Faculdade novos horizontes



Baixar 352.21 Kb.
Página1/10
Encontro25.02.2018
Tamanho352.21 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


FACULDADE NOVOS HORIZONTES

Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestrado

TELEMETRIA E INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE ESTOQUES: estudo do caso da indústria Vale Fertilizantes - Complexo de Mineração de Tapira-MG

Ricardo Moreira dos Santos Fonseca


Belo Horizonte

2012

R


icardo Moreira dos Santos Fonseca

TELEMETRIA E INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE ESTOQUES: estudo do caso da indústria Vale Fertilizantes - Complexo de Mineração de Tapira-MG



Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
Orientadora: Profª Dra. Aleixina Maria Lopes Andalécio.
Linha de pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Área de concentração: Organização e estratégia


B


elo Horizonte

2012


Às pessoas mais importantes na minha vida:
Meus Pais, sempre ao meu lado não medindo esforços para

que eu tivesse a condição de chegar onde cheguei.


À minha esposa, que foi o norte fundamental na minha vida

e que suportou todos os momentos que passamos e, nem

por isso, deixou de me apoiar
Minhas filhas, Maria Paula e Maria Júlia, que souberam entender

as minhas ausências ao longo dos dias.


Minhas irmãs, Marisa e Suzana, que foram pessoas importantíssimas

para a minha conclusão do mestrado.



AGRADECIMENTOS

Ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, pela proteção, saúde e força, por nos ter dado a esperança da conclusão de mais uma etapa na vida acadêmica e por sua bondade infinita, que nos proporcionou as idas e vindas pela BR-262 totalmente incólumes.


Aos meus queridos pais, Euclides e Rita, pelo apoio incondicional em todos os momentos de minha vida. O amor, a amizade, o caráter inigualável foram exemplos seguidos por mim e serão hoje e sempre parte da minha vida.
À minha amada esposa, Cida, por ter sido dela a ideia inicial da minha inserção no meio acadêmico. Por ter entendido que, naquele momento de começar o mestrado, teria eu que abdicar de muitos momentos da convivência familiar. Por ser meu braço forte, meu porto seguro e principalmente por ser minha companheira. Ouso dizer que, se não fosse pela insistência da minha querida “Xuzinho”, não teria conseguido vencer este propósito desafiador.
Aos meus tesouros, Maria Paula e Maria Júlia, pela compreensão e cooperação quando havia necessidade de me recolher aos estudos e faltando, às vezes, com a minha responsabilidade de Pai, amigo e conselheiro. Amo vocês duas.
Às minhas irmãs, Marisa e Suzana, por serem mais que irmãs. A força e o apoio que me deram foram fundamentais para que eu conseguisse alcançar este objetivo. Tenho uma eterna dívida com vocês.
Ao primo José Afonso, que sempre foi um conselheiro importante para assuntos acadêmicos desde a graduação.
À minha sogra e seus familiares, pelo infinito apoio e colaboração.
Aos demais familiares, tios, tias, primos e primas, por se preocuparem sempre comigo neste momento de novos desafios.

Aos colegas de mestrado, Álvaro, Carlos Eduardo, Edson Rodrigo, José Oscar, Leandro e Tianinha, pela companhia ao longo da BR-262, pelas histórias que passamos juntos, tanto na rodovia quanto em sala de aula. Formamos um grupo excepcionalmente brilhante.


Aos demais colegas de mestrado, pelo apoio, pelas conversas, pelos trabalhos e, principalmente, pela amizade que construímos ao longo desses dois anos.
Ao Magnífico Reitor do UNIARAXÁ, Professor Mestre Valter Gomes, que em momento algum hesitou em me apoiar na busca pelo conhecimento.
À Vania, coordenadora de graduação do Uniaraxá, pela oportunidade que me proporcionou de entrar no maravilhoso mundo acadêmico.
Às professoras Fabíola e Adriene, que me ajudaram bastante no início do mestrado.
À professora Maria Auxiliadora Ribeiro, que, como reitora do UNIARAXÁ, me proporcionou o conhecimento para a academia.
À professora Cristiana Fernandes de Muÿlder, que foi a minha primeira orientadora no programa do mestrado. Aprendi muito com você.
À professora Aleixina que deu sequência à minha orientação no programa do mestrado. Sua contribuição foi importantíssima para o fechamento do desafio.
Ao colega de faculdade e gestor na Vale Fertilizantes, Luciano Abreu, pelo apoio e tolerância e pela abertura da empresa para o desenvolvimento do estudo do caso.
À minha aluna e funcionária da Vale Fertilizantes, Adriana, que foi importantíssima nas entrevistas in-loco. Por me ter aturado em várias ocasiões em que fiz visitas técnicas na mineradora.

Nada muda se você não mudar!

Autor desconhecido

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo geral investigar quais são os fatores críticos de implantação de um sistema de telemetria na gestão de estoques de uma indústria, de acordo com a percepção dos gestores evolvidos no processo. Os dados foram coletados na Vale Fertilizantes do Complexo de Mineração de Tapira, localizada na cidade de Tapira-MG, em setembro de 2011. A pesquisa foi descritiva, de caráter qualitativo. O método de investigação se deu por meio de um estudo do caso e, para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para elencar a existência ou não de fatores críticos de implementação de um sistema de telemetria. Foram entrevistados 9 gestores diretos do processo produtivo e 1 fornecedor externo. Os dados foram tratados por análise de conteúdo e, dentre os principais resultados, ressaltou-se a formação acadêmica dos entrevistados, sendo eles, do nível tático ao nível operacional, com escolaridade em nível superior completo. São formadores de opinião, bem como apresentam profundo conhecimento técnico acerca do assunto pesquisado e a maioria é do sexo masculino. A literatura mostrou que a telemetria pode gerar grandes melhorias para a gestão de estoques com a redução do custo operacional, com um controle mais preciso do estoque e em tempo real, sem a necessidade de inventários com réguas, com a integração do relacionamento entre cliente, fornecedor e operador logístico on-line e com a redução nos processos de compra junto aos fornecedores. Nas entrevistas, ficaram evidentes os benefícios que a empresa teve com a utilização do processo de monitoramente remoto por telemetria, ressaltando-se que, especificamente para a unidade de análise, o produto soda cáustica, a ferramenta Curva ABC dos estoques não tem aplicabilidade, por se tratar de uma demanda dependente da qualidade do minério. Nesse sentido, foi possível verificar a parceria estabelecida entre a empresa e o fornecedor, a relação de confiança e de bons serviços. Porém, é fundamental a integração de todos os processos internos, devido à sua importância para o negócio como um todo, sejam eles tecnológicos, sejam eles os Recursos Humanos da organização. Dos dados analisados, fica evidenciado que a Vale Fertilizantes tem uma preocupação constante com o treinamento dos elementos humanos que farão o processo fluir e, desse processo cíclico de treinamentos, os fatores críticos de implementação, como, por exemplo, o medo do novo, a rejeição de novos processos e a resistência, especificamente para este estudo, não se fizeram presentes, apresentando, portanto, um processo harmonioso em todas as fases de sua implementação e aplicação.



Palavras chaves: Gestão de Estoques, Curva ABC, Sistemas de Informação, Telemetria.

ABSTRACT

The general objective of this dissertation is to investigate the critical factors of a telemetry system implantation as it relates to inventory management. The data was collected September 2011 from Vale Fertilizantes of Tapira’s mining complex, located in the city of Tapira-MG. The research was descriptive and qualitative. The investigation method was based on a case study. Semi-structured interviews were used for the data collection to make possible to identify existing, or non-exisiting, critical factors of a telemetry’s system implementation. Nine gestors from the production process and 1 (one) external supplier were interviewed. The data was treated by content analisys and its main results highlighted the academic formation of the interviewees, which were from tactic and operational level up to college level. They are opinion makers as well as able to demonstrate profound technical knowledge about the aspects of this research. The majority of the interviewees were male. The literature showed that telemetry can significantly improve inventory management by reducing its operational costs, by allowing the inventory to be controlled more precisely and in real-time, by removing the necessity of inventory with rules, by integrating the relationship between clients, suppliers and logistics on-line and by reducing purchasing process from suppliers. The interviews showed that the company (Vale Fertilizantes) benefited from the utilization of a remote telemetry process monitoring. The study verified the partnership stablished between the company and its suppliers and their trustworthy relationship and good customer service. In the interviews, it became evident the benefits that the company had with the use of the process's monitoring remote telemetry, pointing out that, specifically for the unit of analysis, the product caustic soda, the tool inventories Curve ABC is not applicable for it is dependent on the mineral quality. However, the integration of all intern processes is fundamental, because of its importance to the bussiness as a whole, which includes technological processes and the organization of human resources. The data analisys evidenced that Vale Fertilizantes focuses on constant training of human elements that are responsible for running its processes. More specifically, this research showed that the ciclic process of training contributed to eliminate the critical factors found in process implementation, such as fear and rejection of the new the consequent need for adaptation.



Key Words: Inventory Management, Inventory ABC Classification, Information Systems, Telemetry

LISTA DE ILUSTRAÇÕES


Figura 1 - Curva ABC dos Estoques 36

Figura 2 – Medidor de Telemetria 39

Figura 3 – Central de Captação de Dados 39

Figura 4 – Organograma Gerência 44

Figura 5 – Organograma estratificado. 45

Figura 6 – Fluxograma do Processo Produtivo. 46

Figura 7 – Tanque de Soda Cáustica controlado por telemetria. 47

Figura 8 – Tanque Coletor Vegetal controlado por telemetria. 48

Figura 9 – Mineroduto. 49

Figura 10 - Modelo de negocio tradicional 51

Figura 11 – Modelo de negócio após a utilização da Telemetria – VMI 51

Figura 12 - Simulação de Instalação do VMI 52



Quadro 1 – Discriminação dos Itens Classe A, B e C da Curva ABC dos Estoques 37

Quadro 2 – Vantagens e desvantagens comuns do VMI. 42

Quadro 3 – Questões e objetivos específicos correspondentes. 55

Quadro 4 – Resumo da metodologia de pesquisa. 56

Quadro 5 – Descrição das melhorias a partir do uso da telemetria para a Vale Fertilizantes 82

Quadro 6 – Descrição das melhorias a partir do uso da telemetria para a Braskem. 83

LISTA DE ABREVIATURAS

CMT – Complexo de Mineração de Tapira

CVRM – Companhia Vale do Rio Doce

e-SCM - eSourcing Capability Model

EnANPAD – Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

ERP – Enterprise Resource Planning

GE – General Electric

GO – Estado de Goiás

Km – Quilômetros

MG – Estado de Minas Gerais

MRP – Material Requirements Planning

MRP II Material Requirements Planning II

NETVMI – Empresa que oferece monitoramento remoto

PCP – Planejamento e Controle de Produção

PR – Ponto de Ressuprimento

RH – Recursos Humanos

SAP – Systems Applications and Products in Data Processing

SAP R/3 – Systems Applications and Products in Data Processing versão real-time data processing 3.

SCM – Supply Chain Management

TI – Tecnologia da Informação

TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação

TQC – Controle da Qualidade Total

VMI – Vendor Managed Inventory

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 12

Esta dissertação estrutura-se em seis capítulos, sendo o primeiro deles esta introdução na qual figuram o tema, o problema, os objetivos e as justificativas. O segundo capítulo corresponde ao referencial teórico. O terceiro descreverá a indústria onde será realizada a pesquisa de campo. O quarto refere-se à metodologia proposta para este estudo. O quinto apresenta os dados coletados bem como suas análises, e o último, as considerações finais. Seguem-se as referências utilizadas e os apêndices. 15



2 REFERENCIAL TEÓRICO 16

2.1 Inovação 16

2.2 Sistemas de Informação 19

2.3 Fatores Críticos de Implementação de Sistemas de Informação 21

2.4 Gestão de estoques 25

2.4.1 Custos em Estoques 30

2.5 O uso de Sistemas de Informação na Gestão de Estoques 31

2.5.1 Curva ABC 32

2.5.2 Telemetria 38

2.5.3 Vendor Managed Inventory – VMI 41

3 A MINERADORA VALE FERTILIZANTES 44

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 84

REFERÊNCIAS 90




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal