Modelo artigo admpg



Baixar 23.42 Kb.
Encontro05.07.2018
Tamanho23.42 Kb.



MODELO DE ARTIGO A SER SUBMETIDO PARA A II SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ADMINISTRAÇÃO (título artigo)


Autor 1 (Instituição) autor1@unioeste.br

Autor 2 (Instituição) autor2@unioeste.br

Autor 3 (Instituição) autor3@unioeste.br



RESUMO

O resumo deve conter no máximo 250 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, espaçamento entre linhas simples. O resumo deve expressar de forma coerente e clara, os principais pontos do artigo, que são: o problema, o objetivo, a justificativa, a metodologia e os principais resultados. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, conforme demonstra o presente modelo.



Palavras chave: artigo; iniciação cientifica; formatação.

1 INTRODUÇÃO


Este modelo de formatação foi elaborado para mostrar o formato a ser utilizado nos artigos submetidos à 2º. Seminário de Iniciação Científica de Administração. Ele está escrito, exatamente como o modelo indicado para os artigos.

Leia as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste. Artigos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação.


2 FORMATAÇÃO GERAL


O artigo completo para a 2º. Seminário de Iniciação Científica de Administração, deve conter no mínimo 05 (cinco) páginas e não deve exceder 08 (oito) páginas e o tamanho do arquivo é de 1Mb. Tratar imagens e tabelas para que o arquivo não fique muito grande.

As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4.

O artigo deve ser escrito no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior, e deve ser submetido ao evento em arquivo.doc, em cd a ser entregue no ato da inscrição. Devem ser enviados 2 (dois) arquivos: o primeiro arquivo com nomes dos autores e o segundo arquivo sem os nomes, acompanhado de 3 (três) cópias impressas, sendo 2 (duas) delas sem o nome dos autores.

O título do artigo deve ser em fonte Times New Roman 14 centralizado, negrito, letra maiúscula. Os dados dos autores no tamanho 10.

Os títulos das seções devem ser posicionados à esquerda, em negrito, maiúsculas, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, assim por diante.). A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12. Não colocar ponto final nos títulos.

Os subtítulos das seções devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, assim por diante), só a primeira letra do subtítulo é maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12.

A estrutura do artigo pode ser de acordo com a natureza do trabalho:


  1. artigo desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, que devem ter as seguintes seções: 1 Introdução (apresentação do tema, justificativa, objetivos e metodologia), 2 Referencial Teórico (exposição dos assuntos relacionados ao tema central, podendo ser subdivididos em subtítulos), 3 Conclusão e Referências;

  2. artigo desenvolvido a partir de pesquisa de campo, constando as seguintes seções: 1 Introdução (apresentação do tema, justificativa, objetivos e metodologia), 2 Referencial Teórico (exposição dos assuntos relacionados ao tema central, podendo ser subdivididos em subtítulos), 3 Metodologia (tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas utilizadas para coleta e análise de dados, tipo de corte), 4 Resultados e Discussão (apresentação dos dados quantitativos e/ou qualitativos fundamentados teoricamente), 5 Conclusão (sobre os objetivos da pesquisa e os principais resultados) e Referências;

A introdução inicia-se abaixo do resumo, seguida do corpo do artigo, a fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples, também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo, exatamente como este parágrafo.

Notas de rodapé não devem ser utilizadas.

Pode-se utilizar alíneas, as quais devem ser ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas precedidas de parênteses; cada alínea deve ser separada por ponto e vírgula e a última alínea deve terminar com um ponto.

3 FORMATAÇÃO DE TABELAS E FIGURAS


As ilustrações não devem estar ‘perdidas’ no texto, é necessário apresentá-las antes de mostrá-las e comentá-las após (no corpo do texto). Os títulos das ilustrações devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas, seguidos da determinação de sua fonte, centralizadas. O tamanho da letra do título das ilustrações é Times New Roman, tamanho 12, em negrito, e a da fonte, tamanho 10, sem negrito. A Figura 1 apresenta um exemplo de formatação de figura.



Figura 1 – Exemplo de figura

Fonte: pesquisa aplicada (2009)


A Tabela 1 demonstra o formato indicado para as tabelas, as quais devem respeitar as margens do texto.

tem

Quantidade

Percentual

Idade até 25 anos

22

7,9%

Escolaridade mínima

34

12,3%

Sexo feminino

54

19,5%

Sexo masculino

33

11,9%

Nacionalidade

10

3,6%

Tabela 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Fonte: pesquisa aplicada (2009)



4 CITAÇÕES E FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIAS


De acordo com Fulano (2008), citar corretamente a literatura é muito importante. A citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo parágrafo.

Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (BELTRANO, 2007).

Para o caso de dúvidas, é importante consultar as Normas da ABNT. Algumas regras gerais são apresentadas na seqüência:

a) devem ser especificadas, o ano de publicação e nº da página quando a citação for literal (direta);

b) a citação de até 3 (três) linhas acompanha o corpo do texto e se destaca com dupla aspa. Exemplos: 1) Fulano (2008, p. 35) descreve que "o estudo da Gestão do Conhecimento, tem se destacado em todos os campos da Administração”; 2) "A inovação contínua passou a fazer parte do cotidiano das organizações” (FULANO; BELTRANO, 2008, p. 72)

c) para as citações com mais 3 (três) linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte, sem as aspas. Exemplo:

É preciso ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes. Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios (SICRANO, 2009, p. 19).

Quando aparecem abreviaturas e siglas pela primeira vez, deve-se escrever o significado por extenso e a sigla entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, prevendo 6 pontos depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética (inclusive de fontes da internet) e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.

REFERÊNCIAS


CHAVEZ, José Ramon Arica; SOUZA, S. D. C. Análise da trajetória competitiva de empresas em um arranjo produtivo local. Anais do XXIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2003. XXIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Ouro preto – BRASIL. Português.

GARVIN, David A.; GULAK, Victor C.Learning organization: aprender a aprender. HSM Management, v. 4, n. 9, p. 57-64, jul./ago. 1998.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MENDES JR, Ricardo; HEINECK, Luiz F. M. Ensino e informação tecnológica na INTERNET, XXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE/96, Outubro/1996, Manaus.


Disponível em: http://www.cesec.ufpr.br/docente/mendesjr/artigos/mendesjr96a.htm. Acesso em: 10/12/2006.




Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal