Lista de Exercícios 5



Baixar 10.69 Kb.
Encontro08.02.2018
Tamanho10.69 Kb.

Lista de Exercícios 5
3. O que é endurecimento cíclico? Mostre, por meio do "loop" de histerese, como ocorre o

endurecimento cíclico quando a função controlada é a deformação.

4. O que é amolecimento cíclico? Mostre, por meio do "loop" de histerese, como ocorre o

amolecimento cíclico quando a função controlada é a tensão.
Resposta da 3 e 4:



Figura 6.4. Resposta do cobre em fadiga controlada por deformações: (a) amostras completamente recozidas endurecem ciclicamente; (b) amostras parcialmente recozidas exibem relativa estabilidade cíclica; (c) amostras severamente encruadas amolecem ciclicamente [1].
Nota-se, nas curvas de Histerese, que após um determinado número de ciclos ocorre a estabilização cíclica. O material pode endurecer ou amolecer ciclicamente. Voltando à figura 6.2, no caso de controle de tensões e com o ensaio de fadiga conduzido numa faixa de tensões entre P' e S', a largura do “loop” de histerese TQ (faixa de deformação plástica) se contrai quando ocorre endurecimento cíclico e se expande quando há amolecimento cíclico.
A ocorrência do amolecimento cíclico com controle de tensões é uma condição

severa, pois produz um aumento contínuo das deformações que pode levar à fratura

prematura. No caso do controle de deformações, entre os limites de deformação X e Y da Figura 6.2, o “loop” de histerese se expande acima de P e abaixo de S quando há

endurecimento cíclico e se contrai abaixo de P e acima de S quando há amolecimento

cíclico. (olhar figura 6.4)

5. Como você faria para obter a curva tensão-deformação cíclica estabilizada para uma dada liga metálica? Qual é a equação que se usa normalmente para descrever essa curva? Explique qual é a semelhança dessa equação com relação à equação monotônica.
Após um determinado número de ciclos, normalmente menor do que 100, o “loop”

de histerese se estabiliza e o material atinge uma condição de equilíbrio dentro dos limites

de deformação impostos. Assim, a condição ciclicamente estabilizada pode ser bastante

diferente da resposta monotônica do material


Essas curvas podem ser obtidas da seguinte maneira: realizam-se vários ensaios com diferentes limites de deformação, até se atingir a estabilização da deformação; em seguida, as pontas dos “loops” de histerese (cada “loop” correspondente a um ensaio) são unidas formando a curva tensão- deformação cíclica.
Pode-se, por meio da relação de Holloman, dada por , descrever matematicamente a resposta do material em termos da curva tensão-deformação, para as condições monotônica e ciclicamente estabilizada. Assim, é possível definir um coeficiente de encruamento para as duas condições: monotônica (n) e cíclica (n') e também o limite de escoamento monotônico (convencional) - - e cíclico (').
6. É possível prever quando haverá endurecimento ou amolecimento cíclico para uma dada liga metálica? Se possível, cite o critério que normalmente é usado.
Apesar de ocorrer muitas mudanças nestas propriedades, resultando em endurecimento ou amolecimento cíclico, para metais n' está na faixa de 0,1 a 0,2. Manson e colaboradores [1] observaram que a possibilidade de ocorrência de endurecimento ou amolecimento cíclico depende da relação entre o limite de resistência à tração () e o limite de escoamento (). Geralmente, quando > 1,4 o material endurece e quando <1,2 o material amolece; para valores de entre 1,2 e 1,4 há pouca variação nas propriedades cíclicas do material. Com relação ao coeficiente de encruamento (n), se maior do que 0,20 o material encrua com facilidade e se menor do que 0,10 ocorre o amolecimento. Entretanto, materiais inicialmente duros e resistentes geralmente amolecem.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal