Faculdade metropolitana de camaçari manual do Candidato Processo Seletivo / Concurso Vestibular 2005. 2



Baixar 0.5 Mb.
Página1/5
Encontro26.01.2018
Tamanho0.5 Mb.
  1   2   3   4   5



FAMEC


FACULDADE METROPOLITANA

DE CAMAÇARI

Manual do Candidato

Processo Seletivo / Concurso Vestibular 2005.2

Instituição

Faculdade Metropolitana de Camaçari


Mantenedora

Associação Educacional e Cultural de Camaçari


Diretora

Profª Celene Maria de Oliveira Santos


PREZADO CANDIDATO,

Este manual contém informações a respeito da Instituição e dos cursos oferecidos, portanto, é imprescindível sua leitura de modo criterioso.


1. A Instituição
A Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC – mantida pela Associação Educacional e Cultural de Camaçari, foi autorizada a funcionar pelo Parecer nº 231/98 do Conselho Nacional de Educação, publicado no Diário Oficial da União em 27/04/98.

Oferecendo os cursos de Pedagogia com habilitação nas Matérias Pedagógicas e Supervisão na Escola e na Empresa; Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e de Automação (Mecatrônica) e Direito, se propõe a contribuir para:



  • o crescimento da economia, propiciando o surgimento de profissionais voltados para atender as demandas organizacionais emergentes;

  • a elaboração e implantação de políticas comprometidas com a melhoria da produtividade regional;

  • construção de ações, visando à conservação das características étnico-culturais da região.


2. Curso oferecido – Processo Seletivo / Concurso Vestibular 2005.2




  • PEDAGOGIA

com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas e Supervisão na Empresa na Escola
Port. Autorização MEC n.º231/98 de 27/04/1998 Conceito: B
Área de Atuação

O egresso do Curso de Pedagogia com Habilitação em Supervisão, na Escola e na Empresa, deverá estar capacitado para desempenhar funções de natureza docente, técnico-pedagógico e administrativa, nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas Universidades e nas Empresas.

Esse profissional deverá ter uma visão crítica da realidade sociopolítica e cultural, além de econômica, que o cerca, para atuar como docente e supervisor nas escolas e nas empresas. Em qualquer das funções que exercer, esse profissional deverá ter o compromisso de promover a permanente educação dos seres humanos, tanto no sistema formal de ensino como no informal, permitindo uma visão projetiva frente aos novos desafios.

Deverá ter a capacidade de diagnosticar a realidade institucional, orientar a ação pedagógica da instituição escolar, coordenar grupos de trabalho, elaborar material instrucional, selecionar tecnologias adequadas ao processo de ensino e avaliação da aprendizagem. Possuir habilidade de planejar, recrutar, selecionar e capacitar pessoas nas escolas e nas empresas.

Sua função como supervisor deverá ser a de colaborar para implantação, nas escolas e nas empresas, de políticas que privilegiem o desenvolvimento dos indivíduos a partir de uma ação efetiva e consciente, compreendendo que supervisionar pessoas é ter uma macrovisão de “fazer com” e não “fazer para”, ou seja, admitir que cada sujeito é capaz de direcionar e supervisionar o seu trabalho, necessitando apenas de alguém que o oriente no sentido de atingir objetos comuns.
Objetivo


  • Elaborar e implementar políticas educacionais comprometidas com a melhoria da qualidade do ensino na região.

  • Redescobrir, no educador, possibilidades e posturas político-pedagógicas, resgatando seu papel enquanto sujeito competente e comprometido com a sociedade. Estimular ações que comprometam a conservação das características ecológicas da região, dos costumes, das linguagens, das crenças, das tradições e da formação étnico-cultural dos habitantes da Região Metropolitana de Salvador.





Port. Autorização MEC n.º3079 de 26/12/2001 Conceito: B
Área de Atuação

Os egressos do curso de Engenharia Ambiental deverão estar capacitados para responder aos desafios das transformações socioeconômicas e culturais, de forma a elevar os padrões de desempenho e eficiência nas organizações em direção ao desenvolvimento sustentável.

O Engenheiro Ambiental deverá desenvolver autonomia para uma educação continuada e espírito empreendedor.

Sendo o principal desafio desse profissional ser agente multiplicador, deve envolver-se numa perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano e a natureza, de forma interdisciplinar e transdisciplinar.


Objetivo

  • Formar um engenheiro com elevado senso crítico, com capacidade de contribuir para elevação da qualidade de vida da população e da qualidade da formação científica e tecnológica de cidadãos interessados em compreender melhor a realidade em que vivemos.




  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Port. Autorização MEC n.º3079 de 26/12/2001 Conceito: B
Área de Atuação

Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informações energia.

Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos desses sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciência humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.
Objetivo


  • O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo geral formar um engenheiro com um conhecimento interdisciplinar por excelência, com a capacidade de analisar e interferir na sua própria capacidade de aprendizagem, com sólida base conceitual e sintonizado com as evoluções sociotécnicas; com clareza da importância de uma atuação profissional ética e com elevada capacidade de inter-relacionamento pessoal.




  • ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (MECATRÔNICA)

Port. Autorização MEC n.º3079 de 26/12/2001 Conceito: B
Engenheiro orientado para habilidades específicas, tais quais: aplicar conhecimentos científicos, matemáticos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; projetar, conduzir experimentos e interpretar seus resultados; identificar, formular e resolver problemas de engenharia, atuar em equipes multidisciplinares; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e econômico, com raciocínio lógico crítico e analítico, com criatividade e iniciativa.

Engenheiro com habilidades para negociação; tomada de decisão; liderança e trabalho em equipe, com capacidade de atuar como empresário, consultor ou empregado em atividades de sua área de atuação.


Objetivo

  • Preparar um profissional com formação plena em engenharia com elevado senso crítico, com capacidade de analisar, conceber, supervisionar, desenvolver, projetar sistemas, instalar, otimizar produtos e processos e, também, capacidade para manter equipamentos, sistemas de controle e unidades de produção automatizadas.




  • DIREITO

Port. Autorização MEC n.º 119 de 12/01/04
O Advogado militante atua como procurador das partes que buscam a solução de suas lides, através da prestação jurisdicional ou da mediação extrajudicial de seus interesses, assessorando-as, aconselhando-as e atuando em seu nome, quando for o caso, perante o Poder Judiciário. O Juiz distribui justiça, aplicando a lei. O Promotor e o Procurador de justiça buscam a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O Advogado do Estado representa as pessoas jurídicas de Direito Público. O Defensor Público atua como advogado dos necessitados, pagos pelo Estado. Os assessores jurídicos e os advogados de empresas atuam da mesma forma que o advogado de pessoas físicas, apenas relacionados às pessoas jurídicas.

Refere-se também à área de ensino e da pesquisa do Direito como importante atividade profissional. Os conhecimentos jurídicos, no entanto, não são necessariamente úteis apenas para profissionais do Direito, servindo como ferramenta para um grande número de outras atividades.



Objetivo do Curso

  • Formar profissionais capazes de produzir novas construções no mundo jurídico pautados nos valores éticos, sociais e humanísticos.

Possibilitar que o futuro profissional da área jurídica se interesse pelas profundas conexões entre o

conhecimento positivo do Direito e a dimensão do homem na sociedade moderna.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal