Lista avançado algas



Baixar 32.17 Kb.
Encontro24.12.2017
Tamanho32.17 Kb.

LISTA AVANÇADO - ALGAS




1. (Enem 2013) Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas.

Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são

a) aves.

b) algas.

c) peixes.

d) insetos.

e) caranguejos.

2. (Enem PPL 2012) Um estudo modificou geneticamente a Escherichia coli, visando permitir que essa bactéria seja capaz de produzir etanol pela metabolização do alginato, açúcar presente em grande quantidade nas algas marrons. A experiência mostrou que a bactéria transgênica tem capacidade de obter um rendimento elevado na produção de etanol, o que pode ser aplicado em escala industrial.

“Combustível de algas”. Revista Pesquisa Fapesp, ed. 12, fev. 2012 (adaptado)


O benefício dessa nova tecnologia, em comparação ás fontes atuais de produção de etanol, baseia-se no fato de que esse modelo experimental

a) aumentará a extensão de área continental cultivada.

b) aumentará a captação de CO2 atmosférico.

c) facilitará o transporte do etanol no final da etapa produtiva.

d) reduzirá o consumo de água doce durante a produção de matéria-prima.

e) reduzirá a contaminação dos mares por metais pesados.

3. (Enem 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

b) os animais fornecem excretas orgânicas nitrogenadas, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.



4. (Mackenzie 2011) Planta encontrada no sapato de suspeito. Esse foi o título de uma reportagem publicada em um jornal. O texto dizia que o sapato foi levado a um especialista do Instituto de Botânica, que identificou a amostra como sendo uma alga clorofícea (verde).
Atualmente as algas não são consideradas como plantas verdadeiras porque

a) não possuem organelas membranosas em suas células.

b) não possuem os mesmos pigmentos que as plantas.

c) não apresentam tecidos especializados.

d) não usam água como matéria prima para a fotossíntese.

e) não possuem flores.



5. (Uem 2013) Sobre o grupo de organismos conhecido como algas, é correto afirmar que
(01) as euglenoides fotossintetizantes apresentam uma estrutura pigmentada, o estigma, capaz de perceber a luz do ambiente e orientar os organismos para a luz.

(02) as diatomáceas apresentam parede celular rígida, denominada frústula, que não contém celulose.

(04) representantes das algas vermelhas (Rodophyta) são responsáveis pelo fenômeno conhecido como maré vermelha, causada pela multiplicação exagerada dessas algas.

(08) duas substâncias economicamente importantes – o ágar e a carragenina – são extraídas das algas verdes.

(16) as algas se caracterizam por apresentar reprodução sexuada com alternância de fases haploides e diploides.

6. (Uerj 2014) Com as chuvas intensas que caíram na cidade do Rio de Janeiro em março de 2013, grande quantidade de matéria orgânica se depositou na lagoa Rodrigo de Freitas. O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade dos peixes.
Os dois principais grupos de seres vivos envolvidos no processo de diminuição da taxa de oxigênio disponível são:

a) algas e bactérias

b) plantas e bactérias

c) algas e microcrustáceos

d) plantas e microcrustáceos

7. (Udesc 2012) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas.
I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.

II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.

III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.

IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.


Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.



8. (G1 - ifsp 2012) Uma espécie de alga unicelular foi colocada em um tubo de ensaio (I) contendo uma determinada solução salina e o seu volume vacuolar foi analisado. Após certo tempo, as algas foram transferidas para outro tubo de ensaio (II) e o seu volume vacuolar foi novamente analisado. E, em seguida, elas foram transferidas para outro tubo de ensaio (III) e repetiu-se a análise. As variações de volume foram ilustradas em um gráfico.

Pode-se concluir que os diferentes tubos de ensaio (I, II e III) continham, respectivamente, soluções

a) hipotônica, isotônica e hipertônica.

b) hipertônica, hipotônica e isotônica.

c) isotônica, hipertônica e hipotônica.

d) isotônica, hipotônica e hipertônica.

e) hipotônica, hipertônica e isotônica.

9. (Uepb 2011) O esquema abaixo é a representação da reprodução assexuada de determinado organismo. Analise as proposições que seguem.
I. O organismo pertence ao Reino Protista, filo Bacillariophyta, sendo conhecido genericamente como diatomáceas, algas comuns no plâncton marinho e ocorre também em água doce. As células das diatomáceas apresentam parede celular rígida, denominada frústula.

II. A carapaça rígida interfere na reprodução assexuada desse organismo. Após a bipartição, cada célula-filha recebe uma das valvas da carapaça original e sintetiza uma nova; isso leva a uma redução do tamanho dos indivíduos na população ao longo das gerações, desencadeando a reprodução sexuada.

III. Graças à resistência da parede celular, esses organismos foram bem preservados no registro fóssil, sendo usados como indicadores de camadas de rochas sedimentares que podem conter petróleo ou gás natural.
Assinale a alternativa que contém a(s) proposição(ões) correta(s):

a) II e III, apenas

b) I e II, apenas

c) I e III, apenas

d) I, II e III

e) Apenas II, apenas



10. (Ufpe 2011) As microalgas têm sido apresentadas como as principais fontes de biodiesel no futuro, uma vez que boa parte de sua massa seca é óleo. Considerando a biologia desses organismos e o impacto dessa tecnologia para o meio ambiente, é correto afirmar:

( ) microalgas são seres unicelulares com parede celular celulósica, que habitam os oceanos como parte do fitoplâncton marinho e constituem a base da cadeia alimentar desse ambiente.

( ) muitas microalgas como os dinoflagelados produzem toxinas, o que elimina a possibilidade de serem utilizadas como fonte de biodiesel.

( ) o depósito do liberado pelas indústrias em tanques de cultivo de microalgas, como reagente para fotossíntese, poderia diminuir os danos a camada de ozônio.

( ) a produção de biodiesel a partir de microalgas também é vantajosa frente ao de plantas oleaginosas, uma vez que as primeiras não necessitam de vastas áreas de cultivo.

( ) considerando o clima nordestino e as necessidades metabólicas das microalgas, a região do semiárido é uma potencial área de cultivo e produção de biodiesel.




Gabarito:



Resposta da questão 1:
[B]
A produção de matéria orgânica em ecossistemas aquáticos é determinada pela atividade fotossintética das algas componentes do fitoplâncton.
Resposta da questão 2:
[D]
A formação das algas marrons ocorre nos mares e oceanos e não envolve o consumo de água doce.
Resposta da questão 3:
[D]
As algas utilizam os resíduos nitrogenados eliminados pelos animais para a produção de matéria orgânica durante a fotossíntese. O excesso de oxigênio liberado nesse processo é liberado para o meio ambiente.
Resposta da questão 4:
[C]
Atualmente, as algas são classificadas como protoctistas por não formarem tecidos especializados ou embrião protegido por tecidos maternos.
Resposta da questão 5:
01 + 02 = 03.
[04] Incorreto: A maré vermelha ocorre devido à proliferação excessiva de algas unicelulares do grupo dos dinoflagelados.

[08] Incorreto: O ágar e a carragena são extraídos de algas vermelhas.


Resposta da questão 6:
[A]

Resposta da questão 7:
[C]
II. Falso. As algas são organismos avasculares, desprovidas de vasos condutores.

III. Falso. As algas vermelhas possuem em suas células o pigmento avermelhado ficoeritrina.


Resposta da questão 8:
[C]
O gráfico mostra que o volume vacuolar da alga permanece constante, fato que revela estar o protoctista imerso em meio isotônico. A redução do volume vacuolar por perda osmótica de água ocorre pelo fato de a alga ser colocada em meio hipertônico. A recuperação do volume vacuolar ocorreu pelo fato de a alga ter sido colocada em meio hipotônico.
Resposta da questão 9:
[D]
Todas as afirmações estão corretas e relacionadas ao esquema mostrado na questão.
Resposta da questão 10:
V – F – V – V – V.
As microalgas, componentes em filoplâncton marinho, são principalmente as diatomáceas, cuja parede celular é silicosa. Em dinoflagelados, a parede é celulósica. O fato de produzirem toxinas não impede a utilização das microalgas para a produção de biodiesel.



Página de



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal