FunçÕes da linguagem



Baixar 187.22 Kb.
Página1/6
Encontro27.02.2018
Tamanho187.22 Kb.
  1   2   3   4   5   6



CURSO DE PORTUGUÊS

PARA INGRESSANTES

ORIENTAÇÕES



PASSOS PARA REALIZAR O TESTE

  1. Faça sua prova sem qualquer ajuda e/ou orientação, nem mesmo buscando outras fontes. Use o tempo necessário. Você é o primeiro interessado em ter um resultado que reflita sua realidade.




  1. Faça o download da prova, em nosso site www.universidadeniltonlins.com.br. Imprima ou salve o arquivo em seu computador para poder ler e responder as questões.



  1. Faça o download da folha resposta e imprima-a para poder marcar as respostas.



  1. Realize a prova em sua residência ou em outro local escolhido por você. Não há necessidade de realizar a prova nas instalações da Universidade.




  1. As folhas-resposta devem ser enviadas ao e-mail testedeprogresso@niltonlins.br . O aluno receberá o gabarito para conferência das respostas.



  1. Lembre: Faça com tranquilidade e honestidade o teste e terá um resultado fiel que ajudará a ter maior êxito em seus estudos.



EMENTA



EMENTA

Língua Portuguesa – A Estrutura da Frase. Qualidades e Defeitos da Frase. Tipologia do Texto. Correção Continuada e Crítica de Textos. Leitura, Interpretação e Produção de Textos Técnicos. Redação e suas variantes nos diversos discursos da língua formal.



OBJETIVOS:

GERAL:

Possibilitar aos alunos o aprimoramento da habilidade de se comunicarem clara, precisa e eficazmente, pelo domínio da linguagem oral e escrita.



ESPECÍFICOS:

  • Conhecer os níveis de linguagem e os elementos da Comunicação; Exercitar o domínio da linguagem oral e escrita; Ampliar o léxico, através de exercícios de acentuação gráfica e adequação vocabular;

  • Produzir textos nas modalidades: narrativa-descritiva e dissertativa-argumentativa;

  • Ler e interpretar criticamente textos diversos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I - LINGUAGEM.

- Língua e Fala;

- Variedades Linguísticas;

- O Processo de Comunicação,

- Funções da Linguagem;

UNIDADE II - ORTOGRAFIA.

- A acentuação gráfica;

- Atualização Gramatical;

- Morfologia: verbos e Crase;

- Sintaxe: sinais de pontuação.

UNIDADE III - PRODUÇÃO DE TEXTOS

- A estrutura da frase;

- Qualidades e Defeitos da Frase;

- Tipologia do Texto;

- Correção Continuada e Crítica de Textos;

- Leitura, Interpretação e Produção de Textos Técnicos.



SUMÁRIO





EMENTA 3

SUMÁRIO 4

UNIDADE I - LINGUAGEM 5

1.LÍNGUA E FALA 5

2.VARIEDADES LINGUISTICAS 6

3.O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 7

4.DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO 9

FUNÇÕES DA LINGUAGEM 13

5. PRODUÇÃO DE TEXTO 18




UNIDADE I - LINGUAGEM




  1. LÍNGUA E FALA





  1. LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Quando duas pessoas se comunicam e interagem entre si, dizemos que eles assumem papeis de interlocutores no ato comunicativo.



Interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação humana.

Para se comunicar e interagir, as pessoas fazem uso da linguagem.



Linguagem é o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção.

A fala, os gestos, o desenho, a pintura, a música, a dança, o código morse, o código de trânsito, o código dos surdos, o código telegráfico, tudo isso é linguagem.



Linguagem verbal é aquela cuja unidade é a palavra; já as linguagens não verbais têm unidade diferentes da palavra, como o gesto, a imagem, a nota musical, etc. Existem também as linguagens mistas, que combinam unidades próprias de diferentes linguagens.

Que tipo de linguagem veicula com maior rapidez uma informação? Por quê?
1.1 O Código

Código é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a transmissão de mensagens

Língua é um tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas de uma comunidade se comunicam e interagem entre si.

  1. VARIEDADES LINGUISTICAS


1.2 As Variedades Linguísticas

Cada um de nós começa a aprender sua língua em casa, em contato com a família, imitando o que ouve e apropriando-se, aos poucos, do vocabulário e das leis combinatórias da língua. Nós vamos, também, treinando nosso aparelho fonador ( a língua, os lábios, os dentes, os maxilares, as cordas vocais) para produzir sons que se transformam em palavras, em frase e em textos inteiros.

Em contato com outras pessoas, na rua, na escola, no trabalho, observamos que nem todos falam como nós. Há pessoas que falam de modo diferente por serem de outras cidades ou regiões do país, ou por terem idade diferente da nossa, ou por fazerem parte de outro grupo ou classe social. Essas diferenças no uso da língua constituem as variedades Lingüísticas.

Variedades Lingüísticas são variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
TEXTO E DISCURSO
Um texto é uma mensagem oral ou escrita. pelo menos é neste sentidop que tomaremos aqui o termo.

Quanto a discurso – termo tomado em mais de um sentido por professores e pesquisadores – significa aqui processo de produção e de interpretação do texto. Um estudo da linguagem sensível ao discurso, neste sentido do termo, é aquele que não se limita ao texto em si, levando em conta as circunstâncias em que ele é produzido e interpretado, a saber, a cultura em que ele se insere, o perfil do emissor e do receptor, o momento histórico, o tipo de texto ( literário, didático, científico, burocrático, jurídico etc.), o canal utilizado ( televisão, rádio, jornal, telefone, faz, e-mail, a pura e simples conversa tête-a tête etc.)




  1. Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal