História questões de 01 a 05



Baixar 8.59 Kb.
Encontro10.08.2018
Tamanho8.59 Kb.

HISTÓRIA - VEST./2001 3o DIA


HISTÓRIA - QUESTÕES DE 01 A 05
01. Tropas militares começaram a se movimentar na terça-feira 21 de abril de 1970. Deslocavam-se para o Vale da Ribeira, ao sul de São Paulo, onde, segundo informações levantadas pelos serviços de inteligência, um grupo de subversivos havia montado um centro de treinamento de guerrilheiros. Estradas e aeroportos passaram a ser bloqueados ao longo de toda a região, enquanto unidades fortemente armadas, com a cobertura de aviões e helicópteros, iniciavam seu avanço silencioso sobre a extensa Floresta do Vale do Ribeira. Ali, em 1945, ocorreram intensas agitações sociais, com jagunços atacando lavradores e queimando as suas plantações a mando de supostos proprietários de terras. No mesmo vasto cenário, de uma das regiões mais pobres de São Paulo surgiam, agora, centros de preparação para a guerrilha rural. Desencadeou-se a operação, que só terminará com a limpeza completa da área. (Manchete, 09.05.1970)
Aponte 3 elementos conjunturais associados com a origem dos movimentos guerrilheiros no Brasil no período relatado no trecho acima.
02. Ao longo dos últimos meses, o mundo assistiu ao debate sobre a permanência, ou não, do garoto Elian Gonzalez nos Estados Unidos. Vítima do naufrágio de um barco onde diversas pessoas, entre as quais sua mãe morta no acidente, fugiam de Cuba para os Estados Unidos, o garoto se viu no meio de uma polêmica de proporções internacionais. Grande parte da polêmica tem origem nas disputas políticas entre o governo cubano e o norte-americano iniciadas em 1959 e intensificadas com o episódio da Baía dos Porcos em 1961.
Aponte as razões das disputas políticas entre Cuba e os Estados Unidos e o significado do episódio ocorrido na Baía dos Porcos.

03. Jean Jacques Rousseau, escritor francês do século XVIII, no famoso ensaio “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, publicado em 1754, escreveu: O primeiro homem que cercou uma porção de terra e disse: isto é meu, e encontrou gente suficientemente tonta para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador do Estado.


Com essa frase, Rousseau ampliava uma nova forma de explicar a gênese do Estado, relacionada à propriedade privada. No entanto, até então, vigorava uma outra concepção a respeito da origem do Estado. Explique-a, considerando suas principais características e conseqüências.
04. A guerra Russo-Japonesa (1904-1905), decorrente das ambições imperialistas tanto russas quanto japonesas sobre a Coréia e a Manchúria, terminou com uma vitória arrasadora dos japoneses, a ponto de um cronista da época haver registrado que: Os soldados russos morriam como gafanhotos atravessando um rio.
Considerando-se os acontecimentos históricos posteriores, essa guerra teve duas conseqüências importantes, uma para o Japão e outra para a Rússia. Descreva-as.

05. Leia atentamente o trecho abaixo. Ele foi extraído da letra da música A Batalha das Latas, escrita em 1968 por Gilberto Gil, que faz referências às transformações ocorridas na economia brasileira, nas décadas de 1920 e 1930.



... A lata luta com mais força

Adeus elite do café

Enlate o seu café solúvel

Enquanto dá pé. ...
Identifique e explique as principais transformações ocorridas naquele período.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal