Exposições pontuais 2 a 29 de Fevereiro Percepções em Laranja – Exposição a ciência e os Cientistas aos olhos da sociedade



Baixar 60.14 Kb.
Encontro10.01.2018
Tamanho60.14 Kb.



Exposições pontuais
2 a 29 de Fevereiro

Percepções em Laranja – Exposição-  A Ciência e os Cientistas aos olhos da sociedade...

Exposição dos trabalhos realizados por crianças do 1º ciclo EB nas oficinas que decorreram entre Novembro e Janeiro.

Projecto Sentidos da Ciência – Actividade Percepções

Organização: ECUM e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Entrada livre.





2 a 29 de Fevereiro

Exposição de lenços dos namorados, de Maria do Sameiro Costa Fernandes “Sameirinho”. Entrada livre.


Actividades para adultos em geral


Apresentação de livros
Dia 9 de Fevereiro – 15h30
Apresentação do livro "Jonas Savimbi - Uma Angola para todos os Angolanos - Um símbolo uma Bandeira Uma Pátria" de Joaquim Morais, numa edição de autor. A apresentação estará a cargo do Prof. Dr. Manuel Martins (UM), Prof. Dr. José Palmeira (UM), Prof. Dr. António da Silva Rocha (IPP), Dr. Jorge Cruz (PEB), Dr. Emanuel Lopes (representante da Unita). Entrada gratuita.

23 de Fevereiro – 15h30

Apresentação dos contos (conto infanto-juvenil) «TRO FA FA FE» e o ensaio Conto em SI de Mim (em escrita trilégica) de Miguel Montepuez (Sílvio Macedo). Apresentação a cargo de Maria Perpétua Poeiras Pinho Campos. Momento musical pela Academia Valentim Moreira de Sá (Guimarães), em flauta e guitarra. Actividade dirigida a adultos em geral e público infanto-juvenil. Entrada gratuita.


Palestras e outras acções

2 de Fevereiro – 15h30

Palestra “Segurança e Saúde no Trabalho: perspectivas de Futuro - uma reflexão”, realizada pelo Professor Doutor Alberto Sérgio Sá Rodrigues Miguel (Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho) e Dr. Mário Nélson Morais Freitas  (Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho). Organização a cargo da Biblioteca. Entrada gratuita.



13 de Fevereiro – 21h30

Conferência “Venha conhecer o fundo do mar”, proferida pela bióloga Tânia Ribeiro Pereira. Aberta ao público em geral. Esta actividade é organizada pelo Núcleo de Braga da Quercus, com o apoio da Associação Aqua Clube, de Caminha, em parceria com o Pelouro do Ambiente da Câmara Muncipal de Braga e a Biblioteca. Entrada gratuita.



15 de Fevereiro – 21h30

Conferência "O Mistério Templário na Origem de Portugal" realizada por Paulo Alexandre Loução. A organização está cargo da Associação Nova Acrópole, em parceria com a Biblioteca. Entrada gratuita.



16 de Fevereiro – 16h00

Conferência “CIGARRO = CANCRO PULMÃO? QUE FUNDAMENTO CIENTÍFICO?por Alain JEZEQUEL

A partir de uma reflexão crítica sobre esta relação tão mediatizada, a conferência abordará o cancro do pulmão como fenómeno psicocerebral de sobrevivência do indivíduo.
Actividade a cargo de Alain JEZEQUEL (Acupunctor, Biopsicoterapeuta, Naturopata, Formado em Psicoterapia breve, em hipnose ericksoniana, em EMDR (Eyes Movement Desensitization and Reprocessing) e em TCM (Terapia do Campo Mental). Dedica-se há vários anos ao estudo dos fenómenos psico-cerebrais. Pertence a um grupo de investigação em Bio-psicogenealogia e Descodificação das patologias. Dá formação em Descodificação biológica. Autor dos livros: Estarei mesmo doente Ed. Presença 1999, Memórias de território, uma leitura biológico-cerebral das patologias- Ed. Climepsi 2004, A publicar em 2008, Manual simbiológico das patologias.
22 de Fevereiro – 21h30

Leitura de poemas pela Oficina de Poesia no âmbito do projecto “Novas poéticas de resistência” (Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais/Fundação para Ciência e Tecnologia). Entrada gratuita.




Dia 23 de Fevereiro – 21h30

Tributo a Zeca Afonso”, pelo Grupo Canto Daqui - Música tradicional portuguesa, por altura do vigésimo primeiro ano após a morte do cantor. Actividade em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga e a Biblioteca. Entrada gratuita.


Actividades infanto-juvenis
1 de Fevereiro - 10h - “Escolhe o teu herói e cria a tua máscara”

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva assinala o Carnaval para os mais novos com o ateliê. As crianças são convidadas a percorrer as estantes da sala infanto-juvenil e, após seleccionarem um personagem ou herói, é-lhes lançado o desafio de recriá-lo utilizando vários materiais. Actividade realizada pela equipa de animação da BLCS, destinada a crianças do 1.º Ciclo, sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977.

14 de Fevereiro – 11h00 – “Escrever e recortar sentimentos”

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva a assinala o Dia de S. Valentim com uma exposição bibliográfica temática alusiva à quadra e um ateliê de escrita e expressão plástica. Para crianças do 1º ciclo. Actividade realizada pela equipa de animação da BLCS, destinada a crianças do 1.º Ciclo, sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977.
22 de Fevereiro - 15h00 - “Na Rota das Palavras”

Em comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolhe esta actividade que pretende estimular a troca de impressões e dificuldades de cariz lúdico através do trabalho de grupo – as crianças, cerca de 25, estarão divididas em 4 pequenos grupos, cada um acompanhado por uma estudante da Universidade do Minho que canalizará a actividade e transmitirá os cuidados a ter com os livros. Percorrerão as estantes em busca de pistas que as conduzirão a um objectivo final. Este consiste em criar uma história original com excertos de outras, utilizando também a criatividade.

Actividade realizada por Anabela Carvalho, Anabela Albino, Mariana Ribeiro e Sónia Cunha, alunas do Curso Ensino Básico 1º Ciclo da Universidade do Minho. Actividade destinada a crianças do 1.º Ciclo, sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977.

De 6 a 23 de Fevereiro - “Harry Potter: a ciência por detrás da magia ficcional”


Actividades experimentais e palestras, asseguradas pelo Departamento de Física da Universidade do Minho, sob coordenação de Bernardo Almeida e Sandra Carvalho (Profs. Auxiliares do Departamento de Física da UM). Esta é uma oportunidade de ouro para atrair os jovens para a Ciência, mais concretamente para a Física, através de uma abordagem descontraída, apelativa, lúdica, divertida, mas responsável. É um elo de ligação entre a Física e a dita magia de Harry Potter. Serão realizadas durante o mês de Fevereiro palestras e actividades para alunos do Ensino Básico, 2º e 3º ciclos e Secundário, sujeitas a marcação prévia pelo telefone 253 205 977. Serão elas:


Dia 6 de Fevereiro - 14h30m

Palestra “A magia da Visão” - Mais do que qualquer um dos outros sentidos a visão sempre fascinou o homem. Foi no entanto necessário esperar até ao século XVII para que Johannes Kepler mostrasse claramente como o olho funciona do ponto de vista óptico e para que Isaac Newton clarificasse as relações entre a luz e as cores que observamos. Hoje conhecemos muito sobre a óptica do olho, desenvolvemos tecnologias avançadas para caracterizar o seu funcionamento, mas sabemos relativamente pouco sobre como é processada informação visual pelo cérebro. Nesta palestra serão abordados alguns tópicos curiosos da história da visão como alguns aspectos do conhecimento actual sobre a forma como funciona a visão. Serão também demonstrados com o auxílio de ilusões alguns aspectos em que o nosso sistema visual falha redondamente.

- público a que se destina: Alunos do ensino básico e secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Dr. Paulo Pinto
Dia 11 de Fevereiro  – manhã ou tarde - + tempo de demonstração

Palestra com demonstração experimental “É possível levitar no mundo dos Muggles? A Supercondutividade e a Levitação Magnética” - A supercondutividade é apresentada partindo das primeiras medidas efectuadas em metais e ligas metálicas em 1911, até aos compostos óxidos descobertos a partir dos anos 80. Discute-se a superfluidez observada no hélio líquido e a condensação Bose-Einstein, em seguida justifica-se o modelo que descreve a supercondutividade a partir do conceito dos pares de Cooper. Também são apresentadas algumas propriedades tais como o efeito Meissner, ou o efeito Josephson. A seguir, no caso especifico de YBa2Cu3O7-d, vê-se o processamento simplificado deste material supercondutor e, no final, usa-se uma amostra de supercondutor à temperatura do azoto líquido para mostrar o efeito Meissner, ou levitação magnética.

- público a que se destina: Alunos do 3º ciclo e secundário -

- pessoa coordenadora da actividade: Professores M. Vasilevskiy e M. Pereira
Dia 13 de Fevereiro – manhã ou tarde

Actividade experimental “A Tecnologia de Reconhecimento de voz” - Esta actividade tem como objectivo principal analisar e identificar as características e qualidades de sons emitidos por diferentes fontes sonoras, entre os quais o diapasão e vários instrumentos musicais (tambor, xilofone, flauta e viola), com recurso a um osciloscópio. Será possível observar que o som produzido por um diapasão é característico por ter apenas uma frequência e por isso, é designado puro. Também se verificará que a maior parte dos sons, não são simples ou puros, mas resultados de várias frequências, sendo designados por isso por sons complexos. Tal como a nossa voz!!!

- público a que se destina: Alunos do 3º ciclo e secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Engº José Cunha


Dia 13 de Fevereiro -  manhã ou tarde

Palestra“Viagens no tempo” -  Visitar o passado e o futuro é um desejo da humanidade, pelo menos de uma grande parte dela. Será possível que os cientistas descubram as condições que permitam assistir ao nosso próprio nascimento? Será que poderemos ver os números que serão sorteados no Euromilhões da próxima semana? Antes de abordar este problema, deveremos em primeiro lugar tentar saber o que é o tempo. Nesta palestra/conversa será discutida a noção de tempo e também a possibilidade/impossibilidade de viajar no tempo. Nesta abordagem serão tomados em conta alguns factores como as comunicações, a velocidade da luz, as dimensões cosmológicas, a resistência do corpo humano, etc.

- público a que se destina: Alunos do 3º ciclo e secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Prof. Luís Cunha
Dia 20 de Fevereiro – manhã ou tarde

Actividade Experimental “O pião aprendiz de feiticeiro” - Pretende-se nesta actividade mostrar a levitação de um pião baseado num fenómeno conhecido como "levitação magnética estabilizada por rotação". O efeito é conseguido fazendo rodar um íman (em forma de pião) a alguns centímetros acima de uma base, na qual se coloca um outro íman, em forma de um anel. O íman em rotação, efectivamente um dipolo magnético, vê o seu peso ser compensado por uma força magnética, fruto da interacção ente o seu momento dipolar magnético com o campo magnetostático da base. O resultado é a levitação do pião num movimento de rotação estável que pode ser observado em contínuo.

- público a que se destina: Alunos do 3º ciclo e secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Prof. José Carlos Gomes e Doutor Boris Bret
Dia 20 de Fevereiro – manhã ou tarde

 Actividade Experimental “Ver a alma do fogo” -  Variações da densidade de um meio óptico são geralmente acompanhadas pela variação do seu índice de refracção, a razão entre a velocidade daluz nesse meio e a velocidade da luz no vazio. Uma forma, bastante impressionante, de ver variações do índice de refracção de um meio é através a utilização de um qualquer interferómetro. Nesta actividade pretende-se mostrar como varia a densidade (ou seja, a temperatura) de uma chama usando para tal um interferómetro de Michelson. A observação do padrão de interferência revela assim características físicas da chama não detectáveis a olho nu.



- público a que se destina: Alunos do secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Prof. José Carlos Gomes e Doutor Boris Bret
Dia 20 de Fevereiro – manhã ou tarde

Actividade Experimental “Como saber o tamanho de um cabelo … da bruxa malvada”... - Em parte relacionada com o fenómeno físico abordado na actividade anterior, propõe-se neste caso medir (ou apenas comparar qualitativamente) a espessura de cabelos de diferentes pessoas através do padrão de difracção que estes produzem quando iluminados por um laser de He-Ne. Ambos os efeitos descritos nas actividades 2 e 3, resultam na natureza ondulatória de luz. Fenómenos similares podem ser facilmente observados, por exemplo, nos padrões formados pelas ondas em superfícies de lagos ou tanques.

- público a que se destina: Alunos do secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Prof. José Carlos Gomes e Doutor Boris Bret
Dia 20 de Fevereiro – manhã ou tarde

Palestra “Há de facto Materiais Inteligentes?” - Até muito recentemente, os períodos de desenvolvimento tecnológico têm estado associados às alterações na utilização de materiais (p.e. idades da pedra, bronze e ferro). O significativo crescimento da capacidade de processamento e armazenamento de informação, associado ao desenvolvimento de novos materiais, conduziu a uma nova família de materiais e estruturas. Estes novos materiais, chamados de inteligentes, são capazes de realizar tarefas devido às suas propriedades intrínsecas e devido à sua sensibilidade e actuação podem ser utilizados no desenvolvimento de sensores, actuadores e produtos multifuncionais, podendo deste modo ser parte integrante das estruturas e sistemas inteligentes, que contribuirão decisivamente para a melhoria da qualidade de vida num futuro próximo.

- público a que se destina: Alunos do 3º ciclo e secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Prof. Luís Rebouta
Dia 23 de Janeiro – manhã

Actividade Experimental “Poções Mágicas” - as substâncias podem ser classificadas como ácidos e bases. Será possível distingui-las graças à magia da Couve Roxa? Vem aprender a preparar Poções Mágicas, para depois fazeres o mesmo em casa, utilizando coisas simples do teu dia-à-dia, tais como copos de iogurte, colheres de café, microondas, água, vinagre, limão, sabão….

- público a que se destina: Alunos do Ensino Básico

- pessoa coordenadora da actividade: Drª Mariana Marques
Palestra “ O jogo Quidditch “ - Dia e hora a definir

Os divertimentos dos parques de diversão exploram muito o movimento de rotação e a consequente aceleração. Nós iremos olhar para a física do movimento de rotação aplicada a diversos desses divertimentos e perceber como ela é usada para criar situações que estimulam a surpresa e até o medo.



- público a que se destina: Alunos do 3º ciclo e secundário

- pessoa coordenadora da actividade: Prof. Nuno Peres

Semana de 18 a 22 de Fevereiro - “Aprendendo as línguas dos outros” – Manhã ou tarde

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, a Biblioteca promove um ateliê com vários contadores de histórias de diferentes países.

Pretende-se com esta actividade sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e a educação multilingue, e desenvolver uma consciência maior pelas tradições linguísticas e culturais baseadas na compreensão, tolerância e diálogo.

Actividade destinada a crianças do 1.º Ciclo, sujeita a marcação pelo telefone 253 205 977. Programa detalhado a anunciar.



25 a 29 de Fevereiro – Manhã e tarde

Ciclo de cinema ambiental destinado ao público escolar, organizado pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga. Marcações a cargo do Pelouro do Ambiente, pelo telefone 253 203 152.
Actividades permanentes

(sujeitas a marcação prévia pelo telefone 253 205 977)


Actividades infanto-juvenis
Horas do Conto

Todas as terças-feiras - 10h00

Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto…”

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira (Alunos 1º, 2º e 3º ciclos)


Cantar histórias”

Todas as quartas – feiras - 10h00

com acompanhamento de viola

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por António Castanheira (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos e adultos)
A magia do «Era uma vez...»

Todas quintas- feiras - 10h00

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone Paz Soares (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos)


Contar, recontar e inventar … Histórias da tradição

Todas as quintas – feiras - 15h00

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclos)

Ou

Ler, reler e tresler  ... Miguel Torga

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos 3º ciclo, secundário e adultos)


Ler e pintar para preservar - Projecto ecológico de Arte – Educação

Todas as sextas – feiras - 9h30

Por Verónica Cavalcante e Taciana Sampaio

Narração de uma adaptação da História “Iracema” de José de Alencar (romancista brasileiro) e de algumas lendas brasileiras.

Este projecto visa despertar o hábito de leitura nas crianças do primeiro e segundo ciclos, assim como propiciar a curiosidade em relação às florestas tropicais e á sua preservação. No final da história terá lugar um ateliê no qual as crianças sentirão parte da narrativa, pois terão os rostos pintados com os animais da floresta e da história. Para crianças do 1º e 2º ciclos


Brincando com o Inglês

Todas as quartas- feiras - 11h00

Por Cidália Silva

Familiarizar os alunos com a língua inglesa, recorrendo a actividades lúdicas (jogos, música imagens…). Incutir nas crianças a importância da Língua Inglesa nos dias de hoje; suscitar o interesse na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Remendar histórias

Dia 23 de Fevereiro – 15h00

Actividade, destinada a crianças dos 7 aos 9 anos, prevê a recriação e manipulação de diferentes histórias que fazem parte do imaginário infantil. Os “pequenos contadores de histórias” vão apresentar uma nova versão, um novo desfecho, assim como, uma nova caracterização dos seus heróis. Sessões com a duração de 90 minutos, para as quais é necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977. Actividade desenvolvida assegurada por Lara Gonçalves, em colaboração com a Fundação Bomfim.


Vamos inventar histórias”



9 de Fevereiro - 15h00

Narração de um conto, seguido de um ateliê, onde se irá fazer a sua reinvenção ilustrada. Actividade dinamizada por Armanda Portugal, dirigida a crianças até aos 10 anos.


Sessões de cinema para Crianças e Jovens *

Exibições de filmes para o público infantil e juvenil (para grupos) ao longo do mês, sob marcação prévia, pelo telefone 253 205 977.


Actividades para séniores
Ciclo de cinema para Séniores

A Biblioteca leva a cabo em sessões de cinema para o público sénior.


Hora de conto para Seniores

Primeiras quintas – feira de cada mês

As histórias já cá estão”

Com José Machado

“Toda a gente gosta de uma história, toda a gente quer saber como é que começaram e como é que terminam as histórias dos outros, toda a gente tem curiosidade de saber o que está no livro que o outro lê, portanto, nunca é demais ouvir e conversar sobre as histórias, sejam elas dos livros ou da própria vida corrida de cada um. As histórias dão que falar e dão que pensar e até dão que ver, mas precisam de se conhecer, de se ouvir ou de se ler. As horas do conto são horas assim. Marque a hora ou apareça à hora marcada, que as histórias já cá estão.” (José Machado)


 LIVROS NOVOS, AS HISTÓRIAS DE SEMPRE… Projecto de promoção do livro e da leitura nas instituições sociais do Concelho de Braga, por Eva Fernandes





Hora do conto e actividade de promoção da leitura e do livro para adultos em torno de uma adaptação do texto “As botas de meu pai”, de Matilde Rosa Araújo, e de alguns provérbios populares.

            04.02.08 - Actividade a realizar no Centro Social e Cultural da Sobreposta, pelas 14h.

            19.02.08 - Actividade a realizar no Lar D. Diogo de Sousa da Santa Casa da Misericórdia de Braga, pelas 11h.





  • (Re)Descobrindo Miguel Torga

Hora do conto e actividade de promoção da leitura para adultos em contos e poemas da autoria de Miguel Torga.

            06.02.07 - Actividade a realizar no Lar da Irmandade de Santa Cruz, pelas 14:30h.


            28.02.07 - Actividade a realizar no Lar Conde Agrolongo, pelas 15h.


  • Uma Viagem pelo Conto tradicional Português

Hora do conto e actividade de promoção da leitura para adultos em torno de contos populares portugueses.

13.02.08 - Actividade a realizar na BLCS, pelas 11h, destinada às utentes do Lar Residencial do Instituto Monsenhor Airosa.

21.02.08 - Actividade a realizar no Lar Nevarte Gulbenkian da Santa Casa da Misericórdia de Braga, pelas 11h.





  • As Aventuras do Zé Palão

Hora do conto e actividade de promoção da leitura para adultos em torno de uma adaptação do livro “As Aventuras do Zé Palão”, da autoria de Leonel Neves.

            14.02.08 - Actividade a realizar no Centro Social e Cultural de Santo Adrião, pelas 15h.

            20.02.08 - Actividade a realizar no Centro Social da Paróquia de Nogueira, pelas 10h.


  • A rapariga-que-não-sabia-contar-histórias

Atelier de promoção da leitura e do livro para adultos. Partindo da leitura animada de uma adaptação do texto “O Senhor-que-não-sabia-contar-histórias”, de Carlos Pinhão, pretende-se que os participantes contem e recontem histórias a partir de objectos diversificados. 

27.02.08 - Actividade a realizar no Lar Nossa Senhora da Misericórdia da Santa Casa da Misericórdia de Braga, pelas 11h.







©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal