Justificar o texto



Baixar 62.21 Kb.
Encontro23.03.2018
Tamanho62.21 Kb.







REGULAMENTO OFICIAL DO CONCURSO

“CONCURSO CIRCUITO DE MODA 2008”




  1. DA JUSTIFICATIVA DO CONCURSO:

1.1 Promover a integração e a participação dos estudantes de Design, Design de Produto, Moda e Design de Moda em atividades de extensão, interinstitucionais.

1.2 Oportunizar a integração dos acadêmicos de moda e design do RS, através do trabalho em equipe e desenvolvimento de produtos de design de moda, dentro dos laboratórios da Feevale, passando necessariamente pelos processos de criação, especificações técnicas, modelagem, costura acabamento, produção de moda e de desfile.

1.3 Promover o primeiro concurso estadual de Moda e Design no formato de reality show.

1.4 Fortalecer a comunidade de moda do RS.

1.5 Aproximar acadêmicos de (cursos) do empresariado.


  1. DA TEMÁTICA DO CONCURSO:

2.1 Os trabalhos a serem desenvolvidos no concurso, deverão versar sobre criações de produtos inspirados em temática surpresa que será apresentada na primeira etapa do evento: reunião de apresentação.


  1. DA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES:

3.1 As equipes participantes do concurso, deverão ser compostas por acadêmicos regularmente matriculados em cursos superiores de Design, Design de Produto, Moda, e Design de Moda do Rio Grande do Sul, seja tecnólogo, seja bacharelado.

3.2 As equipes podem apresentar composição interinstitucional.

3.3 Cada equipe precisa impreterivelmente ter 4 integrantes.

3.4 Os integrantes devem comprovar conhecimentos teóricos e práticos para execução das etapas propostas.

3.5 Todos os integrantes das equipes devem comprovar que estão devidamente matriculados, em suas respectivas graduações, no semestre de 2008/02.

3.5 Cada equipe deve comprovar um conjunto de habilidades, por parte de seus integrantes, que viabilizem a execução de todas as etapas de: criação (elaboração de croquis com especificações técnicas); desenvolvimento técnico (elaboração de ficha técnica, moulage, planificação de moldes); produção (infesto, corte e costura); acabamentos (prova e ajustes, superfície, limpeza e revisão, passação); produção de moda para registro fotográfico (definição de cabelo e maquiagem); e produção de moda para evento (performance de passarela).

3.6 Cada equipe deve definir um integrante para desempenhar o papel de liderança que será o facilitador entre a equipe e a organização do evento sempre que necessário.

3.7 Cada equipe deve definir um nome criativo para representar o grupo e seus integrantes.

3.8 Não serão aceitos nomes de equipes em duplicidade, sendo considerada a ordem de inscrição.

3.9 Cada equipe selecionada deverá apresentar um kit básico de materiais (ver item XI) para utilização durante o concurso.

3.10 A não apresentação do kit básico de materiais e conferência do mesmo, pela comissão de organização, resultará na eliminação da equipe.

3.11 Cada acadêmico só poderá se inscrever como integrante de uma equipe.

3.12 As equipes que tiverem nomes de acadêmicos em duplicidade serão desclassificadas.


  1. DAS CATEGORIAS EXISTENTES:

4.1 O concurso possui duas categorias: 1) Vestuário de tecido plano; 2) Bolsa de couro.

4.2 Cada equipe pode se inscrever no máximo em 1 categoria.

4.3 A categoria de vestuário de tecido plano somente aceitará inscrições de acadêmicos de cursos superiores de Moda ou Design de Moda, seja tecnólogo, seja bacharelado.

4.4 A categoria de bolsa de couro aceitará inscrições de acadêmicos de cursos superiores de Moda ou Design de Moda; Design ou Design de Produto, seja tecnólogo, seja bacharelado.

4.5 As equipes inscritas na categoria vestuário de tecido plano devem comprovar domínio no manejo de máquina de costura reta doméstica.

4.6 As equipes inscritas na categoria bolsa de couro devem comprovar domínio no manejo de máquina de costura industrial específica para couro.


Parágrafo Único – A Feevale não se responsabiliza por eventuais danos pessoais, físicos e/ou materiais, que os participantes do evento possam vir a sofrer e/ou causar em função do manejo das referidas máquinas e/ou em razão do próprio concurso em geral.



  1. DO NÚMERO DE VAGAS:

5.1 Para a categoria vestuário de tecido plano serão oferecidas 20 vagas, sendo que cada vaga representa 1 equipe composta por 4 alunos.

5.2 Para a categoria bolsa de couro serão oferecidas 5 vagas, sendo que cada vaga representa 1 equipe composta por 4 alunos.

5.3 A Feevale se dá ao direito de reservar até 10 vagas na categoria vestuário de tecido plano e até 2 vagas na categoria bolsa de couro para equipes que possuam 50% de acadêmicos dos cursos de Design e/ ou Design de Moda e Tecnologia da Feevale.

5.4 A Feevale se dá ao direito de não preencher todas as vagas oferecidas.




  1. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DAS EQUIPES:

6.1 O número de equipes inscritas pode ser superior ao número de vagas oferecidas por categoria.

6.2 O número de equipes selecionadas será até o número de vagas oferecidas.

6.3 Será aceito uma inscrição por equipe a ser efetivada pelo líder em nome do grupo.

6.4 No ato da inscrição será cobrado o pagamento de 50% do valor da mesma, através de boleto bancário, a ser impresso pelo líder no final do processo de inscrição.

6.5 Após a divulgação das equipes selecionadas será cobrada o pagamento dos 50% restantes referente ao valor de inscrição, através de boleto bancário (não reembolsável) enviado para o e-mail do líder.

6.6 Os boletos bancários da primeira etapa terão vencimento em 48 horas após a inscrição ou envio do e-mail para o líder; os boletos complementares terão vencimento em 24 horas após o envio.

6.7 O não pagamento dos boletos bancários dentro do prazo automaticamente eliminará a equipe independente, mesmo que selecionada.

6.8 A inscrição ocorrerá através do hotsite do concurso pelo endereço eletrônico www.circuitodemoda.com.br no período de 27/10 a 21/11.

6.9 Após o pagamento do primeiro boleto, cada equipe deverá entregar na Feevale comprovação das habilidades (ver item X).

6.10 A não comprovação das habilidades e/ou entrega dá mesma resultará na eliminação da equipe inscrita.

6.11 A não comprovação da efetivação da matrícula de todos os participantes no semestre 2008/02 resultará na eliminação da equipe inscrita.


  1. DO PROCESSO DE SELEÇÃO DAS EQUIPES:

7.1 O processo de seleção das equipes ocorrerá em dois momentos: 1) a comprovação das habilidades e conhecimentos para execução das etapas, por parte da equipe, através de documento comprobatório; 2) ordem de inscrição hierárquica por categoria.

7.2 A Feevale se dá ao direito de selecionar equipes suplentes no caso de eliminação de equipes pelo não pagamento dos boletos bancários.




  1. DA DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS:

8.1 A divulgação das equipes selecionadas ocorrerá através hotsite www.circuitodemoda.com.br, no dia 28/11.

8.2 Após a divulgação, o líder de cada equipe selecionada receberá e-mail da organização com envio do boleto bancário complementar (não reembolsável) e vencimento no prazo de 24 horas.

8.3 Caso existam equipes suplentes, as mesmas serão divulgadas em forma de listagem hierárquica, no mesmo período e endereço eletrônico; e poderão ser convocadas frente a eliminação de alguma equipe.

8.4 No caso de convocação de equipe suplente o líder da mesma receberá e-mail da organização com envio do boleto bancário complementar (não reembolsável).




  1. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO:

9.1 As equipes selecionadas não poderão apresentar composição de integrantes, diferente da inscrita, através do formulário eletrônico.

9.2 O não comparecimento de um dos integrantes da equipe selecionada eliminará automaticamente a mesma do concurso.

9.3 A não apresentação e conferência completa do kit básico de materiais, por parte da comissão organizadora, solicitados neste regulamento, eliminará automaticamente a equipe do concurso.

9.4 Cada equipe receberá uma camiseta personalizada do evento para customização prévia para a identificação dos participantes. A mesma deverá ser utilizada ao longo de toda a realização do concurso.

9.6 Os participantes das equipes receberão crachás de identificação pessoal e da equipe.

9.5 Não serão aceitos integrantes na equipe que não estejam devidamente matriculados em seus respectivos cursos superiores ou tecnólogos (de Moda, Design de Moda, Design e Design de Produto).





  1. DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS:

10.1 A comprovação dos acadêmicos em suas instituições de ensino será feita pela apresentação do comprovante de matrícula do semestre vigente (2008/02).

10.2 A comprovação dos conhecimentos e habilidade exigidas, neste regulamento, dos acadêmicos se dará através de apresentação da cópia do histórico universitário apresentando aprovação nas disciplinas que correspondem a estes conteúdos de aprendizagem; ou apresentação de cópias de certificado de curso técnico/qualificação ou extensão com carga horária mínima de 45 horas.

10.3 Os documentos comprobatórios de todos os integrantes deverão ser entregues em um envelope lacrado e identificado com o nome da equipe, data e assinatura do líder.

10.4 Não é necessário comprovar conhecimento e habilidade, dos integrantes (de forma individual), em todas as etapas; desde que, os conhecimentos e as habilidades, uma vez somados, comprovem todos os requisitos para participação da equipe.

10.5 Os documentos comprobatórios devem ser entregues, via correio ou em mãos, em até cinco dias úteis após a inscrição on line da equipe, no Centro de Design Feevale, localizado no Campus II da instituição, no segundo andar do prédio 14, na rodovia RS 239, número 2755, bairro Vila Nova, CEP 93352-000, em Novo Hamburgo, RS.
XI. DO KIT BÁSICO DE MATERIAIS:

11.1 Toda equipe deve possuir um kit básico de materiais para utilização no decorrer do concurso.

11.2 O kit de materiais deve ser entregue nos dia 12/12 ou 15/12, no período das 9:00 às 11:00 e das 14:00 às 18:00, no Centro de Design da Feevale, localizado no Campus II da instituição, no segundo andar do prédio 14, na rodovia RS 239, número 2755, bairro Vila Nova, CEP 93352-000, em Novo Hamburgo, RS.

11.3 Os itens que obrigatoriamente devem constar no kit de materiais de cada equipe da categoria vestuário são: 1) Criação: folhas canson branca 180g, lápis e/ou lapiseira para desenho, borracha, material para pintura; 2) Desenvolvimento técnico, produção e acabamentos: réguas, fita métrica, alfinetes, tesoura, cola, fita adesiva, carretilha, descosedor; 3) Produção fotográfica e desfile: 1 modelo (ver item 11.7).

11.4 Os itens que obrigatoriamente devem constar no kit de materiais de cada equipe da categoria bolsa são: 1) Criação: folhas canson branca 180g, lápis e/ou lapiseira para desenho, borracha, material para pintura; 2) Desenvolvimento técnico, produção e acabamentos: cartolina japonesa, faca e/ou estilete, réguas, fita métrica,compasso, tesoura, fita adesiva; 3) Produção fotográfica e desfile: 1 modelo (ver item 11.7).

11.5 Os kits básicos também podem conter materiais de aviamento e/ou acabamento, como: botões, entretelas, elásticos, linhas, cadarços e demais materiais que a equipe considerar necessário.

11.6 Os kits básicos não podem conter tecidos, couros e enfeites em metais, pois os mesmos serão fornecidos pelo concurso, de acordo com a temática.

11.7 Cada equipe deverá trazer a sua própria modelo, que participará do ensaio fotográfico e, posteriormente, do desfile de encerramento do concurso. A mesma deverá estar na Feevale às 8 horas e 30 minutos, do dia 10/12, até o encerramento do evento.

11.8 Ao fazer entregar o kit básico, o representante da equipe deverá assinar um protocolo de entrega.

11.09 A Feevale disponibilizará um busto de moulage ergonômico por equipe: sendo que 10 bustos serão no tamanho 38 e, 10 no tamanho 40; assim, cada equipe deve ter as medidas da sua modelo para confecção da peça. A distribuição dos bustos será aleatória.


XII: DO CRONOGRAMA:




Data

Horário

Local

Inscrições (1° etapa)

De 27 de outubro a 21 de novembro de 2008.

Sem horário definido

Através do site www.circuitodemoda.com.br

Divulgação dos candidatos pré-selecionados

28 de novembro de 2008.

Até as 19h

Através do site www.circuitodemoda.com.br

Inscrições (2° etapa)

01 de dezembro de 2008.

Sem horário definido

Através do site www.circuitodemoda.com.br

Inscrições das equipes suplentes** (2° etapa)

03 de dezembro de 2008.

Sem horário definido

Através do site www.circuitodemoda.com.br

Divulgação das equipes participantes

04 de dezembro de 2008.

Até às 19h

Através do site www.circuitodemoda.com.br

Entrega dos Kits básicos

04 e 05 de dezembro de 2008.

Das 9 às 11h e das 14 às 18h

Centro de Design -Centro Universitário Feevale

Realização do evento:

1° etapa: Apresentação da Temática e Criação


08 de dezembro de 2008.

Das 8h às 22h

Centro Universitário Feevale campus II

Realização do evento:

2° etapa: Desenvolvimento técnico, produção e acabamentos


09 de dezembro de 2008.

Das 8h às 22h

Centro Universitário Feevale campus II

Realização do evento:

3º etapa: Produção fotográfica e desfile

10 de dezembro de 2008.

Das 8h às 22h

Centro Universitário Feevale campus II

Devolução dos looks

Será divulgado durante o evento




Centro de Design - Centro Universitário Feevale campus II

* Além da divulgação através do Site www.circuitodemoda.com.br os candidatos também serão avisados via e-mail e telefone, constantes no protocolo de entrega das propostas.

** Caso ocorra desistência de alguma equipe selecionada, antes do início do evento, haverá a convocação das equipes suplentes.


  1. DA CONCORDÂNCIA COM O REGULAMENTO OFICIAL:

13.1 A participação no concurso constitui total e incondicional concordância e aceitação do participante ao disposto neste regulamento e no regulamento oficial do Concurso Circuito de Moda, disponível no site www.feevale.br;

13.2 O Concurso Circuito de Moda é organizado pelo Curso de Design de Moda e Tecnologia do Centro Universitário FEEVALE e acontece entre os dias 16/12 e 18/12, durante os períodos das 08h às 22h, no Campus II do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

13.3 Os participantes, ao inscreverem seus trabalhos, outorgam ao curso de Design de Moda e Tecnologia e ao Centro Universitário Feevale, a reprodução e divulgação deles em qualquer mídia, sem conferir qualquer compensação ao participante.


  1. DA AVALIAÇÃO DAS EQUIPES:

14.1 A avaliação das equipes inscritas na 1ª. Etapa do concurso ocorrerá em ordem de entrega dos envelopes e, também, através da equipe que melhor contemple os critérios exigidos no concurso;

14.2 As equipes serão avaliadas por uma comissão de professores do curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale;

14.3 A comissão que julgará os trabalhos será divulgada posteriormente.



  1. DA AVALIAÇÃO DAS EQUIPES PREMIADAS:

15.1 A avaliação das propostas e a colocação das três equipes premiadas, será realizada por uma equipe de profissionais de moda, comunicação e empresários do setor;

15.2 A comissão que julgará os trabalhos será divulgada posteriormente;

15.3 As idéias serão avaliadas levando em consideração os seguintes critérios, de acordo com a organizadora do evento: coerência entre o tema e o produto final apresentado pela equipe, apresentação dos desenhos, qualidade dos cortes e acabamentos e efeito de passarela.



  1. DA PREMIAÇÃO:

16.1 Serão premiados os integrantes das três primeiras equipes finalistas da categoria vestuário e da categoria bolsa;

16.2 O primeiro prêmio, para as equipes de vestuário e de bolsa, será uma viagem de ida e volta para São Paulo ou Rio de Janeiro, com direito a hospedagem e translado, para assistir a um desfile dentro do São Paulo Fashion Week ou Fashion Rio, conforme composição do júri;

16.3 Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão um troféu de participação.

16.4 Todos os integrantes das equipes participantes da segunda etapa, receberão certificados de participação no concurso emitidos pela Feevale.




  1. DA VEICULAÇÃO DE IMAGEM DO CONCURSO:

17.1 O concurso terá o formato de reality show, resultando em uma série de programas que serão veiculados pela TV Feevale.

17.2 Todas as etapas serão filmadas durante a realização do evento, registrando os principais momentos de todas as equipes participantes do concurso;

17.3 Ao final de cada etapa, um integrante de cada equipe deverá realizar um depoimento sobre a conclusão da mesma.

17.4 Os depoimentos prestados pelas equipes não possuirão caráter classificatório, pois os mesmos servirão de registro para o programa que será veiculado posteriormente ao evento.





  1. DISPOSIÇÕES FINAIS:

18.1 Os integrantes das equipes finalistas poderão ser convidados a participar de reuniões, entrevistas e/ou encontros posteriores ao evento;

18.2 O curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale se exime de qualquer responsabilidade sobre os trabalhos não retirados no prazo estipulado.



18.3 Questões não previstas no presente regulamento serão avaliadas pela coordenação do curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale, e, ao exclusivo critério desta, serão solucionadas, não cabendo qualquer espécie de recurso dessa decisão.

Maiores informações sobre o evento poderão ser obtidas através do site: www.circuitodemoda.com.br.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal