IntroduçÃO



Baixar 40.83 Kb.
Encontro02.12.2017
Tamanho40.83 Kb.

TÍTULO DO ARTIGO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CONEXÕES: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE

(NÃO INCLUIR OS AUTORES PARA FACILITAR AVALIAÇÃO CEGA)



RESUMO

Em termos da organização do trabalho, a primeira página do artigo deve conter: o título do artigo; o Resumo e o Abstract. Estes elementos pré-textuais não deverão ultrapassar a primeira página. O título do trabalho deverá ter, no máximo, três linhas. O resumo do artigo final deverá ter de 100 a 250 palavras com fonte (Times New Roman, tamanho 10, justificado). No resumo inicie introduzindo o trabalho e declare o objetivo. Indique se o trabalho trata de uma pesquisa (experimental, levantamento, estudo de caso, estudo de campo, pesquisa-ação) ou de uma compilação bibliográfica. Sintetize a metodologia utilizada. Finalize apresentando resultados e contribuições. Classifique o trabalho com no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave separadas pelo ponto, conforme exemplo abaixo. Outras instruções para a preparação do artigo completo são apresentadas ao longo deste texto.



Palavras-chave: Trabalho científico. Formatação. Resumo. Artigo completo. Submissão.

TÍTULO DO ARTIGO COMPLETO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CONEXÕES: CIENCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE

ABSTRACT

Neste caso deve ser seguida a mesma formatação utilizada na preparação do Resumo, obviamente com texto em língua inglesa, separadas pelo ponto, conforme exemplo abaixo.



Keywords: Synthetic dyes. Work. Kinetic. Electricity. Neural network.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO DO TRABALHO

A partir da segunda página sugere-se estruturar o texto nas seguintes sessões, respeitada a natureza da área de conhecimento:




  • Introdução (incluindo os componentes de revisão da literatura);

  • Fundamentação (quando necessária ao desenvolvimento do estudo proposto);

  • Metodologia ou Materiais e Métodos (quando houver);

  • Resultados e Discussão (quando houver);

  • Conclusões ou Considerações Finais;

  • Referências Bibliográficas

  • Outros elementos pós-textuais como agradecimentos, apêndices e anexos são opcionais.

Nesta parte são apresentadas as principais diretrizes para a elaboração do artigo completo no que diz respeito à apresentação gráfica, à estrutura e ao procedimento para a submissão do artigo. Este documento já possui a formatação de estilos personalizados para a elaboração do texto. O autor pode, portanto, utilizar este arquivo como modelo para esta finalidade.

O artigo completo deve conter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas. Os arquivos para submissão deverão estar noformato Microsoft Word (doc; docx).Tabelas e figuras devem ser apresentadas ao longo do corpo do texto, porém como forma de otimizar ao máximo o conteúdo de cada página, as mesmas podem estar deslocadas.

O texto deve ser configurado em folha do tamanho A4 (210x297mm), incluindo a numeração de página indicada. A margem esquerda e superior deverá possuir 3 cm, enquanto que as demais margens (inferior e direita) deverão possuir 2 cm. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs, deve-se observar tаmbém um recuo de 4 cm dа margem esquerdа. Procure utilizar toda a área disponível. Exceções podem ser admitidas, por exemplo, quando for necessário começar uma nova seção, título, subtítulo ou legenda, esses poderão ser alocados no início da página seguinte.

Os textos deverão ser escritos em fonte (Times New Roman, tamanho 12, justificado) à exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10 e uniforme. Os títulos das seções devem estar apresentados em negrito, todo em maiúsculo (Estilo Título 1). Subtítulos em negrito devem apresentar somente apenas as primeiras letras de cada palavra em maiúscula (Estilo Título 2). Texto normal, espaço simples, sem recuo na primeira linha.

Empregar espaçamento simples. Antes de um título principal (item 1) ou de figuras deverá ser deixado espaço em branco equivalente a duas linhas. Antes de um título secundário (1.1 ou 1.1.1) deverá ser deixado espaço em branco equivalente a uma linha). Se forem adotados os estilos deste arquivo de instruções, esses espaçamentos todos já estão previstos. Na formatação dos parágrafos escolher a opção parágrafo justificado. Este formato já está definido no presente arquivo de instruções.

Para equações serão adotadas as unidades do Sistema Internacional (SI). As equações deverão estar separadas por linha adicional antes e depois, ser centralizadas e numeradas sequencialmente:

E = m.C2 (01)

As figuras serão inseridas no interior do texto, preferencialmente em seguida aos parágrafos a que se referem. Uma menção às figuras no texto corrido é necessária para a orientação do leitor. As figuras devem conter todos os elementos de formatação e de conteúdo para que sejam interpretadas corretamente, sem necessidade de se recorrer ao texto corrido para uma busca de informações adicionais. É importante observar as margens e o número máximo de páginas. As figuras e tabelas deverão ser centralizadas e numeradas sequencialmente. O número das figuras (ver Figura 1) e das tabelas (ver Tabela 1), seguido do título, devem aparecer na parte superior das mesmas, centralizado e negrito (tamanho 12). Separar do texto as tabelas e figuras com 1 linha antes e depois. Fonte e legenda em tabelas e figuras devem ser apresentadas logo abaixo das mesmas (tamanho 10).



Evite utilizar letras, legendas e símbolos de pequenas dimensões. Para não comprometer a leitura não empregar letras menores que tamanho 10 ou linhas muito finas. Utilizar fotografias somente quando forem imprescindíveis para a compreensão do texto. Recomenda-se que gráficos, figuras, fotos e qualquer arquivo gráfico, estejam inseridos no texto em formato “jpg”.
Tabela 1 – Estilos a serem utilizados.


Elemento







Alinhamento







Título do artigo










Centralizado

Nome dos autores










Centralizado

Identificação dos autores










Centralizado

Titulo do resumo










Esquerdo

Resumo










Justificado

Palavras-chave










Esquerdo

Titulo de Sessão










Esquerdo

Título de subseção










Esquerdo

Texto










Justificado

Título de Figura e Tabela










Centralizado

Nota de rodapé










Justificado

Fonte: (quando houver) inserir texto nesta posição.



Figura 1 – Imagem da revistado IFCE.

Fonte: (quando houver) inserir texto nesta posição.



A qualidade técnico-científica do trabalho será um dos critérios de avaliação do artigo completo. Como já colocado anteriormente o autor deverá apresentar conceitos corretos, ter profundidade na abordagem teórica, rigor científico e fazer citação de referências fundamentais para o tema utilizando a NBR10520 da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Evitar citações diretas. As referências bibliográficas devem ser listadas em ordem alfabética. Toda referência deve ser citada seguindo a NBR6023 da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sendo assim, apresentaremos a seguir alguns exemplos de utilização:

Livros e folhetos: GOMES, L. G. F. Novela e Sociedade no Brasil. 1. ed. Nitrói: Ed UFF, 1998. 137 p.
Livros e folhetos em modo eletrônico: JOANILHO, André Luiz. História, política e sociedade. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 212 p. Disponível em: < http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/ 24044.pdf> Acesso em: 09 abr. 2012.
Capítulo de livro: DIMAS, Antônio. Sobre Em liberdade. In: SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
Monografias, dissertações e teses: DINIZ, Arthur José Almeida. Direito internacional público e o estado moderno. 1975. 196 f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1975.
Periódico (revista, boletim, cadernos, etc): DINHEIRO. São Paulo: Ed. Três, n. 148, 28 jun. 2000. 98 p.
Artigo e/ou matéria de periódico (revista, boletim, cadernos, etc): GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, 1997.
Artigo e/ou matéria de jornal: NAVES, P. Lagos Andino dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.
Artigo em meio eletrônico: STEUDEL, Adelângela de Arruda Moura. Jusnaturalismo clássico e jusnaturalismo racionalista: aspectos destacados para acadêmicos do curso de Direito. Revista Eletrônica Direito e Política, Itajaí, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2012.
Evento: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13., 1995, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1995.
Evento em meio eletrônico: CONGRESSO DE INICIAÇAO CIENTIFICA DA UFPE, 4., 1996. Recife. Anais eletrônicos… Recife: UFPE, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.
Trabalho apresentado em evento: BRAYNER, A. R.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGDB orientado a objetos. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.
Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico: SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇAO CIENTIFICA DA UFPE, 4., 1996. Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 1996.

Disponivel em: <http://www.propesq.ufpe/anais/anais/educ.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.


Patente: EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento (Sao Carlos, SP). Paulo Estevao Cruvinel. Medidor digital multissensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995.
Legislação: BRASIL. Decreto n° 6.063, de 20 de março de 2007. Regulamenta no âmbito federal, dispositivos da Lei n° 11.284 de 2 de março de 2006, que dispõe sobre gestão de florestas públicas para a produção sustentável, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 mar. 2007. Seção 1, p. 1.






©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal