FundaçÃo indaialense de cultura prefeito victor petters



Baixar 49.6 Kb.
Encontro03.02.2018
Tamanho49.6 Kb.

FUNDAÇÃO INDAIALENSE DE CULTURA PREFEITO VICTOR PETTERS

ESCOLA DE MÚSICA DA FIC

Rua Dr. Blumenau, 05 – Centro – Indaial – SC – CEP 89130-000



Fone: (47) 3333 1964 – (47) 3333 2000

www.fic-indaial.orgfic-ind@terra.com.br



Plano de Curso de

Teatro preencher de acordo com sua área de atuação

Professor: Liziane Fátima Largura Sampaio

Ano de Elaboração: 2016




Ementa Do Curso

O Curso de Teatro da FIC é um curso livre, que pretende oferecer ao aluno, a experimentação da cena teatral através de diversas técnicas de interpretação de teatro, de acordo com o nível cursado, priorizando a técnica da improvisação. O curso também possibilita a vivência em apresentações teatrais das Mostras Didáticas ou outros espetáculos da FIC. Bem como, oferece o contato com textos teatrais e breve história do Teatro.



Objetivo Geral do Curso

O aluno de teatro da FIC desenvolverá habilidades de atuação para atuar no teatro amador e com possibilidades de seguir carreira.

No curso adquirirá noções do método Stanislawski e teatro de improviso, teatro de rua e teatro contemporâneo e dos diversos gêneros que cercam o teatro, resultantes dos estudos nas práticas de montagens.

Desta forma, terá experiência de palco, conhecimento sobre textos e autores teatrais e conhecimento sobre a história do teatro, além de se tornar, através dos estudos sobre o teatro e seu fazer, um ser pensante e questionador sobre o mundo em que vivemos.





Turma Vivência Cênica

Ementa: Apresentar as crianças o teatro como forma de expressão lúdica e espontânea, permitindo o aluno se expressar através do jogo dramático.

Realizar uma Mostra Didática das aulas no final do ano, a partir dos exercícios realizados em sala, respeitando o processo de aprendizado de cada aluno


Objetivos Específicos:
- Aplicar jogos teatrais que desenvolvam as habilidades de concentração, atenção, espontaneidade, a expressão corporal, a imaginação cênica e a criatividade;

- Instigar a criação de histórias narradas que melhore a expressão vocal e a narrativa;

- Possibilitar a encenação das histórias criando o jogo cênico, individual e coletivo;

- Contextualizar o aluno na encenação do Quem, Onde e Como, a partir dos conceitos de Viola Spolim;

- Potencializar no aluno a possibilidade do jogo cênico com plateia.

- Criar uma apresentação para a Mostra Didática.



Conteúdo Programático:
- Jogos teatrais que desenvolvam as habilidades de concentração, atenção e espontaneidade;

- Jogos que desenvolvam a imaginação cênica e a criatividade;

- Jogos de expressão corporal;

- Utilização de músicas que inspirem a prática proposta;

- Aplicação de jogos de Improviso de Viola Spolim e Ingrid Coudela.

- Leitura de contos infantis para aplicar na cena.





Bibliografia:

Jogos teatrais na sala de aula :um manual para o professor /Viola Spolin ; traduzido por Ingrid Dormien Koudela. -São Paulo : Perspectiva, 2007. - 321 p. :il.




Jogos teatrais na escola :atividades globais de expressao /Olga Garcia Reverbel. -3.ed. - Sao Paulo : Scipione, 1996. - 159p. :il. -
Improvisação para o teatro /Viola Spolin ; [tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. -4.ed. - Sao Paulo : Perspectiva, 1998. - xxviii, 349p.
Jogos teatrais /Ingrid Dormien Koudela. -4.ed. - Sao Paulo : Pespectiva, 1998. - 155p. (1 dobrada) . 






Iniciante

Ementa: Iniciar o aluno na atuação teatral através das técnicas de improvisação cênica.

Apresentar uma Mostra didática a partir da improvisação com o texto que será proposto de literatura infantil.

Objetivos Especificos:

- Instigar o jogo de improviso individual e coletivo em cena;

- Criar cenas a partir de acontecimentos reais;

- Estimular no aluno o olhar crítico sobre suas apresentações, buscando qualidade;

- Provocar no aluno um pensamento crítico sobre situações do dia a dia e da sociedade e a importância do fazer teatral;

- propor cenas a partir de pequenos textos teatrais;

- criar cenas a partir de contos infantis ou textos infantis.

Conteúdo Programático:

- Jogos de sensibilização do ator;

- Aplicar jogos de expressão do método Viola Spolim e situar o aluno no jogo teatral do Quem, Onde e Como;

- Utilizar músicas que auxiliem na criatividade;

- Trabalhar com textos de literatura infantil para improviso e para a montagem da Mostra didática;

- Debater assuntos contemporâneos sobre fatos reais e que podem ser transformados em cena coerentes com a idade;

- Utilizar recortes de jornais ou revistas;

- Realizar exercícios de leituras dramáticas;

- Assistir a videos de espetáculos teatrais como referência de atuação;

- Assistir a espetáculos teatrais sempre que possível.



Bibliografia:

Jogos teatrais na sala de aula :um manual para o professor /Viola Spolin ; traduzido por Ingrid Dormien Koudela. -São Paulo : Perspectiva, 2007. - 321 p. :il.




Jogos teatrais na escola :atividades globais de expressao /Olga Garcia Reverbel. -3.ed. - Sao Paulo : Scipione, 1996. - 159p. :il. -
Improvisação para o teatro /Viola Spolin ; [tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. -4.ed. - Sao Paulo : Perspectiva, 1998. - xxviii, 349p.
200 exercícios e jogos para o ator e o não - ator com vontade de dizer algo através do teatro /Augusto Boal. -7.ed. - Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1987. - 123 p. :il. -


O rapto das cebolinhas /Maria Clara Machado ; apresentação de Tatiana Belinky ; ilustrações de Sérgio Kon. -São Paulo : Companhia das Letrinhas, 2002. - 48 p. :il.

Teatro : o cavalinho azul, a volta do camaleao alface, o embarque de Noe /Maria Clara Machado.Rio de Janeiro : Agir, c1961. - 213 p.






Nível II

Ementa:Trabalhar a interpretação cênica a partir de técnicas avançadas de improvisação e expressão corporal, apresentar também, brevemente a história do teatro e textos teatrais ou crônicas de autores renomados para realizar exercícios cênicos e leituras dramáticas, resultando em um trabalho final de leitura dramática e adaptação ou montagem de um texto cênico a ser apresentado como Mostra Didática.


Objetivos Específicos:

- Trabalhar com jogos de expansão dos sentidos, jogos de expressão corporal;

- Experimentar jogos de improviso e vivência cênica que resultem em cenas;

-Trabalhar com crônicas com Luís Fernando Veríssimo;

- Discutir a importância do teatro na Sociedade;

- Assistir a vídeos de espetáculos Teatrais como referência;

- Participar de espetáculos, debates, conversas sobre teatro sempre que possível.



Conteúdo Programático:

- Jogos de expressão corporal;

- Exercícios de expressão vocal;

- Jogos que desenvolvam habilidades em grupos;

- Leituras de poesias de Clarice Lispector;

- Leituras e encenações de Contos de Luís Fernando Veríssimo;

- Músicas que auxiliem na criatividade ou sonoplastia das cenas criadas;

- Apresentação em aula de cenas teatrais;

- Momentos de debate sobre o fazer teatral;

- Apresentação vídeos com montagens teatrais de grupos renomados;

- Participação em palestras e espetáculos sobre teatro sempre que possível;

- Apresentação na Mostra Didática e espetáculos da FIC quando houver.



Bibliografia:

O que é teatro /Fernando Peixoto ;[caricaturas: Emílio Damiani]. -3.ed. - São Paulo : Brasiliense, 1981. - 126 p. :il. -


Improvisacion y el teatro. -Santiago de Chile : Cuatro Vientos, 1990. - xvi, 203p
O jogo teatral no livro do diretor /Viola Spolin ; [traducao Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos]. -Sao Paulo : Perspectiva, 1999. - 154p. :il.

Em busca de um teatro pobre /Jerzy Grotowski ; tradução de Aldomar Conrado. -4.ed. - Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1992. - 220 p. :il.


Café com queijo :corpos em criação /Renato Ferracini. -São Paulo : Aderaldo & Rothschild Editores : 2006. - 357 p. +

100 jogos dramáticos :teatro /Maria Clara Machado, Marta Rosman. -2.ed. - Rio de Janeiro : Agir, 1996. - 74p








Avançado Nível III

Ementa: Desenvolver habilidades de interpretação naturalista a partir do estudo dos textos de Constantin Stanislawski, oportunizando os alunos a evolução interpretativa. Experimentar exercícios de expressão corporal e vocal de maior complexidade, criar personagens a partir de caricaturas, resultando em uma nova montagem cênica do grupo. Expor e discutir textos sobre a história do teatro. Continuar aplicando jogos de improviso de maior complexidade.





Objetivos Específicos:

-Trabalhar os métodos de Stanislaski experimentando alguns capítulos;

- Experimentar personagens com figurinos e maquiagem;

- Assistir a vídeos e palestras sobre teatro;

- Discutir sempre a função do teatro na sociedade e de cada texto;

- Aplicar exercícios de expressão vocal;

- Aplicar atividades de tensão e relaxamento;

- Criar um espetáculo teatral a partir de estímulos musicais, sobre o amor ou do texto O Homem que Fica, dependendo do desenvolvimento da turma;

- Participar como público do 27° Festival Internacional de Teatro Universitário de Teatro de Blumenau (FITUB) assistindo espetáculos; análises dos espetáculos e palestras;

- Assistir uma montagem teatral de um grupo de teatro durante o FITUB.







Conteúdo Programático:

- Leitura dos capítulos dos livros de Stanislawiski

- Aplicar as atividades de Stanislawski

- Jogos teatrais

- Atividades de expressão corporal

- Atividades de expressão vocal a partir do trabalho empírico corporal

- Jogos de improviso

- Utilizar músicas que auxiliem na criação de cenas e personagens

- Aplicar jogos de improviso de alta complexidade

- Assistir vídeos sobre teatro ou espetáculos teatrais

- Assistir a espetáculos de teatro e montagens de espetáculos sempre que possível





Bibliografia:

A construção da personagem /Constantin Stanislavski ; introducao de Joshua Logan ; traducao Pontes de Paula Lima. -8.ed. - Rio de Janeiro : Civilizacao Brasileira, 1996. - 326p.
A criacao de um papel /Constantin Stanislavski ; prefacio de Robert Lewis ; traducao de Pontes de Paula Lima. -5.ed. - Rio de Janeiro : Civilizacao Brasileira, 1995. - 286p.
A preparação do ator /Constantin Stanislavski ; tradução Pontes de Paula Lima. -25.ed. - Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2008. - 365 p. Iniciacao ao teatro.3.ed. - Sao Paulo : Atica, 1986. - 126p.
Improvisacion y el teatro. -Santiago de Chile : Cuatro Vientos, 1990. - xvi, 203p.


Natureza e sentido da improvisacao teatral/Sandra Chacra.-Sao Paulo : Perspectiva, 1983. - 118p.-

Algumas notas sobre o trabalho de Keith Johnstone e a improvisação /Patrícia de Borba (Pita Belli).




GRUPO DE TEATRO TRAPOS E FARRAPOS

Ementa: Criar uma nova montagem cênica para representar a FIC em seus eventos. Assim como criar Esquetes teatrais para eventos da FIC sempre que possível.


Objetivos Específicos:

- Escolher um texto de comédia de cunho popular

- Criar personagens caricatos para a principal montagem

- Criar figurinos e maquiagem de boa qualidade estética

- Apresentar sempre que possível



Conteúdo Programático:

- Jogos de criação de personagens

- Ensaios das montagens

- Testes de figurinos



- Testes de cenários






BREVE CURRÍCULO DO PROFESSOR

Liziane Fátima Largura Sampaio

Telefone celular: (47) 9668-7127

E-mail: lizifati@gmail.com

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Ensino Superior:

  1. Bacharel em Educação Artística, habilitação em Artes Cênicas – Fundação Universidade Regional de Blumenau (colação de grau em 28/02/2004).

  2. Especialista em Encenação Teatral – Fundação Universidade Regional de Blumenau (Pesquisa: A política de formação de novas platéias entre tradição e inovação: um estudo do espetáculo “Opa! História viva” e seu impacto cultural, um estudo sobre a teoria da recepção).


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  1. Participou de diversos cursos, oficinas e projetos na área de atuação, direção, dramaturgia e produção teatral;

  2. Participou de oficinas de cine video;

  3. Trabalhou no Festival Universitário de Teatro de Blumenau, na equipe de produção de grupos convidados e selecionados do Festival durante nove anos consecutivos;

  4. Foi integrante do grupo Contadores de Histórias, um projeto de Extensão da Universidade Regional de Blumenau - FURB , nos anos de 2000 e 2001. No projeto também ministrou oficinas de Iniciação Teatral para crianças de comunidades carentes de Blumenau;

  5. Integrou o Grupo teatral Phoenix da Universidade Regional de Blumenau – FURB, no período de 2000/I a 2005/I, participando das montagens de espetáculos do grupo e de festivais de teatro;

  6. Participou como atriz de três etapas do projeto de “Dramaturgia Leitura em Cena”, realizados pelo SESC regional;

  7. Participou do grupo de teatro Gestus - Uma Fábrica de Sonhos, com o espetáculo de bonecos “Duende Careca”, apresentando em escolas de Blumenau; no festival de Bonecos de Rio do Sul e no projeto Festival Itinerante de Teatro de Bonecos em três cidades do estado de Santa Catarina em 2004;

  8. Atuou na manipulação de bonecos no programa de televisão “A carroça do Tio Neco”, que foi ao ar na FURB TV em 2003;

  9. Foi integrante do projeto da Escola Pública de Trânsito de Blumenau, apresentando, em escolas de Blumenau nos anos de 2003 e 2004, “A história de Amanda” espetáculo de educação ao trânsito para crianças de 0 a 5 anos;

  10. Lecionou, no segundo semestre de 2005, na Escolinha de Artes “Monteiro Lobato”, aulas de teatro para crianças de 5 a 12 anos de idade;

  11. Fez parte do elenco de atores da Cia Oani de Teatro, participando do espetáculo “Procusto”, espetáculo apresentado no Brasil e na Argentina;

  12. Lecionou a disciplina de Artes para todas as séries do ensino fundamental, na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves e Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, ambas no município de Blumenau, em diferentes períodos do ano de 2006;

  13. Integrou o projeto “Lazer Saúde” do SESI, com apresentação do espetáculo “Altivos e Ativos, Resultados Positivos”, durante um período do ano de 2006;

  14. No ano de 2007 ministrou a oficina para professores da Rede Municipal de Ensino de Indaial, sobre o teatro na escola, suas funções e perspectivas;

  15. Lecionou nos anos de 2008 e 2009 a disciplina de Artes no Colégio Metropolitano em Indaial para alunos de 4ª a 8ª anos, trabalhando com projetos de teatro para crianças;

  16. No ano de 2008 iniciou as pesquisas de Teatro Comunitário após participar de uma oficina, um fórum e um seminário no Sétimo Encontro de Teatro Comunitário em Buenos Aires-Argentina;

  17. Integrou o Grupo Fãs de Teatro de Blumenau-SC, no papel de atriz do espetáculo Fãs, apresentado no Brasil, Argentina e Paraguai, e, fãs de Improvisação entre os anos de 2009 a 2010;

  18. Atualmente trabalha na Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters como professora de teatro nível I, nível II e núcleo avançado e também professora de teatro na Escolinha de Artes; coordena a Mostra Didática de todas as turmas no final do ano se apresentando com espetáculos de Teatro, entre eles em 2015 O Pedro e O Lobo, um espetáculo de alunos da FIC e Orquestra Municipal de Indaial;

  19. Diretora de espetáculos teatrais; como exemplo Opa! História Viva, que relatava a história do município e espetáculos Natalinos integrando elencos do curso de Teatro e atores amadores da comunidade;

  20. Coordenadora da Mostra Indaialense de Teatro e Festival Estudantil de Esquetes Teatrais da FIC.

  21. Coordenou na Fundação Indaialense de Cultura a primeira edição do Projeto Oficinas em 2012.

  22. Dirige desde 2011, na sua criação, na Fundação Indaialense de Cultura o Grupo de Teatro Trapos e Farrapos, no qual, dirigiu vários espetáculos e Esquetes Teatrais se apresentando em Indaial e participando do Circuito da ANMVI em 2012. Em 2015 estreou com o elenco o infantil A Rosa Príncipe e o espetáculo O Pedro e o Lobo juntamente com a Orquestra de Câmara de Indaial.

Indaial, 20 de maio de 2016



Liziane Fátima Largura Sampaio



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal