Estágio supervisionado



Baixar 66.57 Kb.
Encontro25.12.2018
Tamanho66.57 Kb.


RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ENGENHARIA CIVIL

NOME DO ALUNO

RA

Jaguariúna

2017





REGISTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

NOME DO ALUNO:

RA:

CPF:

RG:

ENGENHEIRO RESPONSÁVEL:

CREA:

CPF:

RG:

EMPRESA:


ENDEREÇO:

DATA INÍCIO: ____ / _____ / _______



TOTAL DE HORAS (Mínimo 200 h):

DATA TÉRMINO: ____ / _____ / _______



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES (RESUMO)



ASSINATURA DO ALUNO:


CARIMBO DA EMPRESA COM CNPJ

ASSINATURA DO ENGENHEIRO RESPONSÁVEL:


**********ATENÇÃO: Os campos abaixo são para preenchimento da Faculdade**********

OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO:

STATUS:

APROVADO
REPROVADO
REALIZAR

ALTERAÇÕES




DATA DE PROTOCOLO DO RELATÓRIO:
_____ / ______ / ________


ASSINATURA E CARIMBO DA COORDENAÇÃO:
_____________________________________

Prof. Me. Maria Denise Monacci




DATA DE CONVALIDAÇÃO E APROVAÇÃO PELO PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO:
_____ / ______ / ________




Apresentação (esta página não é apresentada em seu relatório)

Este documento visa estabelecer o padrão para elaboração do relatório de estágio supervisionado dos alunos de Engenharia Civil da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

O relatório é um instrumento por meio do qual se explicam resultados de atividades diversas, bem como se apresentam sugestões e recomendações para melhoria de atividades descritas. Um bom relatório deve apresentar, além da descrição de fatos, a análise interpretativa dos mesmos, devendo ser também objetivo e tecnicamente apresentado.

TÍTULO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ARIAL 20)




RESUMO: O modelo apresentado a seguir tem por objetivos padronizar e orientar os alunos dos Cursos de Engenharia Civil na elaboração do relatório de ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO como parte integrante para a convalidação de carga horária para graduação no referido curso. Escreva o resumo do seu Estágio Supervisionado Obrigatório apresentando as principais atividades realizadas. Utilizar no máximo 100 palavras. Letra Arial 12. Todos os documentos e relatórios relacionados ao Estágio Supervisionado Obrigatório deverão ser protocolados no setor de estágio da FAJ – Faculdade de Jaguariúna, respeitando-se os prazos definidos pela Direção de Campus. Para a validação do Estágio Supervisionado Obrigatório, o Aluno (estagiário) e a Empresa (concedente do estágio) deverão firmar um convênio com a FAJ – Faculdade de Jaguariúna, respeitando-se os prazos definidos pela Direção de Campus. O Estágio Supervisionado Obrigatório será convalidado por um Docente da Instituição escolhido pela Direção de Campus da Instituição e Coordenação do Curso de Engenharia Civil.

1APRESENTAÇÃO DA EMPRESA (Máximo de 2 páginas)

Deve conter tópicos como: histórico da organização e caracterização do segmento de mercado, em redação sintética até o final da presente página. Não faça cópia do site da empresa, descreva com suas palavras.



2INTRODUÇÃO (Máximo de 3 páginas)

A introdução é importante para orientar aquele que vai ler o relatório. Deve conter informações de quem fez o relatório, o que contém, como e por que foi feito o estágio.

Por tratar-se de relatório (relato pessoal), em todo o relatório é usada a 1ª pessoa do singular explicitando, claramente, o que você fez e o que você aprendeu. Lembre-se que esse relato será à base da avaliação de seu desempenho no estágio curricular obrigatório supervisionado. A redação não é científica, nem coloquial: é uma redação técnico-profissional, demonstrando sua vivência profissional, a base do estágio supervisionado na FAJ.

Faça a apresentação detalhada do contexto em que o seu Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado, localizando as ações no âmbito geral da empresa ou do projeto que está inserido. Descrever o departamento/grupo de trabalho onde realizou o Estágio Supervisionado Obrigatório. O objetivo é permitir a identificação da importância/relevância do seu Estágio Supervisionado Obrigatório para a sua formação profissional e para a empresa.

O Estágio Supervisionado Obrigatório é o momento que o aluno mantêm atividades teórico/práticas extra-acadêmicas, preferencialmente em empresas focadas na área de atuação do aluno, sendo realizado sob a supervisão de um Engenheiro. Este é o momento em que o aluno busca novos saberes e manifesta as competências e as habilidades adquiridas durante o período de sua formação acadêmica, completando as ações de ensino-aprendizagem.

O Estágio Supervisionado Obrigatório deve contribuir objetivamente para o desenvolvimento de Competências e Habilidades específicas para a formação do Engenheiro Civil, a saber [CNE/CES 1362/2001]:




  • “Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil

  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

  • Atuar em equipes multidisciplinares;

  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional”.

O aluno deve cumprir, no mínimo, 200 Horas de estágio, sendo supervisionado por um Engenheiro, sendo que as atividades realizadas devem ser específicas e próprias às atribuições de um Engenheiro Civil:




  • Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica, coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, direção de obra ou serviço técnico, treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão, elaboração de orçamento, padronização, mensuração, controle de qualidade, e produção técnica especializada focada em Engenharia Civil;

  • Modelagem de sistemas discretos e contínuos;

3ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (Máximo de 10 páginas)

Apresente os objetivos do seu Estágio Supervisionado Obrigatório. Este é o elemento principal do relatório. Você deve descrever claramente, objetivamente, ordenadamente e detalhadamente as atividades realizadas:




  • Macro visão do Estágio Supervisionado Obrigatório – objetivos gerais

  • Macro visão das suas atividades – objetivos específicos

  • Funcionalidade - aplicabilidade

  • Descrever as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório

  • Cronograma de atividades

  • Fundamentação teórica

  • Metodologia

  • Elementos de Software

  • Desenhos Técnicos

  • Fotos – imagens

  • Tabelas – gráficos – análises estatísticas

  • Resultados obtidos

O texto deve ser elaborado utilizando linguagem objetiva e coerente, em português formal, indicando claramente as atividades executadas. A redação deve ser elaborada de forma impessoal, evite o uso da primeira pessoa. Sempre que necessário referencie as afirmações e conclusões que não foram formuladas por você. Atribua os créditos às pessoas que lhe auxiliaram na realização das atividades, indicando quais foram as suas contribuições.

Sempre que for necessário, para esclarecimentos, coloque em anexo os documentos que consubstancie o conteúdo do relatório. Dependendo da especificidade das atividades realizadas, crie um glossário indicando as palavras de uso restrito e o seu significado.

3.1Configuração de página

O texto deverá ser escrito em folha A4, letra Arial tamanho 12 cor preta, com o padrão de margens e papel apresentados nas figuras 1 e 2.



FIGURA 1 – Formatação das margens da página. Este texto deve ser escrito em letra Arial 10 – centralizado. As figuras devem ser numeradas seqüencialmente.




FIGURA 2 – Tamanho do papel. Este texto deve ser escrito em letra Arial 10 – centralizado.

As figuras devem ser numeradas seqüencialmente.


As figuras e tabelas devem estar centralizadas em relação às bordas esquerda e direita da página, sendo referenciadas pelas palavras FIGURA ou TABELA respectivamente e numeradas seqüencialmente iniciando pelo número 1 (um).

As equações devem ser apresentadas de tamanho compatível com a formatação do texto. Recomenda-se que cada equação tenha a altura equivalente a duas linhas de texto, devendo estar centralizadas em relação às bordas esquerda e direita da página e numeradas seqüencialmente iniciando pelo número 1 (um).




(1)
Onde:



  • a,b,c são constantes características da função

  • x variável

  • f(x) função do segundo grau



4CONCLUSÃO

Análise crítica do estágio em termos de contribuição para a formação profissional do estagiário. Devem aparecer, na conclusão, as críticas, positivas ou negativas, devendo ser sempre construtivas.

Finalize com o que foi feito, por que foi feito, como foi feito e a aprendizagem obtida no estágio como um todo. Aqui a reflexão é sobre o estágio no todo, e não em cada uma das atividades, como no desenvolvimento. É a oportunidade que o estagiário tem de dar sua opinião sobre a validade do estágio supervisionado, a importância do mesmo para sua vida profissional, se a teoria aprendida no decorrer do curso contribuiu, pesou na realização do estágio

5BIBLIOGRAFIA

Relação dos autores e obras consultadas por ocasião no decorrer das atividades desenvolvidas, e na redação do relatório.

A descrição das referencias empregadas deve seguir o padrão da ABNT 6023.
6 - ANEXOS
Conjunto de material ilustrativo ou complementar ao texto, produzido pelo aluno, tais como gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas, fotografias, tabelas de cálculos, símbolos, descrição de equipamentos, modelos de formulários e questionários, plantas ou qualquer outro material produzido.

O material ilustrativo deve aparecer somente quando necessário à compreensão e esclarecimento do texto, sem qualquer finalidade decorativa ou de propaganda. Caso seja em número reduzido e indispensável ao entendimento do texto, pode ser usado junto à parte a que se refere. Quando em maior quantidade, para não sobrecarregar o texto, é colocado como anexo.

Os elementos que formarão o anexo não podem deixar de ser referenciados no texto do relatório. Exemplo: ver anexo I, Fig. 1.


7 - FICHA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Acadêmico(a): RA:

Curso: ENGENHARIA CIVIL Turma: __° sem. Ano: 20__



Local do Estágio: ______________________________________________


Data

N° de horas

Atividades desenvolvidas

Assinatura e carimbo do supervisor-Empresa




















































































































































































































































































TOTAL







_______________________________ _______________________________

Assinatura e Carimbo do Responsável Assinatura do(a) Acadêmico(a) pelo local de estágio

_________________________



Supervisão de Estágio (FAJ) Data: _____ / _____ / _______


8- ANEXAR CURRICULO E CREA DO ENGENHEIRO SUPERVISOR DO ESTÁGIO.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal