Habilidades para apresentaçÃo de trabalhos acadêmicos



Baixar 15.81 Kb.
Encontro15.05.2018
Tamanho15.81 Kb.


ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Prof. Drª.Joscely Maria Bassetto Galera

Metodologia da Pesquisa. URFPR-Ctba
Para a melhor compreensão do conteúdo a ser passado pelo apresentador são necessárias algumas habilidades específicas adquiridas através de treino e práticas constantes.

Não existe uma receita única para o ato de falar em público, porém algumas técnicas podem auxiliar a superar a inibição e tornar a apresentação mais interessante.


. Abaixo está relacionado algumas dessas técnicas:
PORTANTO:


  • Aprimorar-se no assunto a ser apresentado, adquirindo assim, uma cultura que servira de fundamento a seus discursos;

  • Seja você mesmo, fale sempre com naturalidade com confiança e entusiasmo;

  • Preste atenção à velocidade, ao ritmo e a intensidade com que você fala, não fale baixo nem rápido demais;

  • Tenha postura correta: fique sempre bem posicionado, procure distribuir o peso do corpo nas duas pernas e evite colocar as mãos nos bolsos, cruzar os braços ou se debruçar sobre mesas cadeiras ou tribuna;

  • Tenha um vocabulário adequado, procure falar sem usas gírias, termos pobres, palavrões, vícios de linguagem e frases feitas;

  • Enfoque sua palestra a partir do ponto de vista do público em questão;

  • Não use frases ambíguas que dêem margem a mais de uma interpretação;

  • Faça uma introdução insinuante para criar uma expectativa no público;

  • Tome cuidado para não perder-se em pormenores e desviar do assunto;

  • Tenha autoconfiança, suprima seu negativismo e acredite que sua limitação não é o seu limite.


1.0 DEFESA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS:(T.D. Monografias,Dissertação e Tese).
A defesa pública da monografia, dissertação ou tese é uma espécie de rito de passagem. Sem enfrentá-lo, o candidato não obtém o título que almeja. O pesquisador deve manter uma postura de humildade, sem demonstrar subserviência, na hora da apresentação. É preciso manter a calma, pois, na maioria das vezes, os membros da Banca Examinadora (com exceção do orientador) assumem uma postura de provocar o candidato.


  • O apresentador deve levar em conta o tempo da apresentação, que na defesa não pode ultrapassar 30 minutos.

  • Evite apresentar tudo o que sabe sobre o assunto; selecione apenas aspectos específicos da idéia central do trabalho;

  • Ensaie em família ou entre amigos, de preferência filmado, para descobrir quais os pontos falhos da apresentação. Um bom ensaio pode ajudar a fixar as idéias principais e dar mais naturalidade à apresentação.

  • O apresentador deve fixar sempre a idéia central escolhida e os pontos principais que irá abordar. O ensaio aqui proposto não é um processo para ajudar a decorar o texto. Só as idéias devem ser fixadas.

  • Durante a apresentação, procure demonstrar simpatia e naturalidade.

  • Altere a modulação da voz de acordo com a importância do assunto. Esse é um sinal de que determinados assuntos são mais enfáticos que outros. É aconselhável evitar a leitura das palavras que estejam escritas na transparência. Isso pode fazer com que a fala torne-se rápida e sem pausa necessária para manter a atenção da audiência, além de os olhos perderem o contato com o público. Somente informações adicionais às transparências devem ser acrescentadas.

  • Recomenda-se que jamais o apresentador caminhe em frente à tela.

  • Manter o contato visual com a audiência é de fundamental importância. Funciona como se fosse um termômetro, a medir se as idéias do apresentador estão sendo bem aceitas, ou não.

  • Finalmente, a estratégia da apresentação deve ser combinada, detalhadamente, com o orientador. Ele conhece o estilo de cada um dos membros da Banca Examinadora e pode ter dicas preciosas para que a apresentação agrade mais


2.0 RECOMENDAÇÕES PARA A DEFESA DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA.
Ao se apresentar, o acadêmico deve estar com todo o seu material devidamente preparado, incluindo uma apresentação alternativa, caso falhem os sistemas à disposição. Lembre-se que preparar sua apresentação durante a apresentação de seus colegas compromete a imagem, denotando falta de organização.

O tempo de apresentação deve ser observado rigorosamente:





  • 30 minutos para a defesa

  • 20 minutos para os questionamentos.

A Banca Examinadora é seu público alvo nesse momento, portanto na apresentação recomenda-se o seguinte protocolo:




    1. Cumprimentos (em ordem de importância, no momento): Banca Examinadora-Orientador e demais membros; Coordenação de Curso; Direção da Instituição e Chefias; Professores; colegas e convidados.

    2. Apresentação da monografia:

    3. Título, nome do aluno e do(s) orientador (es).

    4. Introdução: expor o porquê do interesse pelo tema; problemas encontrados, objetivos, onde foi realizado e período, forma de organização da monografia.

    5. Metodologia: como, o que, com quem, ...

    6. Resultados: expor os resultados obtidos, respondendo de forma clara e concisa à problemática apresentada na introdução.

    7. Considerações Finais: expor se atingiu os objetivos propostos, apresentar considerações finais, bem como sugestões, recomendações, propostas, ...

    8. Agradecimentos: agradecer a presença de todos e colocar-se à disposição de Banca Examinadores para os questionamentos e sugestões que se fizerem necessários.




  1. Questionamentos da Banca Examinadora




  1. Agradecimentos Finais:

    1. Agradecer, em primeiro lugar ao Orientador, e à Banca Examinadora, pelas observações e contribuições dadas ao trabalho;

    2. Prometer que fará as modificações sugeridas pela Banca, após a discussão com o Professor Orientador.


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal