Estórias Curtas II



Baixar 0.67 Mb.
Página1/9
Encontro18.12.2017
Tamanho0.67 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


Estórias Curtas II
Por que Estórias?

Segundo apreendi Histórias são ocorrências documentadas, que carecem de comprovação histórica, e Estórias são causos contados, nem sempre verídicos, que não carecem de comprovação documental. Por que Curtas? Porque hoje em dia, ninguém mais tem paciência de ler relatos extensos. É apenas uma espécie de “respeito” a Você querido Leitor.
Elas também não pretendem obedecer qualquer cronologia, ou seja serão contadas na ordem que aflorarem em nossa mente. Que fique claro que qualquer semelhança com outras estórias circulantes, ou com fatos reais, será mera coincidência.
Muitos conceitos, idéias e pensamentos foram parafraseados incorporados simplesmente por os termos lido e admirado; como a nossa memória nos traiu, os respectivos autores não foram citados.
Nem de longe elas pretendem ser de humor. Mas se por acaso você leitor tiver vontade de rir não se acanhe. Ria! Agora, caso venha a chorar, não é nossa intenção entristece lo, Promotores da alegria, preferimos você sorrindo.

Nosso Aperfeiçoamento
Olhe Joseph, meu amigo de infância. Queres saber acerca do que me ensinam naquele lugar?
Em ,minha escola filosófica estamos apreendendo a aperfeiçoar o ser humano em nos aperfeiçoando pessoalmente em todos os aspectos, com ênfase principalmente nos quesitos cultural e filosófico!”
As coisas não mudam; nós mudamos.

Conclusão é o ponto onde você ficou cansado de pensar. É possível mudar nossas vidas e as atitudes daqueles que nos cercam, simplesmente mudando a nós mesmos Existe apenas uma pessoa do universo que você pode ter certeza de estar melhorando, e esta é você próprio. Depois de escalar um grande morro, descobrimos apenas que há muitos outros morros a escalar.
Jamais se chega tão alto como quando se ignora até onde se sobe. Nada existe de permanente a não ser a mudança.

Não é o gênio que está um século à frente de seu tempo. É a humanidade que está cem anos atrás dele. Não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar minhas opiniões porque não me envergonho de raciocinar e aprender.
É somente lapidando a nossa própria pedra bruta, e fazendo com que ela brilhe, que conseguimos iluminar de fulgor o ambiente que nos cerca. Quanto mais forte e intenso for esse fulgor, mais longe ele alcançará, e mais gente contaminará.
O Homem que se esforça para atingir o ideal assemelha-se ao viajante que, ao entardecer, sobe a colina: lá no cume, não está mais perto das estrelas, mas as vê melhor. O ponto que ontem era invisível, é hoje ponto de chegada. Amanhã será o de partida.. O homem realmente grande é tolerante, humilde e modesto.
O preço da perfeição é a prática constante.

O propósito do aprendizado é crescer, e nossas mentes, diferentemente de nossos corpos, podem continuar crescendo enquanto continuamos a viver. Os melhores autores são sempre os críticos mais severos de suas obras.

Somos todos amadores. A vida é tão curta que não dá para mais que isso.
Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei em meu caminho. Uma máquina pode fazer o trabalho de cinqüenta pessoas comuns. Máquina alguma pode fazer o trabalho de um homem incomum. Uma vez que você tenha experimentado o vôo, você irá caminhar com os olhos voltados para cima, pois lá você esteve e lá você quer estar. A crise consiste justamente no fato de que o velho não morre e o novo não pode nascer.

A monotonia é a morte. A vida está na variedade.

A preguiça e a indecisão são traidoras; pelo medo de arriscar, as vezes pode-se perder bens que, se poderia conquistar se não fosse o receio de tentar.

Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo.

A Tradição é a personalidade dos imbecis.

Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões.

Antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa. Aquele que não ousa ler um livro novo, inflamar se com um novo anelo, investir numa nova empresa, já renunciou à vida. É sombra alheia as vontades, folha outonal que todos os ventos arrastam, peça mecânica de uma engrenagem, cuja função ignora. De modo geral, as pessoas medíocres condenam tudo o que não está ao seu alcance.

Envelhecer é inevitável, mas crescer é opcional.

Mudar e mudar para melhor são duas coisas diferentes. Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado. Nós devemos ser a transformação que queremos ver no mundo.

O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento

O homem nunca sabe do que é capaz até ser obrigado a tentar. O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.

O mal do passado foi os homens tornarem-se escravos. O perigo do futuro é que eles se tornem robôs. Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.

Sexualidade
Eu estava indo para Itabirito MG. Quando uma moça pediu m uma carona para si, e outra colega, eram professoras primárias e o assunto sexualidade em sala de aula veio à baila.
Desculpem me .os indefinidos, mas no aspecto da sexualidade, eu sou antiquado e radical.” Falei.
Os homossexuais podem alegar seus direitos democráticos de assumirem suas posições civis, como casar entre si, e adotar filhos, mas eu acho tais relacionamentos antinaturais, e ofensivos!” Disse a que parecia ser mais velha.

A mais moça acrescentou “Sexo não é importante, é apenas vital. Se homossexualismo fosse normal, Deus teria criado Adão e Ivo. O erotismo é o grande triângulo entre o homem, a mulher e Deus. Pelo jeito que a coisa vai, em breve o terceiro sexo estará em segundo.!”

Eu contei. “Mesmo em cidades pequenas e tradicionais como Buritis MG. A falta de vergonha homossexual é grande. Foi na calçada do Restaurante D’Ares, que vi duas lindas garotas, de menos de 20 anos, num beijo de língua de tirar o fôlego.”

Isso é uma afronta à nossa masculinidade!” Disse um senhor duna nessa vizinha, escandalizado.



O senhor viu? Não se tem de ir à Londres, Paris, ou Nova York, para vermos essas modernidades!” Respondi. O que mexe com a libido das mulheres não é a beleza física, é a inteligência. Tanto que revista de homem nu só vende para gays. Não despreze a masturbação - é fazer sexo com a pessoa que você mais ama. Sexo é hereditário. Se nossos pais não tivessem feito nós não estaríamos aqui. Pessoalmente, nada tenho a confessar sobre sexo, além do fato de que o pratico quando tenho vontade, quase sempre com outra pessoa.

A atração sexual é a tônica da nossa civilização . Não importa quanto briguem os gatos, há sempre uma abundância de gatinhos A Luma de Oliveira, com aquela mistura de alemão de Friburgo com Oliveira, é a personificação dos desejos do homem. Aquele feitio, aquele umbigo, aquele ventre, aquela bunda, aqueles seios... Rendera, lhe até um poço depetróleo: “Poço Luma,” A região da nuca e as orelhas... Isso a arrepia. Nas costas também. Se tocar de leve na sua coluna, a arrepia toda. Mas a parte mais sensível é atrás da sua orelha.

O sujeito que pensa em sexo o dia inteiro é muito saudável. Ver dois americanos se congratulando por serem heterossexuais. Isto só acontece nos Estados Unidos. Nunca vi dois italianos se congratulando por gostar de mulheres. Para ele, isso é normal.

A minha professora foi uma baiana, empregada lá de casa, eu tinha 14 e ela 19. No começo era o maior cuidado para ninguém nos surpreender, depois fomos relaxando a guarda. Papai nos pegou num galinheiro onde a palha de arroz havia sido trocada recente. Apanhamos no escuro, de cinto de couro, só não broxei para sempre, pois sou sem vergonha.

Eu era muito jovem para ter um carro, então transava com as moças no banco de trás de minha bicicleta .

É mais difícil desintegrar um preconceito do que um átomo. É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça. É um absurdo dividir as pessoas em boas e más. Elas ou são encantadoras ou aborrecidas. Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens. Há quem esteja convencido de que os outros se enganam no caminho quando não seguem o seu. Na formação e complementação de qualquer trabalho, é preciso compreender para sermos compreendidos. Nada é belo de todos os pontos de vista.

Nada é mais desprezível que o respeito baseado no medo. Não existe outro caminho para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual. Aquilo no qual todos os seres diferem é a vida, aquilo no qual são iguais é a morte. As brigas não durariam muito tempo se só um dos lados não tivesse razão. As opiniões fundadas em preconceitos são sempre sustentadas com a maior violência. As opiniões são como as frutas, têm seu próprio tempo de amadurecer. As pessoas mudam e esquecem de avisar os outros. A mais importante de todas as ciências é o conhecimento da criatura humana.

Assunto Sério

Há um autor cuja peça está em cartaz há milhares de anos... E continua sendo vista e aplaudida. O autor é Deus e a peça é a Vida! È infelicidade não saber o que se quer e fazer e fazer um esforço enorme para consegui lo.

A seriedade sozinha é muito chata, melhor tempera la com uma pitada de humor; Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem 'Por quê?' Eu sonho com as coisas que nunca foram vistas e digo 'Por que não ?'

O dono do bar já estava de saco cheio com o bêbado, que todo dia vinha ali encher a cara. Numa daquelas, quando o bêbado pediu Bota mais uma, ele despejou acido no copo. O bêbado tomou, fez uma careta, disse esta eh forte, hein? e saiu, cambaleando. Passaram-se vários dias e o bêbado não apareceu mais. O dono do bar ate ficou preocupado, pensando que tinha matado o infeliz. Uma noite, o bêbado reaparece, já trocando as pernas, e pede uma pinga. O dono do bar serve a cachaça, o bêbado toma, faz careta, e diz: - “Esta não, eu quero hic! Hic! aquela que quando a gente faz xixi, enche a calcada de buraquinho...”

"Fazer frases é fácil, o difícil é saber usá-las" Sempre fica a fragrância na mão daquele que estende uma rosa… Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feitoQuem mata o tempo não é assassino mas sim um suicida

Um grande apreciador de copos (cheios, e claro) vai ao medico, acompanhado de sua mulher. - E, doutor, sinto náuseas, dores no corpo, boca seca, e etc... - Você fuma ? - Uns cinqüenta cigarros por dia... - ... Ai esta o problema, interrompeu o medico. Pare de fumar imediatamente e voltara a ter uma saúde de ferro. Pode ir. Já fora do consultório a sua mulher o interpela: - Tu nunca fumaste um único cigarro. Por que a mentira ? - Se eu dissesse que não fumava ele iria perguntar se eu bebia ... e ai adeus vinhos, cervejas

"Com a nossa separação, ambos perdemos muito. Eu perdi porque você foi a pessoa que mais amei em minha vida. Você perdeu, porque fui a pessoa que mais te amou em toda sua vida. Mas de nós dois, você foi a pessoa que mais perdeu, porque eu posso vir a amar outra pessoa como eu te amei, e você jamais terá alguém que te amou tanto quanto eu".

O segundo casamento é o triunfo da esperança sobre a experiência "A vida já é muito complicada e cheia de contratempos. Conservar o bom humor é um segredo de sobrevivência."

Informação é um flash de elétrons em um grão de areia As pessoas casam-se por falta de juízo; Separam-se por falta de paciência; E casam-se novamente por falta de memóriaTodos os dias deveríamos ler um bom livro, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas belas palavra

Quantos psicólogos são necessários para trocar uma lâmpada? - Nenhum. A lâmpada irá mudar ela mesma quando estiver pronta.. - Só um, mas a lâmpada realmente tem que querer mudar. - Só um, mas isso vai levar nove visitas. - Quantos VOCÊ pensa que são necessários? - Há quanto tempo você tem tido essas fantasias?

Amar outro ser humano é talvez a tarefa mais difícil que a nós foi confiada, a tarefa definitiva, a prova e o este finais; a obra para a qual todas as outras não passam de mera preparação. O que a gente leva dessa vida é a vida que a gente leva. Um objeto sempre cai do jeito que causa mais dano, incômodo ou prejuízo."

O amor maduro diz: Preciso de ti, porque te amo. O amor imaturo diz: Te amo porque preciso de ti. As crianças ficam em calçadas tão geladas quanto o coração daqueles que prometem ajudar, mas nunca estendem as mãos. A vida é como um vaso de barro que se faz naturalmente belo e formoso. Com o passar dos anos se espedaça. Com o tempo juntam-se as partes do que sobrou.Não tens quem faça teu elogio? Elogia-te a ti mesmo.

O Piauiense foi ao Rio tentar a vida. Desavisado, entrou na linha férrea e foi andando, ate ser atropelado por um trem. Foi parar no hospital, foi tratado e recebeu alta. Só que ficou um pouco traumatizado com o ocorrido.Acabou preso num Shopping Center, acusado de destruir um Ferrorama, enquanto berrava: - Essa desgraça a gente tem que matar de pequeno!

Piadas de Estimado Alexandre

Já disse que ,eu genro Alexandre é uma pessoa muito bem humorada, e que possui um jeito especial de contar piadas e anedotas. Eis uma seleção delas:

Dois caipiras estavam caçando numa mata, quando passou por cima deles um cara de asa delta.
Os dois nunca tinham visto uma
asa delta antes e um deles falou:
” Compadre, olha o tamanho daquele bicho! Atire nele,
compadre”!
E o outro
atirou com uma daquelas espingardas antigas, do tempo do onça e a fumaça tomou conta de tudo.
Então o outro
perguntou:
Matou o
bicho compadre?”
” Eu não sei se matei, mas pelo menos o bicho largou o
rapaizinho! “

Certo dia o gerente de vendas de uma empresa de peças industriais recebeu um fax de um vendedor novo:
”Seo Gomis, o criente de belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa . Abrasso, Nirso”
Uma hora depois chega outro fax:
”Seo Gomis, os relatorio di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que mandá treiz miu pessa. Amanha to xegando. Abrasso, Nirso”
E no dia seguinte:
”Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso”
Algumas horas mais tarde:
”Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso”.
E assim foi o mês inteiro. Muito preocupado com a imagem da empresa o gerente levou todas as mensagens que recebeu do vendedor ao presidente.
” Pode deixar que eu tomarei as providências devidas! “ Disse o presidente ao gerente.
Uma semana depois tinha um aviso no mural da empresa com todas as mensagens do novo vendedor anexadas e uma frase escrita a mão:
”A partí de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos com eças frescura di iscrevê serto i maiz in vendê! Acinado: O Prizidenti”


Um casal de amigos estava caminhando pela fazenda quando a garota vê um cavalo transando com uma égua e pergunta:
” Ô Zé, o que eles tão fazendo?”
” Eles tão se acasalando, sô! Quando a égua tá no cio, o cavalo sente o cheiro e eles cruzam!”
Um pouco mais pra frente, a garota vê um boi e uma vaca transando, e pergunta:
” Ô Zé, o que eles tão fazendo?”

Eles tão se acasalando, sô! Quando a vaca tá no cio, o boi sente o cheiro e eles cruzam!”


” Hum... Zé, posso pergunta uma coisa pr’ocê?”
” Pode sim!”
” Você tá com o nariz entupido? “

Um velho fazendeiro tinha um bonito lago em sua fazenda.
Depois de muito tempo sem ir ao local, decidiu dar uma olhada geral para ver se estava tudo certo. Pegou um balde para
aproveitar o passeio e trazer umas frutas existentes no caminho.
Ao se aproximar do lago, escutou vozes de
mulheres gritando, se divertindo. Chegando mais perto, viu que todas elas estavam nadando peladas. Quando elas o viram, todas fugiram para a parte mais funda do lago.
Então, uma delas gritou:

Não vamos sair daqui enquanto o senhor não for embora!”


E o velho respondeu:
” Eu não vim até aqui para ver vocês nadando ou saindo do lago! “ e, levantando o balde, completou

Eu só vim dar comida pros jacarés.”


Um homem chega na cidadezinha do interior e, ao procurar o hotel, estranha os preços das diárias: havia diária de cem reais, uma de cinqüenta reais e outra de dez reais.
O
capiau atende e explica:
Na de cem reais tem
TV, vídeo e sauna. Na de cinqüenta reais, não tem sauna. Na de dez reais tem que fazê a cama!”
O viajante não tem
dúvida:
” Fico nessa! Fazer a cama pra mim não é
problema!”
” Certo... Então pode pegá a
madêra, os prego e o martelo ali no fundo! “

Na cidade de Pindamonhantuba, Dona Clotilde entra com seus 17 filhos em um ônibus. 12 filhos conseguem sentar e 5 ficam em pé. E o ônibus vai enchendo mais. Então dona Clotilde olha pra um gordo que está todo folgado em um dos bancos.
” Se o senhor fechasse as
pernas, tinha lugar pra um dos meus filhos sentar, sabia?”
” Ah é? E se a senhora
fechasse as pernas, teria lugar para todo mundo sentar neste ônibus!”
O caipira teve que fazer uma viagem de avião ao Rio de Janeiro.
Quando o avião começou a subir, o caipira ficou roxo. A aeromoça pergunta:
” O que foi, senhor? Falta de ar?”
E ele responde:
” Não, dona... É farta de terra mesmo!”

O caipira veio pra São Paulo e ficou completamente perdido.
Então perguntou pra um sujeito que estava sentado na praça, fumando.
” Dia, moço... O sinhô sabe onde é que fica o terminal de Ônibus da Praça da Arve?”
” Praça da Árvore? “ corrigiu o paulistano.
” Isso, exatamente... Praça da Arve!”
Fica ali, ó! Na primeira rua à esquerda. Qualquer idiota sabe!”
” Mais é por isso mesmo qui eu perguntei pro sinhô, uai! “

O pai caipira fala para o filho, também caipira (afinal ele não teve escolha): “Fio! Põe a sela no cavalo véio pra eu!” “ Ah, pai... Mas por que ocê vai com o cavalo véio?” “ É que eu acho que nóis tem que gastá as coisa véia primeiro!”
” Intão por que o senhor não vai a pé? “

Numa pequena cidade do interior, havia um padre muito famoso. Certo dia, ele precisou ir embora e o povo da cidade resolveu fazer uma festa para ele. O prefeito iria fazer um discurso.
Quando
deu o horário da festa, estavam todos lá, menos o prefeito. Passada meia hora, o povo estava impaciente e o prefeito não havia chegado. Então, o padre resolveu fazer o discurso.
” Quando cheguei a essa cidade, a primeira pessoa que se confessou comigo falou que havia matado a família,
transado com a filha do patrão, bebido feito um condenado, fumado como um doido e visto milhões de filmes pornográficos. Logo pensei que aqui só havia homens como esse. Mas, quando conheci o povo trabalhador e honesto, mudei minha opinião” . Acabando de falar, o prefeito chegou, pediu perdão por ter se atrasado e disse:
” Quando esse padre chegou, tive a honra de ser o
primeiro a me confessar com ele!”
A bicha entra num banheiro público para fazer xixi. Ao lado dela está um corcunda fazendo o mesmo. Quando a bicha percebe o tamanho descomunal do pau do aleijado, diz: “ Minha nossa! Se eu tivesse um assim, ficava com ele na boca o tempo todo!” E o corcunda: “E você acha que eu sou corcunda por quê, querida?”

Vida

Ávida é muito curta para que a desperdicemos, sem sorvermos cada segundo com a sedenta intensidade dos sequiosos desesperados. Eu que já tive a minha por um fio, sei bem disso.

Pros erros, há perdão. Pros fracassos, chances. pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Por isso, não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. Quando você nasceu, você chorou e os ali presentes sorriram. Viva a sua vida de maneira que, no dia de sua morte, seja você a sorrir enquanto os outros choram. Quem mata o tempo não é um assassino mas sim um suicida. Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento... Sem paz, sem amor, sem glória... Eu pergunto: isso é vida?

Sentir primeiro, pensar depois Tudo é um conto, assim como a vida; o importante não é o quanto dura e sim como é bom. Uma pergunta tímida vai sempre receber uma resposta confiante. Vida é sede. Viver todos vivem, saber viver...nem todos. Você apenas vive uma vez, mas se você o fizer corretamente, uma é o suficiente.

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Viver de acordo com as expectativas dos outros é suicídio. A ave sai do ovo; o ovo é o mundo; quem quiser nascer precisa destruir o mundo Forçar-se a fazer o que não quer, é se matar aos poucos.Em contrapartida, dar-se força para realizar as verdadeiras vontades

A finalidade da alma é definitivamente viver. Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo Não podemos escolher como vamos morrer. Ou quando. Podemos somente decidir como vamos viver. Quando não se tem a coragem de viver como se pensa, acaba-se por pensar como se vive. Na vida tudo é um jogo. Perde ou ganha. Até no amor. Mãe pra filha, marido pra mulher, tudo é interesse: se eu não te dou você também não me dá. nada

Estando num leito de hospital, inalando vagarosamente a vida, e torcendo para que os visitantes não pisem, ou tropecem nas mangueiras, é que a nossa fragilidade aparece. Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo de viver faz enrugar a alma. Os indecisos perdem a metade da vida, os enérgicos duplicam a vida. Passo duas vezes pelo mesmo caminho e encontro a repetição.

Pelo entusiasmo medimos a idade do homem: velho é aquele que não vibra com nada e acha tudo difícil e irrealizável. Perder o entusiasmo provoca rugas na alma.

O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração. O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece essa sensação ou não pode mais exprimir espanto ou surpresa, já é um morto vivo e seus olhos se cegaram. O tempo é a moeda da sua vida. É a única que você tem! Só você pode decidir como gastá-la. Tome cuidado para não deixar que outros a gastem por você. O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Olhar é abrir o olho, ver é abrir a alma.


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal