Missa da Primeira Eucaristia da Comunidade Nossa Senhora das Graças



Baixar 49.62 Kb.
Encontro20.03.2018
Tamanho49.62 Kb.


Quem come deste pão e bebe deste vinho, permanece em Mim e Eu nele”. (Jo 6,56)

PRIMEIRA EUCARISTIA

Celebração da Primeira Eucaristia

Comentarista: Hoje, a nossa comunidade se encontra em festa pelas vidas destas crianças que irão receber, pela primeira vez, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo na Santa Comunhão, e por suas famílias e catequistas que contribuíram nesta longa caminhada que fizeram até aqui. A Primeira Eucaristia representa um dos momentos mais significativos da história da criança. É o momento em que reconhecemos que Jesus é a presença concreta ao seu lado. Vocês, queridos pais, pediram à comunidade ajuda para educar seus filhos na fé. Em ação de graças, peçamos a Deus que este primeiro passo que elas estão dando hoje, seja, um de muitos que irão dar ao encontro de Cristo Eucarístico, o Qual que lhes chamam ao Seu encontro e ao encontro dos mais necessitados colocando-se sempre a serviço do Reino de Deus aqui na terra.

Hoje também, celebramos o 1º domingo do advento, tempo de conversão, vigilância e preparação, momento de esperança e sentimentos bons para recebermos Cristo que nascerá novamente nos corações de cada pessoa neste natal que se aproxima. Por isso, fiquemos de pé e com grande alegria recebamos nossas crianças, ministros(as), nosso celebrante Pe. _______________ e todo povo de Deus cantando.



Canto de entrada:

Eis-me aqui, Senhor!

Eis-me aqui, Senhor!

Pra fazer Tua vontade, pra viver no Teu amor

Pra fazer Tua vontade, pra viver no Teu amor

Eis-me aqui, Senhor!

1- O Senhor é o Pastor que me conduz

Por caminhos nunca vistos me enviou

Sou chamado a ser fermento, sal e luz

E por isso respondi: aqui estou!

2 - Ele pôs em minha boca uma canção

Me ungiu como profeta e trovador

Da história e da vida do meu povo

E por isso respondi: aqui estou!



3 - Ponho a minha confiança no Senhor

Da esperança sou chamado a ser sinal

Seu ouvido se inclinou ao meu clamor

E por isso respondi: aqui estou!


Acolhida

Sacerdote: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Sacerdote: Na alegria, caminhamos para o Senhor. Ele nos dá o Cristo em comunhão e nos convida para recebê-lo em comunhão também com nossos irmãos.

Todos: O Senhor fez em nós maravilhas, o Seu nome é Santo.

Sacerdote: Sejam bem vindas todas as crianças que vão receber a primeira Eucaristia, pais, parentes, amigos e todos os fieis que acreditam na misericórdia do Senhor. Ele que abriu seu coração cheio de amor nos conceda a paz, esperança e fé, pela ação do Espírito Santo, esteja sempre convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Ato Penitencial

Sacerdote: Humildemente peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados, pelas nossas omissões, pela nossa ingratidão, enfim, por tudo que nos afasta da amizade de Deus. Arrependidos dos nossos pecados cantemos.

Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual.

Renova-me Senhor Jesus, põe em mim seu coração.

Porque tudo o que há dentro de mim precisa ser mudado, Senhor.

Porque tudo o que há dentro do meu coração, precisa mais de ti.
Oração: Oremos: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.

Todos: Amém.
Hino de Louvor

Canto de Louvor



Glória, Glória.

Ao Pai Criador, ao Filho redentor e ao Espírito, Glória (2x)

Ao Pai criador do mundo

Ao Filho redentor dos homens,

Ao Espírito de amor demos sempre, glória.


REZEMOS:

Oremos: Senhor Nosso Deus, fazei que nossa alegria consista em vos servir de todo coração, pois só teremos felicidade completa servindo a Vós, Criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo!

Todos: Amém.
PRIMEIRA PARTE:

Liturgia da Palavra

Comentarista: Ainda de pé, vamos receber a Palavra de Deus, que nos ilumina para sermos sempre mais fieis ao seu plano de amor.

Canto de Entrada da Palavra:

A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo.

Deus é bom, nos ensina a viver, nos revela o caminho a seguir

Só no amor, partilhando seus dons, sua presença iremos sentir

Somos povo, povo de Deus e formamos o reino de irmãos.

E a palavra, que é viva, nos guia e alimenta a nossa união.

PALAVRA DE DEUS

Comentarista: São Paulo nos lembra uma tradição que vem do próprio Jesus Cristo: a celebração da Eucaristia que é a lembrança da Última Ceia do Senhor, quando antes de morrer Ele quis permanecer conosco para sempre, se fazendo presente no Pão e no Vinho Consagrados. Assim teremos certeza que tudo nos vem de Deus. Estejamos atentos ao chamado do Senhor para ceiarmos com Ele, que possamos responder sim a este chamado em nossas vidas. Ouçamos com atenção!

I Leitura (1 Coríntios 11, 23-26)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

De fato, eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que eu transmiti para vocês. Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, o partiu e disse: “’Isto é o meu corpo que é dado para vocês; façam isto em memória de mim’. Do mesmo modo, após a ceia, tomou também o Cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim’. Portanto, todas as vezes que vocês comem deste pão e beberem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que Ele venha”. – Palavra do Senhor.

Todos: Graças a Deus.
SALMO DE RESPOSTA (118/119, a partir do versículo 89)

Criança: Senhor, quero ouvir os Teus preceitos.

Senhor, nunca mais quero esquecê-los

Refrão: A Tua palavra, Senhor, é para sempre!

Criança: Senhor, dirige constantemente meu caminho.

Senhor, quero viver os Teus mandamentos.

Refrão: A Tua palavra, Senhor, é para sempre!

Criança: Senhor, sinto feliz ao ouvir a Tua palavra

Senhor, Tu és um imenso tesouro para mim.

Refrão: A Tua palavra, Senhor, é para sempre!

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

Comentarista: Com muita alegria e de pé aclamemos a Palavra de Jesus que nos será anunciada e ouçamos com atenção suas palavras transformadoras.

Aclamação do Evangelho:

Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz.

Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor (bis)

O meu Senhor chegou com toda glória, vivo ele está, ele está.

Bem junto a nós, Seu corpo Santo a nos tocar, e vivo eu sei, Ele está!

Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor (bis)

Evangelho (João 10 1-15)

Sacerdote: Proclamação do Evangelho † de Jesus Cristo segundo São João.

1“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte é ladrão e salteador. 2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. 4 Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. 5 Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6 Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar. 7 Jesus tornou a dizer-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram [antes de mim] foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. 9. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. 10. O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que as ovelhas tenham vida e para que tenham em abundância. 11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, porém, que não é o pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. 13. O mercenário e não se importa com as ovelhas. 14 eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, 15. como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou minha vida pelas minhas ovelhas. Palavras da Salvação.

Todos: Glória a vós Senhor.

Renovação das Promessas do Batismo

Sacerdote: Queridas crianças, hoje será um dia inesquecível para vocês. Hoje vocês são convidadas a participar da Ceia do Senhor e receber juntamente com as pessoas adultas o Corpo e o Sangue de Cristo.

No dia em que vocês foram batizadas, seus pais e padrinhos se comprometeram a guiá-las na fé e na oração. A partir desse dia, vocês passarão a fazer parte do Povo de Deus, a Igreja.

Hoje, vocês vão confirmar a promessa feita por eles no dia do seu Batismo. Vocês já conhecem Jesus e compreendem tudo e podem manifestar a Deus e à comunidade aqui presente, a vontade de viver como Jesus viveu.

Vamos acender as velas, no Círio Pascal que representa a Jesus. A vela acesa representa a nossa fé em Jesus.


Canto:

Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, Jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.

Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmão

A caminhar guiado por Tua mão. Em tua lei, em Tua luz, Senhor!

1. Esta terra, os astros, o sertão em paz. ;esta flor e o pássaro feliz que vês, não sentirão, não poderão jamais viver, esta vida singular que Deus nos dá.

2. Em minha alma cheia do amor de Deus, palpitando a mesma vida divinal. Há um resplendor secreto do infinito ser. Há um profundo germinar de eternidade.

3. Quando eu sou um sol a transmitir a luz, e meu ser é templo onde habita Deus, todo céu está presente dentro de mim, envolvendo-me na vida e no calor.

4. Esta vida nova comunhão com Deus, no Batismo, aquele dia eu recebi, vai aumentando sempre e vai me transformando, até que Cristo seja todo o meu viver
Animador: O Círio Pascal, é símbolo de Jesus ressuscitado. Com a vela acesa simbolizando a nossa fé, renovemos as promessas do batismo.

Sacerdote: Vocês livremente decidiram abraçar a fé cristã, por isso vamos renovar as promessas batismais diante da comunidade. O que aconteceu com vocês no dia do batismo?

Catequizandos: Pela graça do batismo, nos tornamos filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, templo do Espírito Santo e membro da igreja.

Sacerdote: Vocês crêem que Deus é o nosso Pai, que nos ama e fez tudo para o nosso bem.

Catequizando: Sim, creio.

Sacerdote: Vocês crêem que Jesus é o filho de Deus, morreu e ressuscitou?

Catequizando: Sim, creio.

Sacerdote: Cristo é a verdade e a vida. Vocês querem viver na verdade aceitando Jesus Cristo em nossa vida?

Catequizando: Sim, quero.

Sacerdote: Vocês prometem ser cristãos autênticos, viver em comunidade como Jesus viveu?

Catequizando: Sim, prometo.

Sacerdote: Se querem viver a fé, vocês podem estar seguros da vida eterna. Deus os façam mais firmes na fé, fortes na esperança e seguros na caridade, com a proteção de Maria. Assim consagremos agora nossas vidas a mãe de Jesus e nossa mãe.

Catequizandos: Maria, minha querida mãe, coloca a tua mão sobre a minha cabeça, guarda minha mente, meu coração, e todo o meu ser. Educa os meus sentimentos, para que eles sejam sempre puros. Santifica meus pensamentos, palavras e ações, a fim de que eu possa estar sempre em comunhão com Teu Filho Jesus. Dai-nos tua Bênção, ó Mãe querida, e cobre-nos com teu manto.

Amém!

Sacerdote: Cheios do Espírito Santo e conscientes desta missão a nós confiada, professemos a nossa fé, rezando:

Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai Todo poderoso donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos nossos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.



Amém!
Oração da Assembleia

Sacerdote: “Peçam e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam e abrirão à porta para vocês”. Diante de tão consoladas palavras de Jesus, e na certeza do amor e da misericórdia de Deus por nós, rezemos para que nunca nos falte o Pão da Vida, a força e a coragem de vivenciar o compromisso assumido através da Eucaristia. Façamos nossas preces.

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

1 – Por todos nós que iremos participar pela primeira vez da Eucaristia, que possamos colocar nossos aprendizados recebidos e pelos exemplos de nossos pais para que nos tornemos verdadeiros seguidores de Cristo e construtores de um mundo mais justo e fraterno para todos, rezemos:

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

2 – Para que o Corpo e Sangue de Cristo que iremos receber nos tornem membros fieis da Igreja de Cristo testemunhando com ardor a Palavra do Senhor por nossos caminhos e assumamos o compromisso de sermos o rosto de Jesus presente no mundo, rezemos:

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

3 – Por nossa comunidade Nossa Senhora das Graças, para que prossiga realizando a missão de levar Cristo e a sua mensagem a todos que ainda não a conhecem, rezemos:

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

4 – Pelo Papa, bispo, padres, diáconos, religiosos e religiosas, ministros e ministras, catequistas e todos vocacionados, para que como verdadeiros apóstolos, lutem incansavelmente a fim de transformar este mundo num reino de justiça, paz e amor, rezemos:

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

5 – Pelos pais, parentes e amigos, para que assumam conosco o compromisso de viver e crescer na fé.

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

6 – Para que a Palavra do Senhor seja motivo de transformação e luz para todos nós e que possamos compreender e viver sempre a Eucaristia, que é o maior gesto do amor de Cristo. Que possamos compreender e viver sempre esse gesto. Rezemos:

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.
Sacerdote: Pai, abençoai essas crianças, bem como esta comunidade aqui reunida, atendei suas preces para que depois de vivenciarem nesta terra, a paz e o amor de Deus em plenitude, alcancem o prêmio da salvação e assim possam viver felizes ao vosso lado por toda a eternidade. Por N.S.J.C.

Todos: Amém.

Liturgia Eucarística

Comentarista: Esse é o momento de levantarmos de nossos lugares e virmos diante do altar para nos apresentar diante de Deus como oferta viva em seu altar. Ofertemos o que somos, o que temos e o que tudo o Senhor nos dá. É neste momento que o pão e o vinho serão consagrados. Jesus vai se tornar presente em nosso meio e será nosso alimento. Acolhamos agora o pão e o vinho, cantando:

Ofertório: Meu coração é para Ti

1. Meu coração é para ti, Senhor (3x) Meu coração é para ti.



Porque tu me deste a vida, porque tu me deste o existir.

Porque Tum me deste o carinho, me deste o Amor!

2. O pão e vinho são para ti, Senhor... (3x)

3. A minha vida é para ti, Senhor... (3x)
Padre: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo Poderoso

Todos: Receba, ó Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para a glória do Seu nome, para o nosso bem e de toda Santa Igreja.
Oração sobre as oferendas

Sacerdote: Ó Deus, nosso Pai, que o mesmo Espírito Santo, que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique estas oferendas colocadas sobre o vosso altar. Olhai por estas crianças que um dia foram marcadas com o sinal do batismo e que hoje participam do Corpo e do Sangue do Vosso Filho, para que Elsa sempre participem da ceia do amor. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.
Oração Eucarística II

Sacerdote: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Sacerdote: Corações ao alto.

Todos: O nosso coração está em Deus.

Sacerdote: demos graças ao Senhor nosso Deus.

Todos: É nosso dever e nossa salvação.

Sacerdote: Deus nosso Pai, vós nos reuniste e aqui estamos todos juntos, para celebrar vossos louvores com o coração em festa. Nós vos louvamos por todas as coisas bonitas que existem no mundo e também pela alegria que dais a todos nós. Nós vos louvamos pela luz do dia e por vossa Palavra que é a luz. Nós vos louvamos pela terra onde moram todas as pessoas. Obrigado pela vida que de vós recebemos.

Todos: O céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana nas alturas!

Padre: Sim, ó Pai, vós sois muito bom: amais a todos nós e fazeis por nós coisas maravilhosas. Vós sempre pensais em todos e quereis ficar perto de nós. Mandastes vosso Filho querido para viver no meio de nós. Jesus veio para nos salvar: curou os doentes, perdoou os pecadores. Mostrou a todos o vosso amor, ó Pai; acolheu e abençoou as crianças

Todos: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

Padre: Nós não estamos sozinhos para cantar vossos louvores. Estamos bem unidos com a Igreja inteira: como o Papa Bento XVI, com o nosso Bispo dom Werner, e com todos os nossos irmãos.



Todos: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

Padre: No céu também, ó Pai, todos cantam o vosso louvor: Maria, Mãe de Jesus, os Apóstolos, os anjos e santos, vossos amigos. Nós, aqui na terra, unidos a eles, com todas as crianças do mundo e suas famílias, alegres cantamos a uma só voz:



Santo: Santo

REF.: Hosana! Hosana! Hosana! Ao nosso Rei! (bis)

1- Glorificarei teu nome ó Deus, com cânticos te celebrarei/ És Santo ó Pai, és Santo ó Pai, a Ti todo o louvor (bis)

2- Bendito que vem em nome do Senhor/ o céu e a terra proclamam o seu louvor/ Te exaltarei, Te exaltarei, darei o meu louvor! (bis)

Sacerdote: Pai, para vos dizer muito obrigado, trouxemos este pão e este vinho: pedimos que mandeis vosso Espírito Santo para que estas nossas ofertas se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus, vosso Filho e Senhor nosso. Assim, ó Pai, vos oferecemos o mesmo dom que vós nos dais.

Todos: Bendito sejais, Senhor Jesus!

Sacerdote: Jesus, antes de sua morte, pôs-se à mesa com os apóstolos, tomou o pão nas mãos e rezando, vos louvou, deu graças. Depois partiu o pão e o deu a seus amigos dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Todos: Bendito sejais, Senhor Jesus!

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus amigos dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI; ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

Todos: Bendito sejais, Senhor Jesus!

Padre: Nesta reunião fazemos o que Jesus mandou. Lembramos a morte e ressurreição de Jesus que vive no meio de nós. Oferecemos também este Pão que dá a vida e este Cálice da nossa salvação. Junto com Jesus, ó Pai, entregamos a nossa vida em vossas mãos.



Todos: Com Jesus, recebei nossa vida.

Padre: Pai que tanto nos amais, deixai-nos aproximar desta mesa para receber o Corpo e o Sangue do vosso Filho. Pedimos que o Espírito Santo nos ajude a viver unidos na alegria. Ó Pai, sabemos que sempre vos lembrais de todos. Por isso, pedimos por aqueles que nós amamos (N.N.) e por todos os que morreram em vossa paz. Cuidai dos que sofrem e andam tristes; olhai com carinho o povo cristão e todas as pessoas do mundo.



Todos: Com Jesus, recebei nossa vida.

Padre: Diante de tudo o que fazeis por meio de vosso Filho Jesus, nós vos bendizemos e louvamos. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, agora e para sempre.



Todos: Amém.

Sacerdote: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

Todos: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

Sacerdote: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

Todos: Amém.

Sacerdote: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no seu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Sacerdote: Livrai-nos de todos os males, ó pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Sacerdote: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: Amém.

Sacerdote: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

Todos: O amor de Cristo nos uniu.
Paz: (o abraço da paz será ao final da celebração Eucarística)
Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Sacerdote: Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém come deste pão, viverá eternamente. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo (a).
COMUNHÃO

Comentarista: É chegado o momento mais esperado destas crianças, onde elas, pela primeira vez, receberão Cristo Eucarístico, o grande mistério de fé da nossa Igreja. Com muita alegria vamos ao encontro deste Pão Vivo descido do céu, que é o próprio Jesus de Nazaré. O maior presente que Jesus nos concede é o seu corpo e o seu sangue. Vamos recebê-lo cantando com a maior alegria:

Canto:

Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão

Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir

Esfriando a minha cabeça e esquentando meu coração

Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo o momento

Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento

E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti,

Ilumina minhas trevas com Tua Luz



REF.: Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo

Jesus, o filho da Rainha.

Jesus, rosto divino do homem

Jesus, rosto humano de Deus

Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor

Triste, abatido, precisando de amor

Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração

Então sinto o céu dentro de mim

Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu Senhor!

Comungo pois preciso de Ti

Quando faltei à missa, eu fugia de mim e de Ti

Mas agora eu voltei, por favor aceita-me.

Sacerdote: Oremos: Ó Deus todo-poderoso, obrigado pela comunhão que recebemos. Que ela nos faça crescer no amor, na fé para que nunca nos afastemos de Jesus e possamos a cada dia viver no amor como ele nos ensinou. Por Cristo, nosso Senhor!

Todos: Amém.
Consagração à Nossa Senhora

Criança: Temos também uma Mãe, que nos foi solidariamente confiada por Jesus do alto da Cruz. E quanto a mãe tem intercedido por nós, principalmente quando nos afastamos do Pai, para que voltemos reconciliados ao bom convívio paterno! Peçamos à Nossa Mãe que nos ajude a tornar realidade a entrega do nosso coração, da nossa vida.

Catequista: Nossa Senhora é a nossa querida Mãe nos ensina a ser testemunhas do amor. Nós queremos, ó Mãe, responder ao amor do Cristo Salvador.
Canto: Quem é esta que avança

Quem é esta que avança como a aurora/temível como o exército em campo de batalha./Brilhante como o sol e como a lua, mostrando o caminho aos filhos seus./Ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor/meu espírito exulta em Deus, meu salvador.


Catequista: Cheios de ternura colocamos, confiantes em tuas mãos uma rosa, que simboliza a nossa vida. Te pedimos: Vem querida Mãe, vem nos ensinar a ser testemunhas do amor. Nós queremos, ó Mãe, responder ao amor do Cristo Salvador. Cheios de ternura colocamos, // confiantes em tuas mãos a nossa vida. É por isso, que com os corações alegres por termos Jesus em nossas vidas, te pedimos Virgem Maria que nos ajude a purificar o olhar e o coração para que saibamos interpretar corretamente os acontecimentos de cada dia, descobrindo neles a presença de Deus.
Canto: Ó Minha Senhora e Também minha Mãe

Ó Minha Senhora e Também minha Mãe, eu me ofereço, inteiramente todo a vós.

E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.

Tudo o que sou, desejo que a vós pertença.



Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me,

Como filho e propriedade vossa. Amém (2x)
RITOS FINAIS

CONVITE DA PERSEVERANÇA

Avisos
BENÇÃO FINAL

Sacerdote: Queridas crianças, que esta Primeira Comunhão seja o começo de uma longa vida eucarística. Terminada esta linda festa familiar, procure sempre cuidar de renovar a alegria interior da Eucaristia, preocupem-se, também, em aprofundar essa experiência de ser Família de Deus. Parabéns e que Deus os abençoe nessa caminhada de Filhos de Deus.

Sacerdote: O senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Sacerdote: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Sacerdote: Proclamai a todos o amor de Deus! Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe hoje e sempre.

Todos: Graças a Deus.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal