Formulário para elaboraçÃo de projeto de especializaçÃO



Baixar 236.38 Kb.
Página1/5
Encontro09.08.2018
Tamanho236.38 Kb.
  1   2   3   4   5

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1.1. Nome do curso

Especialização em Educação e Diversidade Cultural

1.2. Curso novo

[ X ] sim [ ] não

1.3. Área do Conhecimento, segundo tabela CNPq


(http://www.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm)

7.08.00.00-6

1.4. Proponente

Profa. Dra. Dulce Mari da Silva Voss

1.5. Local de Execução

Unipampa Campus Bagé

1.6. Instituições/Unidades envolvidas


(Instituições/Unidades externas à UNIPAMPA devem ter convênio firmado com a instituição)

Apoio do Campus Jaguarão e Uruguaiana



1.7. Coordenador e substituto

(informar titulação)

Profa. Dra. Dulce Mari da Silva Voss


Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins

1.8. Contatos (e-mails e telefones)

dulcevoss@unipampa.edu.br (53)33120166; 91019116

1.9. Website


1.10. Carga horária total do curso

420 horas

1.11. Número de vagas

30

1.12. Público alvo

Professores/as, diretores/as, supervisores/as e orientadores/as de escolas de Educação Básica e egressos de Cursos de Graduação – Licenciaturas.




1.13. Cronograma de execução





Fase

Início

Término


Inscrição

14/04/2014

30/04/2014


Seleção

12/05/2014

30/05/2014


Matrícula

02/06/2014

06/06/2014


Período de realização

18/07/2014

31/10/2015

1.14. Financiamento

(X) UNIPAMPA ( ) EXTERNO: _________________________

( ) NÃO SOLICITA FINANCIAMENTO




2. PROJETO DO CURSO

2.1. Objetivos e concepção pedagógica do curso


Objetivo Geral

Oferecer formação continuada em nível de Especialização aos profissionais da Educação Básica e egressos dos Cursos de Licenciaturas, visando qualificar a atuação docente no contexto político, social, cultural e educacional em que a UNIPAMPA está inserida.



Objetivos Específicos

I - Promover a atualização de estudos e a produção de pesquisas em Educação, visando qualificar as práticas pedagógicas e o trabalho docente nas escolas e demais instituições de ensino na região da Campanha Gaúcha.

II – Incrementar a formação profissional de educadores/as, abordando a temática da diversidade cultural como questão estratégica para repensar e reelaborar propostas curriculares e práticas pedagógicas que venham a qualificar a Educação Básica e atender a pluralidade de realidades e interesses das comunidades escolares.

III – Preparar, a partir deste curso, a elaboração de um projeto de curso de pós-graduação Stricto Sensu na área da Educação, a ser implantado futuramente.


Concepção Pedagógica do Curso

O Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural fundamenta-se numa concepção de educação como processo de formação humana, interativo, criativo e permanente que, inspirado nas políticas de inclusão, exige mudanças nos currículos e nas práticas pedagógicas capazes de transformar o pensamento iluminista, elitista e excludente que ainda marcam a sociedade ocidental e o trabalho na escola, de modo a promover a plena democratização nos processos de construção do conhecimento e da cultura escolar.

Para tanto, a base curricular do referido Curso foi construída numa perspectiva multicultural e busca inserir o estudo e o debate das diferenças culturais no trabalho pedagógico proposto, entendendo-as como processos discursivos produzidos nas relações sociais e humanas, os quais criam representações e sentidos que podem gerar exclusões e inclusões. Pretende-se que, as diferenças culturais sejam colocadas em questão, debatidas, analisadas e não apenas toleradas ou respeitadas. Voltado às políticas de inclusão, o Curso oferecerá apoio pedagógico especializado aos discentes com necessidades educacionais especiais que nele estiverem inseridos.

Buscando analisar os processos discursivos das diferenças culturais e das relações de poder-saber que as constroem e sustentam, propõem-se um currículo que trate de questões como: relações de poder e saber globais, regionais e locais que constituem valores culturais e processos de subjetivação, bem como, os discursos pós-modernos que reformulam o pensamento científico e produzem novas demandas para a educação, ciência e cultura.

O currículo do Curso está organizado em cinco módulos, cujos conjuntos de componentes curriculares e conhecimentos trabalhados, assim como as demais ações e interações promovidas durante o processo formativo, evidenciam a integração das práticas pedagógicas, efetivadas e articuladas em torno dos objetivos do Curso.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal