Karyne mariano lira correia



Baixar 0.63 Mb.
Página1/17
Encontro24.01.2018
Tamanho0.63 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17


KARYNE MARIANO LIRA CORREIA

Psicodermatologia e abordagem cognitivo-comportamental: contribuições para o enfrentamento do vitiligo

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Psicologia, sob a orientação do Prof. Dr. Elizeu Borloti

UFES


Vitória, Dezembro de 2011


Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP)

(Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil)













Correia, Karyne Mariano Lira, 1987-

C824p

Psicodermatologia e abordagem cognitivo-comportamental : contribuições para o enfrentamento do vitiligo / Karyne Mariano Lira Correia. – 2011.




138 f.










Orientador: Elizeu Batista Borloti.




Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais.










1. Vitiligo. 2. Terapia cognitiva. 3. Psicologia. I. Borloti, Eliseu Batista, 1968-. II. Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais. III. Título.










CDU: 159.9








PSICODERMATOLOGIA E ABORDAGEM COGNITIVO-

COMPORTAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O

ENFRENTAMENTO DO VITILIGO.

KARYNE MARIANO LIRA CORREIA

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia.

Aprovada em 09 de Dezembro de 2011, por:

Dedico este trabalho a todos os portadores de vitiligo, que convivem com o desafio de lutar contra os sintomas de uma doença mal compreendida e administrar as consequências psicossociais de carregar as marcas dessa doença.



Agradecimentos
Mais do que a possibilidade da obtenção do Grau de Mestre em Psicologia, cada momento dedicado à realização deste trabalho resultou em crescimento, para mim, como psicóloga, estudante, portadora de vitiligo e, principalmente, ser humano. Entendo que tudo isso só foi possível graças ao apoio e contribuição de pessoas especiais às quais agradeço aqui:

A Deus, minha eterna gratidão por ter cuidado de cada detalhe para que eu pudesse chegar até aqui, e por dar provas de sua fiel amizade. Obrigada por encontrar-se comigo nas madrugadas, dando-me força para as lutas do dia!

Ao Prof. Dr. Elizeu Borloti, por ter acreditado em mim desde a época da graduação, dando-me oportunidades sem às quais minha formação acadêmica e profissional não seriam as mesmas. Pelo incentivo e pelos muitos reforçadores positivos emitidos ao longo dos últimos meses.

À Profª Suemi Tokumaru, por ter participado da minha banca de qualificação e defesa, pelo carinho e por dedicar algum tempo ensinando-me a lidar com os dados estatísticos.

À Profª Kelly de Paula, pela participação em minha banca de qualificação e pelas sugestões que enriqueceram o projeto deste trabalho.

À Profª Nagela Valadão Cade, por aceitar participar da minha banca de defesa e pelas sugestões dadas para o aprimoramento deste trabalho.

Aos professores Dr. Agnaldo Garcia e Dr. Lídio de Souza, pelas aulas e discussões que muito contribuíram na construção de idéias e conceitos necessários para a realização deste trabalho.

Ao Marquinhos, meu esposo, por todo apoio, compreensão e incentivo. Por desenvolver o sistema utilizado para a coleta de dados da pesquisa, por ajudar-me a administrar prazos, ansiedades e preocupações, e por ser meu fiel companheiro em todos os momentos.

Aos meus pais, Davi e Edir, pelos muitos esforços empregados em minha educação. Por sonharem meus sonhos comigo, por me acompanharem e apoiarem em minhas conquistas, e pelo amor, compreensão e incentivo.

Ao meu irmão, Kacio, pela amizade e por torcer sempre pelo meu sucesso.

Ao amigo Tiago Zortéa, por me acolher desde a graduação, pelo carinho e pelos ótimos conselhos e orientações dados até aqui. Por ser um grande amigo, alguém que sou feliz por conhecer.

À Aline Hessel, grande amiga e minha “representante legal” junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, com quem dividi muitas alegrias e ansiedades ao longo do mestrado. Obrigada pelos momentos felizes, pela parceria nas aulas e pela fidelidade, apesar de tão pouco tempo de amizade.

A todos os portadores de vitiligo que participaram da pesquisa, e a todas aquelas pessoas que auxiliaram na captação de participantes. Muito obrigada! Vocês foram essenciais!

Aos demais amigos e familiares queridos que se alegram comigo a cada conquista e que torcem pelo meu sucesso. Obrigada pelo companheirismo, incentivo e apoio.

À Capes, pela concessão da bolsa de mestrado sem a qual seria inviável a realização deste trabalho.

Sumário


Apresentação 7

Capítulo 1 12

Convivendo com o vitiligo: aspectos psicossociais e clínicos na vida de seus portadores 12

Capítulo 2 49

Análise cognitivo-comportamental das respostas enfrentamento emitidas por portadores de vitiligo 49

Capítulo 3 83

Terapia cognitivo-comportamental para portadores de vitiligo 83

Artigo especial de divulgação on line 114

Convivendo com o vitiligo 114

Considerações Finais 126

Anexos 127






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal