Guia da aula prática sobre busca bibliográfica para o ensaio



Baixar 11.82 Kb.
Encontro30.12.2017
Tamanho11.82 Kb.

GUIA DA AULA PRÁTICA SOBRE BUSCA BIBLIOGRÁFICA PARA O ENSAIO

Este guia foi preparado para orientar o desenvolvimento dos ensaios e indicar as atividades que devem ser realizados ANTES da aula do dia 12/09. A aula de 12/09 é a oportunidade de esclarecer quaisquer dúvidas sobre o que é e qual a estrutura do ensaio. Ter clareza sobre estes aspectos é fundamental para que o desenvolvimento do ensaio seja produtivo! Boa parte das informações deste guia estão também na página da disciplina: http://marcus.ib.usp.br/biz0304/doku.php?id=aulas:ensaios.



1) Defina seu grupo

Os ensaios serão realizados em grupos de 3 alunos. Defina e traga o nome dos 3 participantes do seu grupo para a aula do dia 12/09. Não são permitidos grupos maiores. Devido ao número de alunos nas turmas, apenas um dos grupos terá 2 alunos. Para evitar mais de um grupo de 2 (o que não é possível), pedimos que todos tentem se organizar em grupos de 3.



2) Escolha os temas preferenciais para o ensaio

Acesse o link http://marcus.ib.usp.br/biz0304/doku.php?id=aulas:ensaios, onde é possível encontrar uma lista de temas sugeridos para o ensaio. Para cada tema, há o PDF de dois artigos, que permitem vocês terem uma ideia melhor sobre o assunto de cada tema, e assim terem mais base para escolher.

Antes da aula, defina, em conjunto com as pessoas do seu grupo, 3 temas sobre os quais vocês gostariam de realizar o ensaio. Traga a lista de 3 temas escolhidos para a aula do dia 12/09, em ordem de preferência. No dia da aula, definiremos juntos os temas de cada grupo a partir das listas de preferência, evitando que o mesmo tema seja abordado por mais de um grupo.

Se seu grupo quiser propor um tema (em vez de escolher entre os temas disponíveis), isso é possível. Porém, este deve ser definido antes da aula do dia 12/09 e apresentado às professoras nesse dia. O tema proposto deve ter relação com assuntos da disciplina. Além disso, cuidado e detalhe são necessários para a definição de um tema, pois temas muito amplos ou vagos vão resultar em um número de artigos muito grande e inviabilizar ou dificultar enormemente a definição do objetivo do ensaio e a redação do mesmo. Caso seu grupo queira propor um tema, sugerimos que ao cria-lo, leve em consideração o conteúdo abaixo sobre o que é e qual a estrutura do ensaio, e analise a estrutura dos temas sugeridos por nós, tentando propor um tema que seja igualmente específico.



3) Leia o texto abaixo, que explica o que é um ensaio (também disponível no site), anotando quaisquer dúvidas para esclarecê-las em sala de aula. ANOTE SUAS DÚVIDAS! A AULA DE 12/09 É O MOMENTO PARA ESCLARECÊ-LAS.

O que é um ensaio?

Nesta disciplina, estamos chamando de ensaio uma “síntese crítica” da literatura científica sobre um determinado tema.

Uma “síntese” significa organizar de maneira criativa e resumida o corpo de conhecimento científico sobre o tema, de maneira a permitir que um biólogo que não acessou toda a literatura sobre o assunto entenda o que se sabe sobre o tema.

Uma “crítica” significa desenvolver uma opinião embasada sobre: (1) a qualidade e quantidade de informação disponível sobre o tema, (2) sobre a adequação ou limitações das abordagens utilizadas para estudar/ entender o tema, e (3) sobre as lacunas e os desafios para avançar o conhecimento sobre o tema.

Observe que a ideia do ensaio NÃO é fazer um resumo do que cada artigo individual apresenta, mas sim uma síntese do que emerge dos vários artigos encontrados, e uma avaliação crítica deste corpo de conhecimento.

O que se espera é algo análogo ao que vocês viram nos dois artigos de revisão que lemos na disciplina, mas em escala bem menor, pois os temas dos ensaios são bem mais específicos, e a síntese crítica será baseada em número muito mais reduzido de artigos (entre 10 e 15 artigos no total).



O texto deve ter aproximadamente 2000 palavras.

Estrutura do ensaio

Parágrafos iniciais (1 a 2 parágrafos) – (1) justificar a relevância do tema e do objetivo do ensaio, apresentando a definição dos conceitos envolvidos (caso necessário), e (2) descrever claramente o objetivo do ensaio: o que se pretende com a busca bibliográfica realizada e a análise e síntese crítica dos artigos encontrados sobre o tema. Para justificar a relevância do tema, os 2 artigos disponíveis para cada tema podem servir de ponto de partida. Note que os temas disponíveis para serem escolhidos são como títulos de trabalhos científicos. O título indica o objetivo, mas não especifica todos os aspectos necessários em um objetivo. Caso tenha dúvida, olhe os títulos e objetivos dos artigos que lemos até agora na disciplina para entender a diferença entre título (tema) e objetivo.

Primeiro parágrafo intermediário (1 parágrafo) - descrever (1) como a busca bibliográfica foi feita (em qual plataforma de dados, com quais palavras-chave arranjadas de qual maneira, buscadas em quais partes dos artigos - tópico ou título) e (2) de que maneira, e usando quais critérios, foi feita a triagem dos artigos. Apresentar o total de artigos obtidos na busca e após triagem. Note que enquanto a busca dos artigos é realizada pensando no tema, a triagem tem que ser feita a partir de critérios baseados no objetivo específico do ensaio (escolhido após ter feito a busca e compreender que tipos de artigos estão disponíveis na literatura).

Segundo parágrafo intermediário (1 parágrafo) - descrever quantitativamente a distribuição de artigos selecionados para serem utilizados no ensaio (i.e. artigos que restaram da busca após a triagem): quantos trabalhos em diferentes partes do mundo, quantos trabalhos ao longo dos anos, quantos trabalhos por grupos taxonômicos, quantos trabalhos utilizando diferentes abordagens, etc. Note que o melhor tipo de distribuição depende do tema e do objetivo do ensaio, dos artigos disponíveis, entre outros aspectos. O objetivo aqui é dar um panorama quantitativo da distribuição dos trabalhos em relação a algum aspecto que seja relevante para a síntese crítica. Gráficos de barras são boas opções para ilustrar esse parágrafo.

Parágrafos finais (3 ou mais parágrafos) - síntese crítica dos trabalhos revisados no ensaio. É fundamental ter lido, e discutido entre as pessoas do grupo, todos os trabalhos para iniciar a escrita dessa parte do ensaio. Em conjunto, as pessoas do grupo devem, primeiramente, definir uma estrutura para a síntese crítica. Como ela será organizada? Quais os aspectos/ critérios que serão utilizados para organizar de maneira criativa e resumida o corpo de conhecimento científico sobre o tema? Em linhas gerais, qual a opinião embasada do grupo sobre: (1) a qualidade e quantidade de informação disponível sobre o tema, (2) sobre a adequação ou limitações das abordagens utilizadas para estudar/ entender o tema, e (3) sobre as lacunas e os desafios para avançar o conhecimento sobre o tema? Após estabelecer em conjunto a estrutura da síntese crítica, pode-se dividir tarefas de maneira que cada pessoa do grupo desenvolva uma parte do texto. No entanto, é fundamental que o texto final tenha coesão, e novas discussões e ajustes ao texto devem ser feitos para garantir a fluência e interligação entre as partes.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal