Informações: circuitoculturalliberdade com br



Baixar 27.75 Kb.
Encontro13.01.2018
Tamanho27.75 Kb.

12 a 16 NOV | CIRCUITO LITERÁRIO

Todos os eventos são gratuitos, e acontecem no Teatro da Biblioteca: Praça da Liberdade, 21.

Informações: circuitoculturalliberdade.com.br

12 NOV | QUARTA-FEIRA

14h30 Abertura oficial do Circuito Literário Praça da Liberdade


Momento de apresentação do Circuito Literário Praça da Liberdade, uma iniciativa coletiva dos museus e espaços culturais que integram o Circuito Cultural. A abertura terá a presença de representantes da Secretaria de Estado da Cultura, do Circuito Cultural Praça da Liberdade, da comissão curadora e dos espaços que fazem parte deste que é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

15h  Mesa 1 – Augusto dos Anjos - 100 anos de morte e vida nordestina!


Com Guilherme Garcia e Sérgio Alcides. Mediador: Luiz Morando

Guilherme Garcia: Graduando em Letras com bacharelado em francês e ênfase em tradução na UFMG, desenvolve pesquisa sobre a vida e a obra de Augusto dos Anjos nas áreas de Análise do Discurso Poético, Literatura Comparada, História do Livro e Tradução na UFMG, USP e Biblioteca Mário de Andrade.

Sérgio Alcides: Crítico literário, tradutor e professor carioca, radicado em Belo Horizonte. Seu mais recente livro de poemas é Píer (2012), patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural. Foi escritor-residente no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller (Bellagio, Itália), é doutor em História pela USP e professor da Faculdade de Letras da UFMG.

Luiz Morando: Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e professor de Literatura Brasileira no curso de Letras do Centro Universitário  de Belo Horizonte - UniBH. É autor de Paraíso das Maravilhas: uma história de Crime do Parque.
13 NOV | QUINTA-FEIRA
10h ● Mesa 2 - A criança quer o livro infantil?
Com Nilma Lacerda e Marilda Castanha. Mediadora: Fabíola Farias

Nilma Lacerda: Autora de Manual de Tapeçaria, Pena de Ganso, Viver é Feito à Mão / Viver é Risco em vermelho, entre outros títulos, ensaios e artigos científicos, é também professora na Universidade Federal Fluminense e mantém um projeto sobre escrita na América Latina.

Marilda Castanha: Graduada na escola de Belas Artes da UFMG, no final dos anos 1980 começou a ilustrar livros para a infância. Com os livros Pindorama (2000), Terra das Palmeiras e Mil e uma estrelas (2012) ganhou, respectivamente, o 3º e o 1º lugar do Prêmio Jabuti de Ilustração. Recentemente publicou o livro “Fases da lua e outros segredos”.

Fabíola Farias: Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG, coordenadora da rede de bibliotecas públicas e dos projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, membro do Movimento Brasil Literário e colaboradora da Revista Emília.

15h  Mesa 3 - Literatura e Cultura Popular


Com Olavo Romano e Ricardo Azevedo. Mediadora: Cleide Fernandes

Olavo Romano: Presidente da Academia Mineira de Letras, publicou 17 livros, textos em antologias e adaptações para roteiro de curta-metragem e participa do quadro Prosa Arrumada, do programa de televisão Arrumação.

Ricardo Azevedo: Escritor e ilustrador com vários livros publicados para crianças e jovens, inclusive em países como França, Alemanha, México, Costa Rica, Portugal e Holanda. É doutor em Letras (USP) e pesquisador na área da cultura popular.

Cleide Fernandes: formada em Biblioteconomia pela UFMG, com experiência em serviço de extensão bibliotecária e atendimento a pessoas com deficiência visual. Atualmente está à frente da Diretoria de Formação e Processamento Técnicos de Acervos da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário.
17h ● Mesa 4 - Literatura de Fantasia
Com Bráulio Tavares (RJ) e Raphael Draccon (RJ). Mediador: Samuel Medina

Bráulio Tavares: Escritor e compositor, possui mais de 20 livros publicados. Sua obra foi contemplada com diversos prêmios, entre eles o Prêmio Shell de Teatro (1992), Prêmio APCA de Literatura Infantil (2007) e Prêmio Jabuti de Literatura Infantil (2009). Este ano lança o livro de contos Sete monstros brasileiros e a coletânea de crônicas A Idade da Ignorância.

Raphael Draccon: Autor da série Dragões de Éter e Romancista, é roteirista, editor e possui mais de 250 mil exemplares vendidos. Integrante do RapaduraCast, é roteirista premiado pela American Screenwriter Association e chegou ao quarto lugar dos mais vendidos no México pela Penguim Random House.

Samuel Medina: Graduado em Letras, trabalha como servidor público municipal na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Publicou o livro A grande guerra e contribuiu nas antologias Entrelinhas — Vol. IINévoaQuimera e Mentes Inquietas. Lançou em 2013 o romance de fantasia O Medalhão e a Adaga e, em 2014, a obra infantojuvenil Patos Selvagens.
14 NOV | SEXTA-FEIRA
10h ● Mesa 5 - Leitura Inclusiva
Com Ana Paula Silva (SP), Wesley Soares (RJ) e Marilia da Piedade M. Silva. Mediador: Carla Mauch (SP)

A mesa propõe discutir a acessibilidade de pessoas com deficiência à leitura, especialmente à leitura literária.



Ana Paula Silva: Psicóloga formada pela Universidade de Guarulhos, mestranda pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) em Mediação Intercultural e Intervenção Social, é gestora da Fundação Dorina Nowill para Cegos com projetos de apoio à inclusão, entre os quais pesquisa, capacitações, gerenciamento e formação de rede de leitura inclusiva pelo Brasil.

Wesley Soares: Doutorando em Educação pela UFF, mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela mesma instituição, é pesquisador na área de políticas públicas de educação especial no Estado do Rio de Janeiro e professor do Instituto Nacional de Surdos (RJ).

Marilia da Piedade M. Silva: mestre em Psicologia da Educação e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora universitária e de cursos de pós graduação e pesquisadora da área de Educação Especial. Coordenadora da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Carla Mauch: Pedagoga, com especialização em deficiência e em Tecnologia Assistiva, é coordenadora da OSCIP Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusiva, de São Paulo, e supervisora geral do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e do Ministério da Cultura.

14h30 ● Mesa 6 - Poéticas do Agora


Com Eucanaã Ferraz, Ana Martins Marques e Sérgio Alcides. Mediador: Dagmar Braga
Eucanaã Ferraz:
Professor de Literatura Brasileira na UFRJ, organizou, entre outros, Letra Só (seleção de letras de Caetano Veloso), Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes e publicou Folha Explica Vinicius de Moraes. Também é poeta e autor de, entre outros, Desassombro, Rua do mundo, Cinemateca e Sentimental (Prêmio Portugal Telecom de Poesia).

Ana Martins Marques: Formada em Letras pela UFMG, é doutora em literatura pela mesma instituição. Recebeu, em 2007 e em 2008, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte de Literatura. É autora de dois livros de poemas: A vida submarina (2009) e Da arte das armadilhas (2011), tendo o último vencido o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional.

Sérgio Alcides: Crítico literário, tradutor e professor carioca, radicado em Belo Horizonte. Seu mais recente livro de poemas é Píer (2012), patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural. Foi escritor-residente no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller (Bellagio, Itália), é doutor em História pela USP e professor da Faculdade de Letras da UFMG.

Dagmar Braga: Licenciada em Letras com especialização em Literatura Brasileira e Jornalismo e Práticas Contemporâneas, foi curadora da exposição literária itinerante Das contingências do amor. Foi finalista do Prêmio Jabuti com Geometria da Paixão (Poesia). Criou o Espaço Cultural Letras e Ponto e nele promove degustações de Arte, debates e oficinas, desde 2006.

17h ● Mesa 7 - Literatura em revista (pertinência, alcance, crítica)


Com Bruno Azevêdo (Pitomba-PB), Rogério Pereira (Rascunho-PR), Julio Villanueva (Etiqueta Negra, Peru); Fabrício Marques (Suplemento Literário-MG). Mediador: João Pombo Barile

Bruno Azevêdo: Escritor e editor da Pitomba! livros e discos. Autor de sete livros de ficção, entre eles O Monstro Souza (com Gabriel Girnos), Breganejo Blues e Baratão 66 (com Luciano Irrthum). Seu mais recente lançamento é o livro Em ritmo de seresta, sobre os cantores de brega e seresta do Maranhão.

Rogério Pereira: Jornalista, editor e escritor. Em 2000, fundou em Curitiba o jornal de literatura Rascunho. Desde janeiro de 2011 é diretor da Biblioteca Pública do Paraná, onde coordena o Plano Estadual do Livro e Leitura. É autor do romance Na escuridão, amanhã, finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Portugal Telecom.

Julio Villanueva: Jornalista, escritor e editor peruano, é diretor-fundador da revista Etiqueta Negra e autor de Elogios Criminales, uma coletânea de grandes reportagens que fez com figuras singulares.

Fabrício Marques: Jornalista, foi editor do Suplemento Literário de Minas Gerais (2004), integrando o conselho editorial desde 2009. Publicou diversos livros – o mais recente é A fera incompletude (Dobra Editorial, finalista do Premio Jabuti e do Portugal Telecom em 2012).

João Pombo Barile: diretor do Suplemento Literário de MG. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, trabalha como jornalista desde 1989. Em São Paulo trabalhou nas editoras Nova Cultural, Segmento, Abril e Larousse. Em Minas, trabalhou nos jornais O TEMPO (caderno de Esportes e Magazine), Revista Encontro e no jornal Hoje em Dia

19h30 ● Mesa 8 - Literatura e Experiência


Com João Anzanello Carrascoza, Noemi Jaffe e Elvira Vigna. Mediador: Maurício Meirelles
João Anzanello Carrascoza:
Escritor e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, publicou os romances Caderno de um ausente e Aos 7 e aos 40, além de livros de contos e obras para o público infantojuvenil. Recebeu os prêmios Jabuti, APCA, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional e Guimarães Rosa (Radio France).
Noemi Jaffe: Escritora, doutora em Literatura Brasileira e crítica literária. Escreveu O que os cegos estão sonhando? e A verdadeira história do alfabeto, vencedor do Prêmio Brasília de Literatura em 2014, entre outros. Dá aulas de Escrita Criativa na Casa do Saber, em São Paulo, e é crítica literária dos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico.

Elvira Vigna: Desenhista e escritora, foi finalista dos prêmios São Paulo e Jabuti com o romance O que deu para fazer em matéria de história de amor e ganhou o prêmio de Ficção da ABL com Nada a Dizer. Como desenhista, ganhou vários prêmios da FNLIJ e o Jabuti de Melhor Ilustração em 2013. Seu mais recente lançamento é o livro Por escrito, de 2014.

Maurício Meirelles: arquiteto, publicou contos no Suplemento Literário do Minas Gerais e em antologias literárias. Seu trabalho investiga as relações entre a literatura e outras linguagens artísticas, tendo participado da exposição Artefatos de Som, em parceria com o duo O GRIVO (Galeria OI FUTURO - 2013). 

15 NOV | SÁBADO
15h ● Mesa 9 - Poesia e Música: transversalidades
Com Makely Ka (MG), Renato Negrão (MG) e Ricardo Aleixo (MG). Mediador: Ana Amélia Lage Martins (MG)
Makely Ka: é um dos principais compositores de sua geração, com mais de oitenta canções registradas por diversos intérpretes no Brasil e no exterior. Possui artigos e poemas publicados nos jornais Estado de Minas e Suplemento Literário de Minas Gerais e nas revistas Almanaque Brasil, Etcétera, Continuum (Itaú Cultural), Vermelho e Overmundo. Publicou os livros Objeto Livro e Ego Excêntrico e edita desde 2006 a Revista de Autofagia.
Renato Negrão: artista premiado nacionalmente (Rumos Itaú Educação, Cultura e Arte 2008/2010), já publicou cinco livros de poemas e foi curador do Instituto Estrada Real e da Escola Guignard. É professor e arte educador, atuando há 10 anos em projetos como Oi Kabum!, Programa Arena da Cultura (PBH), Programa Valores de Minas (SERVAS), entre outros.
Ricardo Aleixo: poeta, compositor, cantor, artista sonoro e visual. Publicou, desde 1992, 8 livros de poemas. Já fez performances na Argentina, na Alemanha, em Portugal, no México, nos EUA, na França e na Espanha. Como compositor, além de criações individuais, tem parcerias com, entre outros, Gilvan de Oliveira e Zeca Baleiro.
Ana Amélia Lage Martins: bibliotecária da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

16 NOV | DOMINGO
11h ● Mesa 10 - Nova Prosa Brasileira
Com Marcílio França Castro, Simone Campos e Carlos de Brito e Mello.

Mediadora: Maria Esther Maciel

Marcílio França Castro: É autor dos livros de contos Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse, de 2011 (“Prêmio Clarice Lispector” em 2012, e Bolsa Funarte de Criação Literária em 2009), e A casa dos outros, de 2009 (Prêmio da União Brasileira de Escritores – RJ” em 2010). É mestre em Estudos Literários pela UFMG, onde também se graduou em Letras e em Direito.

Simone Campos: Escritora, tradutora e editora, estreou na literatura aos 17 anos, com o romance No shopping. Seu livro interativo OWNED, inspirado na cultura dos videogames, foi lançado em papel e em meio digital. Mestre em Letras na UERJ, seu romance mais recente, A vez de morrer, foi lançado em julho deste ano.
Carlos de Brito e Mello: Escritor, psicanalista e doutorando em Comunicação Social pela UFMG. Seu livro A passagem tensa dos corpos (2009) foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura, Jabuti e Portugal Telecom de Literatura, em 2010. Em 2008, recebeu o prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (categoria Jovem Escritor Mineiro).

Maria Esther Maciel: Professora Associada de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em Literatura Brasileira pela UFMG, doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição e pós-doutorado na área de Cinema pela Universidade de Londres.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal