quarto de Despejo

Direção/ Orientação: José Fernando de Azevedo

Atores: Gal Quaresma, Lucélia Sérgio, Mawusi Tulani, Sidney Santiago e Tairone Porto
Em Processo - Em terra que se tem pó, de dois olhos faz-se um só

Data: 20/03

Horário: 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 2 horas

Idade recomendada: livre
Micro-sinopse

A partir do jogo com fragmentos da dramaturgia de Mãe Coragem e Seus Filhos, de Bertolt Brecht, um grupo de crianças de seis a nove anos foi convidado a refletir sobre suas realidades, usando a experiência com tais fragmentos como pretexto para a criação de um discurso cênico que falasse sobre seus cotidianos e a tríade família-trabalho-infância.



Ficha Técnica

Coordenação: Sidmar Gomes

Alunos/Atores: Beatriz Millani, 8 anos, Camila Helena, 7 anos, João Gabriel, 7 anos, Gabriela Luiza, 9 anos, Giovana Carvalho, 7 anos, Layliane Maria, 6 anos, Lucas Castro, 7 anos e Milla Rodrigues, 8 anos.

Ensaio Pós-Graduação - TIPOS CÔMICOS CIRCENSES


Data: 21/03

Horário: 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 90 min

Idade recomendada: livre

Micro-sinopse


Os tipos cômicos circenses se formaram em meados do século XIX, na Europa, particularmente em Londres e Paris. Houve, nesse processo, uma apropriação de tipos consagrados pelo teatro cômico, particularmente da Commedia dell’Arte e da pantomima londrina. O circo absorveu esses tipos e encaminhou-os à formação da dupla cômica circense, Clown Branco e Augusto, explorando um antagonismo que pode ser lido como uma abstraçãocômica da sociedade de classes.

A palestra-espetáculo abordará a formação dessa dupla, a partir de exposição oral, iconografia e trabalho de palco de dois atores-pesquisadores.


Ficha Técnica


Orientador: Prof. Mario Fernando Bolognesi

Participantes: 3 pessoas - um palestrante e dois atores

Exercício Cênico - Com os bolsos cheios de pão

Data: 22, 23 e 24 de março

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 60 minutos

Idade recomendada: livre
Micro-sinopse

Primeira montagem brasileira da comédia Com os bolsos cheios de pão, do dramaturgo franco-romeno Matei Visniec. Dois homens sem nome, Bengala e Chapéu, passam suas horas ao redor de um poço discutindo sobre um cachorro que, supostamente, caiu lá dentro e que é preciso salvar.



Ficha Técnica

Texto: Matei Visniec

Direção: Donizeti Mazonas

Elenco: Fábio Fonseca e Alex del Claro

Cenografia/Figurinos: Márcio Tadeu

Iluminação: Lenerson Polonini

Operação de luz: Juliana Bueno

Operação de som: Carol Nocetti

Contra-regra: Caio Fernandes

Fotos: Carol Nocetti

Produção: Fábio Fonseca

Ensaio - 7 ATOS


Data: 26/03

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Idade recomendada: a partir de 14 anos

Micro-sinopse


Montagem do processo criativo realizado na disciplina Interpretação III e IV, do Curso de Artes Cênicas, da ECA/USP que teve como eixo pedagógico a busca de integração entre o exercício da atuação e a construção de um texto com as marcas das experimentações dos atores. Textos de Jan Fabre serviram como estímulo para a constituição da materialidade do espetáculo. As cenas apresentadas foram reorganizadas em torno dos setes temas como uma montanha russa de movimentos, imagens, situações e ações inspiradas pelos caminhos estéticos de Fabre.
Ficha técnica:

Dramaturgismo: Silvia Fernandes

Direção: Beth Lopes

Iluminação: Maria Emília Faganelo e Maria Druck

Elenco: Ana Julia Marko, Bianca Muniz, Bruno Caetano, Daniel Córdova, Deborah Rocha, Diogo Spinelli, Livia Piccolo, Marcela Bannitz, Marcelo Gasparini, Maria Druck e Sophia Aloha

Participação Especial: Zebba Dalfarra

Profs. Orientadores: Beth Lopes, Silvia Fernandes e Zebba Dalfarra
27/03 Dia Internacional do Teatro
Ensaio Pós-Graduação – Centro de pesquisa de experimentação cênica do ator

Data: 28/03

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 90 min

Idade recomendada: a partir de 14 anos
Micro-sinopse

Tendo, como estímulo base, a peça Hamlet de Shakespeare. Cada membro da equipe fez a associação das referidas cenas da peça, com objetos artísticos contemporâneos, sejam eles do próprio teatro, literatura, artes plástica, cinema etc. Cada artista pesquisador mostrará seus resultados cênicos, bem como um breve esboço do seu processo particular de criação.


Ficha Técnica - Segunda Data


Aikido e o corpo do ator conteporâneo: Renata Mazei

Técnica mista sobre palco: Sandra Carezzato e Renata Vendramin

Prática do ator e os estudos de corpo e voz: Zéray Dornellas

Performance e a mímica corporal dramática: Laura Kiehl

Coordenação: Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva
Exercício Cênico - Mowgli, A Lenda da Selva

Data: 29, 30 e 31 de março

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20hrs


Preço: entrada franca

Duração: 40 min

Idade recomendada: livre
Micro-sinopse

Baseado no clássico de Rudyard Kipling, é a história do garoto criado por lobos. Na versão contemporânea da fábula, os aprendizes da ELT usam as técnicas circenses para narrar a história, atualizando os sentidos de selva e cidade.


Ficha Técnica


Coordenação: Marcelo Milan

Direção musical: Moxé

Dramaturgia: William Costa Lima

Elenco: Aprendizes do Núcleo de Montagem Circense da ELT

Ensaio - Estórias Ordinárias


Data: 02/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 1 hora e 45 min

Idade recomendada: a partir de 14 anos
Micro-sinopse

Trabalho de pesquisa dos aprendizes do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André, sobre o tema do ponto de vista na narração cênica. São projetos autorais dos novos diretores, tendo como base o estudo da poética brechtiana.


Ficha Técnica


Criação/Interpretação: Núcleo de Direção Cênica da Escola Livre de Teatro de Santo André

Orientação: Claudia Schapira

Em Processo – Vibrações poéticas da imagem no espaço-tempo


Data: 03/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 80 min

Idade recomendada: livre

Micro-sinopse


O trabalho é um exercício de criação coletiva no qual os alunos podem exercitar de uma maneira particularizada, questões e técnicas que foram estudadas no primeiro semestre na disciplina de Teatro de formas animadas. O foco principal é a construção de imagens a partir dos elementos trabalhados anteriormente. Dentro desse processo coletivo de criação, o professor atua como um elemento regulador da imaginação dos alunos orientando-os na direção de uma linguagem muito específica. O processo consiste, através do uso da máscara, objetos, bonecos, e do corpo do ator, em uma tentativa de desenvolvimento dos jogos criativos do ator em um processo de "desrealização”  de toda e qualquer construção narrativa ou simbólica.

Ficha Técnica


Direção: Wagner Cintra

Elenco: Alunos do segundo ano do curso de Licenciatura em Artes cênicas do instituto de artes da Unesp – (2º. LAC – IA – UNESP)

Iluminação: Wagner Cintra e Daniel Avilez

Sonoplastia: Daniel Avilez

Operação de luz: Juliana Cavalcanti
Ensaio de Pós-Graduação - O Teatro Essencial de Denise Stoklos - Caminhos para um Sistema de Atuação Pessoal.

Data: 04/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Idade recomendada: a partir de 14 anos

Micro-sinopse

O objetivo do presente trabalho é verificar os caminhos apontados para a estruturação de outros sistemas de atuação pessoal a partir dos princípios do Teatro Essencial. Essas e outras questões serão analisadas em profundidade, espero que esta pequena amostragem seja o suficiente para dar uma idéia da linha de desenvolvimento do mesmo.

Ficha Técnica


Aluno: Ipojucan Pereira

Orientador: Prof. Felisberto Sabino
Ensaio de Pós-Graduação - “Configurações do corpo na escrita beckettiana em cena contemporânea: releituras”. Palestra, seguida de conversa com o público.

Data: 04/04

Horário: 21 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 2 horas

Idade recomendada: a partir de 14 anos
Micro-sinopse

Uma conversa sobre as configurações corporais de alguns personagens de Samuel Beckett (1906-1989) e suas relações com encenações, coreografias e outros trabalhos que atualizam por releituras a obra do dramaturgo irlandês.



Ficha Técnica

Aluno: Manoel Moacir Rocha Farias Jr.

Orientador: Prof. Felisberto Sabino

Exercício Cênico - Como você acha que vai ser no futuro?


Data: 5, 6 e 7 de abril

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 1 hora e 15 min

Idade recomendada: a partir de 14 anos

Micro-sinopse


Trabalho da décima turma do Núcleo de Formação do Ator da ELT. Os desejos de uma época que tem pressa, em que o sujeito vivencia de maneira muito particular suas ansiedades e compulsões. O exercício é um passeio pela dramaturgia atual, a partir das necessidades de um realismo contemporâneo.

Ficha Técnica


Elenco: Turma F10 do Núcleo de Formação do Ator da ELT

Orientação: Denise Weinberg e Alex Tenório

Preparação musical: Gustavo Kurlat e Cristiano Gouveia


Iluminação: Wagner Marzolla

Ensaio - História de amor


Data: 09/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 50 min

Idade recomendada: a partir de 12 anos

Micro-sinopse


Teatralização do conto de Heiner Müller, História de Amor, em que várias opções de transposição daquela obra literária para o palco são experimentadas, sem que o texto original seja modificado. Exposição sobre o processo de elaboração do exercício cênico que integra a pesquisa sobre a narrativa em cena desenvolvida por Berenice Raulino.

Ficha Técnica


Atores/encenadores: João Alves, Maria Fernanda Batalha, Pedro Bacellar e Sofia Botelho

Coordenação: Berenice Raulino

Iluminação: Vinícius de Andrade

Trilha sonora: Ronaldo Rebello Alvarenga

Em Processo - Sapato sujo na soleira da porta


Data: 10/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 2 horas

Idade recomendada: livre

Micro-sinopse


Estrangeiros que carregam como bagagem apenas a sua memória, seu duplo embonecado, já cristalizado pelo tempo, surgem num espaço real, cotidiano, na linha divisória entre a realidade e a ficção e entre grupos sociais que costumam não se misturar: A fantasia é invadida de realidade e a realidade cria fissuras de fantasia.

Ficha Técnica


Elenco: Carolina Nóbrega; Luciano Mendjes; Suellen Leal; Nádia Recioli.

Elenco de Apoio: Gisele Alves Nunes, Julia Maykot, Murilo de Paula e Sara Neiva.

Direção: O grupo e Grácia Navarro.

Dramaturgia: O Grupo.

Orientação: Grácia Navarro.

Figurino: Carolina Nóbrega e Suellen Leal.

Sonoplastia: O grupo.

Confecção dos Bonecos: O grupo e Tatiana Burg.

Confecção dos Figurinos: O grupo e Dalva Ferreira da Silva Santana.

Produção: O grupo

Exercício Cênico - Mirandolina


Data: 12, 13 e 14 de abril

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 2 horas

Idade recomendada: a partir de 12 anos

Micro-sinopse

Mirandolina é uma hoteleira que encanta todos os homens que passam por sua hospedaria. A divertida comédia do século XVIII trata das artes da sedução, apimentada pela atmosfera das discotecas dos anos 70 e 80 e pelo jogo das máscaras sociais.

Ficha Técnica


Texto: Carlo Goldoni

Tradução/Adaptação: Cia. “A Blau Quer Falar”

Direção: Márcio Tadeu

Assistente de direção: Miguel Atênsia

Elenco: Ana Claudia Prates, Átila Douetts, Carlos Gontijo, Fábio Joaquim du Valle, Laura Valadão, Leandro Ivo, Natália Kwast e Natasha Goulart

Figurino/Cenografia: Adriana Quagliato e Márcio Tadeu

Consultoria de Figurino: Helô Cardoso

Confecção de Figurino: Adriana Quagliato e Dalvina Rodrigues

Cenotécnica: Eric Batista

Maquiagem: Márcio Tadeu e Helô Cardoso

Trilha Sonora: Cia. “A Blau Quer Falar”

Mixagem: Tadeu Amaral

Iluminação: Leandro Ivo e Miguel Atênsia

Coreografia: Leandro Ivo e Mariana Rosinski

Arte Gráfica (cartaz): Miguel Atênsia e Thiago Taveres

Fotografia: Simone Ezaki

Produção: Ana Claudia Prates, Leandro Ivo e Natália Kwast

Ensaio - Solitária


Data: 16/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Micro-sinopse


Confinado a uma arena de 1,80mx1,80m, o solo em teatro-dança coloca o público como espectador da cela onde se passa a vida de uma mulher. O espetáculo continua a pesquisa da Cia. Ruído Rosa sobre a relação da mulher contemporânea com os atuais valores da sociedade.

Ficha técnica


Autoria/Interpretação: Anna Carolina Longano

Direção: Patrícia Noronha

Criação de Luz: Gustavo Viggiano

Preparação Vocal: Vítor Freire

Figurino: Luciana Birindelli

Operação de Luz: Vítor Freire

Fotos: Flávia Gomes

Design Gráfico: Lygia Pecora

Produção: Vítor Freire

Em Processo - Pulgas atrás de orelhas

Data: 17/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca
Micro-sinopse

Como estar diante do outro? O teatro pode ser um rico espaço de encontro e diálogo? A obra de arte necessita de mediação? Mediar é estar no meio, conter o meio ou ser o meio?

A presente pesquisa se constituiu a partir da investigação teatral realizada pelo Grupo Pulga de Teatro, sob minha coordenação, a qual passou por experimentos com a peça didática Aquele que diz sim e aquele que diz não, de Bertolt Brecht e se firmou no trabalho prático-teórico sobre a mediação da recepção teatral.

Ficha Técnica



Nome da pesquisa: Pulgas atrás de orelhas - A peça didática de Brecht e a mediação da recepção teatral: uma perspectiva pedagógica.

Coordenação Geral: Sandra Grasso

Direção do experimento (encenação): Sandra Grasso

Atores pesquisadores: Carolina Di Giacomo, Júlia Lopes, Kim Doria, Lira Capelossi Alli, Nina N. Hotimsky e Pedro Lopes

Figurinos, cenário e iluminação: o grupo

Assessoria cenográfica: Petronio Nascimento

Cenotécnico: Zito

Costureiras: Marlene e Mocinha
Ensaio Pós-Graduação - Princípios para preparação vocal do ator: o treino criativo

Data: 18/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 60 min


Micro-sinopse da pesquisa

Este pesquisa refere-se aos princípios básicos para a preparação vocal do ator desenvolvidos por vários pesquisadores no Brasil, assim como a uma proposta nessa mesma via realizada pela pesquisadora a partir de sua busca no Brasil e suas experiências como atriz, diretora e pedagoga na área teatral.


Alguns dos pontos referidos nesta pesquisa são:

Ficha Técnica


Mestranda em Artes Cênica/Diretora: Gina Monge Aguilar

Ator: Daniel Alberti
Iluminador:
Carlos Morais de Oliveira
Sonoplasta: Mariana Carlos Maria Netto

Orientador: Prof. José Batista DalFarra
Ensaio pós-Graduação - Vozes, Música, Ação: Dalcroze em cena.

Conexões entre a Rítmica e a Linguagem da Encenação.


Data: 18/04

Horário: 21hrs


Preço: Entrada Franca

Sinopse


Este trabalho trata da inserção da Rítmica como Princípio Formativo – um dos desdobramentos das formulações de Èmilie Jaques-Dalcroze (1865-1950) – no trabalho com voz e parâmetros musicais na linguagem da encenação e na preparação de profissionais da cena, considerando ponderações de ordem ontológica do fazer teatral. Para tanto, analiso as potencialidades que a abertura da Rítmica traz em seu diálogo com outras áreas, por abranger uma necessidade espontânea da humanidade, a saber, a relação entre movimento musical e corporal como forma ancestral de expressão humana. Ao afirmar que "música é movimento, e movimento é música", a Rítmica evidencia que, mais do que imanência mútua, estas duas variáveis seriam uma única coisa. Discuto, também, a maneira com que ela transforma os contextos onde interfere e quais alterações incorpora. Aponto para a operacionalização de conteúdos e técnicas, partindo da pesquisa que o indivíduo deve realizar sobre si mesmo, pressuposto de encenadores marcantes.

Verifica-se, por fim, um resultado cênico, através do emprego prático de conceitos, técnicas e processos em um grupo envolvido com trabalho de montagem teatral.



Ficha Técnica

Aluno: Carlos Alberto Silva

Orientador: Prof. José Batista DalFarra

Exercício Cênico - Essa peça não!


Data: 19, 20 e 21 de abril

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 60 min

Idade recomendada: a partir de 12 anos

Micro-sinopse


Composta por cinco quadros vinculados ao Teatro do Absurdo, “Essa Peça, Não!”, discute com doses de humor as questões do significado dos gestos, das palavras e do próprio discurso cênico, colocando em evidência, através de uma clara relação com a platéia, a crise de comunicação da sociedade atual.

Ficha Técnica


Elenco: Abel Xavier, Bruna Capozoli, Carolina Vidotti, Deborah Andrade, Emilene Gutierrez, Fernando Dourado, Igor Amanajás, Leonardo Costa, Lucia Kakazu, Luiza Lio, Mariana Rosinski, Paula Zaneti e Wallyson Mota.

Texto Original: Jean Tardieu.

Tradução: Roberto Mallet.

Preparação Corporal: Mariane Magno.

Preparação Vocal: Daniel Plá.

Apoio Teórico: Mário Santana.

Apoio Rítmico: Vânia Pajares e Alexandre Caetano.

Iluminação: Companhia Versátil

Operação de Luz: Mariana Dias.

Design Gráfico/Operação de Som: Mário Cau.

Fotos: Simone Ezaki.

Figurinos: Companhia Versátil.

Cenografia: Francine Fernandes e Companhia Versátil.

Direção: Mário Santana
Ensaio - A construção dramatúrgica a partir de materiais híbridos: Victor, etc...

Data: 23/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Idade recomendada: a partir de 16 anos

Micro-sinopse


O objetivo dessa palestra/encontro é examinar alguns casos, dentre eles os ensaios de "Victor" - baseado em Victor ou as crianças no Poder de Roger Vitrac - em que materiais de atuação de diferentes naturezas dialogam e se articulam. Nos defrontaremos, assim, com a questão: em que medida tal articulação produz uma abertura de possibilidades criativas?

Ficha Técnica


Diretor: Matteo Bonfitto

Em Processo - Fuga!


Data: 24/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 55 min

Idade recomendada: a partir de 14 anos

Micro-sinopse


Memórias, evocações e projeções dos performadores — em relação — visam trazer o público para dentro da cena, e, em alguns momentos, os performadores para fora dela. Partindo de situações de espelhamento, provocações e compartilhamento de sensações, o espetáculo cria um ambiente físico/sensível, que possibilita diferentes leituras, numa proposta que constrói sua própria lógica.

Neste aquário imaginário — um recorte de espaço/tempo — abrem-se temas que surgiram do próprio processo, como: pontos de vista, opiniões, relações líquidas, medo e tempo.

Encontramos provocações no livro “Amor Líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos” de Zygmunt Bauman, e em algumas imagens da fotógrafa americana Diane Arbus, que serviram para criação e discussão durante o processo de criação.
Por favor, não desliguem os celulares,

mantenham algum tipo de contato com

a realidade lá de fora...”.

Ficha Técnica


Direção: Norberto Presta

Assistente de Direção: João Ricardo

Colaboração: Juliana Schiel

Produção: Leonel Carneiro

Provocadores: Jussara Miller e Renato Ferracini

Performers: Ana Clara Amaral, Carolina Laranjeira, Eduardo Albergaria e Evelyn Ligocki

Ensaio Pós-Graduação - Acasos


Data: 25/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 25 min

Idade recomendada: livre

Micro-sinopse


O solo  Acasos  foi construído a partir improvisações corporais/vocais inspiradas no livro

ET EU TU  de Arnaldo Antunes e Márcia Xavier. Trata-se aqui, a palavra  e seu significado, como sendo muito frágil e relativo...a forma e a sonoridade são nossos focos. A composição desenvolve a idéia de desdobramento de pequenas células coreográficas, cada uma representa um ambiente  e uma sonoridade. A dança a música da palavra, que por sua vez, dança sua forma, que preenche a música no espaço. 

O trabalho possui várias nuances tendo como base comum, a poesia...seja com o corpo, com a música, com os significados, com as formas no espaço.  A poesia transcende os fatos, as pessoas e as coisas. Ela aponta para outras possibilidades de se falar sobre qualquer assunto que seja. A proposta do solo é de que o corpo, o som da voz e o conteúdo das palavras façam poesia.

 Ficha técnica



Concepção/Interpretação: Camila Fersi

Direção: Dora de Andrade

Direção de Arte/figurino: Anik Meijer-Werner

Direção Vocal: Max Costa

Trilha Sonora: Daniel Ruiz

Exercício Cênico - Manter em local seco e arejado


Data: 26, 27 e 28 de abril

Horário: Sábado às 21hs, Domingo e Segunda às 20 hrs

Preço: entrada franca

Duração: 40 min

Idade recomendada: a partir de 12 anos

Micro-sinopse


O chão, a solidez na qual nos apoiamos, perde sua consistência para a fluidez e a inconstância da água. Nesse sentido, a relação com aquilo que é líquido se resignifica: em contato com tudo e estando por toda parte, a água torna-se um risco para a integridade dos corpos.

Ficha Técnica


Direção: Rodrigo Batista

Orientação: Antônio Araújo e Sérgio de Carvalho

Dramaturgia: Beatriz Vilas Boas e Carolina Mendonça

Interpretação: Bruno Caetano, Daniel Mazzarolo, Luiz Pimentel, Maíra Gerstner, Maria Emília Faganello e Paola Lopes

Iluminação: Luana Gouveia

Operador de luz: Luana Gouveia

Sonoplastia: Rodrigo Batista

Operador de som: Rodrigo Batista

Direção de arte: Paola Lopes

Diálogo – Teatro,Pedagogia, Filosofia


Data: 30/04

Horário: 20 hrs

Preço: entrada franca
Prof. Franklin Leopoldo e Silva

Com formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971) , mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1981) . Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Bergsonismo, história, Expressão.



Prof. José Sérgio Fonseca de Carvalho
Com formação em Filosofia e Pedagogia pela Universidade de São  Paulo,
mestre e doutor em Filosofia da Educação pela  Universidade  de São Paulo.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de  São Paulo e
Pesquisador do Cnpq. Autor de Educação, Cidadania e  Direitos Humanos
(vozes, 2004)

Cia. Convidada – Os Fofos com o projeto “O Ninho”


Data: 1, 2, 3 e 4 de maio

Horário: Quinta, Sexta e Domingo às 20hs; Sábado às 21hs

Preço: entrada franca

Idade recomendada: a partir de 14 anos
Micro-sinopse
 O grupo Os Fofos Encenam, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro, da Prefeitura Municipal de São Paulo, com o projeto "O Ninho", abre para o público sua pesquisa, na forma de worshops, palestras e cenas na "Mostra TUSP".
A pesquisa desenvolvida durante 2007 e 2008 dividiu-se em quatro núcleos:

Núcleo de Investigação de Sonoridades, Núcleo de Investigação de práticas Corporais, Núcleo de sistematização de um Método Baseado no Trabalho de Interpretação do Ator de Circo- teatro, Núcleo de Teatralidades Contemporâneas e Cultura Brasileira


Horários e programação a confirmar.

Ficha Técnica

Diretor Artístico: Fernando Neves e Newton Moreno

Diretor Musical e Pianista: Fernando Esteves

Diretor de Produção: Eduardo Reyes e Carol Badra

Dramaturgia: Newton Moreno

Produção: Francisco Marques e Kátia Daher

Diretor de Produção / Assombrações do Recife Velho e Deus Sabia de Tudo...

Leopoldo De Leo



Assistente de Produção / Assombrações do Recife Velho e Deus Sabia de Tudo...

Eneida de Souza



Diretor de Arte: Leopoldo Pacheco

Atores: Alex Gruli, Carlos Ataíde, Carol Badra, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, Fernando Neves, José Roberto Jardim, Kátia Daher, Luciana Lyra, Marcelo Andrade, Maria Stella Tobar, Paulo de Pontes, Silvia Poggetti e Viviane Madureira

Preparadora Corporal: Viviane Madureira e Luciana Lyra

Cenografia e Cenotecnia: Marcelo Andrade

Adereços: Marcelo Andrade e José Valdir

Contra Regra e Diretor de Palco: José Valdir

Maquiagem: Leopoldo Pacheco

Figurinista: Carol Badra e Leopoldo Pacheco

Iluminador: Eduardo Reyes

Designer Gráfico: Eduardo Reyes

Administração: Francisco Marques

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal