Estamos na semana que antecede o carnaval e não poderia deixar de fazer uma saudação especial a minha querida escola de samba Grande Rio que tem sua quadra e sede em Duque de Caxias mas



Baixar 8.23 Kb.
Encontro10.01.2018
Tamanho8.23 Kb.

Discurso proferido pelo Deputado

Dr. HELENO (PP-RJ),

na sessão de de fevereiro de 2004.

Senhor Presidente,


Senhoras e Senhores Deputados,

Estamos em plena semana que antecede ao carnaval e não poderíamos deixar de fazer uma saudação especial a minha querida Escola de Samba Grande Rio, que tem sua quadra e sede em Duque de Caxias mas que, atualmente é abraçada e aplaudida por todos os sambistas do Rio de Janeiro, notadamente neste ano, onde a Grande Rio apresenta como enredo "Vamos usar a Camisinha meu Amor", que traz uma mensagem bastante positiva no combate a AIDS.


Pelo que conhecemos desse fabuloso carnavalesco Joãozinho Trinta, a Escola vem ousada e irreverente, mostrando algumas esculturas inspiradas no manual indiano que exibe diversas posições sexuais. Mesmo antes de entrar na avenida, de exibir toda sua grandeza, o enredo da Grande Rio tem sido o assunto do dia-a-dia nas rodas carnavalescas.
Não se trata aqui em questionar a trajetória do vitorioso Joãozinho Trinta. Afinal ele é e será sempre um inovador na arte do enredos. Por exemplo, no ano passado ele levou a nossa Grande Rio a terceira colocação com o enredo "O nosso Brasil que vale". Foi um desfile, maravilhoso e tecnicamente correto. No ano anterior, Joãozinho Trinta já havia feito um homem voar na avenida, uma atração que levou a multidão ao delírio. O nosso Joãozinho Trinta, quando carnavalesco da Escola de Samba Beija-Flor, fez história com o enredo "Ratos e Urubus larguem minha fantasia ", isto foi em 1989 o que provocou, pela primeira vez, a mudança de estética do carnaval, levando para o desfile mendigos esfarrapados. A escola de Nilópolis conquistou o segundo lugar perdendo apenas para a campeã, que foi a Imperatriz Leopoldinense. Esse é o nosso Joãozinho Trinta, que mais uma vez, este ano, vai surpreender com um tema muito polêmico.
O Ministro da Saúde Humberto Costa foi conhecer de perto as estruturas e o enredo da Escola e certamente sentiu a ousadia do nosso carnavalesco. Segundo o presidente da escola, nosso amigo Hélio Ribeiro de Oliveira, o Helinho, a presença do Ministro veio proporcionar maior credibilidade ao inusitado enredo da escola.
Paralelo à empolgação da história que será contada por mais de quatro mil vozes, na ocasião do desfile, sentimos uma união e entusiasmo por parte dos sambistas. Temos estado ao lado dos sambistas, visitando-os, por diversas vezes nos ensaios da Grande Rio e seus componentes constituídos pela grande maioria da comunidade caxiense, que só fala numa coisa este ano: a Grande Rio vem para a Marquês de Sapucaí com um desfile de campeã.
O grande momento se aproxima e nós estaremos lá, uma vez que somos amantes de um bom samba, tônica da Grande Rio nesses últimos anos.
Parabéns Grande Rio e vamos à vitória!!!
Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado!!!





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal