Faculdade Christus



Baixar 33.56 Kb.
Encontro14.07.2018
Tamanho33.56 Kb.

I7

Programa de Iniciação Científica
Formulário Padrão

Normas de apresentação do trabalho

para a apresentação no Encontro de

de Iniciação à Pesquisa e à Docência


PROTOCOLO
Nº _______/________

Entrada: ________________

Saída: ________________


Recebido por




Título do trabalho:




Área de classificação do trabalho (vide item 1):


Origem do trabalho

[ ] Iniciação científica [ ] Monitoria [ ] Grupos de estudos [ ] Concurso de artigos [ ] Outros


Tipo de trabalho e forma de apresentação

[ ] Resumo [ ] Artigo completo [ ] Ensaio [ ] Caso

[ ] COMUNICAÇÃO ORAL

[ ] PAINEL


Professor(a) Orientador(a) Nome do(a) autor(a)








Perfil do participante

[ ] Aluno da iniciação científica [ ] Aluno da monitoria [ ] Aluno de grupo de estudos [ ] Pesquisador voluntário [ ] Professor [ ] Graduado (Egresso)

[ ] Graduado (Pós-Graduação) [ ] Outros




Telefone: E-Mail:

Endereço para correspondência:

Bairro: Cidade: UF: CEP:

Nome do coautor (a):

Telefone: E-Mail:

Nome do co-autor(a):

Telefone: E-Mail:

Fortaleza, ______/_____/_________ Fortaleza, ______/_____/_________

___________________________________________ ________________________________________

Professor(a) Orientador(a) Aluno(a)

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

(no ato de inscrição, entregar somente a ficha e o trabalho)


  1. Área de Classificação do Trabalho

Escolha a área de classificação do trabalho apresentado no item abaixo, indicando-a no espaço correspondente.

A - Administração (A)

B - Arquitetura e Urbanismo (B)

C - Ciências Contábeis (C )

D - Direito (D)

E – Enfermagem (E)

F - Engenharia Civil (F)

G - Engenharia de Produção (G)

H - Fisioterapia (H)

I - Medicina (I)

J - Multidisciplinar (J)

K - Sistema de Informação (K)




  1. Dos Tipos de Trabalhos

Os trabalhos poderão ser inscritos nos estilos: resumo, artigo, ensaio ou caso.
2.1 Resumo – O resumo poderá ser de Pesquisa Exploratória de Campo, de Pesquisa Bibliográfica, de Relato de Experiência, de Monografia, Dissertação ou Tese. O texto deve ser digitado em português, em um único parágrafo, em Word for Windows, arquivo.doc, fonte: Times New Roman, letra tamanho 12, espaço simples, contendo entre 250 a 500 palavras, revisado pelo orientador.

Escreva o título em letras maiúsculas e em negrito. Em seguida, insira o nome completo do autor principal (aluno), responsável pela apresentação, em negrito. Os nomes dos co-autores serão colocados ao lado do nome do autor e deverá estar também em negrito. Na linha seguinte, indique o nome do Professor Orientador. Cada resumo poderá conter a autoria de no máximo 3 pesquisadores.

O Resumo deverá trazer as palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho. Trata-se de um elemento obrigatório e deve figurar logo abaixo do resumo, antecedido da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A quantidade de Palavras-chave vai de três (3) a cinco (5). O termo Palavras-chave deve ser utilizado em negrito.

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS



TÍTULO DO RESUMO

João J. João, autor; Pedro P. Pedro, co-autor

Maria M. Maria, professor orientador

Palavras-chave: Documentação. Comércio. Sociedade.

ÁREA DE CLASSIFICAÇÃO DO TRABALHO : ( )

    1. Artigo Científico – textos destinados a divulgar resultados de pesquisa científica, pesquisa tecnológica e estudos teóricos.

2.2.1 Características Técnicas

a) formato de papel = A4;

b) editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior;

c) margens: superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

d) fonte: Times News Roman, corpo 12;

e) número de páginas do artigo: O trabalho completo (com texto, tabelas, fotos, gráficos, referências, etc.) deve ter no mínimo 6 (seis) e no máximo 15 (quinze) páginas. A versão eletrônica não deve conter páginas numeradas.

f) espaçamentos: espaço entrelinhas 1,5 e espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 12pt depois. Devem ser dados dois espaços de 1,5 (sem 12pt depois) entre títulos e texto. O espaço da primeira linha dos parágrafos é de 1cm. As citações de mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.
2.2.2 Características específicas

a) título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos. Deve estar centralizado, em negrito e em caixa alta, sendo escrito em tamanho 14.

b) nome do autor (e do co-autor, se houver) e do orientador devem estar abaixo do título e alinhados à direita. Em nota de rodapé deve-se apresentar a qualificação deles com a respectiva titulação acadêmica e endereço eletrônico.

c) resumo: sequência de frases concisas e objetivas, e não uma simples enumeração de tópicos. Deve conter no máximo 150 palavras e espaçamento entre linhas simples. Seguem-se as palavras-chave, representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e finalizadas por ponto (de 3 a 5 palavras). Deve ser redigido de acordo com a NBR6028.

e) o conteúdo dos artigos deve apresentar, sempre que possível:  introdução;  revisão da literatura;   metodologia;  resultados; conclusões (com recomendações de estudo) e  referências;

f) as citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a norma ABNT NBR10520. As referências deverão seguir o sistema autor-data, conforme norma ABNT NBR 6023 de 2002.

g)O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros ou fotografia deve ser limitado ao mínimo indispensável; esses textos devem ser apresentados conforme norma ABNT NBR 15724 de 2011, em tamanho 10. As imagens devem estar em jpg.
Exemplo:

TÍTULO DO ARTIGO

João J. João*

Pedro P. Pedro**

Maria M. Maria***
RESUMO

(...)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

*qualificação com a respectiva titulação acadêmica e endereço eletrônico

**qualificação com a respectiva titulação acadêmica e endereço eletrônico

***qualificação com a respectiva titulação acadêmica e endereço eletrônico


    1. Ensaios – exposições feitas a partir de estudos apurados, críticos e conclusivos sobre determinado assunto, nos quais se destaca a originalidade do pensamento do autor.

As características técnicas e específicas do Ensaio devem seguir as mesmas características dos Artigos citadas nos itens 2.2.1 e 2.2.2, inclusive quanto ao numero de páginas.


2.4 Casos – relatos de casos reais de empresas com o propósito de consolidar o método de caso como ferramenta de ensino e aprendizado, proporcionando estímulo aos estudos, pesquisas e debates nas áreas citadas.

As características técnicas e específicas do Caso deve seguir as mesmas características dos Artigos citadas nos itens 2.2.1 e 2.2.2, com exceção do item e) conteúdo, que deverá ser conforme abaixo.


O conteúdo dos casos deve contemplar, sempre que possível: a apresentação com contexto de mercado; a unidade de análise; o dilema; as argumentações com respectivas evidências; as questões de decisão; e as referências.



  1. O NÃO CUMPRIMENTO DESSAS NORMAS, DO EDITAL, E DOS PRAZOS ESTABELECIDOS IMPLICARÁ NA DESCLASSIFICAÇÃO DO TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal