Estudo dirigido de cinetica enzimatica /10



Baixar 17.58 Kb.
Encontro14.03.2018
Tamanho17.58 Kb.


ESTUDO DIRIGIDO DE CINETICA ENZIMATICA /10

1. Descreva o papel das enzimas numa via metabólica.

Dentro de uma via mtebólica, as enzimas dirigem o sentido da via numa ordem definida catalizando as reações numa velocidade adequada, de modo a gerar produtos definidos necessários segundo o estado fisiologico da célula,.

1

2. Quais são as principais características de uma proteína que permitem que ela seja capaz de ter poder catalítico?

- As enzimas como catalizadores pois Aumentam em várias ordem de grandeza a velocidade das reações químicas (105 - 1017), serem consumidos no processo. As características que permitem ter o poder catalítico são:

a)Diminiuição da energia de ativação necessária. As enzimas ao se ligar ao seus substrato temporariamente diminuem a energia de ativação necessária diminuindo a velocidades da reação.


b) Grande especificidade pelo substrato. São altamente específicas (esteroespecificidade) pelos seus substratos. 1
3. Um ensaio enzimático foi realizado usando substrato puro em dois condições diferentes.Os resultados estão na seguinte teabela

[S]

10-5 M


Vo




Condição A

Condição B

1.5

0.21

0.08

2.0

0.25

0.1

3.0

0.28

0.12

4.0

0.33

0.13

8.0

0.44

0.16

16.0

0.40

0.18

a. Grafique os dados usando um grafico de Vo versus [S]
0.5
b. Agora use o gráfico de Lineweaver-Burke (1/V versus 1/[S])
c. Calcule os valores Vmax e Km para as duas condições

1

d. Sugiras as possíves razões pelas quais os resultados nas duas condições são diferentes.


Na condição B tem a presença de um inibidor não-competitivo poruque ele diminui a Vmax da reação (a velocidade da reação é menor na presença que na ausência de inibidor para qualquer concentração do substrato) e a Km não é afetada. (substrato e inibidor não competem pelo mesmo sítio de ligação).

1

4. Agora grafique os dados obtidos na prática usando um grafico de Vo versus [S]




0.5

De acordo com os dados obtidos na prática por que a velocidade da reação depende da

a) concentração do substrato nas concentrações baixas de substrato (<50 mg/dL de glicose), a velocidade da reação é diretamente proporcional a concentração do substrato (v = k [S]). Em concentrações acima desta a velocidade atinge um plateau pois o substrato satura toda a enzima presente no meio reacional ([ES] Ct)

b)da temperatura Para cada enzima existe uma temperature ótima de atividade enzímática, abaixo e ácima dessa temperature a atividade da enzima vai cair. Em temperaturas baixas a enzima não consegue baixar a energia de ativação e em temperaturas altas a enzima é desnaturada.

c) e do pH? A ionização das cadeias laterais dos amino ácidos da enzima mudam em função do pH. Pode alterar a conformação da enzima e a propria atividade enzimática quando os as cadeias laterias dos amino ácidos estão envolvidas na própria catálise (ácido–base).

2
5-A partir das curvas-padrões (a obtida pelo seu grupo e a disponível nos "objetos de aprendizagem" desse módulo), calcule a concentração de glicose na amostra de soro bovino. Compare os valores obtidos e discuta.
O valor da concentração da glicose sérica de boi é na faixa da concentração de glicose no plasma humano (60-90 mg/dL).

1
6-Por que a dosagem da glicose pelo método do glucox é mais precisa do que a dosagem usando-se o reagente de Fehling? (Leve em consideração que os carboidratos possuem grupos funcionais cetona e aldeído).
Porque ao ser altamente estereospecífica esse método de dosagem enzimática usando a glicose oxidase apenas reage com a -D-glicose e com nenhum outro açucar (galactose na pratica). No teste de Fehling sendo muito menos espécífico acaba reagindo com qualquer monosacarídeo contendo grupos aldeídos e cetonas (gliciose e frutose na prática).

1

7 Qual dos grãficos seguintes mostra os resultados da velocidade de reação vs concentração de substrato para uma enzima alostérica na presença de uma inibidor alostérico e explique o que é uma enzima alostérica em base a sua escolha.

Gráfico 1.

O gráfico de velocidade da reação contra a concentração do substrato é uma curva sigmóide (1 e 4) , ao invés da curva hiperbólica de Michaelis-Menten (2 e 3). A ligação do substrato ao centro ativo de uma subunidade afeta a conformação das outras, facilitando a ligação da molécula aos outros centros ativos. Já que o inibidor alostérico se ligando a um sítio alostérico vai provocar uma diminuição da velocidade da reação catalisada (K0.5 maior): o gráfico correto é o número 1. 1





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal