Execução de observações, inspecções e ensaios “in situ”



Baixar 138.34 Kb.
Página1/7
Encontro29.11.2017
Tamanho138.34 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7


Execução de observações, inspecções e ensaios “in situ”

não destrutivos ou reduzidamente intrusivos,

de levantamento, diagnóstico e controlo de qualidade

Caderno de Encargos

Condições técnicas especiais

Parte III - Condições a que deverá satisfazer cada uma das técnicas de ensaios correntes fornecidos.

Conteúdo



1. detecção de armaduras, medição do recobrimento e avaliação do seu diâmetro, utilizando um pacómetro 3

2. AVALIAÇÃO DA TAXA DE CORROSÃO DAS ARMADURAS através da TÉCNICA DA RESISTÊNCIA DE POLARIZAÇÃO 6

3. Determinação da profundidade de carbonatação de betões 9

4. determinação do teor de cloretos presente no betão 11

5. Avaliação da uniformidade da resistência à compressão superficial de betões, utilizando o esclerómetro de schmidt 13

6. Determinação da resistência actual de betões através de Ensaio de rotura à compressão sobre provetes cilíndricos, obtidos a partir de carotes 15

7. Avaliação da aderência de revestimentos superficiais ou materiais de reparação ou reforço estrutural de estruturas de betão, utilizando o equipamento de arrancamento “Pull-off” 18

8. Avaliação da qualidade do betão através de Ensaios de ultra-sons 21

9. Medição da profundidade de fissuras no betão através de Ensaios de ultra-sons 23

10. Detecção e avaliação de descontinuidades no interior da secção de elementos de betão armado através de ensaios de impacto-eco 25

11. Medição indirecta da espessura da secção de elementos de betão armado laminares através de ensaios de impacto-eco 28

12. Ensaios de integridade de estacas de betão utilizando métodos sónicos 31

13. Monitoragem da abertura de fissuras utilizando fissurómetros potenciómetricos ou de corda vibrante 33

14. Ensaios de carga estáticos e de curta duração em estruturas de edifícios 35





1.detecção de armaduras, medição do recobrimento e avaliação do seu diâmetro, utilizando um pacómetro

1.1Objecto


  • Levantamento da pormenorização da secção de elementos de betão armado (armadura principal e armadura secundária).




  • Medição do recobrimento das armaduras de elementos de betão armado para estudos de durabilidade em relação ao mecanismo de deterioração por corrosão.

1.2Critério de medição

1.3Características do equipamento


A faixa de medição do equipamento deverá permitir a detecção de armaduras até uma profundidade de pelo menos 360 mm para varões com o diâmetro de 40 mm e de pelo menos 220 mm para varões com o diâmetro de 6 mm.
O equipamento deverá, ainda, possuir as seguintes características:


  • Medição do recobrimento directamente à face do varão, ignorando as nervuras existentes.




  • A exactidão deverá ser igual ao maior dos seguintes valores ± 2 mm ou 5 %, até 75 % do alcance máximo, para a medição do recobrimento e uma exactidão de ± 2  para a determinação do diâmetro do varão.




  • Auto-calibração.

1.4Execução do ensaio

1.4.1Preparação do ensaio


No caso da medição do recobrimento das armaduras dever-se-á ter em conta a presença de irregularidades superficiais como, por exemplo, marcas de cofragem que influenciam as leituras. Nesse caso específico, os resultados das medições do recobrimento deverão ser corrigidos de +/- o valor médio de pelo menos 10 medições correspondentes ao desnível dos ressaltos da superfície.

1.4.2Realização do ensaio


O ensaio deverá ter por suporte o descrito na seguinte normalização de referência:


  • BS 1881 Part 204.

Deverão cumprir-se, ainda, os seguintes procedimentos:






  • No caso de vigas e pilares de estruturas porticadas vulgares, a área de ensaio deverá distribuir-se, equitativamente, por todas as faces acessíveis.



  • A malha de armaduras detectada, no elemento estrutural em estudo, será assinalada nas faces sondadas por meio cromático eficaz (giz, lápis de cera, etc.), de forma a evidenciar a disposição dos varões e servir de referência para a localização de outros ensaios, que venham a ser realizados.



  • Sobre as malhas de armaduras levantadas realizar-se-á a medição do recobrimento da malha mais exterior, em mm, considerando-se um mínimo de 30 medições por zona de ensaio.



  • Deverão ser explicitamente indicados quaisquer factores que possam influenciar as medições como, por exemplo, a sua realização em faces com elevada densidade de armadura, ou revestidas com materiais de espessos, irregularidades superficiais, etc..




  • Para comprovação das medições com o pacómetro será executado um roço de sondagem, em zona corrente das malhas levantadas, expondo-se um varão da malha de armadura mais exterior e medir-se-á o recobrimento real com um paquímetro.



Para efeitos de rastreabilidade da informação recolhida, as malhas de armaduras levantadas serão representadas esquematicamente sobre desenhos, em suporte CAD, com a indicação dos resultados do recobrimento, nos pontos correspondentes às medições com o pacómetro, incluindo-se a comprovação do valor real medido com um paquímetro.

1.4.3Processamento e apresentação dos resultados


Os resultados obtidos serão processados estatisticamente e apresentados em tabelas, onde serão indicados, por cada zona de ensaio, os seguintes parâmetros:


  • Valor mínimo medido;




  • Valor máximo medido;




  • Valor médio do conjunto de medições;




  • Desvio padrão do conjunto de medições;




  • Coeficiente de variação correspondente.

Do mesmo modo os resultados serão apresentados graficamente, em particular, as frequências e frequências acumuladas dos conjuntos de resultados obtidos. Dessa forma, será possível avaliar qual a percentagem correspondente ao conjunto de valores de grandeza inferior ou superior a um determinado valor de referência como, por exemplo, o valor do recobrimento mínimo regulamentar ou o valor da profundidade de carbonatação do betão.


Nota:
No caso de pilares e vigas poderá ser necessário agrupar os valores por face, devendo ser feito o mesmo tipo de processamento e apresentação dos resultados por face.
No relatório, incluir-se-á a apresentação do registo fotográfico evidenciando alguns dos ensaios efectuados ou outros aspectos considerados relevantes.


  1   2   3   4   5   6   7


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal